Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Ir em baixo

Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por G. Kanazawa em Qui Fev 16, 2012 1:23 pm

Paul Gilbert falou em sua coluna do site PremierGuitar, Shred Your Enthusiasm, sobre sua perda auditiva e dá dicas de como manter a saúde de seus ouvidos. Confira abaixo:

——-

No caso de você não ter ouvido falar, eu tenho perda auditiva significativa e constante zumbido no ouvido. Primeiro de tudo, não se preocupe, eu não vou passar esta coluna inteira lamentando ou reclamando sobre isso. Meu objetivo aqui é dar-lhe idéias práticas sobre como manter seus ouvidos em bom estado e também como lidar com qualquer perda de audição que você possa ter.

Se eu pudesse voltar no tempo e visitar o Paul adolescente, eu certamente teria alguns conselhos importantes para dar. Eu começaria com estilo de cabelo. “Não ter uma permanente. Deixe Def Leppard ser Def Leppard. Deixe-se ser você mesmo e corte tudo se o cabelo começar a ficar bagunçado”. Então eu iria discutir calças Spandex. “Elas são um pouco … anatômicas. Ou mude para jeans ou invista em um pepino”. Eu teria, então, uma discussão sobre relacionamento com o sexo oposto, o que é demasiadamente longo para incluir aqui, e finalmente eu falaria sobre os ouvidos.

Na lista a seguir, tenha em mente que todas as proibições se referem a coisas que eu fiz.

• Não coloque sua orelha diretamente no seu falante 4×12 (N. do T. – Ele fala sobre as caixas dos amplificadores que contém 4 auto-falantes de 12 polegadas) enquanto ele estiver alto, não importa o quanto você ame o som.

• Não coloque os seus fones de ouvido no volume de um show, enquanto pratica “air-drum” (N. do T. – bateria imaginária) com álbuns do Rush todas as noites antes de ir para a cama.

• Não coloque o som do seu carro no volume de um show cada vez que você for dirigir.

• Não vire seu falante 4×12 para você mesmo no palco para poupar o público, e ao invés disso direcionar tudo para você.

• Não insista para que seu baterista toque com o estilo de Alex Van Halen com aquele prato de condução e o chimbal aberto em todas as canções.

• Não durma com fones de ouvido conectados a um leitor de cassetes em “loop”, a fim de interiorizar música clássica.

• Não gaste 14 horas por dia de gravação com um metrônomo alto em seus fones de ouvido. Em vez disso, grave ao vivo com a banda inteira para que você possa ouvir e ajustar ao ritmo natural de todos, sem aquele DONK DINK DINK DONK DINK DONK do cowbell.

• Não passe 14 horas por dia editando instrumentos e vocais. Contrate um engenheiro que pode fazê-lo mais rápido e melhor.

• Não passe horas brincando com microfones, pré-amplificadores e equalizadores no estúdio. Passe o tempo praticando para obter um grande desempenho. Isto será sempre melhor do que qualquer edição, ajustes ou mixagem.

• Não construir um estúdio em casa sem tratar as salas com painéis acústicos. Espuma e tapetes são ineficazes. Você precisa de brass-traps grossos feitos de fibra de vidro compactados. Tentar mixar uma sala não tratada só vai confundir os seus ouvidos, e a tendência em aumentar o volume para resolver não vai ajudar. Trate as paredes e o teto com bass-traps — muitos deles!

• Não coloque a cabeça no falante para tentar descobrir o tom de uma canção desconhecida durante o caos de uma jam de várias guitarras na NAMM. Apenas silencie as cordas faça “chicka-chicka” (N. do T. – Tocar as cordas abafando, sem reproduzir notas). Isso funciona em qualquer tom.

• Não seja “cool” em situações onde a música esteja muito alta. Coloque os dedos nos ouvidos ou saia da sala.

• Não toque músicas que sejam constantemente altas. Escolha ou escreva músicas que contenham alterações dinâmicas de volume. Estas alterações de volume, vão fazer as partes mais fortes musicalmente eficazes através do contraste com as partes mais calmas. E os seus ouvidos se sairão muito melhores devido as pausas.

Esta é uma longa lista de proibições e eu deveria reformular pelo menos o último item (que eu acho que é o mais útil) no positivo:

• Toque música com dinâmica. Você ainda pode tocar alto. Mas inclua alguns buracos mais silenciosos em sua músicas. Ouça os riffs de abertura de “Highway to Hell” e “Back in Black” do AC/DC. Há grande buracos de silêncio nesses riffs e ainda assim são alguns dos mais poderosos riffs existentes. “Stairway to Heaven” começa com mais de quatro minutos de guitarra limpa antes de entrar na bateria, e depois vai quase dois minutos a mais antes de uma guitarra distorcida entrar. Mesmo a maioria das primeiras músicas do Van Halen tem buracos silenciosos no meio. Estas técnicas de dinâmicas não só irão poupar seus ouvidos, mas elas também são musicalmente boas.

Para mim sempre foi difícil resistir a filosofia do “mais é mais”. Quando eu toco silenciosamente, me sinto sonoramente nu. Meu instinto é bater na cabeça da plateia com volume, velocidade e potência. Se eu tocar tranquilamente, sutilmente e lentamente, será que eles vão jogar um tomate para mim? Eu não sei. Eu nunca tentei. Pelo menos não recentemente. Até agora não houveram tomates. Eu deveria ter tentado isso há muito tempo atrás.

Neste ponto, devo mencionar os fones de ouvido que tenho usado no palco nos últimos anos. O que está acontecendo lá? Por que não uso um fone in-ear como todo mundo faz? Tudo bem, aqui está minha explicação. O propósito dos meus fones de ouvido é o mesmo que os in-ear mais comuns: bloquear o volume do palco enquanto me dá um retorno de tudo que está acontecendo. Eu tentei os moldes auriculares in-ear mas prefiro os fones de ouvido. Eu posso facilmente tirá-los se eu precisar falar com alguém na sala, ouvir o público, ou fugir de uma explosão de volume acidental. E os alto-falantes são simplesmente muito maiores nos fones de ouvido, então eu tenho um som de melhor qualidade. Ele também me dá uma boa desculpa para ter o cabelo bagunçado, que é o que acontece normalmente com meu cabelo.

Agora, vamos voltar ao controle de danos auditivos. Você já tem zumbido constante e não escuta frequências altas? Você quer saber porque a maioria das pessoas (especialmente mulheres e crianças) não falam alto o suficiente? Você quer saber porque o diálogo em filmes é tão baixo? Você quer saber porque telefones, relógios despertadores, e temporizadores de cozinha simplesmente não são feitos como costumavam ser? Você quer saber porque nunca o seu novo aparelho de som soa tão bom quanto o que você tinha quando você era criança? Você quer saber porque os shows são sempre muito altos e o som de baixa qualidade? Eu gostaria de saber todas essas coisas até que eu percebi que o problema era eu! Desculpe!

Este é o preço que pago por ouvir todas as fantásticas músicas e guitarra com volume alto. Valeu a pena? Em uma palavra, sim. Eu amei tanto essa música. Mas eu certamente gostaria de poder voltar no tempo e seguir alguns dos meus conselhos. Eu iria trocar alguns momentos “cabeça no falante 4×12″ pela minha audição.

Então, como faço para lidar com a vida em um mundo livre de frequencias agudas? Bem, em primeiro lugar, eu ainda posso ouvir a minha guitarra. Eu tenho a ajuda da melhor empresa de aparelhos auditivos do mundo — Marshall! Ouvir minha guitarra não é um problema! Sério, a minha sensação na hora de tocar guitarra não é só via os meus ouvidos. Quando eu toco, eu estou fisicamente tocando as cordas e sentindo a vibração na madeira do corpo e do braço. Eu tenho uma forte ligação com a música antes de eu ouvir uma nota.

O maior desafio é a fala. A minha perda auditiva ocorreu gradualmente, eu realmente nunca notei a mudança. Eu ainda me sinto normal. Mas agora parece como se eu vivesse em um mundo onde todo mundo tem ouvidos biônicos super-poderosos. Eu vejo as pessoas em lados opostos de uma sala conversando entre si com facilidade, enquanto eu estou no meio e não consigo entender nada. Eu tentei aparelhos auditivos e ainda tenho que encontrar um que não soa como uma transmissão AM da rádio kazoo. Então a minha solução é me aproximar das pessoas e convencê-las a falar claramente, devagar e diretamente para mim. Eu posso imaginar que este requisito para a comunicação simples pode ser irritante para as pessoas ao meu redor. De certa forma, estou exigindo um tratamento especial. Mas eu não tenho M&Ms marrons nos bastidores (N. do T. – Fazendo alusão ao Eddie Van Halen, que certa vez exigiu uma tigela de M&Ms no camarim, mas não poderia haver nenhum da cor marrom), então espero que isso tenha um contrapeso no final.

Finalmente, este pode ser um otimismo perigoso, mas eu realmente desfruto um pouco da minha perda auditiva. Eu posso dormir com qualquer coisa (despertadores, tráfego, cães latindo, telefones tocando, vizinhos barulhentos, os alarmes de incêndio). Eu não fico tão chateado quanto eu normalmente estaria com as músicas de fundo onipresentes, e horrivelmente escolhidas em restaurantes, lojas e locais públicos de todos os tipos. E, embora a comunicação oral exija que eu chege mais perto das pessoas, eu gosto de como isso torna a comunicação mais séria. Eu simplesmente não consigo conversa facilmente. Você tem que chamar a minha atenção, olhar bem para mim e dizer o que precisa ser dito clara e diretamente. Resmungar, sussurrar e verbosidades simplesmente não funcionam. O homem velho e rabugento em mim não sente muita falta disso.

E o jovem em mim com certeza adorava ouvir todas as grandes canções de rock ‘n’ roll. Só para lhe dar uma amostra da música deliciosa que ajudou a explodir os meus ouvidos, confira “I Wanna Go Where the People Go” dos Wildhearts. Esta foi a minha canção de rock favorita de toda a década de 90, e tenho certeza que perdi alguns decibéis de audição enquanto ouvia seus riffs implacáveis​​. Um pouquinho só não vai te machucar. Vá em frente.
avatar
G. Kanazawa
Membro

Mensagens : 1074
Localização : Mie, Japão

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Rafael_Araujo em Qui Fev 16, 2012 1:35 pm

Execelente contribuição... claps
avatar
Rafael_Araujo
Membro

Mensagens : 172
Localização : Parana

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Bruno A. L. Veloso em Qui Fev 16, 2012 1:56 pm

Bons conselhos! claps
avatar
Bruno A. L. Veloso
Membro

Mensagens : 748
Localização : Feira de Santana- Bahia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por webercar em Qui Fev 16, 2012 3:21 pm

Gostei muito do texto. Tudo tem uma explicação bem fundamentada. claps
avatar
webercar
Membro

Mensagens : 3152
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por _leorocha em Qui Fev 16, 2012 3:57 pm

"• Não passe horas brincando com microfones, pré-amplificadores e equalizadores no estúdio. Passe o tempo praticando para obter um grande desempenho. Isto será sempre melhor do que qualquer edição, ajustes ou mixagem."

Conselho do dia! Very Happy
avatar
_leorocha
Membro

Mensagens : 363
Localização : Salvador - Ba

http://www.twitter.com/_leorocha

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO em Qui Fev 16, 2012 4:03 pm

No meu caso que trabalho com considerável pressão sonora, são de grande valia ...
(srsrsrsr) Very Happy
Muito bom mesmo.
Obrigado por compartilhar. Smile

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO em Qui Fev 16, 2012 4:05 pm

.

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Thales_Sr em Qui Fev 16, 2012 4:54 pm

_leorocha escreveu:"• Não passe horas brincando com microfones, pré-amplificadores e equalizadores no estúdio. Passe o tempo praticando para obter um grande desempenho. Isto será sempre melhor do que qualquer edição, ajustes ou mixagem."

Conselho do dia! Very Happy
Do ano!
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7363
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Zubrycky em Qui Fev 16, 2012 8:55 pm

Parabéns pelo tópico! claps

Eu só acrescentaria isso: Use sempre protetores auriculares.

( Eu sempre tenho um par comigo e nunca ensaio, faço shows ou me exponho à ambiente barulhentos sem eles )
avatar
Zubrycky
Membro

Mensagens : 10377
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Sonikado em Qui Fev 16, 2012 11:11 pm

Um pouquinho só não vai te machucar.
Vai sim XD (bom, depende...)

"• Não passe horas brincando com microfones, pré-amplificadores e equalizadores no estúdio. Passe o tempo praticando para obter um grande desempenho. Isto será sempre melhor do que qualquer edição, ajustes ou mixagem."
Apesar de concordar que edição nunca consertará um problema por falta de prática, eu gosto demais de mexer nessas coisas e procuro conhecer cada vez mais. E ae? XD

Eu só acrescentaria isso: Use sempre protetores auriculares.
O verdadeiro conselho do ano!

Sonikado
Membro

Mensagens : 1165
Localização : Estado de SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por cristianosantos em Qui Fev 16, 2012 11:38 pm

Muito bom. Parabéns pelo tópico.

G. Kanazawa escreveu: ...Eu tenho a ajuda da melhor empresa de aparelhos auditivos do mundo — Marshall! Ouvir minha guitarra não é um problema!
Coincidentemente tenho discutido isso com o pessoal por aqui. Very Happy
up
avatar
cristianosantos
Membro

Mensagens : 1260
Localização : Belo Horizonte, MG

https://cristianohsantos.wordpress.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Fabio Motta em Qui Fev 16, 2012 11:40 pm

Assunto sério ! Bela contribuição...
avatar
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por jgs em Sex Fev 17, 2012 12:10 am

falar em protetores auriculares: aqueles da etymotic valem tudo isso mesmo?

avatar
jgs
Membro

Mensagens : 2552
Localização : SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por timãobass em Qua Fev 22, 2012 9:18 pm

vou diminuir o volume dos fones enquanto é cedo!!
avatar
timãobass
Membro

Mensagens : 95
Localização : Itaguaí-RJ

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Licas em Qui Fev 23, 2012 8:59 am

Muito bom esse tópico, vale a pena ler a entrevista do Paul Gilbert Smile
avatar
Licas
Membro

Mensagens : 1683
Localização : Floripa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por allancarlosac em Ter Jan 08, 2013 4:35 pm

Excelentes dicas, ainda bem que eu n escuto musicas altas xD
avatar
allancarlosac
Membro

Mensagens : 326
Localização : Brasilia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Paul Gilbert: Como manter seus ouvidos em bom estado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum