Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Billy Sheehan Harmonicos

+2
Masteles
bhpicon
6 participantes

Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por bhpicon Qua Fev 29, 2012 2:31 pm

Sou novo aqui no fórum, mas não achei nada relacionado a isso na busca. Eu queria saber se alguem sabe como o billy sheehan faz aqueles efeitos nos harmonicos dele.



Nesse vídeo ele usa o efeito aos 2:12. Eu tenho muito interesse e duvidas nos harmônicos artificiais. Se alguém puder dar uma mão ai.

bhpicon
Membro

Mensagens : 2
Localização : Sâo João Del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por Masteles Qua Fev 29, 2012 2:38 pm

E ai bhpicon!

Seja bem vindo!

Respondendo sua pergunta:

A "dedada" é essencial nesta técnica ai! Pois, são harmônicos artificiais sem palheta, ou seja, algo bem difícil de executar!

O segredo é ter uma captação de boa qualidade que consiga captar sinais mais altos, e, uma distorção poderosa... Além de ter a sutileza de golpear a corda com o menor movimento possível e voltar encostando o dedo polegar ou indicador na mesma quase que imediatamente.

Tudo isso, é claro no meio de um bend!

Eu pelo menos costumo executar assim!

Obs.: Caso você esteja se referindo aos "petelecos" que ele dá e saem os harmônicos, basta golpear em cima dos trastes que possuem harmônicos naturais!

Acho que algum colega por aqui pode dar uma explicação mais técnica! Vamos aguardar!

Twisted Evil



____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por BassPH Ter Mar 06, 2012 3:28 pm

Também sempree quis saber como executar essa técnica. Mais alguem ai pessoal?

____________________________
Clube Tagima #079 Clube dos Nerds, Geeks e Afins #062 Gospel Club #147
BassPH
BassPH
Membro

Mensagens : 34
Localização : MCZ

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por Sommerlatte Seg Mar 26, 2012 12:33 am

O que ele faz soar parecido com artificiais de guitarra é mais ou menos como "estalar os dedos" com a corda no meio.
Imagine-se estralando os dedos, agora, antes de juntar os dedos polegar e do meio, (eu uso o 'fura bolo') voce bota a corda no meio.
Eh uma fração de segundo de diferença entre um dedo batendo na corda e o outro dedo só fica em cima da corda, da mesma maneira que você faz harmônicos naturais na 4a, 5a 7a e 12a casa. Qual dedo faz oque, é muito pessoal, eu 'hito' a corda com o dedo indicador, e 'abafo' com o polegar.
Quem toca guitarra, vai entender com mais facilidade, é o mesmo sistema de harmonicos artificiais de guitarra, só que ao invés da palheta, voce usa outro dedo.




Eu faço nesse vídeo mais ou menos assim:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ygz8tYLAZgE#t=64s

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por Sommerlatte Seg Mar 26, 2012 1:51 am

Uma compressão violenta é fundamental!

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por Masteles Seg Mar 26, 2012 4:23 pm

Sommerlatte escreveu:O que ele faz soar parecido com artificiais de guitarra é mais ou menos como "estalar os dedos" com a corda no meio.
Imagine-se estralando os dedos, agora, antes de juntar os dedos polegar e do meio, (eu uso o 'fura bolo') voce bota a corda no meio.
Eh uma fração de segundo de diferença entre um dedo batendo na corda e o outro dedo só fica em cima da corda, da mesma maneira que você faz harmônicos naturais na 4a, 5a 7a e 12a casa. Qual dedo faz oque, é muito pessoal, eu 'hito' a corda com o dedo indicador, e 'abafo' com o polegar.
Quem toca guitarra, vai entender com mais facilidade, é o mesmo sistema de harmonicos artificiais de guitarra, só que ao invés da palheta, voce usa outro dedo.




Eu faço nesse vídeo mais ou menos assim:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ygz8tYLAZgE#t=64s

Foi como eu disse, alguém daria uma explicação mais técnica!

Smile

Valeu Sommerlatte!

Confesso que o estalar dos dedos eu não conhecia! Efetuo essa técnica no retorno do hit de pizzicato com o indicador direito, entre a unha (que é bem curta) e a parte de cima do dedo (mais ou menos na área onde se raspa uma raspadinha de lotérica), tem que ter uma precisão diabólica para fazer esses harms! Muitas fezes saem apenas uma simples Ghost Note ou um Bend seco!

Já com palheta a coisa fica bem mais simples, que nem uma guitarra: PALHETA+DEDO ENCOSTADO NA CORDA = HARM

Mas tirar esses harmônicos com palheta no baixo perde um pouco da magia! Laughing

Assim que chegar em casa testarei essa manha do "estalar de dedos" ai!

Twisted Evil

Valeu!

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por DenisLM Seg Mar 26, 2012 5:11 pm

Masteles escreveu:
A "dedada" é essencial nesta técnica ai!

Billy Sheehan Harmonicos Futurama-fry-I-see-what-you-did-there-eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3-200
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por Masteles Seg Mar 26, 2012 5:56 pm

^

Embarassed

Billy Sheehan Harmonicos 837805

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por bhpicon Seg Abr 09, 2012 2:46 pm

Valeu ai pessoal. Pra conseguir tirar uns harmônicos com esse volume só com compressor? Um compressor destaca os harmônicos?

bhpicon
Membro

Mensagens : 2
Localização : Sâo João Del Rei

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por vinibassplayer Sáb Abr 14, 2012 12:03 am

na verdade eu iinda ñ entendi quais as alterações o compressor faz no som, e tbm keria saber qual o drive ou distorção que tenha o timbre mais limpo e tbm destaque os harmonicos como no timbre do sheehan..
alguem sugere???

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por Sommerlatte Sáb Abr 14, 2012 3:04 pm

experimenta executar essa técnica com o baixo desligado...
Slap, depois tapping, depois harmonicos artificiais e depois pizzicato.
Vocês vão notar que há uma diferência brusca de volume entre todas elas...


na guitarra, nao se pede muito compressor pra faer isso, acredito eu, pelo fato de se usar palheta, o som sai mais uniforme (em volume)

com o dedo já leva mais tempo pra acostumar com a técnica, e nem sempre a dinamica é tão estável quanto uma palheta. que é um pedaço de plástico estático. Com palheta é mais fácil de aprender... e de timbrar pra ser ouvido fazendo.

o drive ajuda, mas nao sei dizer se é fundamental pois nunca toquei no baixo dele. só fazendo isso pra saber..

com um compressor de guitarra tipo o dyna comp (um que funcione) pode-se simular essa dinamica com tranquiilldade..

____________________________
***bpm "Não existem limites..." Rickenbacker Club #11 - "Eu participo de clubes por números" #1 - "Meu clubes estão abandonados" #0
Sommerlatte
Sommerlatte
Membro

Mensagens : 215
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por vinibassplayer Seg Abr 16, 2012 3:17 pm

sim, como ele faz, dá uns petelecos com o dedo anelar nas notas com harmonicos naturais. eh o q eu faço tbm.
o compressor ajuda bastante na clareza e volume, e um drive pesado ou distorção ajuda a tornar os "gritos" mais aparentes como na guitarra.

so queria saber qual distorção usar, que ñ embole o som e mantenha o timbre limpo e "compreendivel".

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Billy Sheehan Harmonicos Empty Re: Billy Sheehan Harmonicos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos