Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

+29
Rick Charles
CG
RodrigoBR
Aureliano
Fabio Motta
Sonikado
LuCaSbass
GeTorres
andremega
Laysson
luiztebet
Fernando Zadá
Andremoura
DenisLM
ifernandes
eltonpereira22
Masteles
Adriano Oliveira
NeyBass
basslave
Thales_Sr
Ricardo Petrone
Polli
GusVCD
LucasSalles123
edumoraes
subgrave
allexcosta
YellowBoy
33 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por basslave Sex Fev 10, 2012 2:23 pm

O Fender Marcus Miller 5 cordas custa 10 mil e "lavaipedrada" e o espaçamento não deve ser maior que 18mm. É para um iniciante bem abonado.

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por luiztebet Sex Fev 10, 2012 2:54 pm

Esse baixo do video,já foi meu é um 7 cordas feito pelo Cassio,e o braço é 6 cordas com uma a mais.



Agora que voltei a tocar tentei pega-lo de volta mas já ta com outro dono.Captação e circuito emg 18v,é um baixão e o Fábio grande baixista manda muito bem.
Não sei ao certo a distancia entre as cordas,mas é bem pequena,e sinceramente nunca me preocupei com isso.
luiztebet
luiztebet
Membro

Mensagens : 564
Localização : rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Laysson Sex Fev 10, 2012 5:32 pm

Acho que não valoriza. É mais comum encontrar baixos de marcas nacionais que fabricam modelos de 5 cordas, como os Condor XB, um pouco abaixo, os Memphis e os Groovin. A maioria desses baixos, são parecidos com a série SR da Ibanez que possui construção de braço fino, espaçamento curto na ponte, o que provoca a dedução de que os projetos tiveram essa influência. Atualmente, a Ibanez disponibiliza o BTB da série 205, que barateiou o baixo, e entrega uma escala mais longa, de 35 polegadas e espaçamento mais largo que os SR, e isso num preço abaixo de 1500 reais (hoje encontro ele por 1000 reais). Isso me induz a entender que existem muito mais baixos presentes no mercado por uma questão comercial, e não por uma questão de qualidade. A SX fabrica uma quantidade grande de modelos, e só temos 3 séries inseridas no mercado, porém no site da marca, é possível encontrar uma grande variedades de modelos, de 4, 5, 6 cordas e a maioria, não chegam ao consumidor brasileiro. A Cort, que citaram, fabrica uma grande variedades de séries, com modelos, formatos, especificações completamente diferentes, destinados a diversos públicos. Acho mais lógico comparar se a construção da ponte é robusta, se o metal tem maior controle de qualidade na fabricação, maior rigidez, regulagens de oitava, ação e espaçamento fáceis e eficientes. Da mesma forma com os baixos que tem seu custo definido por esses critérios, como mão de obra, rigidez no controle de qualidade, peças de maior qualidade (não só pelo tamanho).

Meu RBX 375 tem um espaçamento maior que meu XB 250, e ambos são quando comprados, eram de uma faixa de preço abaixo de 1200 reais. São construções completamente diferentes sendo até dificil fazer uma comparação de qualidade somente porque o espaçamento é diferente. Um tem captação Humbucker Yamaha, outro PJ Kent Armstrong, os braços são de maple, a escala de rosewood, os corpos, Alder e Basswood. Ambos bem regulados, são fáceis de tocar, independente da técnica, nunca vi dificuldade em fazer slap ou pizzicato por conta da distância de cordas. Nada que alguns minutos praticando não resolvesse.
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 10, 2012 5:45 pm

subgrave escreveu:Considerando que os colegas foristas tem razão ao dizerem que um espaçamento entre cordas reduzido não é necessariametne depreciação do instrumento, gostaria de questionar porque a maioria dos contrabaixos tem um razoável espaçamento entre as cordas?

Max Payne escreveu:Finalmente alguem entendeu o sentido das minhas palavras no tópico criado por mim! rs... É justamente sobre isso que eu tava falando.Baixos de 5 cordas mais baratos,geralmente destinados a iniciantes,têm espaçamento pequeno.É muito raro se encontrar um de 5 cordas com um espaçamento igual ou maior que 18mm abaixo de R$ 1.500.Unica exceção que encontrei foi o Tagima Millenium Special 5.

Gostaria de saber o porquê.

Vocês leram isso?

https://www.contrabaixobr.com/t20997-espacamento-de-cordas-valoriza-ou-nao-um-baixo#443136

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por YellowBoy Sex Fev 10, 2012 6:55 pm

^ Acho que não.... Mas tá ai uma bela prova que as diferenças estão ai e cada um pegua o que mais lhe agrade, dentro do orçamento possível, claro.
YellowBoy
YellowBoy
Membro

Mensagens : 857
Localização : Recife - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por GusVCD Sex Fev 10, 2012 7:07 pm

Um Spector Legacy (made in Korea) custa 2K e um Spector USA custa 10K. Ambos tem o mesmo espaçamento (mais estreito).

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por andremega Sex Fev 10, 2012 8:10 pm

Bom, pros baixos baratos custo é determinante, mas achar que uma ponte com 15mm é mais barata que a de 18 é demais. Influencia mais a quantidade de peçcas produzidas do que a variação de material usado.

Como certamente há uma distância média para a população, os fabricantes preferem produzir mais linhas com determinados espaçamentos para não só alcançar mais compradores (os que ficarão confortáveis perto da média) mas para utilizar mais tais pontes, diminuindo assim o custo por unidade produzida.



____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por subgrave Sex Fev 10, 2012 9:53 pm

andremega escreveu:Bom, pros baixos baratos custo é determinante, mas achar que uma ponte com 15mm é mais barata que a de 18 é demais.

É muita falta de visão! Além da ponte mais estreita, o braço também fica mais estreito utilizando menos madeira, que vai demandar menos verniz, os trastes serão mais curtos e também vão demandar menos metal, etc... Enfim, tá na cara que é uma maneira de baratear custos por questões de lucro, ou seja, economia em detrimento de qualidade. Mas... tem quem goste...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Adriano Oliveira Sex Fev 10, 2012 10:10 pm

Para mi o ideal é entre 17mm a 20mm
E isso de instrumento com espaçamento
estreito ser mais barato esta totalmente equivocado...

Rickenbacker 4003 - 17.5mm por volta de 7 k
Stingray 5 - 17.5mm por volta de 5k


____________________________
"O bom baixista é aquele que se contenta em ser essencial" (Mario Porto)
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Adriano Oliveira
Membro

Mensagens : 445
Localização : Itapevi Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 10, 2012 10:13 pm

subgrave escreveu:É muita falta de visão! Além da ponte mais estreita, o braço também fica mais estreito utilizando menos madeira, que vai demandar menos verniz, os trastes serão mais curtos e também vão demandar menos metal, etc... Enfim, tá na cara que é uma maneira de baratear custos por questões de lucro, ou seja, economia em detrimento de qualidade. Mas... tem quem goste...

O argumento é interessante. Permita-me ponderar um pouco...

A economia que o fabricante tem em um instrumento de espaçamento menor não é tão significativa. Chutando alto diria algo entre 5 e 10 dólares.
Se o mercado procurasse espaçamentos maiores seria simples repassar um custo tão pequeno para o consumidor.
Lembre que o SX, que tem um dos custos de produção mais baixos do mercado (algo em torno de 30 dólares por baixo) tem espaçamento padrão Fender que é relativamente largo.

Dizer que fazer um instrumento com espaçamento menor foi construído única e exclusivamente com o intuito de diminuir o custo e que necessariamente implica em um detrimento da qualidade é um pouco fora da realidade na minha opinião. Existem baixos com espaçamento pequeno que custam 10 mil dólares, assim como existem baixos com espaçamento grande que custam 100.

Baixos short-scale também usam menos material e nem por isso são baixos inferiores aos de escala longa e tampouco construídos com o intuito de corte de custos.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por andremega Sex Fev 10, 2012 10:53 pm

subgrave escreveu:
andremega escreveu:Bom, pros baixos baratos custo é determinante, mas achar que uma ponte com 15mm é mais barata que a de 18 é demais.

É muita falta de visão! Além da ponte mais estreita, o braço também fica mais estreito utilizando menos madeira, que vai demandar menos verniz, os trastes serão mais curtos e também vão demandar menos metal, etc... Enfim, tá na cara que é uma maneira de baratear custos por questões de lucro, ou seja, economia em detrimento de qualidade. Mas... tem quem goste...

Nâo é falta de visão não. É visão diferente. VOCÊ prefere de um jeito mais a MAIORIA se adequa de outro. E o que eles procuram é algo que a MAIORIA compre e não o que alguns gostem. Para isso há outros modelos, em geral com menor venda.


Última edição por andremega em Sex Fev 10, 2012 10:56 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : amenizar o texto.)

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por GeTorres Sex Fev 10, 2012 11:35 pm

Pessoal,

Se a fabrica economiza US$5,00 em cada baixo e são fabricado milhares por anos, creio que a economia em um seja pouca, mas em mil, a coisa muda um pouco de figura...

Mas do espaçamento em si, entendo que a questão de 16mm 18mm ou 20mm é bem pessoal, eu estava com um condor BC500 5C e estava chateado com o "Comunista" (Apelido por ser vermelho) quando conversando com o Galego e o Malka, fiquei sabendo do espaçamento dos Gianoca GIB445 (MM).

Troquei, já montei testei e estou feliz, como ronca bonito o Giannica! e o espaçamento é ótimo em minha opinião, espaçamento de 4C em um baixo de 5C

Apeguei-me ao Gianoca!! Dance 2

E no fim, é isso que conta, não importa marca, preço, e onde ele foi fabricado... Importa se você cutiu o bass e se ele está 100% para nossa alegria.

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 10, 2012 11:38 pm

GeTorres escreveu:Se a fabrica economiza US$5,00 em cada baixo e são fabricado milhares por anos, creio que a economia em um seja pouca, mas em mil, a coisa muda um pouco de figura...

Você deixaria de comprar um baixo que gosta se ele custasse 450 dólares ao invés de 440 dólares?
Um custo baixo como esse seria facilmente repassado caso espaçamento maior fosse uma exigência do público. E se venderia mais instrumentos também.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Fev 11, 2012 12:01 am

Juro que tentei entender a relação espaçamento X preço e até agora não consegui...
Se for assim, vou reclamar com o Jacimário, o baixo que encomendei vai ter espaçamento de 17mm... devia sair metade do preço!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Sonikado Sáb Fev 11, 2012 12:08 am

Juro que tentei entender a relação espaçamento X preço e até agora não consegui...
Se for assim, vou reclamar com o Jacimário, o baixo que encomendei vai ter espaçamento de 17mm... devia sair metade do preço!
A única relação que vejo seria no valor de construção da ponte (um pouco mais de material), um preço mais elevado do braço (por ser mais largo, mais madeira) e em casos como baixos de 6~7 cordas, um corpo mais largo também.
Exceto isso, acho que é tipo tentar ver diferença de preços numa camisa idêntica mas nos tamanhos P,M ou G. Cada uma serve pra cada pessoa, e o preço é igual pra todas elas.

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por LuCaSbass Sáb Fev 11, 2012 12:17 am

^Exatamente... resumindo, não tem logica nenhuma.
O que faz o preço de um instrumento com certeza não é seu espaçamento de cordas.

Alías, vejam aqui nesse site... uma ponte Hipshot A-style não muda de preço por conta do espaçamento Shocked
http://store.hipshotproducts.com/cart.php?m=product_detail&p=348

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por GusVCD Sáb Fev 11, 2012 12:19 am

O exemplo da camiseta é interessante, pois entre uma P e uma GG é nítida a diferença na quantidade de material usado, mas normalmente custam o mesmo preço, vc paga pelo desenho e corte, e no fim parece q o material é desprezível.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 11, 2012 12:39 pm

[quote="allexcosta"]
subgrave escreveu:É muita falta de visão! Além da ponte mais estreita, o braço também fica mais estreito utilizando menos madeira, que vai demandar menos verniz, os trastes serão mais curtos e também vão demandar menos metal, etc... Enfim, tá na cara que é uma maneira de baratear custos por questões de lucro, ou seja, economia em detrimento de qualidade. Mas... tem quem goste...
allexcosta escreveu:O argumento é interessante. Permita-me ponderar um pouco...

A economia que o fabricante tem em um instrumento de espaçamento menor não é tão significativa. Chutando alto diria algo entre 5 e 10 dólares.
Se o mercado procurasse espaçamentos maiores seria simples repassar um custo tão pequeno para o consumidor.
Lembre que o SX, que tem um dos custos de produção mais baixos do mercado (algo em torno de 30 dólares por baixo) tem espaçamento padrão Fender que é relativamente largo.

Dizer que fazer um instrumento com espaçamento menor foi construído única e exclusivamente com o intuito de diminuir o custo e que necessariamente implica em um detrimento da qualidade é um pouco fora da realidade na minha opinião. Existem baixos com espaçamento pequeno que custam 10 mil dólares, assim como existem baixos com espaçamento grande que custam 100.

Baixos short-scale também usam menos material e nem por isso são baixos inferiores aos de escala longa e tampouco construídos com o intuito de corte de custos.

Allex,isso me esclareceu muitas dúvidas,porém ainda não explicou o porquê da escassez de instrumentos mais baratos com espaçamento relativamente grande.Existiria então uma procura maior por espaçamentos menores? O que você acha?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por allexcosta Sáb Fev 11, 2012 12:47 pm

Max Payne escreveu:Allex,isso me esclareceu muitas dúvidas,porém ainda não explicou o porquê da escassez de instrumentos mais baratos com espaçamento relativamente grande.Existiria então uma procura maior por espaçamentos menores? O que você acha?

Bem, baixos Squier e SX que sem dúvida dominam o mercado "entry-level" tem espaçamento largo.

Quanto às outras marcas, acredito que há sim uma procura grande. A maioria dos iniciantes é pré-adolescente e/ou vem da guitarra. Pra essas pessoas um espaçamento menor é mais confortável. Tenho certeza que as empresas já fizeram pesquisas sobre isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Convidado Sáb Fev 11, 2012 1:23 pm

allexcosta escreveu:
Max Payne escreveu:Allex,isso me esclareceu muitas dúvidas,porém ainda não explicou o porquê da escassez de instrumentos mais baratos com espaçamento relativamente grande.Existiria então uma procura maior por espaçamentos menores? O que você acha?

Bem, baixos Squier e SX que sem dúvida dominam o mercado "entry-level" tem espaçamento largo.

Quanto às outras marcas, acredito que há sim uma procura grande. A maioria dos iniciantes é pré-adolescente e/ou vem da guitarra. Pra essas pessoas um espaçamento menor é mais confortável. Tenho certeza que as empresas já fizeram pesquisas sobre isso.

Esclarecido! up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por subgrave Sáb Fev 11, 2012 2:50 pm

Max Payne escreveu:
allexcosta escreveu:
Max Payne escreveu:Allex,isso me esclareceu muitas dúvidas,porém ainda não explicou o porquê da escassez de instrumentos mais baratos com espaçamento relativamente grande.Existiria então uma procura maior por espaçamentos menores? O que você acha?

Bem, baixos Squier e SX que sem dúvida dominam o mercado "entry-level" tem espaçamento largo.

Quanto às outras marcas, acredito que há sim uma procura grande. A maioria dos iniciantes é pré-adolescente e/ou vem da guitarra. Pra essas pessoas um espaçamento menor é mais confortável. Tenho certeza que as empresas já fizeram pesquisas sobre isso.

Esclarecido! up

Agora sim, que novela para chegar aqui heim!

Por isso que devem ser orientados os iniciantes que é melhor evitar baixos com pequeno espaçamento, estarão começando errado pois se um dia decidirem se profissionalizar provavelmente tocarão com Fenders e MusicMans que não terão espaçamento tão pequeno nestes baixos, e aí é mais um esforço para se adequar a uma tecnica mais apurada o que não aconteceria se tivessem iniciado em um instrumento com o espaçamento de cordas mais padrão.

Gente, vcs conseguem imaginar o sujeito saindo dum Cort de pequeno espaçamento prum Fender, ele não vai conseguir dar um salto entre cordas. O sujeito chega numa gig e colocam um Fender lá prá ele tocar, vai se atrapalhar todo com os saltos entre cordas, vão achar que nem sabe tocar. Ou ele vai ter que negar o Fender e meter uma disculpa tipo assim: -Eu toco com meu cortzinho action five mesmo afinal... bla bla bla bla bla bla... e é feito na fabrica que fazia fenders e ... bla bla bla bla bla bla bla... e quem disse que é ruim?.... e bla bla bla bal bla bla bal bal.... e o subgrave é que é otário.

Por tudo isso que eu disse que o espaçamento pequeno de cordas em alguns baixos como alguns modelos da Cort são um probleminha destes baixos. Não problema de qualidade como muitos se doeram e me crucificaram por não vizualizarem as coisas. Mas um problema para a técnica e estudos do baixista. Há quem goste, e desejo que seja feliz com estes baixos! Mas causará um empechilho no futuro do baixista que quiser almejar algo mais...

Eu mesmo já tive um washurbn koreano de 5 cordas de pequeno espaçamento entre as cordas, é mais difícil executar slaps nesses baixos, mas o pizzicato fica realmente mais fácil, e o sujeito sente uma sensivel diferença ao tocar baixos mais padrões, e daí na hora que vc pega um baixo padrão como Fender ou MusicMan vc não tem técnica suficiente para tocá-los, por isso que não indico baixos de pequeno espaçamento entre as cordas e acho que mais do que uma característica é um probleminha sim destes baixos.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por andremega Sáb Fev 11, 2012 3:05 pm

^velho, você está confundido as coisas. Não há problema nenhum em espaçamento grande ou pequeno. VOCÊ, como uma série de pessoas, PREFEREM, se adaptaram melhor aos espaçamentos maiores. Só isso. O cara começar com espaçamento pequeno ou grande não está começando errado. Os instrumentos tem braços finos e grossos, tem corpos grandes e pequenos, tem leves e pesados e nenhum deles está errado. É questão de adapação. eu PREFIRO instrumentos menores, mais leves, de braço mais fino, espaçamento menor e escala mais plana. Só aí cortaria vários fenders e Musicmans, mas uso ambos e gosto. E nem por isso desejo "algo menos".

A distância entre cordas é somente questão de treino. Ninguém desaprende a tocar por conta de 1mm de diferença na distância.

As linhas de iniciantes sempre seguem especificações que atendam a um maior número de usuários. Certamente tais medidas são as mais neutras, que não chegam a incomodar a maioria.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Fabio Motta Sáb Fev 11, 2012 3:42 pm

Não influencia em absolutamente nada, é somente questão de gosto e preferência.
Carro sedan é melhor do que carro hatch? Vai do gosto de cada um. Uma pessoa que tem família grande, gosta de viajar e precisa de um porta-malas grande vai preferir um carro sedan, já uma pessoa que utiliza o carro para trabalho e uso urbano vai preferir um hatch pela praticidade de estacionar e uma maior facilidade de encontrar vagas.
Como já foi falado anteriormente, normalmente a escolha de um baixo, além de timbre e qualidade é claro, vai muito do estilo que a pessoa toca. Quem curte slap, normalmente vai preferir um instrumento com o espaçamento maior, já quem toca mais pizzicato vai preferir um espaçamento menor, mas há excessões obviamente, mas de forma alguma isso vai influenciar no preço de um instrumento.

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Aureliano Sáb Fev 11, 2012 4:11 pm

O espaçamento, como disseram acima, varia do gosto. Já vi baixos de 6 cordas com mesmo espaçamento típico de baixos de 4 cordas, por exemplo, que fica melhor para quem tem uma mão grande, pelo que pude sentir ao tocá-lo.

O ruim é contrabaixo com espaçamento desigual, desproporcional entre as cordas, como acontecia com o meu, que era totalmente fora do gabarito. Era só colocar o esquadro e ver como estava errado. Troquei o nut por um da GraphTech, que resolveu o problema.
Aureliano
Aureliano
Membro

Mensagens : 418
Localização : Onde a moto levar...

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por RodrigoBR Seg Fev 13, 2012 11:55 am

Baixos mais baratos tem medidas na média, nem tão largo e nem tão curto, justamente para atender a maior parte do público, que também é um público iniciante, para definir medidas são feitas pesquisas sobre ergonomia, etc.
Em um segundo nível, o baixista vai ficando experiente, e vai percebendo as deficiências ou qualidades desses instrumentos de fabricação em linha, e com certeza em uma próxima compra ele vai observar todos os aspectos de ergonomia, inclusive espaçamento.

Resumindo, o espaçamento vai depender do seu gosto e aspecto ergonomico, inclusive dependendo das técnicas usadas.

Nada a ver com valor do baixo.

____________________________
"A minha música é o reflexo da sinceridade."
Heitor Villa-Lobos
RodrigoBR
RodrigoBR
Membro

Mensagens : 886
Localização : Belo Horizonte

http://www.palcomp3.com/rodrigobs

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Thales_Sr Seg Fev 13, 2012 12:22 pm

Gente, vcs conseguem imaginar o sujeito saindo dum Cort de pequeno espaçamento prum Fender, ele não vai conseguir dar um salto entre cordas.
????????????????????????????????????????

Eu faço quaisquer dessas técnicas em baixo com espaçamento pequeno ou grande... E olha que sou músico bem amador.

O sujeito chega numa gig e colocam um Fender lá prá ele tocar, vai se atrapalhar todo com os saltos entre cordas, vão achar que nem sabe tocar.
Que gig é essa que anda emprestando Fenders?

Por tudo isso que eu disse que o espaçamento pequeno de cordas em alguns baixos como alguns modelos da Cort são um probleminha destes baixos.
Ihh rapaz, quer dizer que um Alembic estraga a técnica do cara também? Um Stingray 5 é outro lixão, então? É, deixa eu rever tudo o que eu sei sobre contrabaixo... rsrsrs

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 13, 2012 3:24 pm

Sinto que não tenho capacidade intelectual para acompanhar a argumentação neste tópico. Boa sorte aos que ficam...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por edumoraes Seg Fev 13, 2012 4:14 pm

Pois é, tbm acho q esse assunto já deu o que tinha que dar, qualquer argumentação adicional aqui é o mesmo que pregar no deserto!! farao

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por GusVCD Seg Fev 13, 2012 5:38 pm

Isso aqui ainda tá vivo?

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por CG Seg Fev 13, 2012 5:41 pm

allexcosta escreveu:Sinto que não tenho capacidade intelectual para acompanhar a argumentação neste tópico. Boa sorte aos que ficam...

(2)
Me recuso a entrar para ler esse tópico novamente...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por subgrave Qua maio 30, 2012 8:25 am

Me chamou a atenção que o colega forista que defendia tanto os Cort de pequeno espaçamento entre cordas vendeu o seu e mandou fazer um baixo com espaçamento entre cordas maior:

https://www.contrabaixobr.com/t9767-thales_sr


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Rick Charles Qua maio 30, 2012 8:41 am

subgrave escreveu:Me chamou a atenção que o colega forista que defendia tanto os Cort de pequeno espaçamento entre cordas vendeu o seu e mandou fazer um baixo com espaçamento entre cordas maior:

https://www.contrabaixobr.com/t9767-thales_sr


Subgrave aí é que está o x da questão, em nenhum momento eu vi o Thales dizer que ele acha baixos com espaçamento maior melhores. Não estou querendo querendo defender o thales e muito menos começar uma discussão com você. Só acho que você deve ser justo no que diz.
E com esse tópico eu acho que ficou claro, que espaçamento não é defeito e nem qualidade, e sim uma característica. Eu prefiro espaçamento maior (pois acho que facilita o slap), mas tenho uma GAS danada em um viola bass, que tem as cordas juntinhas. up
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Sommerlatte Qua maio 30, 2012 8:43 am

subgrave escreveu:
allexcosta escreveu:Ih, rapaz, espaçamento agora é sinônimo de qualidade?

Mas falta de espaçamento é no mínimo preocupante.

E eu que não queria mais postar aqui não consigo... até o tio alex me trolando agora...
Falta de espaçamento pode ser muito útil se você tocar com palheta.
Vide, joey de maio do manowar.. (dispenso comentários sobre o não baixismo dele)

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por LuCaSbass Qua maio 30, 2012 9:12 am

Subgrave, me ajude: eu tenho um baixo de 6 cordas, parafusado e com espaçamento de 17mm... O que eu faço??

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 30, 2012 10:06 am

manda ele pra cá que eu conserto o bichinho!! Rsss

Imagino neguinho entrando pra testar baixo com uma régua na mão para medir espaçamento!! Rsss
Tive que entrar no site da Dingwall pra ver qual é do meus baixos mas confesso que nem assim entendi a importância!!
É pra medir da borda interior da corda ou do miolo? Ou da borda exterior???
SE for da borda da corda vou ter que brigar com o Sheldon que parece que minha C esta um pentelhonésimo mais pra direita que a a G!!!!!!


jocolor
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Rick Charles Qua maio 30, 2012 10:19 am

^ Tem que se medir entre a borda externa de uma corda e a interna de outra
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por subgrave Qua maio 30, 2012 10:20 am

LuCaSbass escreveu:Subgrave, me ajude: eu tenho um baixo de 6 cordas, parafusado e com espaçamento de 17mm... O que eu faço??

tem certeza que é um baixo... vende logo esse troço... a não ser que vc goste, tem gosto prá tudo né... LOL

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por inibass Qua maio 30, 2012 10:24 am

RodrigoBR escreveu:Baixos mais baratos tem medidas na média, nem tão largo e nem tão curto, justamente para atender a maior parte do público, que também é um público iniciante, para definir medidas são feitas pesquisas sobre ergonomia, etc.
Em um segundo nível, o baixista vai ficando experiente, e vai percebendo as deficiências ou qualidades desses instrumentos de fabricação em linha, e com certeza em uma próxima compra ele vai observar todos os aspectos de ergonomia, inclusive espaçamento.

Resumindo, o espaçamento vai depender do seu gosto e aspecto ergonomico, inclusive dependendo das técnicas usadas.

Nada a ver com valor do baixo.
Pra mim o amigo resumiu tudo. Vai da experiência com instrumentos , o que leva o musico a criar seu gosto pessoal pelas características.

Meu primeiro bass foi um Eagle JB antigo, replica de Fender inclusive no espaçamento, na época nunca me atentei a isso.
Meu segundo foi um Ibanez SR 5 cordas...me apaixonei pelo espaçamento e descobri que prefiro assim.

subgrave escreveu:Gente, vcs conseguem imaginar o sujeito saindo dum Cort de pequeno espaçamento prum Fender, ele não vai conseguir dar um salto entre cordas. O sujeito chega numa gig e colocam um Fender lá prá ele tocar, vai se atrapalhar todo com os saltos entre cordas, vão achar que nem sabe tocar. Ou ele vai ter que negar o Fender e meter uma disculpa...

kraka...posso ficar rico...eu sou anormal!!! Eu uso um 6 cordas com braço de Ibanez SR (quem conhece sabe q é juntinho) e ainda com ramp, e na outra musica mudo pra um Eagle JB Fretless 4 cordas....e não tenho nada de me atrapalhar não. Acho que tenho que parar com isso....não sabia que era impossível. confused

aBASSo


____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Polli Qua maio 30, 2012 10:34 am

Fernando Zadá escreveu:manda ele pra cá que eu conserto o bichinho!! Rsss

Imagino neguinho entrando pra testar baixo com uma régua na mão para medir espaçamento!! Rsss
Tive que entrar no site da Dingwall pra ver qual é do meus baixos mas confesso que nem assim entendi a importância!!
É pra medir da borda interior da corda ou do miolo? Ou da borda exterior???
SE for da borda da corda vou ter que brigar com o Sheldon que parece que minha C esta um pentelhonésimo mais pra direita que a a G!!!!!!


jocolor

Aproveita e reclama com o Sheldon sobre o alinhamento dos trastes. Laughing




Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 30, 2012 11:08 am

^^
Rsss
Pra mim tá tudo normal e alinhado!!! Rss
Já acostumei tanto que quando pego baixo "normal" fico achando que tem alguma coisa errada ou torta neles!! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por LuCaSbass Qui maio 31, 2012 12:49 am

subgrave escreveu:
LuCaSbass escreveu:Subgrave, me ajude: eu tenho um baixo de 6 cordas, parafusado e com espaçamento de 17mm... O que eu faço??

tem certeza que é um baixo... vende logo esse troço... a não ser que vc goste, tem gosto prá tudo né... LOL
Acho que vou me esconder...
Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Avestruz_cabeca_enterrada
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Eliezer (Zé) Qui maio 31, 2012 12:35 pm

Sou mais um que concorda que a questão de espaçamento vai da preferência pessoal e também ergonômica... no meu caso, prefiro espaçamentos menores, pois tenho dedos pequenos. Sofria muito com meu antigo 4 cordas por isso. Quando fui procurar um 5 cordas, o baixo que, de cara, "me vestiu" bem foi justamente o Condor XB. Antes de tocar uma única nota, percebi o quanto o braço dele se adaptava a mim. Achei muito confortável. Por quê? O espaçamento menor (além de que já estava com uma ação bem próxima da que gosto, que é a mais baixa).
Hoje em dia, quando pego meu antigo 4 cordas pra tocar, não aguento muito tempo e já guardo de volta. Me sinto desconfortável. Já o XB sou capaz de tocá-lo por horas seguidas sem problemas...
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por RodrigoKotzen Qua Jan 16, 2013 7:39 pm

NeyBass escreveu:Não sei se é renomado mas toca bem mais que eu.


Ele é tão ruim que foi selecionado por ninguém menos que o péssimo Steve Vai para gravar o album "Vai" de 1993.

Toca muito.


Última edição por allexcosta em Qua Jan 16, 2013 8:10 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Cor vermelha de uso exclusivo da moderação)
RodrigoKotzen
RodrigoKotzen
Membro

Mensagens : 7
Localização : Rio de Janeiro

https://www.facebook.com/Rodrigo.Kotzen

Ir para o topo Ir para baixo

Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo? - Página 2 Empty Re: Espaçamento de cordas valoriza ou não um baixo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos