Equipamentos que danificam o instrumento

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Mensagem por Claudio em Qui Mar 01, 2012 9:03 am

Por favor, leiam esse texto, é importante:
http://www.paulogomes.com.br/realistprobl.htm

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Mensagem por Dpaulo em Qui Mar 01, 2012 3:07 pm

Cláudio,
muito interessante.
Será que adjusters e captadores que funcionam como adjusters de certa forma desequlibram o cavalete de forma a danificar o instrumento? Seria uma boa questão também.
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Mensagem por Claudio em Qui Mar 01, 2012 4:39 pm

^ Não faço idéia... apesar de não gostar de Adjusters, eu ainda não vi nenhum cavalete com problemas causados por essa peça.

Eu acho surreal o conceito dos Adjusters, não consigo conceber a idéia das pernas do cavalete cortadas/interrompidas daquela forma, interagindo com uma peça de metal (ou de madeira como o Eliel está fazendo).
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Mensagem por Fernando Zadá em Qui Mar 01, 2012 5:12 pm

Eu usei no meu e curtia a praticidade mas mexi muito pouco nele!!! Rssss
Mas tem lógica o lance dele atrapalhar a transmissão da vibração....
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Mensagem por Dpaulo em Qui Mar 01, 2012 6:55 pm

Cláudio já colocou lado a lado um baixo com e outro sem adjusters para vêr se dá diferença. Entendo a diferença da propagação, mas na minha curta experiência com baixos acústicos juro que não senti diferença no ouvido.
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Mensagem por Claudio em Qui Mar 01, 2012 8:24 pm

^ Essa é um comparação complicada de fazer, dificilmente você vai conseguir pegar dois acústicos idênticos... construção,, madeiras, harmonização de tampo e fundo, posição da Alma, essas coisas vão sempre variar de um instrumento pra outro!

O que já fiz foi: Quando comprei meu Nhureson lá em 2000-e-qualquer-coisa, ele veio com Adjuster. Toquei com ele assim durante uns 3 ou 4 meses e depois comprei um Cavalete novo e levei pro Afonso Marins trocar. Aí sim, a diferença foi gigante, muito perceptível, o som do baixo melhorou absurdamente... e não teve reposicionamento de Alma não, foi só a troca pura e simples de Cavalete!
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Mensagem por Dpaulo em Sex Mar 02, 2012 2:54 pm

Então tá mais que provado que tem alteração sim.
Agora que o bicho pega, uns captadores são na forma de Adjusters, outros tem esse problema que o Paulo Gomes relatou, existem bons captadores que não tenham nenhum desses problemas?
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Mensagem por GusVCD em Sex Mar 02, 2012 2:58 pm

Não é a minha praia, mas curti a informação demais! What a Face
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Mensagem por Claudio em Sex Mar 02, 2012 4:01 pm

Dpaulo escreveu:Então tá mais que provado que tem alteração sim.
Agora que o bicho pega, uns captadores são na forma de Adjusters, outros tem esse problema que o Paulo Gomes relatou, existem bons captadores que não tenham nenhum desses problemas?

Sim, existe... vários: Underwood, Wilson, Germano M, K&K Double Big, K&K Golden, e etc... o problema maior é que os tops como o Wilson, custa a bagatela de US$ 900,00

E isso convertido e com as taxas, você vai pagar mais de R$ 2.000,00 num captador...
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Mensagem por RenanDias em Sex Mar 02, 2012 4:18 pm

Bom, sinceramente eu sou totalmente contra adjusters, e mais contra ainda o Realist tradicional, tanto pelo fato da pressão no tampo, etc, quanto pelo som que deixa muito, muito a desejar. Já vi em uma dezenas de baixos diferentes e nenhum me convenceu.
Agora o novo Realist Sound Clip eu tirei o chapéu, mto legal :-D
e caro tb (US$ 399)

Pra instalar o Wilson (top!) também são necessários pequenos furos no cavalete, o que deve causar alguma mínima interferência/diferença na vibração, mas sem dúvidas nem se comparar a cortar as pernas do cavalete que é o caso dos adjusters.
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Mensagem por Dpaulo em Qui Mar 22, 2012 8:47 pm

ClaudioBass escreveu:
Dpaulo escreveu:Então tá mais que provado que tem alteração sim.
Agora que o bicho pega, uns captadores são na forma de Adjusters, outros tem esse problema que o Paulo Gomes relatou, existem bons captadores que não tenham nenhum desses problemas?

Sim, existe... vários: Underwood, Wilson, Germano M, K&K Double Big, K&K Golden, e etc... o problema maior é que os tops como o Wilson, custa a bagatela de US$ 900,00

E isso convertido e com as taxas, você vai pagar mais de R$ 2.000,00 num captador...

Cláudio,
desses que vc citou, qual vc achou com melhor custo benefício?
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Mensagem por Claudio em Sex Mar 23, 2012 6:25 am

Daqueles que citei, conheço bem e utilizo o Germano M e o Underwood, são pickups bem equivalentes, porém o Germano M ainda tem um preço melhor do que o Underwood. Segundo o baixista Jorge Oscar e alguns alunos da Villa-Lobos, o Germano M tem um som de Arco mais fiel do que o Underwood.

O Wilson eu já toquei usando baixos do Giffoni... o custo é alto, mas a qualidade é proporcional. Se eu tivesse verba disponível pra isso, gostaria de instalar esse pucikup no meu baixo, principalmente pra utilizar em gravações.

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Mensagem por Dpaulo em Seg Mar 26, 2012 6:57 pm

RenanDias,
você já testou ou já viu ao vivo o Realist Sound Clip ou apenas pelo youtube?
Um boa sacada dele é ter um knob de volume, que serviria de ganho para jogar para o amplificador, talvez nem precisando de um preamp.
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Mensagem por LuCaSbass em Seg Mar 26, 2012 7:28 pm

O Ron Carter quando tocou aqui em Brasília usou o Realist Sound Clip... O som é aquele de Realist mesmo, mas se é bom ou não só você ouvindo... eu não curto não, mas caras como o Ron Carter, o Patitucci e outros usam...

Eu acho que é um bom captador para ser usado em conjunto com microfone (como esses caras usam na maioria das vezes), mas puro tem um som muito grave e sem definição aos meus ouvidos.
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Mensagem por RenanDias em Seg Mar 26, 2012 9:12 pm

Dpaulo,

Já vi em uma situação ao vivo e testei pessoalmente em meu baixo.
No meu baixo ficou extremamente médio grave e sem definição porque praticamente os harmônicos sumiram, não gostei, mas no baixo do dono do captador o resultado foi muito bom.

Acho que cada vez mais estou convencido que existe "o" captador para "o seu" baixo, e achar esta combinação é que é difícil. Ainda mais aqui no Brasil que o acesso a equipamentos é tão difícil, escasso e caro.

Partilho da opinião do LucasBass, em situação ao vivo um captador piezo ajuda a trazer aquele peso, um ataque mais imediato, e combinado um microfone pra trazer a riqueza de timbre parece ser o setup ideal para palcos médios/grande.

Abraços
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