Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Ir em baixo

Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Mensagem por LuCaSbass em Ter Jun 12, 2012 9:19 pm


O pianista, arranjador, maestro e compositor Antônio Adolfo faz uma justa homenagem aos gênios Guinga e Chico Buarque nesse disco que reúne alguns dos melhores músicos em atividade no Brasil: Leo Amuedo (guitarra/violão), Rafael Barata (bateria), Marcos Suzano (percussão) e Jorge Helder (contrabaixo acústico). A escolha de Jorge parece óbvia, tanto do ponto de vista técnico quanto pelo conhecimento que ele tem da obra desses dois compositores. Além disso, seu entrosamento com Barata é notável, já que ambos trabalham juntos em vários outros projetos.

O disco inicia com uma sequência de duas composições de Guinga: O baião "Dá o pé, Loro" e "Nó na garganta". As duas apresentam lindos improvisos de Adolfo e Amuedo, e uma base concisa e consistente por parte de Jorge, Barata e Suzano. A estética "guinginiana" foi bastante respeitada nos arranjos, deixando claro a intenção de Adolfo nas homenagens presentes no disco.

A faixa que da nome ao disco, "Chora Baião", é uma linda composição de Adolfo e que se encaixou perfeitamente na intenção do álbum. O uruguaio Leo Amuedo mais uma vez executa um lindo improviso, mostrando porque é um dos mais respeitados guitarristas de jazz da América Latina e Europa, onde morou por muitos anos.

A belíssima "Você, você" é uma parceria de Guinga e Chico Buarque. A competente Carol Saboya, filha de Antônio Adolfo, interpreta muito bem a letra da canção, acompanhada pelos craques da banda de seu pai. Na faixa seguinte, "A Ostra e O Vento", composição de Chico, Carol aparece fazendo vocalize em uníssono com o piano de Adolfo na bela melodia, que é seguida de mais um brilhante solo de Amuedo. Jorge Helder faz uma condução bastante segura e muito bonita e Rafael Barata mostra muita sensibilidade na levada com vassourinhas.

As duas faixas seguintes são composições de Antônio Adolfo. "Chicote" é um baião que possui uma harmonia que remete a "Corrupião", composição de Edu Lobo e "Chorosa Blues" é uma pequena peça de piano solo, executada por Adolfo. A primeira delas, além dos já tradicionais solos de Adolfo e Amuedo, possui solos de Jorge Helder e Rafael Barata. O solo de Jorge, embora curto, é muito bonito. Já Barata mostra porque já é uma das referências na bateria brasileira.

"Gota D'água", composição de Chico Buarque, dá sequência ao disco com mais uma bela melodia. Em certo ponto, Jorge Helder executa a primeira parte da melodia em seu contrabaixo acústico, dando um belíssimo contraste à faixa. "Di Menor" é um choro genial de Guinga e Celso Viáfora, executado com louvor por todos os músicos. Marcos Suzano dá uma aula de percussão e Jorge faz uma condução com muita precisão e suingue, dando todo o suporte para os solistas.

A faixa seguinte também é uma composição de Guinga, esta em parceria com o não menos genial Aldir Blanc. "Catavento e Girassol" ganha uma roupagem jazzistíca nesse arranjo de Adolfo. Jorge mais uma vez utiliza poucas notas em uma condução extremamente consciente. O disco finaliza com a balada "Morro Dois Irmãos", mais uma obra-prima de Chico Buarque.

Esse disco foi muito bem recebido nos EUA, onde foi eleito pelo respeitado site The Latin Jazz Corner como álbum do ano e melhor álbum brasileiro de 2011. Além disso, Antônio Adolfo e Jorge Helder foram premiados, respectivamente, como os melhores pianista e baixista.
avatar
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10829

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Mensagem por afonsodecampos em Qua Jun 13, 2012 11:31 am

Excelente disco! O Antônio Adolfo tem um canal no Youtube muito interessante.

Mais um excelente trabalho Lucas!
avatar
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 4734
Localização : Belém do Pará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Mensagem por LuCaSbass em Qua Jun 13, 2012 12:33 pm

^Legal, não conhecia o canal! Lá tem muita coisa sobre o disco também, entrevistas, escolha das composições e etc. Valeu pela contribuição!
avatar
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10829

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Mensagem por Polli em Qua Jun 13, 2012 12:57 pm

Belo disco e um timaço de músicos!!

Também não conhecia o canal dele no youtube,valeu afonsodecampos.
avatar
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Mensagem por Edu Fettermann em Qua Jun 13, 2012 1:18 pm

Muito bacana o canal, ótima dica. Não conhecia esse som, me amarrei.
avatar
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 3729
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Mensagem por Lucas94 em Qui Jun 14, 2012 1:01 pm

Muito boa a resenha Lucas. Eu ouvi a faixa Chora Baião no canal do Youtube do Antônio Adolfo e gostei muito, fiquei muito curioso pra ouvir o resto do albúm.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Antônio Adolfo - Chora, Baião (2011)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum