Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Metrônomo por Jeff Berlin

+8
galegonobaixo
LuCaSbass
WALLY
PauloBass
DUDUBASS
Fernando Zadá
allexcosta
Tarcísio Caetano
12 participantes

Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua maio 09, 2012 9:50 am

Pessoas,
apesar de meu inglês "mais que pobre", o pouco que pude entender deste vídeo do Jeff Berlin, levantou em mim, questões/dúvidas, e interesse grande sobre este assunto. Trago, portanto, para vocês; e bem emblemático, o que ele diz a partir de 4:51.
Existe um workshop do Sá Reston ( https://www.contrabaixobr.com/t17923-workshop-sa-reston-deslocando-o-click ), que talvez, aborde algo como isto, mas posso estar errado, pelo meu pequeno conhecimento. De toda forma, acredito que este vídeo dará uma boa discurssão. Vamos a ela?


Última edição por Tarcísio Caetano em Sáb Dez 05, 2020 7:38 pm, editado 1 vez(es)
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por allexcosta Qua maio 09, 2012 9:57 am

O Sá Reston em nenhum momento diz que o metrônomo pode atrapalhar ou destruir seu senso rítmico natural, como o Jeff faz aqui...

A GRANDE maioria dos professores de renome usa e acredita no metrônomo como uma excelente ferramente de estudo. O músico que escolhe não usá-lo pode ter uma surpresa bem desagradável ao chegar em um estúdio para gravar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua maio 09, 2012 10:01 am

allexcosta escreveu:O Sá Reston em nenhum momento diz que o metrônomo pode atrapalhar ou destruir seu senso rítmico natural, como o Jeff faz aqui...

A GRANDE maioria dos professores de renome usa e acredita no metrônomo como uma excelente ferramente de estudo. O músico que escolhe não usá-lo pode ter uma surpresa bem desagradável ao chegar em um estúdio para gravar.
Ok...ainda bem, que não afirmei nada. É que o Jeff fala em um determinado momento sobre a música da América do Sul e sobre "o click". Meu inglês é horrível, por isto disse que poderia ter algo a ver. Mas ótimo sabermos que é outro assunto: mais alguma coisa a aprender.
E óbvio que não vou abandonar meu metrônomo...(pelo menos por enquanto affraid )

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 09, 2012 10:10 am

allexcosta escreveu:

A GRANDE maioria dos professores de renome usa e acredita no metrônomo como uma excelente ferramente de estudo. O músico que escolhe não usá-lo pode ter uma surpresa bem desagradável ao chegar em um estúdio para gravar.

+1
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por DUDUBASS Qua maio 09, 2012 3:08 pm

Acho que na intenção de ser autêntico e diferente, o Jeff acaba falando muita bobagem, pra não dizer m&#*@, tirando a questão da percepção auditiva logicamente, que ele defende e que realmente é o grande lance.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por PauloBass Qua maio 09, 2012 7:53 pm

Estou neste exato momento, com um exemplar nas mãos da finada Cover Baixo, edição de 2010, número 86, onde ele é entrevistado por Regis Tadeu, o título da matéria é: "POLÊMICO & SOBERBO", onde entre tantas coisas, discorre sobre a musicalidade interna de cada um, o que a meu ver, não se encaixa necessariamente a todo mundo.
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por WALLY Qua maio 09, 2012 7:54 pm

Victor Wooten até me converseu ao dizer que não existe nota errada, que se todas as notas estiverem no GROOVE elas encaixar legal,,, agora esse aí não me converseu NEM UM POUCO sobre a explicação dele de que o Metronomo atrapalha.!
Na boa,,, não sou músico profissional, sou estudante, mas acho que ele só falou asneira....!!!
A visão do Sá raston é MUITO mais interessante, de que você está no controle e não o Metronomo, é normal usarmos o CLICK como marcação para a "Batida 1", mas podemos conseguir dominar os clickes a ponto de fazermos que ele seja a marcaçao da "Batida 3" por exemplo, sem perdermos o rítmo...
Enfim,,, sinceramente, eu não faria aulas de Baixo com esse Sujeito...
Até imagino ele cantarolando "Passarinho quer dançar. O rabicho balançar. Porque acaba de nascer. CLAP CLAP CLAP CLAP...!" Não não não...!!!!!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por WALLY Qua maio 09, 2012 7:56 pm

PauloBass escreveu:Estou neste exato momento, com um exemplar nas mãos da finada Cover Baixo, edição de 2010, número 86, onde ele é entrevistado por Regis Tadeu, o título da matéria é: "POLÊMICO & SOBERBO", onde entre tantas coisas, discorre sobre a musicalidade interna de cada um, o que a meu ver, não se encaixa necessariamente a todo mundo.

#OFF_TOPIC_MODE_ON

Um "POLÊMICO & SOBERBO" entrevistando outro..!!!

#OFF_TOPIC_MODE_OFF

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por PauloBass Qua maio 09, 2012 8:02 pm

Este aqui é praticamente um resumo do que o Sá Reston ensinou.


<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/9X1fhVLVF_4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por PauloBass Qua maio 09, 2012 8:17 pm

Vou transcrever um trecho da entrevista:

RT: Nessa história toda sobrou até para o pobre do metrônomo.

JB: Nunca toquei com isso porque sei que a noção de tempo é uma coisa interna, que isso só é entendido quando você entende a música internamente. Se você consegue fazer isso com aquilo que ouve dos outros instrumentistas que estão tocando ao seu lado, então a coisa funciona sem você ter um "reloginho" lhe dizendo o andamento a ser seguido. Quando você está ouvindo um disco e começa a bater os pés no mesmo ritmo, não foi preciso um metrônomo para lhe mostrar como fazê-lo no tempo correto. Todo mundo tem essa noção de tempo de modo natural. A única coisa a fazer é sentir isso. Todo grande músico desenvolveu sua noção de tempo tocando com outros companheiros. Se você quer tocar rock de uma ótima maneira, não gaste seu dinheiro com "matérias educacionais" comuns e trate de tocar com músicos que estejam na mesma sintonia musical que a sua. Ouça seus discos favoritos e tente reproduzir em seu instrumento aquilo que você ouve.
PauloBass
PauloBass
Membro

Mensagens : 686
Localização : Taboão da Serra /SP

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por WALLY Qui maio 10, 2012 10:40 am

PauloBass escreveu:Este aqui é praticamente um resumo do que o Sá Reston ensinou.


<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/9X1fhVLVF_4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


NOSSA....
O último exercício é dificil DEMAIS...!!!!!!!!!!
hehehehehe, não consegui fazer de MANEIRA NENHUMA.!
Muito Bom.!!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por LuCaSbass Qui maio 10, 2012 11:37 am

Eu concordo com alguns pontos que ele falou... o Metronomo é e deve ser usado como uma ferramenta. O que ele explica é que no processo de aprendizado é complicado usar o metronomo...

Por exemplo, você esta aprendendo algum modo novo, aprendendo suas notas e digitações. Colocar um metrônomo nesse processo de aprendizado e reconhecimento de notas só vai atrapalhar mais ainda o estudante. Logicamente, depois de aprender isso eu acho importante o uso do metronomo para trabalhar o tempo.

Aquele workshop do Sá e esse do Wooten mostram excelentes formas de usar o metronomo para trabalhar o tempo interno sem ficar só marcando nas cabeças do tempo. Esse daqui tem algumas ideias interessantes também, gostei principalmente do exercicio 2:
http://www.johnnycopland.com/time-my-top-5-timing-rituals/
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por galegonobaixo Qui maio 10, 2012 3:56 pm

LuCaSbass escreveu:Eu concordo com alguns pontos que ele falou... o Metronomo é e deve ser usado como uma ferramenta. O que ele explica é que no processo de aprendizado é complicado usar o metronomo...

Por exemplo, você esta aprendendo algum modo novo, aprendendo suas notas e digitações. Colocar um metrônomo nesse processo de aprendizado e reconhecimento de notas só vai atrapalhar mais ainda o estudante. Logicamente, depois de aprender isso eu acho importante o uso do metronomo para trabalhar o tempo. /

Concordo, estudei contrabaixo acústico na EMB, e enquanto eu tentava decorar onde as notas ficavam no contrabaixo já era exigido eu estudar com o metrônomo, eu me embananava todo tentando lembrar onde as notas ficavam e ainda tinha o "click" me pressionando, era um inferno igualzinho o começo do vídeo, depois que tirei o metrônomo avancei muito, e só voltei a utilizá-lo quando já sabia todas as notas da 1/2 posição e já tinha dado uma lida na partitura e o metrônomo era apenas um guia de tempo.

Não creio que seja errado usar o metrônomo, acho errado como ele é utilizado.
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Zubrycky Qui maio 10, 2012 11:02 pm

Se vocês quiserem, posso procurar, na minha coleção da revista Bass Player americana, o artigo ( muito interessante e válido ) no qual ele fala especificamente sobre este assunto.

É só dizer que eu traduzo e posto o artigo aqui.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por WALLY Sex maio 11, 2012 9:32 am

^ Interessante...!

____________________________
..!!??
WALLY
WALLY
Membro

Mensagens : 807
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por galegonobaixo Sex maio 11, 2012 4:17 pm

Zubrycky escreveu:Se vocês quiserem, posso procurar, na minha coleção da revista Bass Player americana, o artigo ( muito interessante e válido ) no qual ele fala especificamente sobre este assunto.

É só dizer que eu traduzo e posto o artigo aqui.

\o/ Sim! Please!
galegonobaixo
galegonobaixo
Membro

Mensagens : 1430
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Gomba Sex maio 11, 2012 5:03 pm

Tenho uma amiga que é pianista erudita e ela diz que nao suporta metronomo porque tira a liberdade dela.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Zubrycky Dom maio 13, 2012 1:24 pm

galegonobaixo escreveu:
Zubrycky escreveu:Se vocês quiserem, posso procurar, na minha coleção da revista Bass Player americana, o artigo ( muito interessante e válido ) no qual ele fala especificamente sobre este assunto.

É só dizer que eu traduzo e posto o artigo aqui.

\o/ Sim! Please!

Já que há interesse no assunto, vasculharei a minha coleção de revistas e assim que encontrar o tal artigo eu postarei a tradução aqui. What a Face

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Dez 05, 2020 3:47 pm

Zubrycky escreveu:
galegonobaixo escreveu:
Zubrycky escreveu:Se vocês quiserem, posso procurar, na minha coleção da revista Bass Player americana, o artigo ( muito interessante e válido ) no qual ele fala especificamente sobre este assunto.

É só dizer que eu traduzo e posto o artigo aqui.

\o/ Sim! Please!

Já que há interesse no assunto, vasculharei a minha coleção de revistas e assim que encontrar o tal artigo eu postarei a tradução aqui.  What a Face

Já conseguiu traduzir, meu caro? poke Ainda estamos aguardando... affraid

Só zoação, caro Zubrycky! É que estou fazendo "uma varredura" neste subfórum e lendo os assuntos mais pontuais para mim no momento e lembrei-me deste tópico, e ao lê-lo reli este seu post. Não podia deixar passar up Ri Muito
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por vcrz Sáb Dez 05, 2020 4:02 pm

Respeito muito o Jeff Berlin, mas o cara é muito "seco" no ponto de vista pessoal, no grupo "bass player" no Facebook, ele está a todo momento pontuando sua batalha contra todos os professores de baixo do mundo, só ele tem o caminho da redenção, mas nas discussões outrras pessoas levantam pontos interessantes contrários a sua pregação e ele fica irredutível, se não está dentro do padrão dele ele nem chega a considerar como "ferramenta".

Ele tem seu eleitorado, mas é o típico professor que infelizmente me afastou do estudo do baixo.

2021 eu vou voltar a estudar leitura de partitura, mas toda vez que ele defende isso eu tenho raiva do jeito que ele deixa na entrelinha que baixista que não sabe ler não é baixista.



Edit: acabei de ver isso no Facebook, ele acabou de postar, a forma que ele descarta qualquer coisa que seja fora do "modo" dele é muito simplista na minha opinião.


The increasing focus on using apps to learn music is an admirable effort. It shows that people want to learn music. But, here's the thing! Apps leave out the sequence of musical development. They don't make you better players and they don't improve your musical awareness. They are, to me, mostly flawed because they bypass the essential need of learning, to make you play better musicians. If I may, one page of quality academic musical content will help you much better than any app can. Why not put away your app and replace it with something that actually impact on your musical life for the better.


As vezes acho que ele acha que todo mundo que tem um baixo no colo "tem por obrigação" ser formalmente formado em música.

Deixo a discussão


Última edição por vcrz em Sáb Dez 05, 2020 4:19 pm, editado 1 vez(es)
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Dez 05, 2020 4:15 pm



Eu de certa forma concordo com isso aqui.
mas o Jeff é meio chato mesmo.... Rssss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por vcrz Sáb Dez 05, 2020 4:24 pm

Concordo 100% com o vídeo e sobre o Jeff Berlin.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por bodhan Sáb Dez 05, 2020 4:47 pm

Fiquei curioso de assistir o vídeo original postado pelo Tarcísio, está agora indisponível.
Sou amador, tenho uma leitura bem ruim, mas acho um elemento fundamental para um profissional.
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Dez 05, 2020 7:39 pm

bodhan escreveu:Fiquei curioso de assistir o vídeo original postado pelo Tarcísio, está agora indisponível.
Sou amador, tenho uma leitura bem ruim, mas acho um elemento fundamental para um profissional.
Repostado, caro bodhan up
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por bodhan Sáb Dez 05, 2020 8:48 pm

Obrigado!
Bem interessante. Assunto controverso, deixo para os educadores.
Estudei on line há anos atrás guitarra jazz com o Jimmy Bruno.
Certa feita ele disse que nunca foi numa gig e encontrou um metrônomo!
Abs!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Dez 05, 2020 9:14 pm

Olha assisti de novo eu acho que entendi a colocação dele até.
Mas continuo achando ele meio chato apesar de admirar várias coisas que ele diz mas me parece as vezes que ele quer criar algumas polêmicas de propósito.
Faz parte e é um direito dele assim como de todos nós de concordarmos ou discordarmos independente de quem ele seja.


Sério Bodhan.
Sou muito fã do Jimmy e chegou um dvd dele aqui que ainda nem assisti. Tremendo guitarrista ele e gosto muito da abordagem dele em relação a estudos e harmonia...

Mas o metronomo é uma ferramenta que pode ser muito bem utilizada quando se sabe usar.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por vcrz Sáb Dez 05, 2020 9:42 pm

Fernando Zadá escreveu:Olha assisti de novo eu acho que entendi a colocação dele até.
Mas continuo achando ele meio chato apesar de admirar várias coisas que ele diz mas me parece as vezes que ele quer criar algumas polêmicas de propósito.
Faz parte e é um direito dele assim como de todos nós de concordarmos ou discordarmos independente de quem ele seja.


Também assisti de novo e dessa vez desceu mais redondo o que ele disse sobre o metrônomo.

E novamente concordo com o teu ponto sobre as vezes ele ser chato e polemizar, que na minha opinião, diminui o peso da opinião do Jeff Berlin pq ele sempre está reclamando de algo massivamente utilizado.

O cara é polêmico e na minha opinião ranzinza. Não tira o fato de ser um ótimo baixista e um ótimo professor, meio tirano, pra quem gosta.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1352
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Dez 05, 2020 9:55 pm

Cara temos realmente uma visão muito parecida.
Eu já tive um professor que tinha algumas coisas em comum com o Jeff nesse sentido e digo mais atrapalha do que ajuda ter muita proximidade com gente assim.
Não consigo nem afirmar se é ranzinza mesmo ou se gosta de fazer o tipo sou do contra tudo e todos ...
é uma postura chata.
Sou mais um educador estilo Wooteen que trata as coisas com mais leveza e paixão e sem essa carga negativa do Berlin.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Dez 06, 2020 12:47 pm

LuCaSbass escreveu:Por exemplo, você esta aprendendo algum modo novo, aprendendo suas notas e digitações.  Colocar um metrônomo nesse processo de aprendizado e reconhecimento de notas só vai atrapalhar mais ainda o estudante. Logicamente, depois de aprender isso eu acho importante o uso do metronomo para trabalhar o tempo.

Para mim, funciona perfeitamente desta forma.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Fernando Zadá Dom Dez 06, 2020 2:16 pm

é são dois processos um de aprender que realmente é mais artesanal e o de praticar onde pode ser importante e muito bem vindo o uso do metrônomo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Metrônomo por Jeff Berlin Empty Re: Metrônomo por Jeff Berlin

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos