Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isenção de impostos para instrumentos importados.

+41
Thales_Sr
Stefano T.
Fabiano_Helenos
baixodoido
pesinho
BigBoy
jheanbass
Juninho_Bass
Paulo Penna
CaQuinhO
RodrigoBR
Vazquez
Bruno A. L. Veloso
dudamir
celsofaf
Polli
J.Adalberto
José Augusto
andremega
inibass
fgbass
malka_aff
edumoraes
Asisita
Sonikado
Ricardo Petrone
afonsodecampos
subgrave
djmmaster
Andremoura
CG
Bosclima
Aionius
Cantão
siodoni
GeTorres
JAZZigo
allexcosta
Moshe Bar Elohim
Diegobass
alexjorib
45 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Sex Abr 20, 2012 9:20 pm

Olá amigos baixistas.

Vamos unir nossas forças para acabar com a "palhaçada" de um instrumento musical custar no Brasil 10X MAIS do que em outros países e o que podemos fazer para que o governo pare de lucrar com o "suor" de todos os músicos brasileiros.

Todos nós sempre sofremos muito para obtermos um Setup decente, mas nem sempre conseguimos ter o que realmente necessitamos por não termos recursos financeiros para tal, ou até mesmo alguns desistem da musica por não terem como evoluir.

Muitos não sabem, mas nos Estados Unidos(por exemplo) um instrumento TOP custa realmente até 10 vezes menos do que aqui no Brasil.
Outro exemplo mais pratico, um contrabaixo Fender Jazz Bass American (no site GuitarCenter) custa a partir de U$500.00 (R$900,00), mas aqui no Brasil custa no minimo R$4.500,00 ou então um Fender Squier Jazz Bass 5 cordas que custa U$199.00 (R$358,00) nos EUA, já no Brasil é vendido na faixa de absurdos R$2.000,00.

Acontece que um senador chamado Cristovam Buarque elaborou em 2006 um projeto de lei que isenta os impostos de todos os instrumentos musicais importados, sendo que ele alegou que com isso os músicos brasileiros terão a chance de se desenvolverem com recursos iguais aos que músicos de países evoluídos tem.

O projeto de lei foi aprovado em 2009, faltando somente colocar em pratica a lei 345/2006, porém alguns políticos estão tentando prejudicar todos os músicos brasileiros alegando um monte de bobagens contrarias ao senador Cristovam.

Para isso eu criei um abaixo assinado online para que possamos pressionar o governo.
No link abaixo eu explico detalhadamente o que esta ocorrendo e ao final do texto explicativo tem um botão para assinar o abaixo assinado:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=isencao

(Divulguem este link PetiçãoPublica para o maior numero de músicos, profissionais da musica (djs,sonoplastas,etc), amadores da musica ou para quem simplesmente quer ajudar, pois assim a missão se tornará mais fácil - Sugiro que no Facebook surta mais efeito para publicarem o link)


Também tenho como intuito que a mídia elabore matérias que mostrem como é a nossa realidade como músicos e como o governo impede o desenvolvimento cultural do pais por desencorajarem os músicos e a quem deseja se tornar um musico no Brasil.
Além da grande mafia existente no pais em torno do comercio de instrumentos e acessórios musicais.

Link do movimento que criei no meu facebook: https://www.facebook.com/events/341871375875104/

Isso não é uma corrente, não é uma farsa e tão pouco algo que fiz por diversão ou por falta do que fazer, pesquisei e demorei para elaborar este movimento que espero que renda frutos tão logo possível. Somente com a união de nós músicos conseguiremos mudar essa triste realidade.

Muito obrigado e conto com a ajuda de todos, pois os beneficiados serão não só nós baixistas e sim todos os músicos brasileiros...
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Diegobass Sex Abr 20, 2012 10:58 pm

concordo! apoiado!
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Abr 20, 2012 10:59 pm

Amigo, desculpe mas você já enxugou gelo pra ver como é que é?

Já tentou secar o mar ou contar os grãos de areia da práia?

No


____________________________
"O dinheiro mal ganho não traz felicidade." (Lazlo Carreidas)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Sáb Abr 21, 2012 10:47 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Amigo, desculpe mas você já enxugou gelo pra ver como é que é?

Já tentou secar o mar ou contar os grãos de areia da práia?

No


Então caro Moshe, você leu o conteúdo(texto) do link da petição que eu escrevi?
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=isencao

Imagino eu, que, se você for músico entenderá o que se passa.

Sem entrar em discussão sobre o assunto, pois não tenho tempo para tal (uma vez que no link esta tudo explicado em português claro):

"...Você já enxugou gelo pra ver como é que é?...
Já tentou secar o mar ou contar os grãos de areia da praia?"

E você, já tentou fazer algo útil para ajudar alguém ou a si mesmo na vida?
Se sim, parabéns, sugiro que continue assim!
Caso não, eis uma boa oportunidade, assine o abaixo assinado e estará fazendo algo!

Abraço.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 21, 2012 10:52 am

Moshe Bar Elohim escreveu:Amigo, desculpe mas você já enxugou gelo pra ver como é que é?

Já tentou secar o mar ou contar os grãos de areia da práia?

Essa mensagem resume o motivo pelo qual o Brasil é um dos poucos países do mundo em que um presidente literalmente rouba o dinheiro da população do banco e continua vivo. E o filho da mãe hoje é Senador da República.

Tendo futebol no domingo e Carnaval em Fevereiro tá tudo certo...


Última edição por allexcosta em Sáb Abr 21, 2012 11:01 am, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por JAZZigo Sáb Abr 21, 2012 10:53 am

Petição assinada.
Parabéns pela iniciativa, Alex! up

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: N.Zaganin Custom J/MM Mustang Bass (Made In Brazil, 2021) - Powered by Nordstrand J/MM Pickup Set: BBM4 Big BladeMan + BJB4n Big J-Blade Warm & Wooly & Aguilar OBP-1 2-Band (Boost Only) w/ Master Tone 18V Onboard Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por GeTorres Sáb Abr 21, 2012 11:02 am

Para quem não entendeu o que o Tio disse, a referência do "presente" é o Fernando Collor de Mello, aquele que passou a mão na 'poupança' de todo mundo e ainda teve quem o aplaudiu de pé!

Conheci pessoas cujo os pais se suicidaram por causa do confisco do dinheiro, um eu conheci pessoalmente.

Negros tempos, ainda bem que hoje a Constituição Federal proíbe terminantemente este tipo de atitude.

Petição assinada!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por siodoni Sáb Abr 21, 2012 11:07 am

Resolvendo ou não fiz a minha parte.
Assinei.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6366
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Cantão Sáb Abr 21, 2012 11:15 am

Assinado... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Aionius Sáb Abr 21, 2012 11:45 am

Assinado! up

____________________________
“ Don’t cry or be afraid, some things only can be made in the storm... ”
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4834
Localização : Embu - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Bosclima Sáb Abr 21, 2012 12:11 pm

Assinado, Demais cara!

____________________________
Exit... Stage Left. #086 Condor, #123 SX.
Bosclima
Bosclima
Membro

Mensagens : 131
Localização : São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por CG Sáb Abr 21, 2012 12:52 pm

siodoni escreveu:Resolvendo ou não fiz a minha parte.
Assinei.
(2)

Só uma observação, o correto é afirmar que um instrumento no Brasil custa em média 5X mais caro e não 10X, dá mais legitimidade ao texto.


Última edição por CG em Sáb Abr 21, 2012 12:56 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Andremoura Sáb Abr 21, 2012 12:54 pm

Assinado tb!

Apesar das manifestações contrárias, eu entendo um pouco a postura do Moshe. É que as vezes cansamos da luta, por não ver resultados, eu mesmo já me senti assim várias vezes... Mas bola pra frente!

____________________________
Musco lapis volutus non abducitur
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1231
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por djmmaster Sáb Abr 21, 2012 1:36 pm

assinado
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 21, 2012 1:39 pm

Andremoura escreveu:Apesar das manifestações contrárias, eu entendo um pouco a postura do Moshe. É que as vezes cansamos da luta, por não ver resultados, eu mesmo já me senti assim várias vezes...

Lembre-se que outro dia em 1985 tínhamos uma ditadura e conquistas como Procon são relativamente recentes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por subgrave Sáb Abr 21, 2012 2:00 pm

alexjorib escreveu:

Vamos unir nossas forças para acabar com a "palhaçada" de um instrumento musical custar no Brasil 10X MAIS do que em outros países e o que podemos fazer para que o governo pare de lucrar com o "suor" de todos os músicos brasileiros.

E se isto acontecer as nacionais como Condor, Tagima, Meteoro e outras correm sérios riscos de quebrar e muita gente ficar sem emprego e vcs conhecem todo o resto da história...

alexjorib escreveu:

Todos nós sempre sofremos muito para obtermos um Setup decente, mas nem sempre conseguimos ter o que realmente necessitamos por não termos recursos financeiros para tal, ou até mesmo alguns desistem da musica por não terem como evoluir.

Aí é vc que tem que ficar esperto e deixar de ser noob. Tem um monte de gente que dá um jeitinho...


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por afonsodecampos Sáb Abr 21, 2012 2:43 pm

Feito!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 21, 2012 3:01 pm

subgrave escreveu:Aí é vc que tem que ficar esperto e deixar de ser noob. Tem um monte de gente que dá um jeitinho...

Mas a idéia é justamente deixar de ser um país que vive no Século XVI, onde o jeitinho é a solução pra tudo. O Brasil nunca vai ser um país de Primeiro Mundo se a cabeça do povo for de Terceiro. O benefício imediato do "jeitinho" não acrescenta nada à nação e só nos afasta de uma solução para os inúmeros problemas estruturais que nos afligem. A pessoa cresce vendo criança na rua, favela, trânsito caótico, salário de miséria e acha que isso é o normal, mas não é... Talvez seja normal pra um país pobre como a Namíbia mas não para a quinta economia do mundo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Ricardo Petrone Sáb Abr 21, 2012 3:05 pm

"E se isto acontecer as nacionais como Condor, Tagima, Meteoro e outras correm sérios riscos de quebrar e muita gente ficar sem emprego e vcs conhecem todo o resto da história... "

Perdoem minha ignorância.... Mas não é tudo Made in Indonesia ou China???
scratch

____________________________
Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Ricardo Petrone
Ricardo Petrone
Membro

Mensagens : 1717
Localização : Tijuquistão, Hell de Janeiro...

http://www.reverbnation.com/syntagmatrio

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por JAZZigo Sáb Abr 21, 2012 3:06 pm

subgrave escreveu:
alexjorib escreveu:Vamos unir nossas forças para acabar com a "palhaçada" de um instrumento musical custar no Brasil 10X MAIS do que em outros países e o que podemos fazer para que o governo pare de lucrar com o "suor" de todos os músicos brasileiros.

E se isto acontecer as nacionais como Condor, Tagima, Meteoro e outras correm sérios riscos de quebrar e muita gente ficar sem emprego e vcs conhecem todo o resto da história...
Esses riscos seriam factíveis em casos de falsificação, pirataria e dumping, mas este não é o assunto abordado neste tópico. Além disso, "Reserva de Mercado" é uma coisa nunca funcionou, não funciona e duvido muito que um dia venha a funcionar no Brasil. Por outro lado, a concorrência justa, sim.

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: N.Zaganin Custom J/MM Mustang Bass (Made In Brazil, 2021) - Powered by Nordstrand J/MM Pickup Set: BBM4 Big BladeMan + BJB4n Big J-Blade Warm & Wooly & Aguilar OBP-1 2-Band (Boost Only) w/ Master Tone 18V Onboard Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por GeTorres Sáb Abr 21, 2012 3:08 pm

(Sobre a postagem do Tio logo acima, tenho certeza que vão me chamar de puxa saco, mas...)

São 5 linhas que expressam muito bem o que muitos, inclusive eu penso. Enquanto ficamos pensando que "jeitinho" resolve tudo, nada mudará!

A mudança tem que começar nas bases, mas se as pessoas que estão um, dois 'degraus' acima e podem ser formadores de opinião não mudarem o modo que pensam para passar o exemplo, o que mudará e quando mudará?



Última edição por GeTorres em Sáb Abr 21, 2012 3:09 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementação)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por JAZZigo Sáb Abr 21, 2012 3:10 pm

Ricardo Petrone escreveu:Perdoem minha ignorância.... Mas não é tudo Made in Indonesia ou China???
scratch
Pois é! E ainda tem isso! Rolling Eyes

____________________________
"Odeio o ouvinte de memória fiel demais." (Erasmo de Rotterdam, 1466-1536†)
Avatar: N.Zaganin Custom J/MM Mustang Bass (Made In Brazil, 2021) - Powered by Nordstrand J/MM Pickup Set: BBM4 Big BladeMan + BJB4n Big J-Blade Warm & Wooly & Aguilar OBP-1 2-Band (Boost Only) w/ Master Tone 18V Onboard Preamp
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16289
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Sonikado Sáb Abr 21, 2012 3:11 pm

Acho que há algum equívoco em culpar somente os impostos nessa roubalheira.
O mercado de instrumentos não é tão diferente do automobilístico. O pessoal poe o preço que quiser, se baixar o imposto provavelmente as importadoras vão manter o preço igual (vulgo mais lucro pra elas)

Eu defendo sim a redução de impostos, mas acho que não são a grande fatia do preço dos produtos que vemos hj no mercado!

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por CG Sáb Abr 21, 2012 3:19 pm

Sonikado escreveu:Acho que há algum equívoco em culpar somente os impostos nessa roubalheira.
O mercado de instrumentos não é tão diferente do automobilístico. O pessoal poe o preço que quiser, se baixar o imposto provavelmente as importadoras vão manter o preço igual (vulgo mais lucro pra elas)

Eu defendo sim a redução de impostos, mas acho que não são a grande fatia do preço dos produtos que vemos hj no mercado!

Nisso eu concordo, mas abaixar os impostos já ajuda bastante, o ideal seria a empresa vir direto ao Brasil e não trabalhar com Dealer, mas isso já é utopia.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por GeTorres Sáb Abr 21, 2012 3:21 pm

Uma imagem que reflete bem a ideia do jeitinho:

Isenção de impostos para instrumentos importados. Praacab

(Postagem original do Cantão, em "Racho de rir com algumas charges postadas no facebook)

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 21, 2012 3:59 pm

Sonikado escreveu:Acho que há algum equívoco em culpar somente os impostos nessa roubalheira.
O mercado de instrumentos não é tão diferente do automobilístico. O pessoal poe o preço que quiser, se baixar o imposto provavelmente as importadoras vão manter o preço igual (vulgo mais lucro pra elas)

Eu defendo sim a redução de impostos, mas acho que não são a grande fatia do preço dos produtos que vemos hj no mercado!

Se os impostos fossem reduzidos e as lojas não acompanhassem quem deixaria de fazer uma simples importação ao invés de pagar preço de loja?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Asisita Sáb Abr 21, 2012 4:02 pm

Assinado
Asisita
Asisita
Membro

Mensagens : 56
Localização : Bragança Paulista/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por CG Sáb Abr 21, 2012 4:06 pm

allexcosta escreveu:
Se os impostos fossem reduzidos e as lojas não acompanhassem quem deixaria de fazer uma simples importação ao invés de pagar preço de loja?

Tio, tente importar um baixo Fender da Guitarcenter. Eles não enviam para o Brasil pelo acordo com o Dealer daqui, que no caso da Fender é o que cobra o mark-up mais elevado.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por edumoraes Sáb Abr 21, 2012 4:09 pm

O jeitinho eh a semente da corrupçao.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Sonikado Sáb Abr 21, 2012 5:33 pm

allexcosta escreveu:
Sonikado escreveu:Acho que há algum equívoco em culpar somente os impostos nessa roubalheira.
O mercado de instrumentos não é tão diferente do automobilístico. O pessoal poe o preço que quiser, se baixar o imposto provavelmente as importadoras vão manter o preço igual (vulgo mais lucro pra elas)

Eu defendo sim a redução de impostos, mas acho que não são a grande fatia do preço dos produtos que vemos hj no mercado!

Se os impostos fossem reduzidos e as lojas não acompanhassem quem deixaria de fazer uma simples importação ao invés de pagar preço de loja?
O problema é a importação impedida, citado pelo CG, onde empresas fecham suas vendas ao país devido a presença de importador nacional.
E também a quantidade elevada de desavisados fora da internet, que veriam a notícia na tv e não entenderiam o preço daquilo na loja, mas comprariam mesmo assim...

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por malka_aff Sáb Abr 21, 2012 7:29 pm

assinado!!!

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por fgbass Sáb Abr 21, 2012 8:44 pm

Assinado! So por curiosidade, quantas assinaturas tu ja conseguiu?
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por inibass Sáb Abr 21, 2012 11:38 pm

Bem pessoal, tenho uma opinião controversa nessa história e vou tentar explicar.

No Brasil infelizmente nós somos muito pacíficos, basta olharmos algumas simples notícias que passam despercebidas tipo protestos de nus na França, gente parando transito na Russia, gente entrando em confronto com policiais na Alemanha e etc....por causas quase sempre nobres mas sempre nos relatadas pela mídia como sendo anarquistas ou algo do tipo....
... a questão é que nestes países a população é ativa, e mesmo sendo nações ricas, população em sua maioria de classe média e alta para os nosso padrões, eles gritam e gritam alto por qualquer coisa que seus representantes venham a fazer....e é justamente isso que nós fomos ensinados a não fazer e os políticos chegaram ao ponto que chegou. tudo culpa de uma cultura de omissividade.

Agora sobre os impostos de importação. Primeiramente temos que entender o motivo justo dele, que seria de proteger o mercado interno, nossos fabricantes...mas que infelizmente se torna apenas mais uma fonte de renda para os cofres públicos.
Ao meu ponto de vista, o governo deve sim proteger o mercado de produção interna, mas apenas para produtos que exista a produção interna. Exemplo: se ninguem fabrica um amp GK top dentro daquela categoria então ele deveria ter taxas bem diferenciadas quase nulas.

Pense do lado do luthier, muitos teriam ate que fechar, pq a população ia preferir comprar um squier de 500 contos a comprar um MLaghus, assim como ficam satisfeitos em comprar carro 1.0 duas portas e sem ar-condicionado.
Fender, Ken Smith, Music Man e etc um dia foram lutherias, começaram a mexer com madeiras e fabricar seus próprios captadores, mexeram com a produção local no que se refere a acessórios, fabricar tarrachas, pontes e etc para suprir a necessidade dele (ou vc acha que essas fabricas tb fundem o metal em fornos para fabricar seus hardwares).
Como até o Alex citou aqui em outro tópico o fato de nós considerarmos fender um instrumento top aqui no Brasil mas não ser assim considerado em outros locais do mundo...
o imposto teria como função inicial fazer vc ir até o outro bairro e encomendar ou comprar pronto um instrumento feito pelo profissional e que foi assim auxiliado pelo seu vizinho ou parente que teve oportunidade ao emprego decente, não o seu dinheiro ir até a korea ou indonésia já como esmola à mão de obra quase escrava. Ou seja incentivar a produção local e fazer com que o seu luthier tenha oportunidade de crescimento e melhoria de qualidade assim como os outros já consolidados no mercado tiveram.
Particularmente eu prefiro ir ate um luthier, e pagar muitas vezes bem menos, pra ter um instrumento beeeem superior a muitos de vitrine de loja.
Concordo que a maioria da produção de peças e acessórios tivessem impostos reduzidos, isso até incentivaria a produção para o luthier, pq muitas vezes o mais caro é a ferragens a gosto do cliente. Mas esse processo deveria ser fiscalizado e classificado o seu nível de qualidade, a ponto de que quando tivéssemos no país fabricantes de materiais similares, os impostos pudessem auxiliar/incentivar essa produção local.

Esse é apenas o meu ponto de vista, independente de posição política ou partidária ou defesa de regime, assuntos estes que eu não me atrevo a discutir, muito menos neste ambiente que em nada tem relação.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 21, 2012 11:50 pm

^ Abrir o mercado tem efeitos colaterais sim, mas a longo prazo o resultado é a modernização da indústria local e preços mais baixos.

Se o corno do Fernando Collor não tivesse aberto o mercado de carros até hoje estaríamos andando de Fusca e Fiat 147.

O resultado desse protecionismo é um país com recursos maravilhosos que não tem tecnologia para construir nada.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por inibass Sáb Abr 21, 2012 11:55 pm

/\ Concordo...por isso que cito o fato de importar, com baixas taxas ou nulas os produtos ou matéria prima que não se encontrem com a devida qualidade ou que possam concorrer de forma mais equilibrada, como eu falei de hardwares me referindo como peças e acessórios.....a curto prazo é pesado mas a longo prazo (que já deveria ter chegado) pode ser muito interessante, e com a devida edução de qualidade criaríamos tb nossa tecnologia de ponta e com visão mais ampla que as de 50 anos atrás (em muitos casos).

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por andremega Dom Abr 22, 2012 2:04 am

Esse negócio de abrir mercado pra modernizar é bom no papel, mas na prática não é bem assim.

Indústria de tecnologia foi uma que só andou pra trás. Agora, coisa de uns 3 anos pra cá que retomaram a montagem de equipamentos, na base de MUITO incentivo fiscal. O Brasil não fabrica um chip sequer, se fabricar é coisa muito específica. Se duvidar nem transistor faz. Por outro lado, a abertura permitiu que pudéssemos consumir tais produtos, mas o preço foi o fechamento de várias empresas da área, que realmente não tinham condições de concorrer com o exterior.

O áudio é outro caminho sem volta: vários fabricantes tentaram vender produtos chineses mas em seguida fecharam. A Gradiente foi uma delas. Outras logo abandonarão o mercado interno, se não forem compradas antes por venderem bem no mercado externo.

Eu acredito que muitos instrumentos passariam por isso: quase que exclusivamente os produtos seriam importados caso houvesse isenção. Quando uma Tagima, por exemplo, poderia concorrer com a Squier, que deve vender aí umas 1000x mais que ela todo mês? Nem a badalada Zaganin aguentaria. Aí é fabricar prateleira...


As vezes pensamos seco no nosso bolso de forma imediata, mas um passo desses mexe fortemente com a vida de muitas pessoas. Por isso todo e qualquer mudança de aliquota deve ser avaliada criteriosamente.

Eu continuo achando que uma maioria dos produtos "caros pelo imposto" não passam de caros pelo lucro. Sempre cito o exemplo do Ford Fusion, que, com todos os impostos e taxas pagos (ele tem isenção de II por ser produzido no México, situação inversa do City mas mesmo problema de preço) custa o dobro do que deveria custar pois, segundo a Ford "há necessidade de colocação no mercado", ou seja: se tão pagando 90 mil num carro que vale 45, eu continuo pedindo 90!

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por José Augusto Dom Abr 22, 2012 7:44 am

Assinado.
José Augusto
José Augusto
Membro

Mensagens : 413
Localização : Nova Friburgo

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por allexcosta Dom Abr 22, 2012 8:59 am

andremega escreveu:Eu continuo achando que uma maioria dos produtos "caros pelo imposto" não passam de caros pelo lucro. Sempre cito o exemplo do Ford Fusion, que, com todos os impostos e taxas pagos (ele tem isenção de II por ser produzido no México, situação inversa do City mas mesmo problema de preço) custa o dobro do que deveria custar pois, segundo a Ford "há necessidade de colocação no mercado", ou seja: se tão pagando 90 mil num carro que vale 45, eu continuo pedindo 90!

E onde fica a concorrência? O Brasileiro não tem o hábito da informação, muito menos o Brasileiro com dinheiro no bolso que quer mostrar o carro novo pra o vizinho. As empresas abusam porque tem uma clientela ignorante.

Os impostos Brasileiros são abusivos, é só comparar com os de qualquer país. Não adianta a gente querer tampar o sol com a peneira achando que o Brasil é normal porque não é. Não se demora anos pra construir uma estrada, não se paga o dobro em bens importados...

Países que tem metade dos impostos do Brasil oferecem escolas de qualidade gratuitas com transporte incluído, hospitais modelos onde todos são atendidos rápido, segurança pública eficiente, ruas e estradas decentes, etc...

Acho que se o povo pagasse o que paga de impostos e visse retorno nos serviços públicos não ficaria tão grilado, mas o que acontece no Brasil é similar a você pagar uma faxineira e chegar em casa às 7 da noite e a casa estar toda suja, o lixo acumulado e a moça assistindo novela. Seu imposto está comprando um serviço que você não leva. Gente, as ruas do Brasil parecem com a superfície da Lua...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Dom Abr 22, 2012 4:13 pm

CG escreveu:
siodoni escreveu:Resolvendo ou não fiz a minha parte.
Assinei.
(2)

Só uma observação, o correto é afirmar que um instrumento no Brasil custa em média 5X mais caro e não 10X, dá mais legitimidade ao texto.

Sim, tanto que coloquei até 10x mais...
Existem itens que custam 5x mais, mas a maioria passa de 5x e muitos principalmente instrumentos profissionais, chegam a custar 10x mais.

O texto é legitimo e acho que ainda faltou eu mencionar algumas coisas, mas como o texto já ficou extenso optei por para por ali, pois já esta auto-explicativo.

Mas obrigado pela atenção e pelo conselho.

alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Dom Abr 22, 2012 4:22 pm

Ricardo Petrone escreveu:"E se isto acontecer as nacionais como Condor, Tagima, Meteoro e outras correm sérios riscos de quebrar e muita gente ficar sem emprego e vcs conhecem todo o resto da história... "

Perdoem minha ignorância.... Mas não é tudo Made in Indonesia ou China???
scratch

Não é ignorância não, a industria nacional inexiste e pior ainda, eles (por falta de condições, estrutura, custo e imposições governamentais) estão importando tudo pronto.
(se fosse somente alguns itens como hardware e eletrônica, tudo bem)

Ou seja, não tem cabimento alguém questionar que uma lei que isenta a importação de instrumentos irá prejudicar, onde a industria e o comercio serão ainda os maiores privilegiados.

Obrigado pela atenção.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por edumoraes Dom Abr 22, 2012 5:19 pm

"Quem acredita sempre alcança"

assinado.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por J.Adalberto Dom Abr 22, 2012 5:42 pm

opa

assinado

____________________________
Abrçs, J.Adalberto
"…All men play on ten, never gonna turn down again..."
www.joaoadalberto.com.br
J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3455
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por andremega Dom Abr 22, 2012 5:58 pm

allexcosta escreveu:
andremega escreveu:Eu continuo achando que uma maioria dos produtos "caros pelo imposto" não passam de caros pelo lucro. Sempre cito o exemplo do Ford Fusion, que, com todos os impostos e taxas pagos (ele tem isenção de II por ser produzido no México, situação inversa do City mas mesmo problema de preço) custa o dobro do que deveria custar pois, segundo a Ford "há necessidade de colocação no mercado", ou seja: se tão pagando 90 mil num carro que vale 45, eu continuo pedindo 90!

E onde fica a concorrência? O Brasileiro não tem o hábito da informação, muito menos o Brasileiro com dinheiro no bolso que quer mostrar o carro novo pra o vizinho. As empresas abusam porque tem uma clientela ignorante.

Os impostos Brasileiros são abusivos, é só comparar com os de qualquer país. Não adianta a gente querer tampar o sol com a peneira achando que o Brasil é normal porque não é. Não se demora anos pra construir uma estrada, não se paga o dobro em bens importados...

Países que tem metade dos impostos do Brasil oferecem escolas de qualidade gratuitas com transporte incluído, hospitais modelos onde todos são atendidos rápido, segurança pública eficiente, ruas e estradas decentes, etc...

Acho que se o povo pagasse o que paga de impostos e visse retorno nos serviços públicos não ficaria tão grilado, mas o que acontece no Brasil é similar a você pagar uma faxineira e chegar em casa às 7 da noite e a casa estar toda suja, o lixo acumulado e a moça assistindo novela. Seu imposto está comprando um serviço que você não leva. Gente, as ruas do Brasil parecem com a superfície da Lua...

Allex, nossa alíquota de impostos, com tudo somado, não fica longe dos paises desenvolvidos não. O problema é justamente a má gestão dos recursos (leia-se desperdício e roubalheira).
Quando comparamos em estados sociais, como os europeus, é perceptível a diferença de qualidade nos serviços públicos. Quanto a isso não há que se questionar. Os EUA ficam à parte pois eles tem outra visão de Estado: haja vista o problema que o Obama criou ao tentar universalizar a saúde. Mas falamos da maior economia do mundo.

Realmente o brasileiro é ignorante ele não se preocupa com o custo do produto, com o valor do seu dinheiro, mas sim se a "parcelinha" cabe no salário. Mas é problema do consumidor, não do empresário.

A questão da importação, cada país aumenta ou diminui seus impostos de acordo com o interesse naquele produto. Aqui a guitarra é sobretaxada? Nos EUA é o suco de laranja. A industria de algodão nos EUA não é competitiva? O governo dá subsidios aos produtores para que concorra com o Brasil em pé de igualdade (lembro que os EUA foram condenados na OMC por uma reclamação feita pelo Brasil sobre esse tema). Todo país tem sua política de proteção ao mercado interno. Natural isso. Compare o preço das Havainas aqui e na Europa, o preço da Ypioca, do Velho Barreiro. Não pagam o mesmo que lá.

Quando digo que os impostos não são o problema não é por serem altos mas tem muito mais coisa aumentando os custos: lembra da história da grande importadora que lançava os preços a menor para pagar menos imposto? Lembra do caso Daslu? São exemplos do que se faz de forma generalizada com o imposto de importação: lança-se o valor de importação à menor (as vezes 1000x menor), paga-se esse menor imposto e a diferença, ao invés de aparecer no preço final, vai limpinha pro bolso do empresário. E além disso ele ainda mete o preço lá em cima, justificando que a "carga de impostos é alta", aí aparece essas pérolas de coisa 5x mais caras que no mercado internacional. E como tem gente que paga (tudo bem, não tem opção mesmo), eles continuarão fazendo.


Pagamos sim muito imposto, não temos retorno no mesmo nível, mas não podemos isentar a mentalidade do empresário brasileiro que ainda permanece nos tempos de hiperinflação, onde faturamento de 500% era obrigatório dado os 200% de inflação nos 90 dias que ele levava pra faturar a mercadoria. Lucros em países desenvolvidos dizem ser na casa dos 10% quando muito. Aqui muitos reclamam de um lucro desses.


Quer ver uma coisa? Ano passado procurando um Warwick me deparei com o Tanaris em uma loja. Achei que era sobra de estoque. Poucos meses depois vi que muitas lojas passaram a oferecer o baixo. Mas como, se ele saiu de linha em 2009?

Pelo mesmo motivo que comprei um Fender zero na loja (que estava o mesmo preço dos EUA!) e só aparecia no site da Fender "brasileira": os importadores trazem instrumentos fora de linha para cá porque certamente pagam menos do que em produção. E como distribuidores e compradores em quantidade eles certamente já tem um preço bem menor do que pagaríamos na loja americana, o que pra mim indica que pagam muito barato nesses equipamentos. Em suma: compramos RESTO. E nem duvido que venham os bons e velhos refurbished, devoluções reembaladas, essas coisas. E pagamos caro por isso. E essa parte não é culpa do imposto: ele é somente uma fatia da enrolação que é nosso mercado, mas não é a maior delas.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por andremega Dom Abr 22, 2012 5:59 pm

alexjorib escreveu:
Ricardo Petrone escreveu:"E se isto acontecer as nacionais como Condor, Tagima, Meteoro e outras correm sérios riscos de quebrar e muita gente ficar sem emprego e vcs conhecem todo o resto da história... "

Perdoem minha ignorância.... Mas não é tudo Made in Indonesia ou China???
scratch

Não é ignorância não, a industria nacional inexiste e pior ainda, eles (por falta de condições, estrutura, custo e imposições governamentais) estão importando tudo pronto.
(se fosse somente alguns itens como hardware e eletrônica, tudo bem)

Ou seja, não tem cabimento alguém questionar que uma lei que isenta a importação de instrumentos irá prejudicar, onde a industria e o comercio serão ainda os maiores privilegiados.

Obrigado pela atenção.

Ih, bicho, se for por esse caminho só vai sobrar industria na China, pois o modelo OEM é adotado no mundo todo.

____________________________
Qero ve os pessoau vim mi arremendá: tô nas regra do MEC. E se mi inplicar, vou proceçar por precomsseito lin... linguiç... é... de língoa!
andremega
andremega
Membro

Mensagens : 2878
Localização : Paraíba - Patos/João Pessoa

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Dom Abr 22, 2012 8:29 pm

francotedescogabrieli escreveu:Assinado! So por curiosidade, quantas assinaturas tu ja conseguiu?

Olá Franco.
No link da petição tem um outro link para visualizar quantas assinaturas tem.

Pelo que vi agora pouco tem 112 (mas acho que o pessoal vai divulgar o link para que mais pessoas possam assinar).

Mas até que o numero esta bom, por eu ter feito o abaixo assinado a poucos dias.

Abraço e vamos tentar mudar esse cenário lastimável para nos músicos.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por fgbass Dom Abr 22, 2012 8:36 pm

Bah, nem tinh visto o link, desculpa Very Happy
eu usei a ferramenta de divulgação do proprio site, tu sabe se tem mais alguma coisa que eu possa fazer pra contribuir para a divulgação?
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Polli Dom Abr 22, 2012 8:42 pm

Assinado!
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Dom Abr 22, 2012 8:47 pm

inibass escreveu: Bem pessoal, tenho uma opinião controversa nessa história e vou tentar explicar.

No Brasil infelizmente nós somos muito pacíficos, basta olharmos algumas simples notícias que passam despercebidas tipo protestos de nus na França, gente parando transito na Russia, gente entrando em confronto com policiais na Alemanha e etc....por causas quase sempre nobres mas sempre nos relatadas pela mídia como sendo anarquistas ou algo do tipo....
... a questão é que nestes países a população é ativa, e mesmo sendo nações ricas, população em sua maioria de classe média e alta para os nosso padrões, eles gritam e gritam alto por qualquer coisa que seus representantes venham a fazer....e é justamente isso que nós fomos ensinados a não fazer e os políticos chegaram ao ponto que chegou. tudo culpa de uma cultura de omissividade.

Agora sobre os impostos de importação. Primeiramente temos que entender o motivo justo dele, que seria de proteger o mercado interno, nossos fabricantes...mas que infelizmente se torna apenas mais uma fonte de renda para os cofres públicos.
Ao meu ponto de vista, o governo deve sim proteger o mercado de produção interna, mas apenas para produtos que exista a produção interna. Exemplo: se ninguem fabrica um amp GK top dentro daquela categoria então ele deveria ter taxas bem diferenciadas quase nulas.

Pense do lado do luthier, muitos teriam ate que fechar, pq a população ia preferir comprar um squier de 500 contos a comprar um MLaghus, assim como ficam satisfeitos em comprar carro 1.0 duas portas e sem ar-condicionado.
Fender, Ken Smith, Music Man e etc um dia foram lutherias, começaram a mexer com madeiras e fabricar seus próprios captadores, mexeram com a produção local no que se refere a acessórios, fabricar tarrachas, pontes e etc para suprir a necessidade dele (ou vc acha que essas fabricas tb fundem o metal em fornos para fabricar seus hardwares).
Como até o Alex citou aqui em outro tópico o fato de nós considerarmos fender um instrumento top aqui no Brasil mas não ser assim considerado em outros locais do mundo...
o imposto teria como função inicial fazer vc ir até o outro bairro e encomendar ou comprar pronto um instrumento feito pelo profissional e que foi assim auxiliado pelo seu vizinho ou parente que teve oportunidade ao emprego decente, não o seu dinheiro ir até a korea ou indonésia já como esmola à mão de obra quase escrava. Ou seja incentivar a produção local e fazer com que o seu luthier tenha oportunidade de crescimento e melhoria de qualidade assim como os outros já consolidados no mercado tiveram.
Particularmente eu prefiro ir ate um luthier, e pagar muitas vezes bem menos, pra ter um instrumento beeeem superior a muitos de vitrine de loja.
Concordo que a maioria da produção de peças e acessórios tivessem impostos reduzidos, isso até incentivaria a produção para o luthier, pq muitas vezes o mais caro é a ferragens a gosto do cliente. Mas esse processo deveria ser fiscalizado e classificado o seu nível de qualidade, a ponto de que quando tivéssemos no país fabricantes de materiais similares, os impostos pudessem auxiliar/incentivar essa produção local.

Esse é apenas o meu ponto de vista, independente de posição política ou partidária ou defesa de regime, assuntos estes que eu não me atrevo a discutir, muito menos neste ambiente que em nada tem relação.

aBASSo

Então, mas é justamente isso, você não ampliou sua visão para o detalhe de que, se a importação for aberta, os luthier conseguirão adquirir acessórios, hardware, eletrônica muito mais baratos, maquinários mais avançados e até conseguiriam praticar um valor muito mais em conta por um produto muito superior a vários das "vitrines".
Isso é justamente o intuito dentro da petição, evoluir a industria brasileira para competir em pé de igualdade com marcas tops no Mundo, praticando para os instrumentos fabricados, valores adequados para a realidade do Brasil. (desde um pequeno luthier até mesmo uma grande marca nacional teria este "poder de fogo" em mãos).

É simples, a abertura da importação seria feita para todos, onde a industria, o comercio e as pessoas poderão se beneficiar,

Sanando os impostos de importação, todos (eu disse todos) os brasileiros, pessoas físicas ou jurídicas poderão adquirir produtos importados com mais facilidade a valores justos.

Leia o texto do link da petição novamente, esta bem sucinto e objetivo.

Só por curiosidade mesmo, quem seria "ignorante musical" o bastante para preferir pegar um Squier de 500 contos (como falado) ou invés de uma obra-de-arte como um MLaghus?
Mesmo porque a 500 seria impossível conseguir um MLaghus mesmo coma abertura da importação, isso é obvio.

Alias, instrumentos de qualquer luthier, para mim, são todos como uma obras-de-arte, existem vantagens em se poder customizar, escolhendo a dedo cada detalhe do instrumento e cada um agrega o valor que acha justo pelo produto que será feito normalmente a mão (hand-made).

Compararia um MLaghus com um Fodera, assim fica mais fiel a comparação.

E respondo, com a abertura da importação, o escolhido seria o MLaghus sem duvidas, pois seria muito mais barato com qualidade igual ou superior ao gosto do cliente.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Dom Abr 22, 2012 9:08 pm

andremega escreveu:Esse negócio de abrir mercado pra modernizar é bom no papel, mas na prática não é bem assim.

Indústria de tecnologia foi uma que só andou pra trás. Agora, coisa de uns 3 anos pra cá que retomaram a montagem de equipamentos, na base de MUITO incentivo fiscal. O Brasil não fabrica um chip sequer, se fabricar é coisa muito específica. Se duvidar nem transistor faz. Por outro lado, a abertura permitiu que pudéssemos consumir tais produtos, mas o preço foi o fechamento de várias empresas da área, que realmente não tinham condições de concorrer com o exterior.

O áudio é outro caminho sem volta: vários fabricantes tentaram vender produtos chineses mas em seguida fecharam. A Gradiente foi uma delas. Outras logo abandonarão o mercado interno, se não forem compradas antes por venderem bem no mercado externo.

Eu acredito que muitos instrumentos passariam por isso: quase que exclusivamente os produtos seriam importados caso houvesse isenção. Quando uma Tagima, por exemplo, poderia concorrer com a Squier, que deve vender aí umas 1000x mais que ela todo mês? Nem a badalada Zaganin aguentaria. Aí é fabricar prateleira...


As vezes pensamos seco no nosso bolso de forma imediata, mas um passo desses mexe fortemente com a vida de muitas pessoas. Por isso todo e qualquer mudança de aliquota deve ser avaliada criteriosamente.

Eu continuo achando que uma maioria dos produtos "caros pelo imposto" não passam de caros pelo lucro. Sempre cito o exemplo do Ford Fusion, que, com todos os impostos e taxas pagos (ele tem isenção de II por ser produzido no México, situação inversa do City mas mesmo problema de preço) custa o dobro do que deveria custar pois, segundo a Ford "há necessidade de colocação no mercado", ou seja: se tão pagando 90 mil num carro que vale 45, eu continuo pedindo 90!

Mais uma vez vou ter que abrir os olhos de todos.

A lei proposta é para sanar os impostos sobre instrumentos musicais. Este é primeiro ponto.

Agora vamos aos fatos que você mencionou.

Você comparou a industria de tecnologia e de audio.. Sim o que você disse sta correto, sobre a falencia.

Mas só esta passando "cego" por um único detalhe.

Eles faliram pois, como hoje, não era viável importar os componentes TOPs para que conseguissem construir equipamentos de qualidade a valores justos, assim os equipamentos orientais, mais baratos, que em um primeiro momento, normalmente entravam no pais de forma clandestina (muamba), pegaram todas as fatias de mercado. O mesmo ocorreu para quem tentou importar componentes ou fabricar seus produtos no Oriente, no final das contas teriam os impostos aduaneiros, de frete e ainda os impostos internos brasileiros. Assim, obviamente o produto ficava com alto valor agregado e não conseguiram concorrer.

É simples, se naquela época (final de 1980 e inicio de 1990) não existissem impostos de importação, a industria nacional teria se despontado e hoje em dia estaria dominando "fatias" do Mundo, pois em termos de capacidade de mão-de-obra, o numero de "cabeças pensantes" e o acesso a matéria prima o Brasil sempre foi muito bem servido. (vide o setor de informatica e os gênios que temos, mas só conseguem se despontar pois não necessitam de criar um produto físico e sim virtual).

Nós fomos manipulados de uma forma tão profunda, que não conseguimos ver além de uma visão micro, mas digo, a visão macro é muito mais importante e merece ser analisada como o que seria "em um contexto geral" a abertura da importação.

Se abrir a importação a industria terá capacidade de ampliar, evoluir, baratear e até exportar suas linhas de produtos de forma a concorrer com qualquer industria asiática, pois teria o fator qualidade, assistência técnica e garantia a favor, além do alto valor de revenda), digo além, poderiam concorrer com a industria norte-americana e europeia também, pois os recursos a favor presentes no Brasil seriam os mesmos do que de países evoluídos.

Muitos estão pensando que tudo se resume em abrir a importação para um instrumento musical pronto, porém se esquecem que os acessórios, hardware, eletrônica, ferramentas, algumas matérias primas(como uma peça de "Maple" própria para instrumentos) e até mesmo partes de instrumentos são também entendidos como instrumentos musicais.

Simples não é.
Entendeu agora porque a base de tudo é abrir a importação.
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por alexjorib Dom Abr 22, 2012 9:37 pm

francotedescogabrieli escreveu:Bah, nem tinh visto o link, desculpa Very Happy
eu usei a ferramenta de divulgação do proprio site, tu sabe se tem mais alguma coisa que eu possa fazer pra contribuir para a divulgação?

Tranquilo, acontece, pois o texto da petição ficou bastante extenso (todos tem que ler com calma).


Última edição por alexjorib em Dom Abr 22, 2012 9:57 pm, editado 1 vez(es)
alexjorib
alexjorib
Membro

Mensagens : 87
Localização : Natural de São Paulo-SP - Morando em Campinas-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Isenção de impostos para instrumentos importados. Empty Re: Isenção de impostos para instrumentos importados.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos