Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Retorno com Fones.

4 participantes

Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Retorno com Fones.

Mensagem por TiagoAndrade Qua maio 30, 2012 10:55 pm

Pessoal,

Estou querendo implementar aqui na igreja um esquema de retorno com fones, pra vozes e instrumentos.

Serão mais ou menos 5 para instrumentos e 4 pra vozes.

O problema é que tenho uma mesa com apenas 2 saídas auxiliares. Porém tenho também 4 subgrupos divididos em 1,2 e 3,4.

A mesa é essa:

Retorno com Fones. BehringerSX2442FX_02

Sei que é meio difícil até pela mesa, mas tem como fazer algum "milagre"?
A solução com power click eu já conheço. Queria saber sobre alguma solução com power play.

Abraços e obrigado a todos.

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por inibass Qua maio 30, 2012 11:32 pm

Tambem estamos pra implantar retornos com fone na igreja.

A solução ideal e mais barata é amp de retorno de fone.

Estamos na dúvida entre o HA4700 que pega ate 8 fones e tem mais recursos ou o HA8000...que tem 8 canais e pega ate 16 fones...mas tem menos recurso por canal.
E da mesa só usa uma saída de retorno.

Tem bastante tópico aqui sobre isso.

aBASSo


Última edição por inibass em Qua maio 30, 2012 11:33 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : correção do modelo informado: HA800 para HA8000)

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por TiagoAndrade Qua maio 30, 2012 11:37 pm

inibass escreveu: Tambem estamos pra implantar retornos com fone na igreja.

A solução ideal e mais barata é amp de retorno de fone.

Estamos na dúvida entre o HA4700 que pega ate 8 fones e tem mais recursos ou o HA8000...que tem 8 canais e pega ate 16 fones...mas tem menos recurso por canal.
E da mesa só usa uma saída de retorno.

Tem bastante tópico aqui sobre isso.

aBASSo

Obrigado pela resposta, mas pelo que entendi o HA4700 só pega 4 fones não?

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por inibass Qua maio 30, 2012 11:43 pm


HA4700 = 4 canais , com 1 saída frontal + 1 por trás , por canal,totalizando 8 fones, controle de volume, grave e agudo .

HA8000 = 8 canais , sendo 1 saída frontal + 1 por trás , por canal,totalizando 16 fones, apenas controle de volume.

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por TiagoAndrade Qua maio 30, 2012 11:50 pm

inibass escreveu:
HA4700 = 4 canais , com 1 saída frontal + 1 por trás , por canal,totalizando 8 fones, controle de volume, grave e agudo .

HA8000 = 8 canais , sendo 1 saída frontal + 1 por trás , por canal,totalizando 16 fones, apenas controle de volume.

Entendi. Não achei os outros tópicos que você falou. Me esclarece uma dúvida.

Tem como, por esse HA4700, eu utilizar monitoração pra cada instrumento/voz se ouvir e ouvir o geral, porém controlando o volume do seu próprio instrumento?
E como eu controlo a saída da voz no fone? Por exemplo, eu utilizando um fone, como aumentar apenas a minha voz no meu fone?

Obrigado pela ajuda desde já.

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por inibass Qui maio 31, 2012 8:53 am

Não tem como aumentar seu próprio instrumento não...que eu saiba apenas com power click DB(ou similar de 2 canais) individual por musico que vc pode fazer isso. Mas aí é um baita investimento e muito cabo no bolo pra dar problema.

Controla-se os volumes do retorno pela mesa, independente do som de frente, então pode-se deixar determinado instrumento destacado apenas no retorno, mas isso sairia em todos os fones...
...uma forma de facilitar pro baixista é usar o HA4700 dando um up no grave qndo necessário e usando o fone AKG k414p que li por aí que tem o som mais recheado e ajudaria o baixista nesse sentido.

Aqui usaremos todos os instrumentos ligados numa mesa (soundcraft) , da mesa sai linha geral pra o PA da mesa de trás da igreja e sai o rotorno pra o AMP de retorno...assim nós poderemos controlar volumes individuais que vai pra frente e como fica no retorno. Teremos que masterizar o volume dos instrumentos na frente antes, pq o PA não terá volume individual por instrumento, apenas aumenta tudo ou desce tudo (é até melhor pra gente por deficiência de tecnico de som no PA, lá os melhores estão tocando, e já usamos mesa separada ha muito tempo).
O PA de lá continuará com os vocais diretos, e retornará pra nossa mesa um sinal de retorno geral, pra termos referencia de como está a frente...assim poderemos aumentar os instrumentos acima do vocal apenas no nosso ouvido. O vocal se baseará pelas caixinhas de retorno q ja existem e é controlada pelo técnico geral.
Essa é nossa idéia e estamos começando a comprar as coisas, a mesa ja esta encomendada, o amp de fone acho que a igreja vai comprar.

Se alguém tiver outras opiniões nesse tipo de projeto pode falar.

A intenção realmente era poder aumentar o instrumento ao gosto de cada um, mas vi que nao tem aparelhos dentro do orçamento q de pra isso...na verdade nem vi nenhum, o único foi o powerclick q é fora de cogitação como citado acima.


aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por TiagoAndrade Qui maio 31, 2012 11:41 am

Rapaz, ontem eu cheguei a uma solução que acredito ser a melhor pra mim no momento.
Segundo o que pensei, poderei aumentar no fone o que estou usando (seja voz ou instrumento), e ouvir o geral um pouco mais baixo.
O HA4700 tem a opção de uma entrada aux. E tem um knob que controla o balanço entre o que está entrando no main e o que está entrando no aux.

Nos instrumentos vou usar DI´s para dividir o som para a mesa e a outra saída para a entrada aux do powerplay. E No main vou jogar o geral que sai da mesa. Daí posso controlar o som independente de cada instrumento.

No vocal é um pouco mais complicado. Vou usar as saídas de aux 1 e 2 da mesa para o main de um segundo powerplay, e vou usar os subgrupos 1, 2, 3, e 4 para entrar nos aux's do HA4700. Cada subgrupo será o retorno de uma voz. Daí poderei pelo mesmo knob de balanço do powerplay controlar o volume individual de uma voz.

A questão é que, se uma pessoa me pedir pra aumentar 1 instrumento específico não vou poder. Só posso aumentar o geral e abaixar a voz/instrumento ou vice-versa

É mais ou menos isso. rs

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por inibass Qui maio 31, 2012 12:26 pm

/\ Boa solução sobre dividir do DI e tal, gostei da idéia up

realmente o blend ajuda nisso aí mesmo.

Pra nós lá acho q não vamos precisar não...até pq quero evitar a parafernalha de cabos.
Outra coisa q tive analisando é q no retorno eu dificilmente preciso ter o meu instrumento tão mais presente q os outros, questão de concentração no fone já me põe dentro da musica. Acredito que se o musico apenas se ouvir muito mais alto que os outros tende a se aplicar como base ou principal e acaba embolando nos arranjos e improvisações, cada um achando q é o mandante por estar alto no ouvido faz com q o tecladista encha demais, o guitarrista tb , o baixista tb...atropelando as improvisações.
Prefiro ouvir o resultado final, particularmente acho que cada musica é um mundo...tem musicas q a base é o violão então prefiro q a batida esteja ali presente e audível pra q eu tb possa me guiar, e não podemos esquecer dos vocais tb pra ning atropelar ninguem nos arranjos.
Como te falei acima, vamos dá um jeito de colocar todos os instrumentos mais alto que o vocal , apenas nos nossos ouvidos.

O objetivo é enxugar o volume de som no ambiente, usamos um par de caixas de 15 na frente e um par de caixas de 12 no meio da igreja, pra gerar um som mais distribuído e agradável sem necessidade de aumentar muito a frente pra compensar o fundo.
Com os fones não correremos o risco de "forçar" o aumento do nosso instrumento muitas vezes acima da voz, pra gente vamos estar curtindo no fone com instrumental em toda pressão, mas o PA é que vai masterizar, no equilibrio certo pra igreja, o instrumental X vocal.

Ouço trios de jazz pelo resultado final, e tb pra sentir as harmonias do baixo acústico mesmo ele estando lá atrás a maior parte do tempo.
Pensa nisso tb Wink


aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por TiagoAndrade Qui maio 31, 2012 12:57 pm

inibass escreveu: /\ Boa solução sobre dividir do DI e tal, gostei da idéia up

É, e considerando que os pedais dos instrumentos já tem DI facilita ainda mais fazer isso. Só precisamos de um DI pro violão, que na verdade já temos.

Com relação a caixa de 12, você usam ativa ou passiva? Qual a marca?
Estamos querendo comprar uma agora também.

Abraços.

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por inibass Qui maio 31, 2012 1:09 pm

Usamos tudo passiva, caixas handmade mesmo de qq esquina, tá encarpetada , acho que tá tudo com falantes selenium, pelo menos as de 15 da frente sei que são falantes selenium, e nos retornos 2 caixas de 10, uma de cada lado, na parede, na altura da cabeça, por trás da caixa grande....só pra dar ambiente mesmo. A igreja tem uns 15 metros de largura.

Estamos pensando em comprar umas ativas de 12" pra banda, pra festas tipo casamento e tal. toquei e curti muito as 12" da behringer...toquei sabado a noite com um par de ativas....falou demais...monstruoso o som sem perder a qualidade...nem parece que sao apenas 2 cxs de 12". Toquei com o fretless com Malagoli e ficou lindo, já com um Tagima B5 com cordas de menos de um mes tive que trabalhar só com cap da ponte e tirando todo o grave...nao entendi o pq...o B5 nem tem essa sobra de grave.
Mas não compraria por medo mesmo da durabilidade.

Estamos nos planejando pra investir em ativa + passiva selenium de 12" e um provável sub. Ouvi um sub franh no sabado tb...com banda e tudo e me impressionou...o tecnico q é muito bom, disse q pesquisou bastante e como estava sem verba pra marca melhor foi na fran e nao se arrepende...gostei da definição. Nossa decisão por enquanto tá na 12" ativa da selenium.

aBASSo


____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por Rauser Qui maio 31, 2012 1:39 pm

na minha Igreja é tudo assim, tudo no fone .....não tem amplificadores

no MEU ponto de vista acho horrivel, pra min a pior coisa do mundo é tocar baixo com retorno somente no fone

totalmente broxante Evil or Very Mad

____________________________
SINGLE É SINGLE !!
Rauser
Rauser
Membro

Mensagens : 618
Localização : Lins/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por TiagoAndrade Qui maio 31, 2012 1:45 pm

Rauser escreveu:na minha Igreja é tudo assim, tudo no fone .....não tem amplificadores

no MEU ponto de vista acho horrivel, pra min a pior coisa do mundo é tocar baixo com retorno somente no fone

totalmente broxante Evil or Very Mad

Por que horrível?

____________________________
"Técnica correta preserva o aparelho vocal e esse tipo de corda não se troca." by: Tio Allex.
TiagoAndrade
TiagoAndrade
Membro

Mensagens : 331
Localização : Salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por inibass Qui maio 31, 2012 1:55 pm


/\ realmente não é a mesma coisa que tocar num palco com a pressão do set sentindo tremer tudo e todo aquele retorno como referencia....mas não julgo como horrível...principalmente pra o tipo de som que costumamos executar na igreja. Horrível é o que passamos muitos dias que nos posicionamos meio que embaixo da caixa onde nem sentimos o som de frente nem temos retorno de verdade...acabamos por exagerar um pouco no volume dos instrumentos.
Vai da necessidade de cada ambiente e tipo de som/estilo executado.

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por Guih_amaral Qui maio 31, 2012 3:21 pm

Rauser escreveu:na minha Igreja é tudo assim, tudo no fone .....não tem amplificadores

no MEU ponto de vista acho horrivel, pra min a pior coisa do mundo é tocar baixo com retorno somente no fone

totalmente broxante Evil or Very Mad





Ufaaa!Pensei que só eu pensava assim.Isso foi um dos motivos a me desanimar a continuar tocando,som sem pressão,eu tão tenho o retorno do que a igreja ta cantando.É muito estranho!

____________________________
G u i H A m a r a L
Guih_amaral
Guih_amaral
Membro

Mensagens : 147
Localização : Cabo Frio / Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por Rauser Qui maio 31, 2012 4:55 pm

Pois é... tocar baixo sem sentir o "peso" pra min é muito ruim, mas é claro isso é apenas a minha opinião

baixo pra min tem que ser com amplificador

____________________________
SINGLE É SINGLE !!
Rauser
Rauser
Membro

Mensagens : 618
Localização : Lins/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Retorno com Fones. Empty Re: Retorno com Fones.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos