Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como montar o próprio estúdio?

+13
afonsodecampos
allexcosta
Alexandre Lopes
carimbass
Danilo Askow
Claudio
Jhun
Yaltza
SHIP ROOM ESTUDIO
J.Adalberto
Christian
Cayo Castro
nathaly rizzatti
17 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por nathaly rizzatti Qua Fev 29, 2012 9:32 am

Olá,
Tenho uma banda desde novembro do ano passado, porém está ficando difícil ensaiar em casa pois só podemos ensaiar finais de semana no período da tarde, e fica caro pagar estúdio toda semana. Então resolvemos que vamos construir o nosso próprio estúdio em casa. Vamos comecar do zero, levantando paredes e tudo mais.

De início será usado só para os ensaios mesmo, o espaco que temos não é muito grande e o orcamento também não :s por isso vamos montar aos poucos.
Então queria pedir se alguém tiver dicas de revestimento, equipamentos, posicionamento das paredes (coisa que ja me falarma que diferencia no som), dimensòes, materiais e etc que me ajudem!

Obg! Smile

Ps: desculpe se já existe algum tópico dizendo isso, mas procurei e não achei! Caso haja por favor mandem o link e desconsiderem!

nathaly rizzatti
Membro

Mensagens : 8
Localização : sao bernardo do campo - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Cayo Castro Qua Fev 29, 2012 9:48 am

Se for só pra ensaio e a banda for amadora...

Taca Sonex ou caixa de ovo na parede, leva a bateria e os amplificadores pra dentro e não e esqueça de fechar a porta... Depois disso é só mandar ver... rock

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Christian Qua Fev 29, 2012 10:12 am

caixa de ovo não cara, da muito reverb, não presta mesmo.

no estúdio da minha banda, construímos 2 caixas (parede, 10cm parede) entre elas lã de vidro, parede do fundo pedra, ainda não colocamos o sonex, até temos, mas estamos gostando do resultado.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por J.Adalberto Qua Fev 29, 2012 4:55 pm

na verdade,

eu ainda acho que sai mais barato alugar um estudio, talvez qdo vc fizer as contas na ponta do lapis, vc chegará a mesma conclusao!!!


____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por nathaly rizzatti Qui Mar 01, 2012 9:47 am

Já pensamos nisso.
Alugando um estúdio (+transporte) toda semana, como a gente faz, no anos nós gastariamos cerca de R$4.000
Montando o estúdio (os materiais para a construcão não vamos precisar tirar do nosso bolso), com cada um contrubuindo com R$ 50,00 por mês, gastariamos cerca de R$3.000,00 e quando acabasse, não precisaríamos mais gastar. E não sabemos até quando vamos precisar ficar alugando estúdio!


nathaly rizzatti
Membro

Mensagens : 8
Localização : sao bernardo do campo - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Cayo Castro Qui Mar 01, 2012 10:45 am

Queria eu no começo das minhas bandas ter pelo menos R$ 500,00 pra gastar em "construção de estúdio".
Usamos uma edícula na casa do vocalista, cobrimos com Sonex algumas partes. Uma sim, outra não. Depois colocamos tudo dentro e mandamos ver.
Na edícula não tinha nem janela. A impressão quando estávamos dentro é de estar numa sauna.
Era um suor bem gasto... Razz

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por nathaly rizzatti Qui Mar 01, 2012 12:31 pm

Haha, é o que pretendemos fazer... Usar um espaco que tem la em casa, mas ainda é preciso reformar por que tem um muro bem no meio e o teto é baixo (desnecessário). Vamos equipando os estúdio aos poucos Smile

nathaly rizzatti
Membro

Mensagens : 8
Localização : sao bernardo do campo - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qui Mar 01, 2012 12:46 pm

O teto baixo pode ser uma vantagem "ajuda a otimizar o ar condicionado"
Nosso pé direito é de cerca de 2,20 a 2,25 Devido a inclinação do teto.

Quando ao muro no meio, tem d ver se não tem viga/coluna embutida... Very Happy

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por nathaly rizzatti Qui Mar 01, 2012 12:51 pm

é, não tem viga nenhuma no muro... é que bem antigamente era um canil ali... e colocaram um muro baixo para dividir...

nathaly rizzatti
Membro

Mensagens : 8
Localização : sao bernardo do campo - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qui Mar 01, 2012 12:59 pm

nathaly rizzatti escreveu:é, não tem viga nenhuma no muro... é que bem antigamente era um canil ali... e colocaram um muro baixo para dividir...

Nessa caso então, faça uma super hiper dedetização antes de começar a obra.
A antiga funcionalidade é propensa a deixar algum parasita latente.
E esses tipos de parasita simplesmente ADORAM a grande maioria de materiais usados para isolamento. Tipo espuma, carpete e afins.Ainda mais em ambiente fechado; sem luz solar e ventilação.
É meio que automático, eles ficam latentes, quando percebem presença humana/atividade voltam também.
É serio, não negligencie.
FORTE ABRAÇO. Very Happy


EDIT:

Em tempo:
Nos mande seu e-mail por "MP se quiser" que eu te envio nossa planta/projeto.
Pode ser de alguma ajuda talvez. Very Happy


Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Qua Mar 07, 2012 11:45 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Yaltza Qua Mar 07, 2012 11:14 am

Nathaly,

Sem querer ser estraga prazer, com R$3k, vc não compra nem o material necessário para levantar as paredes de um estúdio; qto mais a mão de obra, e menos ainda o equipamento de áudio para ele. É impossível fazer um budget realista sem saber as dimensões que vocês têm para trabalhar, as pretensões de qualidade de som que vocês almejam na sala, e o nível de isolamento que vocês precisam ter para não incomodar ninguém perto. De qualquer forma, eu consideraria, para um estúdio meia boca, no mínimo R$10k em sala + mão de obra + equipo. E é meia boca MESMO, tô falando de quebra galho.

Claro que o conforto de ter um lugar para ensaiar em casa, sem horário para cumprir e com conforto, não tem preço. No entanto, este preço que você colocou é completamente irrealista, e a não ser que vocês estejam pensando BEM em como fazer este estúdio, a conta de R$3k (estúdio em casa) x R$4k (ensaiar fora) me parece completamente ilusório.

E preste bastante atenção na dica do Ship Room!!! Não é brincadeira esta questão de higiene.

Ah..

Por favor, evite caixas de ovo. Caixa de ovo é um material inflamável, alergênico, e com propriedades acústicas extremamente desagradáveis (absorve agudos e médio-agudos, sem absorver graves - contribuindo com o sensação de som abafado - e muito menos isolar). Ao contrário do que o Christian falou, elas não "dão reverb". Reverberação é um fenômeno causado pela incidência de ondas sonoras em uma superfície, que pode absorver/refletir menos ou mais dependendo de suas características. O mito da caixa de ovo me parece influenciado pelo formato do Sonex, que em determinado ponto histórico foi imitado no Brasil com a coisa mais próxima que tínhamos. De qualquer forma, é uma solução ridícula em um tempo em que qualquer pessoa pode ter acesso a bibliografia de acústica básica.

Boa sorte para vocês! - Apesar da minha recomendação ser reavaliar a hipótese do estúdio alugado.
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por nathaly rizzatti Qua Mar 07, 2012 3:03 pm

Obrigada,
Bom esse valor é o que temos para ir começando aos poucos.. E a mão de obra, os materiais e a maioria dos equipamentos ja temos!
O que incomoda mesmo é o tempo que gastamos indo em estudios já que o horario mais conveniente pra gente é sempre de noite, não temos carro e acaba ficando ruim pra ir e voltar e tudo mais... Mas vou repensar na sua dica kkk
Obrigada !!

nathaly rizzatti
Membro

Mensagens : 8
Localização : sao bernardo do campo - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qua Mar 07, 2012 3:08 pm

nathaly rizzatti escreveu:Obrigada,
Bom esse valor é o que temos para ir começando aos poucos.. E a mão de obra, os materiais e a maioria dos equipamentos ja temos!
O que incomoda mesmo é o tempo que gastamos indo em estudios já que o horario mais conveniente pra gente é sempre de noite, não temos carro e acaba ficando ruim pra ir e voltar e tudo mais... Mas vou repensar na sua dica kkk
Obrigada !!


Uma alternativa:

A maioria dos músicos que conheço, tem pelo menos 02 (instrumentos)
Porque vcs não usam esse vlr para comprar e deixar de forma permanente
"instrumentos back up/mesmo que mais inferiores/só para treino" no estúdio de sua preferência.Desde que o mesmo tenha depósito.
E ai a banda fica livre para ir e voltar de mão abanando. srsrsrsr


Última edição por SHIP ROOM ESTUDIO em Qua Mar 07, 2012 3:12 pm, editado 2 vez(es)

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por nathaly rizzatti Qua Mar 07, 2012 3:10 pm

Nossa... ai valeria muito mais a pena! É uma boa.. Não havia pensado nisso!
Muuuito obrigada!

nathaly rizzatti
Membro

Mensagens : 8
Localização : sao bernardo do campo - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qua Mar 07, 2012 3:12 pm

nathaly rizzatti escreveu:Nossa... ai valeria muito mais a pena! É uma boa.. Não havia pensado nisso!
Muuuito obrigada!

E ai nossa planta foi útil ? srsrsrsr

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Yaltza Qua Mar 07, 2012 3:15 pm

Desculpa perguntar, Nathaly, mas qual o tipo de mão de obra que você está levando em consideração? Para fazer um estúdio que tenha bom isolamento acústico, é preciso além de boa experiência em construção civil (em bom português, um pedreiro legal) um certo know how.

De qualquer forma, já que vocês parecem estar com a faca e o queijo na mão (mão de obra + materiais + equipamentos), te dou uma dica que pode poupar uma grana legal do seu budget de R$3k...

http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=1047 (tem preço melhor do que este; o link é só para referência)

Isto aí, mais uma leitura de umas 3 horas, podem poupar muito retrabalho e dor de cabeça posterior. É um livro relativamente fácil e com mtas dicas práticas para quem quer levantar um estúdio.

PS.: Considere que dos seus R$3k, uns R$700 - R$1k vão para um ar condicionado :-)
Yaltza
Yaltza
Membro

Mensagens : 126
Localização : Rio de Janeiro/RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qua Mar 07, 2012 3:18 pm

Yaltza escreveu:Desculpa perguntar, Nathaly, mas qual o tipo de mão de obra que você está levando em consideração? Para fazer um estúdio que tenha bom isolamento acústico, é preciso além de boa experiência em construção civil (em bom português, um pedreiro legal) um certo know how.

De qualquer forma, já que vocês parecem estar com a faca e o queijo na mão (mão de obra + materiais + equipamentos), te dou uma dica que pode poupar uma grana legal do seu budget de R$3k...

http://www.musitec.com.br/loja/produto.asp?cod=1047 (tem preço melhor do que este; o link é só para referência)

Isto aí, mais uma leitura de umas 3 horas, podem poupar muito retrabalho e dor de cabeça posterior. É um livro relativamente fácil e com mtas dicas práticas para quem quer levantar um estúdio.

PS.: Considere que dos seus R$3k, uns R$700 - R$1k vão para um ar condicionado :-)

Pode aumentar para R$ 1000,00 em caso de SPLIT srsrsr

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por nathaly rizzatti Qua Mar 07, 2012 3:25 pm

A mão de obra são meus próprios tios (sim, eles têm experiencia kk) e o ar condicionado també ja temos um que ninguem está usando em casa, ai vamos usar hahaha...

nathaly rizzatti
Membro

Mensagens : 8
Localização : sao bernardo do campo - sp

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qua Mar 07, 2012 3:28 pm

nathaly rizzatti escreveu:A mão de obra são meus próprios tios (sim, eles têm experiencia kk) e o ar condicionado també ja temos um que ninguem está usando em casa, ai vamos usar hahaha...


Vá por mim minha linda, renovem o set up de vcs, e deixem os instrumentos mais "caidinhos" no estúdio de confiança.
Temos inúmeros clientes que fazem isso.
E nada pagar o conforto de chegar/plugar/tocar e ir embora (srsrsrsr)

Sem contar, que comprar instrumento novo é sempre uma alegria né ? Very Happy

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Jhun Qui Mar 08, 2012 8:52 am

Só para constar... uma das grandes decepções que tive nessa vida foi a compra do ar condicionado.

Quando você pensa que vai gastar apenas o valor do mesmo e depois só ligar e pronto... você está enganado!

Como não tinha experiência no negócio, quase cai de costa quando vi que o valor para instalar é quase 50% o valor do aparelho... (Isso contando o material e a mão de obra).

Enfim, se você pensa em gastar apenas R$ 799,00 com ar condicionado (iguais aquelas promoções de sites da web... Smile ) pode ir preparando o bolso... Slap

____________________________
Jhun Stephano
Estúdio do Jhun
Jhun
Jhun
Membro

Mensagens : 210
Localização : Cotia-SP

http://www.estudiodojhun.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Claudio Qui Mar 08, 2012 8:59 am

^ É por aí mesmo, paguei R$ 1.100,00 no ar, e mais R$ 500,00 pra instalação, já contando com a conversão da tomada pra 220v.

E isso não foi no Ship não, foi pro estudio de casa mesmo!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Danilo Askow Qui Jul 17, 2014 2:16 pm

Ressuscitando o fórum! rsrs

Eu tenho uma banda que toca thrash, nós temos um estúdio próprio para ensaio, mas quando compramos os equipamentos, não tínhamos a menor ideia de qualidade, fomos na cara larga e compramos os mais baratos que tinha. Uma mesa da Wattsom que não sei qual modelo, só sei que é de 6 entradas P10, potencia também da Wattsom DBK 1500 e duas caixas que não sei se é ativa ou passiva(Tem só um B-52 na parte de baixo dela) e também não sei de quantos watts são, os falantes devem ser de 12''. Agora estamos querendo dar UP no nosso equipamento, começando pela mesa e potencia. Hoje tenho um amplificador de baixo da Staner BX200 e um Meteoro de 50 watts para a guitarra. O local de ensaio é em um comodo pequeno, 5 x 5.

E agora preciso da ajuda de vcs. Qual marca e modelos de mesa e potencia me aconselham comprar? Nossa ideia era gastar no maximo R$1200,00 com isso.
Danilo Askow
Danilo Askow
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por carimbass Qui Jul 17, 2014 2:58 pm

Danilo Askow escreveu:Nossa ideia era gastar no maximo R$1200,00 com isso.

Esquece....

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Danilo Askow Qui Jul 17, 2014 3:51 pm

carimbass, pq esquece??? Com R$ 1200 não consigo comprar uma potencia e uma mesa razoável? É apenas para ensaio, nada de gig.

Quanto vc acha que eu vou gastar?
Danilo Askow
Danilo Askow
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por carimbass Qui Jul 17, 2014 3:55 pm

Danilo Askow escreveu:carimbass, pq esquece??? Com R$ 1200 não consigo comprar uma potencia e uma mesa razoável? É apenas para ensaio, nada de gig.

Quanto vc acha que eu vou gastar?

Não consegue... Agora depende do seu nível de "razoável"... No seu caso eu escolheria apenas um item ( escolheria a mesa ) para dar um up, depois pensaria no resto...

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Jul 17, 2014 3:59 pm

Danilo,

Dá um passo de cada vez, com esta grana investe em uma mesa de som mackie de 16 canais. Se pesquisar bastante, vai encontrar uma bem conservada por este valor.

Só de dar um up na mesa, e começar a usar entradas balanceadas, vai render bem mais o seu som.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 17, 2014 4:34 pm

Danilo Askow escreveu:Eu tenho uma banda que toca thrash, nós temos um estúdio próprio para ensaio, mas quando compramos os equipamentos, não tínhamos a menor ideia de qualidade, fomos na cara larga e compramos os mais baratos que tinha. Uma mesa da Wattsom que não sei qual modelo, só sei que é de 6 entradas P10, potencia também da Wattsom DBK 1500 e duas caixas que não sei se é ativa ou passiva(Tem só um B-52 na parte de baixo dela) e também não sei de quantos watts são, os falantes devem ser de 12''. Agora estamos querendo dar UP no nosso equipamento, começando pela mesa e potencia. Hoje tenho um amplificador de baixo da Staner BX200 e um Meteoro de 50 watts para a guitarra. O local de ensaio é em um comodo pequeno, 5 x 5.

Venda tudo que vocês têm menos os amps de instrumentos. Compre uma caixa ativa de qualidade e um microfone.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Danilo Askow Qui Jul 17, 2014 5:28 pm

Eu vi no ML umas mesas da soundcraft(eu andei dando uma pesquisada em outros fóruns e vi que esse marca é boa) na faixa de R$700, pesquisei bem pouco ainda. Microfone tenho dois razoavelmente bons, não lembro a marca, mas um eu paguei R$180 e outro R$150.

Meu nível de razoável é quando a gente for ensaiar, conseguir ouvir o vocalista cantar limpo, sem distorcer e principalmente, sem microfonia. rs

Uma mesa legal seria mais importante que uma potencia legal?

Vocês tem alguma ideia marcas e modelos?
Danilo Askow
Danilo Askow
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 17, 2014 5:34 pm

Por que você precisa de mesa? Qual a formação da banda? Quantos cantam?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por afonsodecampos Qui Jul 17, 2014 5:44 pm

Um kit de caixa ativa/passiva de qualidade como o Alex disse, tem tudo o que você precisa, potência e mix. Dá até pra levar pra algumas gigs.
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Danilo Askow Qui Jul 17, 2014 5:46 pm

Eu não preciso da mesa para ligar os microfones nas caixas? Eu sou muito leigo, se vc tiver uma ideia pra gente fica a vontade. rs

Somos 4 na banda, Batera, baixo, guitarra e vocal, um canta e dois fazem alguns backing volcals.

Danilo Askow
Danilo Askow
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 17, 2014 5:55 pm

Danilo Askow escreveu:Somos 4 na banda, Batera, baixo, guitarra e vocal, um canta e dois fazem alguns backing volcals.

Compre uma caixa ativa Staner TSA-210. Uns 1500 Reais...

Ligue o mic do canário direto nela, sem mesa.
Venda o que você já tem.

Ensaie vocais separado, só com um violão ou guitarra bem baixinha.

Se for o caso de montarem um PA depois, basta adicionar mais 1 ou duas caixas idênticas e uma mesa com efeitos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 17, 2014 9:16 pm

Se é banda com um vocal só ligue só o vocal na caixa ativa como o Allex citou e abaixem o restante que tá ok.
Num espaço desse tamanho nada de ligar guitarras e baixo no PA.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Alexandre Lopes Qui Jul 17, 2014 9:48 pm

O Danilo disse que tem uma Wattsom DBK 1500, que é uma P.A bem honesta, tem quase 200 rms por canal...

O gargalo deve estar ou na mesa por não ter entradas balanceadas, ou na baixa qualidade dos alto falantes ... Talvez até fora de impedância...

Para simplificar a história, uma caixa ativa boa realmente é uma escolha muito boa. Hoje se fosse investir em algo, faria isso.

Mas já tendo uma P.azinha, seria interessante conferir a impedância dos falantes e fazer um teste com uma boa mesa com entradas balanceadas.







Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 17, 2014 10:14 pm

Pro uso dele até uma mesa daquelas pequenas de 4 ou 6 canais da Behringuer poderia resolver.
Uso um de 6 canais pra banda com vocal e dois backings e resolve bem
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 17, 2014 10:19 pm

Pra o sistema dele soar bem como uma boa caixa ativa, ele precisaria de um EQ, algum limiter e entender alguma coisa do assunto. Caixas ativas têm todo o DSP embutido, com excelente inteligibilidade. Além do que, um sistema ativo é facílimo de expandir, só precisa comprar mais caixas. Sem cálculo de impedância, amp pra carregar ou nada do gênero.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 17, 2014 10:27 pm

Concordo.
Na escola onde ensaio uso duas ativas e uma mesinha e segura bem.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Danilo Askow Sex Jul 18, 2014 9:20 am

A minha banda toca thrash metal, abaixar o volume é quase que impossível, o baterista senta a mão. rsrs

Pelo que entendi, uma mesa de qualidade melhor e uma caixa ativa de uma boa qualidade iria dar um grande up né?

Ontem fui em um estúdio que tem uma potencia da Wattsom BDK 3000 e uma mesa behringer, o som fica outra coisa, MUITO MELHOR.
Danilo Askow
Danilo Askow
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por joabi Sex Jul 18, 2014 9:44 am


Antes de investir em qualquer coisa eu acho que compensa chamar um amigo que trabalhe em algum estúdio de ensaio e pedir pra ele regular o som de vocês durante um ensaio. Pode ser que o que vocês já tem seja suficiente pro que precisam, ou pelo menos fica mais fácil identificar onde investir, vendo a banda tocar.

Uma regulagem simples pode mudar o som que vocês ouvem significativamente.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Danilo Askow Sex Jul 18, 2014 10:37 am

Joabi, a nossa mesa de som é bem fraquinha, temos que mudar mesmo e infelizmente não conhecemos ninguém que trabalha em estudio que possa nos ajudar.

Ja estou começando as minhas pesquisas, vamos ir comprando aos poucos mesmo, primeiro a mesa, depois as caixas e vamos vendo a melhora.

Me ajudem em mais uma questão.

Como disse anteriormente, nós somos em quatro na banda, quem canta é o vocalista(claro) e tem 2 becking. Uma mesa com quantos canais são o suficiente para nós?
Danilo Askow
Danilo Askow
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Sex Jul 18, 2014 12:12 pm

Danilo Askow escreveu:Joabi, a nossa mesa de som é bem fraquinha, temos que mudar mesmo e infelizmente não conhecemos ninguém que trabalha em estudio que possa nos ajudar.

Uma melhora realmente significativa no que você tem sairá por uns 2 ou 3K.

Pagar 2 horas de um técnico pra ligar tudo certinho, regular e te explicar o básico sairá o quê? 100 Reais?

A sugestão do Joabi é uma das que mais faz sentido.

De qualquer forma, se é só pra ensaio e o ambiente é pequeno, você não precisa mais do que um retorno individual pra cada um. O canário ficaria com a caixa ativa e cada um dos músicos com seu amp. Ainda acho isso plausível, principalmente pra quem não entende nada de áudio. Backing vocal se ensaia separado só com um violão. Sempre funcionou melhor assim...

De qualquer forma, sentindo falta, pega uma mesa depois. Essas Soundcraft do ML, apesar de não serem tão boas como as de antigamente, servem sim... Se são 3 mics, uma mesa de 4 canais serve.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Alexandre Lopes Sex Jul 18, 2014 12:27 pm

Danilo Askow escreveu:Ontem fui em um estúdio que tem uma potencia da Wattsom BDK 3000 e uma mesa behringer, o som fica outra coisa, MUITO MELHOR.

Pô ... Ai é mais fácil ainda!

Leva sua Wattsom BDK 1500 e liga nas caixas e mesa. Se o som ficar bom, começa primeiro com uma mesinha behringer que tenha pelo menos 4 canais xlr.
Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Membro

Mensagens : 1217
Localização : São José do Rio Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Danilo Askow Sex Jul 18, 2014 1:14 pm

Pelo que estou pesquisando vai de 2 a 3 mil facinho, vamos ter que aumentar nosso orçamento.

Boa ideia pagar um técnico para fazer uma consultoria e ajudar a gente regular os aparelhos.

Vocês conhece esses modelos da soudcraft: SX1202FX e SX802FX? Me aconselham investir neles? Ou pegar uma da Behringer ainda pode ser uma opção?
Danilo Askow
Danilo Askow
Membro

Mensagens : 25
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Mascis Sáb Jul 19, 2014 12:54 am

Cara, essas Soundcraft não sao as mesmas Soundcraft americanas não, cuidado!

Essas mesas são de uma linha ruizinha da Selenium chamada loudvox, renomeada com a marca Soundcraft/Selenium.

Em termos de relação custo benefício, se eu fosse você pegaria uma Behringer Xenix 1202fx, que tem 4 entradas de microfone (pelo que entendi voce usa 3), já tem efeito pra voz e tem entrada estéreo pra ligar um player e tirar as músicas, coisa que voce provavelmente faz tambem.

Liga ela em uma caixa amplificada (bota a caixa num pedestal) e pode mandar ver que resolve de boa. Smile
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 19, 2014 12:57 am

Mascis escreveu:Essas mesas são de uma linha ruizinha da Selenium chamada loudvox, renomeada com a marca Soundcraft/Selenium.

Em termos de relação custo benefício, se eu fosse você pegaria uma Behringer Xenix 1202fx

O que faria as Behringer melhores que as Selenium? Não é tudo Chinesa OEM?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Mascis Sáb Jul 19, 2014 1:10 am

Allex, não é bem assim. A china fabrica produtos horriveis e produtos fantásticos, tudo depende do cliente.

A Loudvox (que agora virou Soundcraft/Selenium) é uma mesinha OEM meia boca, a Behringer não. Ela tem projeto próprio (mesmo que copiado da Mackie, mas tem) e tem um controle de qualidade bem melhor.

Se por um lado não dá pra comparar as Behringer com as Mackie, Souncraft e Yamahas, por outro tambem não dá pra comparar com as staner, loudvox e ciclotron da vida. Ela fica no meio termo.

São mesinhas honestas e já me salvaram a vida muitas vezes. Se a grana dá, eu não pensaria duas vezes antes de pegar uma Mackie, mas se a grana tá curta, a única opção em termos de relaçao custo benefício que eu vi melhor que as Behringer até hoje, eram as Tapco by Mackie, que não fabricam mais e eu não vendo a minha nem por 10 real e uma cocada. Wink
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 19, 2014 1:12 am

Beleza, eu não conheço as Loudvox, mas as Behringer são bem mais ou menos.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Mascis Sáb Jul 19, 2014 1:53 am

Se a gente comparar as Behringer com as Mackie da vida ela é marromenos, mas se comparar com uma Ciclotron ela é a coisa mais linda do mundo!

Voce tá mal acostumado Allex, tá parecendo um amigo que de tanto tomar vinho bom, agora não consegue beber nenhum vinho que custe menos de 100 reais a garrafa. kkk

Sinceramente, voce acha que um gutural (vocal gritado) de trash metal em meio a uma bateria com bumbo duplo solto com a fúria de 150 siris em uma lata e duas guitarras distorcidas no "úrtimo volume", tudo isso em um estudio de fundo de quintal vai soar muito diferente em uma behringer ou em uma allen&heath? kkkkk rock 
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por allexcosta Sáb Jul 19, 2014 10:11 am

Mascis escreveu:Sinceramente,  voce acha que um gutural (vocal gritado) de trash metal em meio a uma bateria com bumbo duplo solto com a fúria de 150 siris em uma lata e duas guitarras distorcidas no "úrtimo volume", tudo isso em um estudio de fundo de quintal vai soar muito diferente em uma behringer ou em uma allen&heath? kkkkk rock 

Pra te falar a verdade eu nem sei o que é trash metal... Mas se o cara não estivesse buscando qualidade, ficaria com o que já tem, não?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Mascis Sáb Jul 19, 2014 11:01 am

allexcosta escreveu:
Pra te falar a verdade eu nem sei o que é trash metal... Mas se o cara não estivesse buscando qualidade, ficaria com o que já tem, não?

A banda brasileira Sepultura é trash metal. O Metallica nos primeiros discos era trash metal.

Eu acho que o cara tá sim buscando qualidade, mas dentro de um orçamento apertado. Agora que vi que ele so quer gastar 1200.

Se voce puder até 3.000,00 (ideal, equipamento "top"):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-573745436-mesa-mackie-de-8-canais-com-efeitos-e-interface-usb-profx8-_JM
e
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566543881-caixas-amplificadas-tapco-mackie-thump-th-15a-muito-novas-_JM


Se puder gastar até 2.000,00
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-566664963-mesa-som-mixer-behringer-1202fx-xenix-_JM
e
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-565921054-caixa-de-som-amplificada-ativa-15-selenium-js151a-usb-200w-_JM


Se só puder gastar os 1.200,00
Eu esperaria mais um pouco e juntaria mais dinheiro. Mas se não puder esperar, pega essa caixa JBL, liga na mesa que você já tem e deixa pra comprar o resto depois.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como montar o próprio estúdio? Empty Re: Como montar o próprio estúdio?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos