Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

+38
rafaelravazzi
fheliojr
aoliabealves
Laysson
Cayo Castro
PauloBass
Gomesbass
malka_aff
Fá Mendonça
Fernando Zadá
Edu Fettermann
André Souza
Buticão
Rodrigo.Bass
LuCaSbass
Filipe Castro
lcalazans
gobatto
Edson Sousa
Bill wyman
Mayo Pamplona
Ricardo (alive10)
Andrezinho
Pedroswaldo
magallanes
Rena Cáceres
webercar
Pedro Jack
Cantão
maquiro
caipira bx
Rdg Bass
allexcosta
AdrianoBSB
Renato
Eduardo Chaves
dibass
Claudio
42 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por PauloBass Ter 30 Ago 2011 - 12:51

up

PauloBass escreveu:Olá Sá Reston!
Não sei se já abordaram este assunto aqui, não achei nada, mas vou fazer uma pergunta simples: Meu metrônomo é digital e utilizo o click de duas maneiras, ou seja, um é constante e o outro divide em tempos, ou seja, acentua o primeiro tempo como se fosse em compassos, qual dos dois é a melhor opção para estudo scratch ?
Abraço!
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sex 9 Set 2011 - 2:04

Respondido em outro tópico. up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Cayo Castro Sáb 10 Set 2011 - 5:47

Sá, tenho algumas dúvidas.

1. Uma música pode ter dois andamentos diferentes ( em partes diferentes da música, é claro).Exemplo: 66 na estrofe e 92 no refrão. E isso é raro?

2. Como um baixista deve se comportar quando encontra uma partitura com andamento em torno de 140 (por exemplo) mas o compasso é 3/4.
Pelo menos na minha cabeça, ocorre um choque entre a fórmula de compasso em questão e um andamento mais rápido como 140 ou 160.
Não sei se devo tocar com as pausas que o compasso pede ou se obedeço o andamento em 140 ou 160.
Como proceder nesses casos... como devo estudar pra que esse "choque" não ocorra.

OBG


____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sáb 10 Set 2011 - 6:05

Fala Cayo,

então lá vai:

1) Pode sim... Não é super comum, mas nao diria que é raro. Quando isso acontece, normalmente o novo andamento tem alguma relação com o anterior, então alguma figura rítmica do andamento anterior se torna a semínima (ou unidade de um tempo) no novo andamento.

2) Vc deve proceder da mesma forma que em qualquer outro compasso... Não entendi direito a sua dúvida...

Talvez essa dificuldade aconteça por vc estar com o 4/4 na cabeça. Antes de ler uma música em 3/4, procure ouvir o som do compasso na cabeça... Um bom jeito é reger com a mão fazendo um triângulo no ar, onde a ponta de baixo do triangulo é o 1, o 2 é para o lado, e o 3 pra cima... Assim vc sente o 3/4 antes de ler, o que pode acabar com essa dificuldade.

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Forma+tern%C3%A1ria+nova+e+antiga+jpg

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Cayo Castro Sáb 10 Set 2011 - 10:58

^ Bom, eu acho que é isso mesmo. Em andamentos mais rápidos, o 3/4 não entra na minha cabeça. Embarassed
Vlw pelas dicas...
Obrigado mesmo, Sá...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Seg 12 Set 2011 - 12:40

Pois é, aí o que acontece é que a gente vai lendo as notas na divisão correta, mas sem sentir o real sentido delas dentro do compasso de 3, ou seja, a relação do que a gente está tocando com a dinâmica interna do ternário (1 tempo forte, 2 fracos).

Experimente contar antes de ler, 1 2 3, 1 2 3, enfatizando o 1, pra vc sentir com clareza o ternário.

Outra coisa que pode ajudar é cantar (pelo menos o ritmo) da partitura que vc estiver lendo fazendo a regência que eu citei no post anterior.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Laysson Sex 4 maio 2012 - 0:41

Opa, e aí tudo tranquilo, Sá?

Na hora de criar algumas harmonias e melodias, acabo tendo vários trechos desconexos. Nesse caso me vejo na hora de misturar isso tudo e criar uma música. Sou meio autodidata (alias nem diria que aprendi, pois to apanhando bastante) nessa parte de composição e pra estudar tenho ouvido outras músicas, e colocado no papel meio que desenhando a estrutura delas (trecho um, convenção, refrão, número de repetições, etc.) pra entender um pouco de como montar uma música e organizar as ideias.

Seria esse um bom caminho? Tem alguma sugestão de onde procurar estudar ou dicas pra entender um pouco de composição?

Abraço!
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sex 4 maio 2012 - 2:59

Fala Laysson!

Isso que vc está fazendo (analisando músicas de outros autores) é um bom caminho sim, mas o que vai te ajudar mesmo é a prática...

O lance é não se preocupar muito com o fato de a composição estar fazendo sentido ou não (uma vez que nosso senso estético já vai tentar organizar as coisas minimamente), e cair dentro da prática, do fazer mesmo...

Toda vez que fico muito tempo sem compor, tenho certeza que não sei mais como fazê-lo, até começar de novo e ir estruturando novas idéias... Na verdade ninguém "sabe" ou "aprendeu" a compor, na minha opinião é um exercício constante, e uma habilidade que se vai aprimorando com a prática, como qualquer outra.

Não sei nem como te ajudar, a não ser dizer pra ir em frente e não ter medo de errar, pois essa é uma área onde isso não existe... Tenho certeza que com o tempo você vai tirando suas próprias conclusões e será seu próprio professor.

Claro que existem cursos e escolas de composição (principalmente no meio erudito), mas nenhuma delas elimina a necessidade de se colocar a mão na massa e partir pro fazer mesmo. Essa experiência é que, a meu ver, nos leva a alcançar resultados cada vez mais (pessoalmente) satisfatórios.

No que mais puder te ajudar, me fala aí e o farei com prazer. Abração!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Laysson Sáb 5 maio 2012 - 1:56

Valeu demais pelas considerações, me ajudaram bastante. Deram uma boa elucidada em algumas coisas. Vou tentar exercitar. Acho que pra começar, vou usar o papel pra escrever e me guiar dando nomes aos trechos pra ter um pouco de organização até ficar tudo intuitivo. Creio que deve ser parecido com aprender a tocar uma música de outro artista, onde no começo se estuda alguns trechos isolados, e com o desenvolvimento começa a tocar toda a música. Achei bacana isso sobre a questão do sentido estético tentar organizar as coisas minimamente. Talvez o meu esteja se prendendo muito em fazer transições perfeitas demais. hahahahaha Vou tentar relaxar um pouco pra ver se as frases ganham fluência. hehehehe

Abração, Sá, agradeço bastante!
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty ponto de vista

Mensagem por aoliabealves Sex 23 Ago 2013 - 21:44

eu me sinto envergonhado e ao mesmo tempo feliz... em poder dividir este espaço com vc´s... sou formado em piano e estou começando a estudar contrabaixo... vc´s são impressionante
aoliabealves
aoliabealves
Membro

Mensagens : 3
Localização : vitoria

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por fheliojr Sáb 24 Ago 2013 - 16:05

^q vergonha o q, rpz, seja bem-vindo!

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por rafaelravazzi Qui 2 Jan 2014 - 18:10

Gente, o tópico ainda dá, e vai continuar dando muitos frutos rsrs.
Sou meio novo no fórum, e só hoje conheci as dicas do S@ Reston.
Sensacional. Já to anotando tudo aqui pra estudar quando chegar em casa, depois do trampo (e aproveitando as férias da facul).

Sou autodidata também, e amo música, estudar música, tocar música... enfim.

Valeu galera. Privilégio participar de um fórum desses.
rafaelravazzi
rafaelravazzi
Membro

Mensagens : 11
Localização : Guarantã - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Convidado Sex 3 Jan 2014 - 0:22

Valeu Rafael! Fico feliz que tenha curtido!

Tenho postado pouco aqui no Forum (apesar de continuar visitando com frequência), mas quem sabe não volto a movimentar o tópico... Se alguém tiver alguma pergunta, é só falar! Estando ao meu alcance, tentarei ajudar...

Abração e um ótimo 2014,


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Fernando Zadá Sex 3 Jan 2014 - 2:12

Opa. Tinha uma encrenca num tópico meu que lembrei de você.
Confesso que me deu preguiça!! rss

https://www.contrabaixobr.com/t28887-linguagem-musical-e-teoria-com-fernando-zada#631627
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Boss2K Sex 3 Jan 2014 - 13:09

Fernando Zadá escreveu:Confesso que me deu preguiça!!
E, isso dito por um colaborador técnico, com tópico fixo sobre o assunto ... é decepcionante ...  facepalm

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Fernando Zadá Sex 3 Jan 2014 - 13:21

Boss eu já não gosto do som de Minas quase nada ainda achei a música chata pacas e pelo que ouvi da primeira vez ela varia a métrica. Se fosse algo que precisasse pra um trabalho já tinha parado e gasto um tempo pra resolver mas como não é exatamente o caso e é uma curiosidade do amigo passo a bola pro Sá que adora essas encrencas. É bem a cara do Itiberê e tchurma.
Não é porque sou colaborador técnico que tenho que saber ou resolver tudo né?
Se tem coisa que não me atrai são compassos impares e essa falta de groove de músicas assim.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Boss2K Sex 3 Jan 2014 - 13:34

Fernando Zadá escreveu:(...)
Não é porque sou colaborador técnico que tenho que saber ou resolver tudo né?
Em nenhum momento eu disse que você teria ou seria obrigado a responder/resolver a questão ... disse?

Meu comentário foi com relação a sua postura no assunto. Prometer ou dar esperança que vai responder e/ou comentar a questão:

Fernando Zadá escreveu:Vou ouvir com calma em casa (...)
Mas bom abacaxi vou baixar e comento depois.
Fernando Zadá escreveu:Fica tranquilo que depois baixo o mp3 pelo youtube e descasco o abacaxi!! Rss

... e depois dizer públicamente, que deu preguiça, não é, exatamente, a melhor maneira de tratar o problema .. no meu entender ...

Enfim .... esqueça o que eu disse.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Fernando Zadá Sex 3 Jan 2014 - 14:07

se tivesse tempo e organização para fazer metade do que planejo e ou gostaria...

sim a música em si achei tão chata, mas tão chata que deu preguiça mesmo. Se achasse alguma coisa interessante nela talvez até tivesse mexido mas pra mim é quase uma tortura ouvir música desse tipo. Pra mim parece uma poesia concreta que o cara resolveu colocar sons. Sleep Sleep Sleep Sleep Sleep 

Como sei que o Sá curte maluquices e rítmicas tortas e tem um gosto meio duvidoso ( lol! ) achei que passar a bola pra ele seria mais divertido!  jocolor 
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Rodrigonoforum Qui 20 Fev 2014 - 15:32

E ai blz,Sa rason onde encontro ritimo pra ter uma nocao pra tocar balada lenta ou musica lenta no contrabaixo, procurei mas nao achei sou novo por aqui, obrigado.

Rodrigonoforum
Membro

Mensagens : 1
Localização : Japan

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por elvisbm Dom 27 Abr 2014 - 0:53

Boa Sá Reston muito top

elvisbm
Membro

Mensagens : 1
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por emerbras Ter 2 Jun 2015 - 20:23

Olá.
Por favor me desculpem se estiver postando no tópico errado.

Estou querendo começar a transcrever as músicas que toco para poder organizar meu humilde repertório, fica mais fácil lembrar, mais organizado e obriga o estudo constante.
Toco na igreja e existe uma boa variação das músicas.

Na musica abaixo

Aparentemente ela é 4/4 (BPM aprox. 53), porem dá a impressão que pode existir divisão 6/8 (BPM aprox. 160) weed .
Não sei definir qual seria a formula dessa música.

Vocês poderiam me ajudar?

Obrigado

emerbras
Membro

Mensagens : 158
Localização : Colorado do Oeste-RO

Ir para o topo Ir para baixo

Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston - Página 3 Empty Re: Rítmica e Harmonia: Com Sá Reston

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos