Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Captadores MM/J

4 participantes

Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Captadores MM/J

Mensagem por ArturAF Seg Abr 23, 2012 8:41 pm

Fiquei encucado quando vi que alguns baixos tem um captador MM humbucker na ponte e outro J single-coil no braço e um controle de balanco entre eles.
Um captador MM tem muito mais ganho que um J e no mix dos dois o MM sobressai sobre o J, porem vi que alguns destes baixos tem uma chave que muda o humbucker em single-coil, assim faria sentido e daria ao baixo com esta configuração algo parecida com o timbre de um Jazz bass.
Minha pergunta para quem tem baixos com esta configuração, quando a chave do captador da ponte esta em single-coil (se tiver) o timbre se assemelha ao de um Jazz bass? confused
ArturAF
ArturAF
Membro

Mensagens : 185
Localização : Praia Grande - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por dudamir Ter Abr 24, 2012 11:19 am

Vão te apresentar vários motivos pelos quais não é possível um baixo com timbre idêntico do JB e do Músic man. Todos sao verdade.

Dito isto, a 1a escolha é qual timbre vc quer priorizar. Porque o posicionamento do humbucker do MM é incompatível com o posicionamento do single do JB.

Se vc quiser o timbre do JB, como eu, coloque o humbucker na posição em que o single fique na posição do JB. Com isto, o som do humbucker fica diferente do MM. Mas parecido.

Eu tenho um freteless S Martyn nesta configuração e gosto muito. Tem ótimos timbres em todas as configurações. Single, humbucker, misturado com o do braço e até o do braço sozinho.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por Guih_amaral Ter Abr 24, 2012 1:41 pm

https://www.youtube.com/watch?v=Mpd7r0PdVnU


Esse vídeo de um Lakland é meio polemico.

____________________________
G u i H A m a r a L
Guih_amaral
Guih_amaral
Membro

Mensagens : 147
Localização : Cabo Frio / Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por dudamir Ter Abr 24, 2012 1:51 pm

Guih_amaral escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=Mpd7r0PdVnU


Esse vídeo de um Lakland é meio polemico.

Porque vc acha polêmico? Ele mostra o que é possível fazer com um Lakland MM/J Por sinal este foi um dos baixos que fizeram esta configuração ganhar fama ...
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por Guih_amaral Ter Abr 24, 2012 1:58 pm

Ele mostra o que é possível fazer com um Lakland MM/J.

by Dudamir



É minha configuração de pickups favorita.Em junho vou iniciar um projeto com Samuel nessa configuração.

____________________________
G u i H A m a r a L
Guih_amaral
Guih_amaral
Membro

Mensagens : 147
Localização : Cabo Frio / Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por dudamir Ter Abr 24, 2012 4:48 pm

Guih_amaral escreveu:Ele mostra o que é possível fazer com um Lakland MM/J.

by Dudamir



É minha configuração de pickups favorita.Em junho vou iniciar um projeto com Samuel nessa configuração.

Eu fiz com os caps do próprio Samuel, recomendo, ainda mais que agora ele já tem o projeto do humbucker que defasa, teve que aprender com o meu Smile

Coloquei um OBP ficou ótimo, mas tenho certeza que com o dele fica bom também.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por Guih_amaral Ter Abr 24, 2012 9:01 pm

Eu dei mole dudamir,ja comprei o SMB-5A e um Quarter Pounder pro braço e também vou usar o OBP-3.Na época nao me liguei que ele fazia os captadores tambem.

____________________________
G u i H A m a r a L
Guih_amaral
Guih_amaral
Membro

Mensagens : 147
Localização : Cabo Frio / Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por allexcosta Ter Abr 24, 2012 9:06 pm

ArturAF escreveu:Um captador MM tem muito mais ganho que um J

Isso não é verdade. Por ter ímãs maiores e altura menor a quantidade de voltas na bobina de um captador MM é bem menor que em um captador J. Cerca de 3.000 contra 7 ou 8.000. Tanto é verdade que os captadores MM tem pouco ganho que o baixo já foi concebido com pré.

dudamir escreveu:Vão te apresentar vários motivos pelos quais não é possível um baixo com timbre idêntico do JB e do Músic man. Todos sao verdade.

Um baixo com timbres J e MM é perfeitamente possível. O Lakland do vídeo acima e os Frank do colella são a prova disso. Existe até um captador da Delano feito com essa intenção:

Captadores MM/J Mc4hy

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por ArturAF Ter Abr 24, 2012 10:28 pm

Gostei muito do vídeo, mostra bem a a versatilidade desta configuração, alem disso uma boa oportunidade para ver os 3 baixos mais difundidos no mundo juntos e poder comparar.
Achei que alguns timbres são bem próximos no MM/J aos baixos comparados mas ele tem um toque próprio que é bem interessante.

A questão do humbucker ter menos ganho que o single-coil me surpreendeu, talvez fosse uma ideia pre-concebida que este tipo de captador tivesse mais ganho.

Abraços e obrigado!

ArturAF
ArturAF
Membro

Mensagens : 185
Localização : Praia Grande - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Captadores MM/J Empty Re: Captadores MM/J

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos