Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

+117
patriciofernandes
carlosadriano
PauloBass
fheliojr
igor.botelhoduarte
Mauricio Luiz Bertola
LBorges
michelcastelobranco
GuynhoBass
Boss2K
Fernando Zadá
arthur.farias.96
Christian
Ricardo Brito
tentsubass
gpraxedes
Wesley Freitas
edumoraes
Guto Nascimento
Moises Borges
MarceloCol
Wyk.3
rafael.anjos.75
jba.bass
Leandro Gome'S
srlinux
Adelmo
Ruds
rassan
pesinho
Felipe Andrade
fvieira
Coutinho
Victor matheus wooten
Antonio Souza
Cham Carlos
GeTorres
Vitormaas
Leandro Bragança
jaderbarbosa
murilouem
subgrave
ELDER_LIMA
BR.
Rogério Barbosa
JassBazz
brucce
Eliseumohr
bec2010
Gustavo_AB
lsardeiro
Tarcísio Caetano
Sonfilho
renanx
NeyBass
Oziel Mendes
dekobass1982
rovaco
Lapetina
Pedroswaldo
joabi
Igor R. Costa
Cayo Castro
siodoni
Fabricio Bass boc
bodhan
IkedaTioBa
sandro_vie
gsfteodoro
Baixista
Laysson
malka_aff
*JAPA* PICKER BASS
afonsodecampos
basslave
djmmaster
Chapo
gobatto
ct.colela
Aldo MF
Silouco
Diegobass
LFBruschi
Raissa
Gomba
Daniel Magalhães
hueee
NETOULTRA
M2_Bassplayer
JAZZigo
Anisio Fraga
rafammbass
Nando Medeiros
Alex Guimaraes
Binão
SILVIAO
bruno the manager
CG
Patrick Soares
GusVCD
HOTA
Daniel
Eduardo Chaves
Rdg Bass
benedettiluthier
URSOBHZ
Proença
Moshe Bar Elohim
korg
Cid
Claudio
Cantão
Jackson
Renato
dibass
Thales_Sr
allexcosta
121 participantes

Página 20 de 22 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21, 22  Seguinte

Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 02, 2014 9:53 am

SILVIAO escreveu:Thales  ,é possivel adaptar um preamp de um combo, para ser utilizado onboard direto nos captadores?Devo tomar quais precauções?
Dá sim. Mas por serem conceitos diferentes, normalmente é difícil adaptar.
Pré onboard: Compacto, feito para funcionar com 9v, e alguns poucos, com 18v.

Pré de amplificador: Tem menos restrição com tamanho, por isso pode ser feito maior. A alimentação, como é feita através da rede elétrica, pode ser tanto com 9/12v, como alguns prés são alimentados com tensões de até 40v. Outro ponto é o consumo de energia, como não existe a limitação da bateria, o pré do amplificador pode não ser tão econômico nesse aspecto.

No mais, acho que um pré de amplificador é mais facilmente transplantado para a forma de um pedal, que é mais portátil que um ampli inteiro.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Qui Jan 02, 2014 10:28 am

VAleww!No caso de Ampops RC 4558, da para modificar de +-15v para 0-9 volts?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Jan 02, 2014 11:25 am

Dá pra modificar, mas tem que analisar o circuito, pois o circuito será alimentado com +- 4,5v. Com a perda de tensão na alimentação dos op-amps (que perde normalmente 1v), o headroom pode ficar comprometido...
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Qui Jan 02, 2014 11:34 am

Desculpe Thales não entendi, no circuito que tenho aqui , a alimentação é direta, -15 e +15 volts;Neste caso eu iria trocar ela para 0 e 9v .Haveria toda essa queda que voce mencionou?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Ter Jan 07, 2014 12:12 am

Posso substituir o TL072 por TL062 na seção de Equalização?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rafammbass Ter Jan 07, 2014 9:33 am

SILVIAO escreveu:Desculpe Thales não entendi, no circuito que tenho aqui , a alimentação é direta, -15 e +15 volts;Neste caso eu iria trocar ela para 0 e 9v .Haveria toda essa queda que voce mencionou?

SILVIAO, como eu havia falado antes, o TIPO de alimentação é um dos impeditivos para fazer o que você está propondo. A alimentação simétrica que você necessita para ligar o pré não é diretamente (sem nenhum circuito a mais) extraída de uma bateria comum. Há como fazer, mas você precisa de um circuito do tipo charge pump, e depois um terra virtual, seja ele com divisor de voltagem ou ainda com buffer.

Eu acho que não vai ficar legal. Essas charge pumps consomem muita bateria. Ela vai durar pouco...

Você pode substituir diretamente o TL072 por TL062.

Abraço

rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Ter Jan 07, 2014 3:11 pm

SILVIAO escreveu:Desculpe Thales não entendi, no circuito que tenho aqui , a alimentação é direta, -15 e +15 volts;Neste caso eu iria trocar ela para 0 e 9v .Haveria toda essa queda que voce mencionou?
O rafammbass disse tudo. Um opamp é alimentado por fonte simétrica. No caso, se você usar uma bateria (ou fonte) de 9v, você vai ter de fazer um divisor de tensão para gerar os 4,5v, e usá-lo como referência, assim tendo simétricos 4,5v para cada polaridade.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Ter Jan 07, 2014 11:19 pm

Valeww!Entendi,vou fuçar mais , qualquer duvida pergunto aqui!Obrigado.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rafammbass Ter Jan 07, 2014 11:46 pm

Silviao,

Qual é esse pré?

De repente alguém tem o esquema dele, o que pode te ajudar ainda mais.

Abs
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Qua Jan 08, 2014 12:41 am

Rafammbass, minha ideia seria transformar um pre tipo do GK ou Ampeg, em um preamp onboard,não necessariamente com o mesmo ganho, mas com a mesma voz.Abraço
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Ricardo Brito Qui Jan 09, 2014 12:22 am

Para vc Thales_Sr ME AJUDE ....

tenho um contra Baixo Tagima B2 e os Luther de minha cidade não acertaram liga-lo pois é de 4 potenciômetro e um dele desligou os fios da central. Se vc tiver um diagrama vc pode manda pra mim obrigado..

Ricardo Brito
Membro

Mensagens : 1
Localização : Rio Branco-Acre

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Jan 10, 2014 11:57 am

Olá,

Não tenho o diagrama desse baixo. Tem foto da cavidade dos controles aberta?
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qui Fev 06, 2014 8:18 pm

Thales, to fazendo uma talkbox pro guitarrista da minha banda e tenho algumas dúvidas.


1 O amp que ele conseguiu pra mim usar no circuito eh de 12v, o que acontece se eu ligar ele com 9v? Tem como eu transformar ele pra aceitar 9v?

2 O driver precisa mesmo ter o capacitor ligado em série? De qual valor? eu acho alguns projetos com o capacitor e outros sem o capacitor

3 Posso usar somente um amplificador de sinal desses baratinho de revistinha de eletrõnica? Estamos com um de 10w, eu pensei em usar o antigo pré amplificador do meu contra baixo nantes do amplificador de sinal, só pra garantir, sera que muda alguma coisa?


Valeu mestre!
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Sex Fev 07, 2014 9:03 pm

1 O amp que ele conseguiu pra mim usar no circuito eh de 12v, o que acontece se eu ligar ele com 9v? Tem como eu transformar ele pra aceitar 9v?
Pode ligar, ele deve funcionar com uma potência reduzida.

2 O driver precisa mesmo ter o capacitor ligado em série? De qual valor? eu acho alguns projetos com o capacitor e outros sem o capacitor
Se a potência for baixa, pode arriscar ligar sem o capacitor. Ele serve pra cortar os graves, pois o driver não tem capacidade de tocar essa faixa de frequência. Ir grave pro driver pode tanto distorcer o som quanto sobreaquecer o falante a toa.

3 Posso usar somente um amplificador de sinal desses baratinho de revistinha de eletrõnica? Estamos com um de 10w, eu pensei em usar o antigo pré amplificador do meu contra baixo nantes do amplificador de sinal, só pra garantir, sera que muda alguma coisa?
Pode usar qualquer tralha como pré. up
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Ter Fev 11, 2014 8:45 pm

Thales_Sr escreveu:
Se a potência for baixa, pode arriscar ligar sem o capacitor. Ele serve pra cortar os graves, pois o driver não tem capacidade de tocar essa faixa de frequência. Ir grave pro driver pode tanto distorcer o som quanto sobreaquecer o falante a toa.

10w é baixa?

continuando as dúvidas.

compramos o amplificador de montar kb10 da comkitel pra usar no talkbox. Porém a entrada de tensão dele é ac, se eu simplesmente ignorar os dois diodos que retificam a tensão e ligar 9v direto na perna 5 do tda2002 tem problema?

aqui tem uma foto do circuito http://uploaddeimagens.com.br/imagens/2014-02-11_20-37-25-jpg



malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Fev 13, 2014 1:57 pm

TDA é alimentado em AC? Acho que não hein... Mais tarde eu olho isso direito, no trabalho não abre imagem.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qui Fev 13, 2014 2:10 pm

não não, o tda é alimentado em DC, ele colocou no circuito dois diodos retificadores pra mim ligar a tensao em ac, o que eu quero fazer é tirar os diodos retificadores e ligar direto 9v DC no tda. Quando conseguir, olha o circuito ali na imagem,

Abraços
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rafammbass Qui Fev 13, 2014 2:29 pm

Pode ligar direto, só não inverta a polaridade da sua fonte DC no chip. Pode ligar com os diodos também, não vai fazer diferença, vai cair um pouquinho a tensão, apenas.
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qui Fev 13, 2014 2:32 pm

malka_aff escreveu:não não, o tda é alimentado em DC, ele colocou no circuito dois diodos retificadores pra mim ligar a tensao em ac, o que eu quero fazer é tirar os diodos retificadores e ligar direto 9v DC no tda. Quando conseguir, olha o circuito ali na imagem,

Abraços
Ah ok, pode tirar os diodos sim. Mas se tiver mais que 9V pra alimentar, pode até experimentar com eles no lugar.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qui Fev 13, 2014 2:39 pm

eh 9v exatos, é uma fonte padrão boss, então não vou deixar os diodos não. vou guardar eles
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Christian Sáb Fev 15, 2014 4:52 pm

Thales, me diga: tenho um Roland 120 xl é 110v aqui em Brasilia é 220V, qual o recomendado? Estabilizador? transformador? de quantos (Va)
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Ter Fev 18, 2014 3:26 pm

thales, meu qx200, quando liga, queima o fuzível, não importa qual fuzível.

Acredito que seja algum curto circuito, sabe me dizer quais componentes que poder fazer queimar o fuzível direto assim, ligando ele em 110v.

Ainda não abri ele pra ver, assim que eu tiver um tempo vou olhar, mas queria saber pra onde olhar já.

Valeu
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Qua Fev 19, 2014 12:43 pm

Christian escreveu:Thales, me diga: tenho um Roland 120 xl é 110v aqui em Brasilia é 220V, qual o recomendado? Estabilizador? transformador? de quantos (Va)
Transformador, uns 200 VA deve dar. Pode ser um estabilizador (pois ele tem um autotransformador dentro), mas eu não gosto muito por causa dos chaveamentos, podem dar uns "cliques" na saída do ampli.

malka_aff escreveu:thales, meu qx200, quando liga, queima o fuzível, não importa qual fuzível.

Acredito que seja algum curto circuito, sabe me dizer quais componentes que poder fazer queimar o fuzível direto assim, ligando ele em 110v.

Ainda não abri ele pra ver, assim que eu tiver um tempo vou olhar, mas queria saber pra onde olhar já.

Valeu
Eu isolaria a etapa de potência e tentaria ligar. Talvez o CI do power tenha ido pro espaço.
PS: Já tentou ligar com uma lâmpada em série? (Se não conhecer o método fala que eu passo um tutorial).
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Qua Fev 19, 2014 2:28 pm

nunca ouvi falar do método não, passa um tutorial ai.

E se o CI tiver ido pro saco, como faço dae?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por rafammbass Qua Fev 19, 2014 4:25 pm

malka_aff escreveu:nunca ouvi falar do método não, passa um tutorial ai.
E se o CI tiver ido pro saco, como faço dae?

É muito simples, veja a imagem abaixo. Se a lâmpada permanecer acesa, o amplificador está em curto.
Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Lampadaserieup6

Após identificar o que está com problema no amplificador (pode ser o CI, pode ser algo que queimou o CI), arrume e faça novamente o teste da lâmpada. Se ela acender forte no começo e o brilho cair rápido, você conseguiu consertar corretamente.

Abraço
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Seg Mar 03, 2014 10:25 am

Thales, uma dúvida simples, o padrão para o tone é pot 500k com capacitor 0,47; e pot 250k com capacitor 0,22? Ou vice-versa?
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Mar 03, 2014 10:29 am

Jackson escreveu:Thales, uma dúvida simples, o padrão para o tone é pot 500k com capacitor 0,47; e pot 250k com capacitor 0,22? Ou vice-versa?
Pot maior, capacitor menor, e vice-versa. Então fica Pot 500k, capacitor 0,22, e pot 250k capacitor 0,47.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Jackson Seg Mar 03, 2014 12:52 pm

Thales_Sr escreveu:
Jackson escreveu:Thales, uma dúvida simples, o padrão para o tone é pot 500k com capacitor 0,47; e pot 250k com capacitor 0,22? Ou vice-versa?
Pot maior, capacitor menor, e vice-versa. Então fica Pot 500k, capacitor 0,22, e pot 250k capacitor 0,47.

show, valeu!
Jackson
Jackson
Membro

Mensagens : 1846
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por SILVIAO Ter Mar 04, 2014 11:31 pm

Posso substituir um potenciometro logaritimo de 1 Mega por um linear de mesmo valor em um controle de volume?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Nando Medeiros Qua Mar 05, 2014 10:15 am

^ 2 (ao invés de 1 M, de 250 k).

Qual seria o resultado?
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por arthur.farias.96 Dom Mar 16, 2014 10:43 pm

E aí Thales! Blz!

Tenho um Peavey Max 112.

É possível transformar a saída de fones em uma saída de linha?
E qual a diferença do sinal q sai de uma saida pra fones e de uma saida de linha?
O objetivo principal é poder mandar o sinal pra mesa/potencia sem desligar o falante do cubo.

E converter pra 220v?

Qualquer eletrônica q faz manutenção de amps faz isso né?

Vlw!



arthur.farias.96
arthur.farias.96
Membro

Mensagens : 315
Localização : São José, Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 17, 2014 8:38 am

Preciso de dicas sobre amperagem em fontes.
Se a fonte recomendada é 500mA se eu usar uma de 2A é ruim?
Como funciona isso?
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Boss2K Seg Mar 17, 2014 9:19 am

Fernando Zadá escreveu:Preciso de dicas sobre amperagem em fontes.
Se a fonte recomendada é 500mA se eu usar uma de 2A é ruim?
Como funciona isso?
Na verdade, amperagem não existe ... hehehe! O que existe é Corrente Elétrica, cuja unidade de medida é o Ampére.

Na verdade, voltagem não existe ... hehehe! O certo é Tensão Elétrica ou Diferença de Potencial e a unidade de medida é o Volt.

Ohmsmagem não existe, o certo é Resistência Elétrica e unidade de medida é o Ohm.

Corrente Elétrica é o movimento (ordenado) de cargas elétricas através de um condutor, quando é aplicada uma diferença de potencial (tensão elétrica) entre seus extremos ...

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Ohms-law-illustrated

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 17, 2014 9:45 am

Valeu pela aula Boss!
Mas rola responder minha dúvida de forma compreensível?? Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Boss2K Seg Mar 17, 2014 9:57 am

facepalm 

A fonte recomendada deve suportar uma corrente de 0,5 Amperes. Se você põe uma de 2 Amperes (para a mesma tensão elétrica original) ou seja, colocando uma com maior capacidade, que aguenta um consumo maior, a princípio, não há problema ...

Mas .. o mestre é o Thales, o curioso aqui é que foi prolixo demais ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Mar 17, 2014 12:35 pm

Nossa, quanto tempo não tenho passado por aqui... Desculpas a todos, estou meio detonado aqui... rsrs

SILVIAO e Nando Medeiros, a diferença é só na curva de atuação, então pode substituir um pelo outro sem grandes problemas. Agora, caso você goste de trabalhar o volume do instrumento por esse pot, é bom tentar manter a mesma especificação, pois pode ficar mais trabalhoso pra regular o parâmetro com um pot de curva diferente. De qualquer forma, se não tá encontrando, pode trocar, ver se fica bom, se não ficar, vai atrás do pot log.

Zadá, a especificação de corrente da fonte quer dizer o máximo de corrente que ela pode fornecer. Se você necessita de 500 mA, pode comprar qualquer fonte que forneça disso aí pra mais.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 17, 2014 1:20 pm

Thanks Boss e Thales.
Imaginava que era isso mas o Boss de uma de Zubrycky e só bagunçou!! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Boss2K Seg Mar 17, 2014 1:52 pm

Fernando Zadá escreveu:Imaginava que era isso mas o Boss de uma de Zubrycky e só bagunçou!!
Prea você Zadá, eu vou deixar aqui, um pensamento do guru Allex Costa, que compartilho ...
allexcosta escreveu:(...) Tem gente que enxerga como má vontade, enquanto outros enxergam que quem quer que você cresça, estimula que você pense sozinho e não te dá coisas prontas.

Tenho a péssima mania de querer ver as pessoas crescerem, acho que termino crescendo junto, sei lá...(...)

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 17, 2014 2:00 pm

Rsss
Louvável atitude Boss.
É que o anta aqui precisava mesmo de uma resposta pronta.
Mas já salvei aqui pra não esquecer! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Laysson Sáb maio 03, 2014 9:42 am

Bom dia Thales, tudo bem contigo? 

Tenho esse tópico linkado com umas dúvidas e a galera já me solucionou muitas coisas. Agradeço a todos que já postaram lá, como CG, Boss e Moshe, dentre outros. O fórum é muito bom, a galera manda bem. Caso ache que haja alguma contribuição a fazer, ficarei igualmente agradecido. 

A finalidade principal dessa postagem é perguntar se existe possibilidade de eu fazer uma chave pra selecionar e direcionar as saídas RCA de diferentes fontes de áudio (TV, Computador) pra entrada Auxiliar do meu aparelho de Som. Eu imagino algo que lembre aquelas caixinhas que vinham com os videgames antigos (Atari, Mega Drive, Super Nintendo, etc.), que tinham uma chave deslizante que selecionava e direcionava a saída de vídeo game ou a saída da antena pra entrada coaxial da TV. Me parece que as coisas andam corridas pra você, né. Caso os nobres foristas quiserem ajudar também, pra te poupar o tempo, ficarei igualmente agradecido. 

Abraços! up
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Boss2K Sáb maio 03, 2014 11:33 am

Por aí, você acha esse switcher com sinal de vídeo também. É só não usar essa entrada no chaveador ...

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Chaveador-av-3-entradas-rca-audio-video-seletor-de-entrada-10207-MLB20026609647_012014-O

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-546040311-chaveador-av-3-entradas-rca-audio-video-seletor-de-entrada-_JM

Tem com mais portas ... mais caro, é claro ..


PS: Laysson, tô devendo um resposta lá no teu tópico, guenta um pouco ...  Very Happy

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Laysson Qui maio 08, 2014 11:35 am

Valeu demais, Boss. Não precisa nem pedir pra esperar, sou bem paciente. hehe A essa hora, é lógico, já deve ter respondido. hahahaha Vocês tem contribuído demais em meu aprendizado. Sou muito agradecido.
cheers
Laysson
Laysson
Membro

Mensagens : 818
Localização : Goiânia, Goiás

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por GuynhoBass Qui maio 15, 2014 9:49 pm

Estou pensando em aumentar a gama de timres de mau baixo,ele esta com um pré Aguilar OBP3,um cap EMG 45DC e um EMG 45CS.Tem como eu deixar os 2 captadores com apenas um volume master? No lugar do outro pot de volume o que eu poderia por pra ter essa variedade de timbres?
Desde ja agradeço a todos,muito bom esse forum!
GuynhoBass
GuynhoBass
Membro

Mensagens : 27
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Sáb Out 04, 2014 9:21 pm

Thales, sabe me indicar algum circuito que eu possa ligar na entrada de um pre amp receber microfone com sinal balanceado?

Quero comprar uns preamps bem chinelinhos pra conectar na minha uca200 e queria poder ligar instrumento ou microfone, a ideia eh ter uma entrada xlr e uma p10 pra cada canal (sao dois), as duas entradas (xlr e p10) estariam conectadas na mesma entrada de sinal do preamp, mas eu queria que a xlr fosse balanceada e a p10 não. Como faz essa ligação?
Acredito que nao seja soh ligar as duas em paralelo né?

abraços
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por joabi Sáb Out 04, 2014 9:24 pm


Invadindo aqui, pega uma mesinha, Malka. É o mais prático, e ainda te dá um EQ.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Sáb Out 04, 2014 11:50 pm

é que esses prés custam 25 reais, a mesinha custa 200 e só tem uma entrada balanceada :/
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por joabi Dom Out 05, 2014 12:14 am


Entendi... mas sei lá, ainda sou mais uma dessas do link abaixo. São muito úteis.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593612068-mesa-de-som-yamaha-modelo-mg82cx-mixer-muito-nova-_JM

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por malka_aff Dom Out 05, 2014 12:26 am

o preço ta muito bom, mas 300 reais ta fora de minha realidade. Na verdade o que eu estou fazendo é uma maneira de gravar sem precisar usar tanto cabo. Eu ia comprar os circuitos separados e colocalos dentro de uma caixa de madeira junto com a uca200 e fazer uma interface completa handmade.

A uca tem 2in e 2out rca. Eu só preciso do pré com entrada bal e unbal e do ampli de fone com chave pré/post.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por joabi Dom Out 05, 2014 12:32 am


Entendi, então aí é com o Thales mesmo... hahaha aguardemos o mestre.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Thales_Sr Seg Out 06, 2014 2:20 pm

Malka, você quer converter um sinal balanceado em sinal comum, para poder ligar na sua interface?
Se for isso, esse circuitinho faz o serviço:
http://www.tubecad.com/2012/08/13/OpAmp%20Diff%20Amplifier.png
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Eletrônica aplicada à música com Thales_sr. - Página 20 Empty Re: Eletrônica aplicada à música com Thales_sr.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 20 de 22 Anterior  1 ... 11 ... 19, 20, 21, 22  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos