Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!!

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir em baixo

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Empty Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!!

Mensagem por Tarcísio Caetano em Qua Abr 25, 2012 9:07 am

Há uns tempos atrás, postei esta "enquete" - http://www.contrabaixobr.com/t19565p2-10-apenas-10-baixos
Agora, convoco a todos, para compartilhar sua escolha de um ÚNICO contrabaixo - aquele tão sonhado instrumento, não importando seu valor, sua marca, se tem dono ou já teve, ou seja, aquele ÚNICO instrumento "contrabaixístico", que causa verdadeiro tremor em seu coração e sua mente - a exceção à postagem é a escolha por valor monetário, ou seja, um baixo todo de ouro, porque vale uma fortuna...a motivação deste tópico é emocional, acima de tudo, ok?
Mas, quando compartilhar, coloque foto(s) deste instrumento e justifique o porquê Very Happy
Dando o pontapé inicial:
Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 180ox

Porque? Todas as vezes que olho esta foto, fico imaginando toda a vivência pela qual este instrumento passou, quem o tocou, o que foi tocado nele, os erros e acertos, os aplausos ou vaias, quando e como foi que surgiram "estas cicatrizes"...quais pessoas o montaram? quem foi seu primeiro dono? por quanto foi comprado e onde? A vida deste instrumento, constantemente, me fascina e interroga. Foi amor à primeira vista I love you
E ele é azul - minha cor preferida.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Empty Re: Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!!

Mensagem por Rick Charles em Qua Abr 25, 2012 9:20 am

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 0158602806_frt_wlg

Sabe, esse é o baixo dos meus sonhos, não pelo preço. Acho que porque é o baixo de um dos meus baixistas favoritos e tbm a banda, sem contar a vibe desse instrumento. Um dia vou ter um
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Empty esse é o meu

Mensagem por dougblu em Qua Abr 25, 2012 9:38 am

"Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Baixo-5-Cordas-FENDER-American-Deluxe-Jazz-Bass-V-Ash-MN-NAT"

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Fenderultra

Precisa dizer alguma coisa?????? Perfeito, pra sempre, pra casar!!!!
dougblu
dougblu
Membro

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Empty Re: Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!!

Mensagem por cvmoretti em Qua Abr 25, 2012 9:43 am

Ixiiii bem difícil responder....

mas creio que hoje seria esse:

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Prima-artist-5-buckeye-full-shot

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Prima-artist-5-buckeye-jacks

O baixo é uma obra prima, acabamento impecável, o top é maravilhoso, não tem só um top em burl, mas tbm tem um "rear" a traseira do baixo também com o acabamento top...

sem mais...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagem por GeTorres em Qua Abr 25, 2012 9:48 am

O meu?

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 4003bassfireglom

Simplesmente por ter um timbre único, ter um visual diferenciado e por ter como cor o fireglo para quem não sabe o nome correto deste tipo de cor no Rickenbackers.

Ainda compro um!!!
GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por NeyBass em Qua Abr 25, 2012 10:02 am

dougblu escreveu:"Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Baixo-5-Cordas-FENDER-American-Deluxe-Jazz-Bass-V-Ash-MN-NAT"

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Fenderultra

Precisa dizer alguma coisa?????? Perfeito, pra sempre, pra casar!!!!

faço das tuas, as minhas palavras...to contigo
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por subgrave em Qua Abr 25, 2012 10:25 am

Tarcísio Caetano escreveu:Porque? Todas as vezes que olho esta foto, fico imaginando toda a vivência pela qual este instrumento passou, quem o tocou, o que foi tocado nele, os erros e acertos, os aplausos ou vaias, quando e como foi que surgiram "estas cicatrizes"...quais pessoas o montaram? quem foi seu primeiro dono? por quanto foi comprado e onde? A vida deste instrumento, constantemente, me fascina e interroga. Foi amor à primeira vista I love you

Eu já preferiria um Fender 2012 American Standard Precision:

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Precisionn

Porque um baixo zero bala? Fico planejando tudo o que irei fazer com o instrumeto, o que vou tocar nele, meus erros e acertos, aplausos e vaias que virão, as cicatrizes que vou fazer nele, a escolha das pessoas que vão fazer manutenção nele. A vida que eu darei a um instrumento é que me fascina e me motiva. Amor a primeira vista por baixos novos. Oras, eu não vivo do passado dos outros, quero fazer meu futuro e de meu baixo. Quem vive de passado é museu, vamos fazer nosso futuro pessoal!

lol

subgrave
Banido

Mensagem por wodtke em Qua Abr 25, 2012 10:51 am

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! DSC00555_2011-02-28
wodtke
wodtke
Membro

Mensagem por Vazquez em Qua Abr 25, 2012 10:56 am

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 5la5g75u03i93p63n7c3s3c

Music Man pre ernie balll, mas pode ser igual ao do allex também Twisted Evil

Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagem por Tarcísio Caetano em Qua Abr 25, 2012 10:57 am

subgrave escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Porque? Todas as vezes que olho esta foto, fico imaginando toda a vivência pela qual este instrumento passou, quem o tocou, o que foi tocado nele, os erros e acertos, os aplausos ou vaias, quando e como foi que surgiram "estas cicatrizes"...quais pessoas o montaram? quem foi seu primeiro dono? por quanto foi comprado e onde? A vida deste instrumento, constantemente, me fascina e interroga. Foi amor à primeira vista I love you

Porque um baixo zero bala? Fico planejando tudo o que irei fazer com o instrumeto, o que vou tocar nele, meus erros e acertos, aplausos e vaias que virão, as cicatrizes que vou fazer nele, a escolha das pessoas que vão fazer manutenção nele. A vida que eu darei a um instrumento é que me fascina e me motiva. Amor a primeira vista por baixos novos. Oras, eu não vivo do passado dos outros, quero fazer meu futuro e de meu baixo. Quem vive de passado é museu, vamos fazer nosso futuro pessoal!

lol
Já que você me citou explicitamente, posso comentar:
Não tenho NADA contra o seu pensamento, subgrave, mas tenho o meu - e não é viver do passado ou das experiências das outras pessoas. Isto é logicamente impossível. Mesmo, que estas pessoas me contassem pessoalmente sua vida.
Claro, que devemos olhar para frente, para o futuro, mas olhar para trás faz parte de toda a existência humana. E mesmo assim, pouco aprendemos. Imagina sem olhar. Museus, também, tem seu valor. Contam e nos mostram a história de algo e sua evolução, mesmo que catastrófica. O que seria de nós sem um passado? o que seria de você, sem o minuto anterior? Apenas o minuto presente, pois logo após, será o seu passado.
Prefiro ser um museu ambulante, com minhas experiências anteriores formando minhas expeirências do agora, e possibilitando entender o porque de minhas escolhas futuras.
Mas subgrave, ainda bem, que no mundo existem os diferentes como nós dois, e muitos mais... up
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagem por Vazquez em Qua Abr 25, 2012 10:59 am

No meu caso, ainda acho que é muito baixo pra pouco baixista Sad
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagem por Vitormaas em Qua Abr 25, 2012 11:00 am

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! WarwickCorvetteNT
Não me permito morrer sem antes, pelo menos, tocar em um desses! Sou louco por Warwick, e essa é uma série limitada, e um dos baixos ais lindos que já vi!!!
Vitormaas
Vitormaas
Membro

Mensagem por wodtke em Qua Abr 25, 2012 11:01 am

pra ti ver como gosto é que nem bunda, eu nao suporto warwick hehehe
wodtke
wodtke
Membro

Mensagem por gpraxedes em Qua Abr 25, 2012 11:09 am

Poxa irmão, não tenho fotos. Pode até parecer sem sentido, mas quando comecei a empreitada com o baixo, nem imaginava o que poderia ser feito num (pensava apenas que era para acompanhar a banda com tonica e alguma coisinha a mais). Vi um cara tocando num baixo Tobias e tirando um timbre sobrenatural, com Slaps, tapping, acordes, solos e tudo soava maravilhoso, aquilo me deu uma emoção tão grande que decidi ali mesmo que o contrabaixo seria o meu principal instrumento pois, a partir dali, não o via mais como um instrumento limitado. Vale ressaltar que naquele tempo, internet (ao menos para essas bandas) era coisa rara...

Não sei se seria o meu único instrumento, mas se um dia eu puder, esse filho esperado vem para a minha sala junto aos seus irmãos...
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por subgrave em Qua Abr 25, 2012 11:15 am

Tarcísio Caetano escreveu:
subgrave escreveu:

lol
Já que você me citou explicitamente, posso comentar:
Não tenho NADA contra o seu pensamento, subgrave, mas tenho o meu - e não é viver do passado ou das experiências das outras pessoas. Isto é logicamente impossível. Mesmo, que estas pessoas me contassem pessoalmente sua vida.
Claro, que devemos olhar para frente, para o futuro, mas olhar para trás faz parte de toda a existência humana. E mesmo assim, pouco aprendemos. Imagina sem olhar. Museus, também, tem seu valor. Contam e nos mostram a história de algo e sua evolução, mesmo que catastrófica. O que seria de nós sem um passado? o que seria de você, sem o minuto anterior? Apenas o minuto presente, pois logo após, será o seu passado.
Prefiro ser um museu ambulante, com minhas experiências anteriores formando minhas expeirências do agora, e possibilitando entender o porque de minhas escolhas futuras.
Mas subgrave, ainda bem, que no mundo existem os diferentes como nós dois, e muitos mais... up

Sem sombra de dúvidas as diferenças é que constroem um mundo melhor. Amigos

E assim vamos apreendendo uns com os outros. Colegas

subgrave
Banido

Mensagem por Edu Fettermann em Qua Abr 25, 2012 11:18 am

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Classic01

Esse, só que de 6 cordas. Além de lindo (pro meu gosto), tem um som incrível.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Mensagem por NeyBass em Qua Abr 25, 2012 11:21 am

subgrave escreveu:...Sem sombra de dúvidas as diferenças é que constroem um mundo melhor. Amigos

E assim vamos apreendendo uns com os outros. Colegas

No Oriente Médio tem algumas diferenças, e pelo que vejo o mundo não anda nada bom por lá.

dancetroll
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagem por renatogaragerock em Qua Abr 25, 2012 11:27 am

Foi um sonho realizado! O timbre une as duas coisas que mais gosto: o som de um bom Precision e o grave "morno" de um baixo semi-acústico.
Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Cdba8d55-43db-4164-8451-fb44cf86b1c4
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagem por subgrave em Qua Abr 25, 2012 11:42 am

Edu Fettermann escreveu:Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Classic01

Poderia informar que baixo é isso esse?

subgrave
Banido

Mensagem por gpraxedes em Qua Abr 25, 2012 11:47 am

off: Pow Renato, vamos organizar um "Manauara Club" aí, nós temos um monte de coisas bacanas e diferentes, poderiamos trocar mais idéias!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagem por Bruno Alcântara em Qua Abr 25, 2012 11:58 am

Embora meu atual Setup me satisfaça inteiramente sempre existirá aquela quedinha por um pre cbs

[img]Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Basses006[/img]

Bruno Alcântara
Bruno Alcântara
Membro

Mensagem por Edu Fettermann em Qua Abr 25, 2012 12:02 pm

subgrave escreveu:
Edu Fettermann escreveu:[imagem removida pra não pesar o tópico]

Poderia informar que baixo é isso esse?

É um Jens Ritter Classic Bass. Gosto dos shapes exóticos e dos acabamentos primorosos do Ritter. Além disso, os baixos do cara têm um baita som.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagem por CG em Qua Abr 25, 2012 12:05 pm

Esse aqui tá bom:

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Photo0024an
CG
CG
Moderador

Mensagem por gsfteodoro em Qua Abr 25, 2012 12:10 pm

Se eu falar pra vocês que é o meu, vocês acreditariam?

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Dsc01222po

E se eu também afirmar que é a mais pura verdade, vocês continuariam acreditando em mim?
gsfteodoro
gsfteodoro
Membro

Mensagem por adribaixo em Qua Abr 25, 2012 12:18 pm

Esse aqui tava bom.......
<script src='http://imageshack.us/shareable/?i=condorv.jpg&s=3' type='text/javascript'></script><noscript>Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Condorv</noscript>
adribaixo
adribaixo
Membro

Mensagem por Vinícius Ferraz em Qua Abr 25, 2012 12:44 pm

Alem de ser o baixo mais bonito que eu já vi...

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! NewBornImage_1797

Se eu fosse montar um "dream bass" seria nessas configurações, antes mesmo de eu conhecer esse baixo...
Vinícius Ferraz
Vinícius Ferraz
Membro

Mensagem por Ricardo Petrone em Qua Abr 25, 2012 12:59 pm

Faço das minhas palavras as do Ge Torres..
Paixão , amor platônico, fanatismo que consegue superar todos os outros Yamahas e 7enders que também gosto muito. Mas o meu tem de ser o "Jet Glo"...

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Rickenbacker-4003-bass-jetglo-new-2

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Ric_string_95511_new__03946_zoom
Ricardo Petrone
Ricardo Petrone
Membro

http://www.reverbnation.com/syntagmatrio

Mensagem por Zubrycky em Qua Abr 25, 2012 1:02 pm

Um só? Shocked

Bom, a minha escolha, nesse caso, será um baixo que já toquei. Eu ainda não o tenho, mas esse é o meu baixo dos sonhos.

GAS! GAS! GAS!

Com vocês, o Mosrite Combo Bass.

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 6328510300_be0f833483
Zubrycky
Zubrycky
Membro

https://www.youtube.com/zubrycky

Mensagem por GusVCD em Qua Abr 25, 2012 1:19 pm

Ando numa vibe bem moderna, e esse baixo me tira muito o sono desde de q toquei com o do Zadá.

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Crw_5444-e
GusVCD
GusVCD
Moderador

http://www.myspace.com/mundovcd

Mensagem por CaQuinhO em Qua Abr 25, 2012 1:21 pm

Eu tou sem foto aqui, mas o meu seria um LAKLAND DJ5 Branco, com escudo perolado, e escala rosewood.

UPDATE: Achei uma foto parecida, mas o escudo do meu seria white pearl.

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Dj5o2
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagem por GeTorres em Qua Abr 25, 2012 1:36 pm

CG escreveu:Esse aqui tá bom:

Este é o seu SX Jazz Bass CG?
GeTorres
GeTorres
Membro

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Mensagem por MauKnop em Qua Abr 25, 2012 1:53 pm

Camaradas....
Vou falar apenas de instrumentos que toquei ou tive contato... Não foram muitos...
Estou satisfeitíssimo com o Squier VM que adquiri.... Que ele não ouça isso...mas recentemente tive o prazer de dedilhar um Fender American DeLuxe Jazz Bass!!!!
Novinho!!! Regulado 100%!!!!
O lance das cordas atravessarem o corpo acho sensacional!!!!
A captação N3, ativa com possibilidade passiva..... 100% !!!!
Era igual a esse da foto, porém preto.... Isso me cultivou mais ainda!!
Cor preta + escala Rosewood + marcações quadradas.... = GAS GAS GAS GAS TOTAL!!!!
No momento, impossível....mas tá na mira quando tiver munição!!!

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 0194580775frtwlg001
MauKnop
MauKnop
Membro

Mensagem por Bruno Adamo em Qua Abr 25, 2012 2:09 pm

Pra mim é esse, meu sonho:

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 46C1B3602B4E48B78A10B4C631B73973_12073

Yamaha TRB6 JP2
Bruno Adamo
Bruno Adamo
Membro

Mensagem por Edu Fettermann em Qua Abr 25, 2012 2:31 pm

GusVCD escreveu:Ando numa vibe bem moderna, e esse baixo me tira muito o sono desde de q toquei com o do Zadá.

Ôrra, Gus, aí mata o véio... lindão esse aí.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagem por GusVCD em Qua Abr 25, 2012 2:44 pm

Edu Fettermann escreveu:
GusVCD escreveu:Ando numa vibe bem moderna, e esse baixo me tira muito o sono desde de q toquei com o do Zadá.

Ôrra, Gus, aí mata o véio... lindão esse aí.
Se tiver bala na agulha, tem um exatamente igual a venda, com o cara q vendeu ABZ6 do Zadá... a GAS tá a mil, só me falta o glamour (e 6K).
GusVCD
GusVCD
Moderador

http://www.myspace.com/mundovcd

Mensagem por edumoraes em Qua Abr 25, 2012 3:33 pm

Eu achei que o Tarcísio ia mostrar esse aqui pela GAS que ele apresentou em outro tópico, hehe Very Happy , mas como não apresentou aí vai minha escolha, concordando com ele, é maravilho, só que o meu na versão 5 cordas por favor! notme

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 571r
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagem por renatogaragerock em Qua Abr 25, 2012 4:27 pm

Podemos mesmo combinar um encontro. Temos mais membros por aqui!!!

gpraxedes escreveu:off: Pow Renato, vamos organizar um "Manauara Club" aí, nós temos um monte de coisas bacanas e diferentes, poderiamos trocar mais idéias!
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagem por Tarcísio Caetano em Qua Abr 25, 2012 4:31 pm

edumoraes escreveu:Eu achei que o Tarcísio ia mostrar esse aqui pela GAS que ele apresentou em outro tópico, hehe Very Happy , mas como não apresentou aí vai minha escolha, concordando com ele, é maravilho, só que o meu na versão 5 cordas por favor! notme
Realmente, Edú. Este LowEnd é de matar...mas será para o tópico "Somente dois, e apenas dois contrabaixos" Shocked
Este Fender azul é amor mais antigo que o LEJ Very Happy
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagem por galegonobaixo em Qua Abr 25, 2012 4:37 pm

Fender precison 60 e X (ninguém sabe o ano exato...) , preferencialmente o da Paz Lenchantin..
Porque? Porque é o precison com o som mais lindo que já escutei na vida

Se a Paz vier junto, aceito de bom grado, cozinho , faço massagens no pé e outras coisitas...Paz
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagem por J.Adalberto em Qua Abr 25, 2012 7:20 pm

acreditem ou não estou como o Guilherme Teodoro!!

também levaria o meu!!!

um Factor 1986

A cerca de uns 20 dias atras mais ou menos, teve um principio de incêndio no meu prédio, os bombeiros chegaram todo mundo descendo na correia...e dentre meus baixo: Fender Precison, Musicman StingRay, Ibanez Prestige, Squier Precison e M.Laghus Jazz Bass.

adivinhem o que fiz...peguei somente meus documentos e desci carregando meu Factor!!!

porém no final, era alarme falso, um morador esqueceu o feijão no fogo dormir e fez uma baita fumaça!!!

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Dsc01356pb

J.Adalberto
J.Adalberto
Membro

http://www.joaoadalberto.com.br

Mensagem por Vlad em Qua Abr 25, 2012 7:46 pm

Qq precisionzinho 62, 63 ou 64 pra mim tá legal.

Grato.
Vlad
Vlad
Membro

http://instagram.com/vladcarvalho

Mensagem por Polli em Qua Abr 25, 2012 7:54 pm

Nossa,um só fica difícil,mas já que é pra escolher só um....

Este,exatamente nesta cor.

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Trbp

Meu 6 cordas ideal....pelo menos por enquanto Laughing

Polli
Polli
Membro

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Mensagem por ArturAF em Qua Abr 25, 2012 8:00 pm

GeTorres escreveu:O meu?

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 4003bassfireglom

Simplesmente por ter um timbre único, ter um visual diferenciado e por ter como cor o fireglo para quem não sabe o nome correto deste tipo de cor no Rickenbackers.

Ainda compro um!!!

+1 bounce

Tinha um igualzinho na Basscenter ha duas semanas atras! Hoje sumiu, alguém deve estar muito feliz! (não sou eu, droga!)
ArturAF
ArturAF
Membro

Mensagem por malka_aff em Qua Abr 25, 2012 8:04 pm

me deem licença que estou passando.

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Ernie%20BallMusic%20Man%20Stingray%20Bass%20Stealth%20Black%20Fretless%20Lined%20Ebony%20E70846%204-String%20Electric%20Bass
malka_aff
malka_aff
Membro

http://www.nikolasgomes.com.br

Mensagem por pariri em Qua Abr 25, 2012 8:45 pm

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 3513_Fender_American_Vintage_57_P-Bass_Vintage_White_V195624_a

Simples... Essencial... Perfeito.

pariri
Membro

Mensagem por Vazquez em Qua Abr 25, 2012 9:57 pm

pariri esse ai é aquele American Vintage ?
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagem por Bosclima em Qua Abr 25, 2012 9:58 pm

Nem Jet, nem Fire, bonito é o maple
Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! Rickenbacker4003maplegl

Bosclima
Bosclima
Membro

Mensagem por MatheuSouth em Qua Abr 25, 2012 10:06 pm

Curto muito meu rick midnight blue, mas meu sonho é um q nem o do rick james
Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 4003bt%20024
MatheuSouth
MatheuSouth
Membro

Mensagem por Vazquez em Qua Abr 25, 2012 10:20 pm

Em questão de RK's sou fã do Black Night e do Kilmister.

A propósito, posso postar duas vezes ? Laughing
Vazquez
Vazquez
Membro

Mensagem por Maurício_Expressão em Qua Abr 25, 2012 10:28 pm

Somente UM, e apenas UM contrabaixo!!! 350794
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: