Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

+49
gsfteodoro
xdolfao
JCBASS
Cantão
M4RC0S
Boss2K
CaQuinhO
André Souza
Luanmn
carimbass
Grautos
Sávio Henrique
Edão
malka_aff
Fabio Linhares
deeecooo
Pedroswaldo
rmarigo
RodrigoBR
Anderson Bacha
Licas
WALLY
zanforlin
Juninho_Bass
JORGERA
talesbass
tfk
vcrz
jheanbass
siodoni
Andrezinho
afonsodecampos
LeoVanucci
piabives
Claudio
wodtke
Cristiano
erickandre
DUDUBASS
GusVCD
Fernando Zadá
joabi
_leorocha
José Augusto
SHIP ROOM ESTUDIO
dj jorge cafe
allexcosta
andremega
Cid
53 participantes

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Seg Out 29, 2012 8:14 pm

rmarigo escreveu:
Cid escreveu:
rmarigo escreveu:
Agora a diga: experimente os painéis de lã em frente para amortizar o som ao máximo, assim irá impedir do grave se potencializar na sala !!!

Olá Rmarigo, seanti sua falta.... obrigado mais uma vez pela ajuda.

1 - Então, quanto ao painéis, Eu vou ter mais eficiência se colocar os painéis na frente e na parede de trás da bateria?

2 - Faz muita diferença fazer meia parede ou 1,35 de altura ou a parede inteira de painel?

3 - Começar o painel logo acima do rodapé vai fazer diferença se não tivesse rodapé e eu começasse do chão?

Depende mais geralmente em frente fica com melhor absorção, pois é pra la que vai todo o impacto,

Não aconselho fazer a parede inteira, vc pode intercalar procure espalhalas perto dos cantos por volta de 1,50 de altura, não existe uma regra para isso, porém quanto mais perto dos cantos melhor !!!

Não, pouca diferença, porém evite coloca-los perto do chao, o ideal é ficar mais ou menos perto dos ouvidos, no ultimo projeto que ajudei a fazer colocamos a 1,20 e o local tinha 2,40 de pé direito, ficou ótimo !!!
No meu caso a sua sugestao seria entao centralizarmais ou menos na altura? Tipo, minha parede 2,20 de altura, o painel tem 1,35, seria entao colocar ele comecando mais ou menos a 50 ou 60cm do chão?

Minha questão seria a de se eu fechasse por exemplo aquele parede com maior impacto eu teria menos vazamento por ela...

Bem, eu tenho material pra fechar 3 paredes se quiser....

Vc acha que seria interessante eu fazer tipo um painel de canto no teto? COmo se fosse um bassstrap? Na inclinacao Pegando parede frontal e teto...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Seg Out 29, 2012 8:17 pm

talesbass escreveu:Amigo foi top... Parabens. claps

A bateria é linda up
Valeu...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Out 30, 2012 12:15 am

rmarigo escreveu:
Cid escreveu:Rmarigo, qual a sua sugestão em tratamento na colocacao de paineis pra essa sala....

Eu tinha imaginado a possibilidade de por um painel em cima da bateria, e outro painel na parede que vai a bateria...

Colocar Bass Trap nessa sala seria uma boa?

A maior dificuldade em relacao a essa sala é o tamanho da mesma, não dá pra por um painel de 100mm de espessura senao acaba o tamanho da sala, mas 50mm já daria... Eu tenho alguns cantos(mortos) nessa sala que eu poderia pendurar paineis sem comprometer o espaço...

QUal sua opinião? Abraço.

Desculpe pela demora para responder, este fds estive meio ocupado, mais vamos lá !

Então em caso de condicionamento acústico, primeiramente colocamos algumas placas deste tipo, depois de tudo pronto vamos acertando os detalhes, come medições e tal, como as medidas são pequenas, fica difícil prever o resultado de reverberação, (RT60) o ideal mesmo é distribuir algumas placas pela sala, e depois de tudo pronto ir acertando os detalhes, e assim dando uma "ajeitada" nas frequências que estão sobrando,

Em questão do posicionamento vamos lá, de início aconselho em média de 8 placas dete tipo, que já estará ótimo devido ao tamanho de sua sala, geralmente não aconselho Bass trap`s logo de início, porém sua sala tem 2 x 3,60, tem muitos cantos próximos, portanto aconselharia pelo menos em 2 cantos, que podem ser onde irá se encontrar a a bateria, com estas placas vc mesmo consegue instala-las, é so parafusar ganchos ou prateleiras para segura-las nos cantos superiores, como elas são grandes vão dar conta do trabalho,

Em questão do posicionamento, vamos supor que iremos trabalhar com 8, 2 para os cantos para o bass trap, 1 para tras da bateria, 1 para a parede da frente, em ambas as paredes de 2m, 2 para uma das paredes de 3,6m, somente em uma das paredes para economizar espaço, e outras duas distribuidas no teto, a altura aconselhavel para os paineis é são por volta de 1,50 seu inicio se estendendo até o teto, para o que fica atrás do baterista a altura pode ser um pouco menor, por volta de 1,20,

A vantagens destes painéis é que são removiveis podendo ser distribuidos a hora que desejar, por exemplo, se vamos gravar uma bateria, poderiam ser pendurado ganchos e melhorarmos o condicionamento para aquele instrumento mudando as placas de lugar, e assim também permitindo várias experimentações de posicionamento, como ao invés das 2 em uma parede, serem colocadas ambas paralelas a bateria, e por ai vai !!!


Relendo o tópico vi que já havia respondido... estou na duvida se realmente faço o Bass Strap.

O do teto que perguntei seria esse central aí... nessa posiçao um bass Strap tem a mesma eficácia se fosse no chão? Ou grave tem que ser no chão mesmo?

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Cust_schmidt

A vantagem de fazer algo mais pra cima seria que eu ganharia mais espaço.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Claudio Ter Out 30, 2012 7:05 am

Quanto ao posicionamento das placas, se o amigo me permite uma dica... utilize a técnica do espelho.

Pegue um espelho pequeno (daqueles de fazer barba), passe o espelho na parede oposta pra onde aponta o bumbo da bateria. No ponto onde você conseguir ver o bumbo refletido no espelho, é o local onde deve entrar uma placa. Utilize a mesma técnica para posicionar as placas com relação aos monitores.

Vi essa técnica sendo recomendada/utilizada por consultores da Sound On Sound, apliquei no meu home e deu excelente resultado!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Out 30, 2012 7:32 am

Claro que pode Cláudio..... dicas são sempre bem vindas....
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por rmarigo Ter Out 30, 2012 11:29 am

Devo montar os paineis nesse final de semana, as placas devem chegar amanha... a minha ideia é fazer a moldura com compensado de 10 ou 8mm. Minha duvida é quanto ao tampo que vai na parede, se ponho por exemplo um compensado de 4mm ou se coloco algo bem fino tipo uma fórmica... não me vem outro material pra por atrás...

Colocando esse compensado de 4mm atrás seria mais uma pequena barreira de som talvez mas em compensacao ficaria bem mais pesado o painel..... minha ideia de fixaçao nas paredes é por velcro neles...

Talvez se eu fechar as duas parede onde há mais vibracao eu diminua bastante aquela sensacao...

Por duas noites toquei bateria bem depois das 22hs e no domingo inclusive, nenhuma reclamacao....

Então eu utilizo paineis perfurados de duratex, não por questões acústicas, mais sim por preço, preso e facilidade de mão de obra, mais uma placa fina ja resolve o problema, 3mm já fica de bom grado, porém quanto mais espesso mais pesado fica, porém mais estável, duas ripas de madeira cruzando de ponta a ponta também ajuda a dar mais estabilidade, geralmente pego duas bem finas e coloco verticalmente e ja era, grampeio o duratex a ripa que geralmente é de pinus, entende, prego as duas ripas pela parte de cima, se for ficar fixo é so colocar a lã de rocha sobre as madeiras e ja era, mais se quiser mudar as vezes é legal ficar tampado para não ficar havendo contato com a lã de rocha,

rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Boss2K Ter Out 30, 2012 11:46 am

Cid escreveu:grave tem que ser no chão mesmo?
No chão só ficam os sub-graves que reproduzem um som que não é direcional. O ouvido humano não detecta a direção de um som sub-grave abaixo dos 100Hz.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por rmarigo Ter Out 30, 2012 12:24 pm

No meu caso a sua sugestao seria entao centralizarmais ou menos na altura? Tipo, minha parede 2,20 de altura, o painel tem 1,35, seria entao colocar ele comecando mais ou menos a 50 ou 60cm do chão?

Minha questão seria a de se eu fechasse por exemplo aquele parede com maior impacto eu teria menos vazamento por ela...

Bem, eu tenho material pra fechar 3 paredes se quiser....

Relendo o tópico vi que já havia respondido... estou na duvida se realmente faço o Bass Strap.

O do teto que perguntei seria esse central aí... nessa posiçao um bass Strap tem a mesma eficácia se fosse no chão? Ou grave tem que ser no chão mesmo?

Sim, mais faça o seguinte, deixe as placas encostadas no teto, já que são 2,20 fica legal, ai como os cantos já estarão tampados já elimina a necessidade de um Bass trap,

A sim terá menos vazamento sim, algo por volta de 6 a 9 dB,

Nossa vc tem material eim, vamos fazer o seguinte então feche a da bateria que da em frente ao bumbo, e para as outras paredes e o teto é so ir espalhando, para a parede que for fechar inteira nem precisa de moldura, basta criar um perfil de madeira do tamanho da largura de cada placa e ir colando as placas, depois disso é so pregar um tecido nos perfis, fica bem legal !!!

No teto tem uma eficiência maior que o chão, sem contar o espaço, não se preocupe tanto com o chão se as paredes e o teto estiverem legal o chão é o de menos, porém sua sala já vai estar bem seca, com uma parede inteira de lã mais placas espalhadas, imagino que no teto somente 2 placas seriam mais que o sulficiente,

A questão dos cantos é o seguinte, faça o teste, fale perto de um canto, agora fale perto do canto e do chao junto, essa triangulação aumenta bastante a reverberação principalmente nas ondas graves, por isso os traps são colocados ali, porém se as placas ficarem perto do teto já se elimina esta necessidade,

Vc acha que seria interessante eu fazer tipo um painel de canto no teto? COmo se fosse um bassstrap? Na inclinacao Pegando parede frontal e teto...

Se a placa for até a parede não é necessário, porém pode-se fazer tranquilamente que o resultado será ótimo !!!

Ps.: Essa do espelho eu nunca tinha ouvido falar não, bem interessante !!!

rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por rmarigo Ter Out 30, 2012 12:42 pm

Po estou de férias, estou pensando em dar uma passada pro Fortaleza, se realmente eu confirmar eu lhe ajudo pessoalmente nessa questão, levo meus softwares e microfones para uma medição e tal, ai agente vai testando as posições e tal,

Ps.: Irei odiar conhecer seu Elrick e os Laklands...rs
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Out 30, 2012 1:13 pm

rmarigo escreveu:Po estou de férias, estou pensando em dar uma passada pro Fortaleza, se realmente eu confirmar eu lhe ajudo pessoalmente nessa questão, levo meus softwares e microfones para uma medição e tal, ai agente vai testando as posições e tal,

Ps.: Irei odiar conhecer seu Elrick e os Laklands...rs
Olha só.... seria um prazer rsrsrs.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Out 30, 2012 3:10 pm

rmarigo escreveu:
Devo montar os paineis nesse final de semana, as placas devem chegar amanha... a minha ideia é fazer a moldura com compensado de 10 ou 8mm. Minha duvida é quanto ao tampo que vai na parede, se ponho por exemplo um compensado de 4mm ou se coloco algo bem fino tipo uma fórmica... não me vem outro material pra por atrás...

Colocando esse compensado de 4mm atrás seria mais uma pequena barreira de som talvez mas em compensacao ficaria bem mais pesado o painel..... minha ideia de fixaçao nas paredes é por velcro neles...

Talvez se eu fechar as duas parede onde há mais vibracao eu diminua bastante aquela sensacao...

Por duas noites toquei bateria bem depois das 22hs e no domingo inclusive, nenhuma reclamacao....

Então eu utilizo paineis perfurados de duratex, não por questões acústicas, mais sim por preço, preso e facilidade de mão de obra, mais uma placa fina ja resolve o problema, 3mm já fica de bom grado, porém quanto mais espesso mais pesado fica, porém mais estável, duas ripas de madeira cruzando de ponta a ponta também ajuda a dar mais estabilidade, geralmente pego duas bem finas e coloco verticalmente e ja era, grampeio o duratex a ripa que geralmente é de pinus, entende, prego as duas ripas pela parte de cima, se for ficar fixo é so colocar a lã de rocha sobre as madeiras e ja era, mais se quiser mudar as vezes é legal ficar tampado para não ficar havendo contato com a lã de rocha,

Quanto à fixação eu não estou muito afim de furar o gesso, tenho medo de dar m$%& na placa do drywall, e que o peso possa danificar mais ainda, então vou partir mesmo pra tipo fita dupla face na parede e no painel par fixar os velcros e meter velcro neles...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por rmarigo Ter Out 30, 2012 3:13 pm

Repare nos 4:20 deste vídeo, aparece placas bem na altura dos ouvidos, que é o ideal para um teto daquele tamanho, chuto mais de 3,50m, note que também ha as espumas mais acima, mais so postei pra demonstrar como é meio que um consenso geral os absorvedores nesta altura,

https://www.youtube.com/watch?v=Whjbn55uyF0&feature=relmfu

Ps.: Desculpe pelo cantor....rs
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Boss2K Ter Out 30, 2012 3:24 pm

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/aIwy1-uiMHg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Boss2K Ter Out 30, 2012 3:35 pm

<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/gGoI02jxDP0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Out 30, 2012 3:46 pm

Sem chance esse aquario pra bateria Boss... nao tem espaco pra isso
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por joabi Ter Out 30, 2012 4:01 pm

Cid escreveu:...então vou partir mesmo pra tipo fita dupla face na parede e no painel par fixar os velcros e meter velcro neles...

humm, não acho uma boa, Cid. Qual a espessura do revestimento? Não dá pra colocar um parafuso bem longo até a parede? Ou então cola de sapateiro no painel inteiro... ou os dois... What a Face

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Out 30, 2012 4:46 pm

joabi escreveu:
Cid escreveu:...então vou partir mesmo pra tipo fita dupla face na parede e no painel par fixar os velcros e meter velcro neles...

humm, não acho uma boa, Cid. Qual a espessura do revestimento? Não dá pra colocar um parafuso bem longo até a parede? Ou então cola de sapateiro no painel inteiro... ou os dois... What a Face

O parafuso não dá Joabi, eu precisaria de um parafuso de 10cm pra chegar na parede... se a preocupação é o velcro não sustentar, esse medo eu não tenho. Lá na Igreja que eu freuqento os paineis sao presos assim, por velcro, você quase que tem que se pendurar pra poder soltar... isso depende do velcro.

No teto seria velcro tambem, mas não usaria fita pra segurar os velcros macho e femea, tem que ser colado com cola de contato mesmo(sapateiro), mas o velcro segura.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Out 30, 2012 4:53 pm

rmarigo escreveu:
Sim, mais faça o seguinte, deixe as placas encostadas no teto, já que são 2,20 fica legal, ai como os cantos já estarão tampados já elimina a necessidade de um Bass trap,
Elimina nesse caso o Bass Strap no teto ne?


Nossa vc tem material eim, vamos fazer o seguinte então feche a da bateria que da em frente ao bumbo, e para as outras paredes e o teto é so ir espalhando, para a parede que for fechar inteira nem precisa de moldura, basta criar um perfil de madeira do tamanho da largura de cada placa e ir colando as placas, depois disso é so pregar um tecido nos perfis, fica bem legal !!!
É porque só pode ser vendido o pacote com 8 placas, como fiquei com medo de 8 placas não darem, comprei 16 placas.


Vamos fazer o seguinte então feche a da bateria que da em frente ao bumbo, e para as outras paredes e o teto é so ir espalhando, para a parede que for fechar inteira nem precisa de moldura, basta criar um perfil de madeira do tamanho da largura de cada placa e ir colando as placas, depois disso é so pregar um tecido nos perfis, fica bem legal !!!
Minha questão é se nao seria interessante matar duas paredes inteiras, a da frente do bumbo e uma lateral.. é exatamente essa lateral que vaza mais os graves...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Qua Out 31, 2012 12:34 am

Pessoal, pirei na ideia desse cara aqui pro bass Trap... o cara simplesmente cortou a lã em triangulos, empilhou, fez uma armação apenas e colou a armação.... essa ideia dá muito certo aqui pelo espaço, pois em vez dele por um placão de testa e deixar espaço atrás todo o espaco é ocupado pelo triangulo... o que acham?

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Basstraps1

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Basstraps2

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Basstraps3

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Basstraps4

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Basstraps5

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Basstraps6

http://www.gearslutz.com/board/bass-traps-acoustic-panels-foam-etc/472582-how-i-built-my-corner-bass-traps.html
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por rmarigo Qua Out 31, 2012 1:46 am

Essa idéia é bem legal Cid, porém gasta muita lã de rocha, um painel simples irá obter praticamente o mesmo resultado, já que os painéis possuem 50mm, já funciona como bass trap e vc irá gastar somente 2 placas por canto não 5 ou 6 sem contar o trabalho, mais teste a sala antes, as vezes não será necessário tratar os cantos, como ja disse acima, os traps encostando no teto já ficam ótimos !!!

Então Cid, bora matar duas paredes então, meu medo é que sua sala fique muito seca, por mais que seja pequena, mais vamos lá, sai barato fazer esta parede de lã de rocha, bora fazer, o legal é pra gravar voz, pois de um lado vc vai ter algo super seco e virando o microfone algo mais reverberante dependendo do gosto, até tinha pensado em te dar esta dica so que achei mais interessante espalhar as placas, mais como a parede também necessita de uma maior barreira acústica, lã de rocha nela !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por rmarigo Qua Out 31, 2012 1:57 am

Meu fico muito feliz por estar colaborando com algumas dicas neste seu projeto, sabe me sinto orgulhoso de ter passado por tantas horas de estudo e experiências e poder lhe ajudar assim, sem obter nenhuma relação capitalista intermediando sabe, algo natural, pelo simples prazer de estar ajudando alguém !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Qua Out 31, 2012 8:48 am

rmarigo escreveu:Essa idéia é bem legal Cid, porém gasta muita lã de rocha, um painel simples irá obter praticamente o mesmo resultado, já que os painéis possuem 50mm, já funciona como bass trap e vc irá gastar somente 2 placas por canto não 5 ou 6 sem contar o trabalho, mais teste a sala antes, as vezes não será necessário tratar os cantos, como ja disse acima, os traps encostando no teto já ficam ótimos !!!
Sem dúvida que esse gasta muita lã, são 46 triangulos pra fechar de cima a baixo a minha parede por exemplo, se brincar vai umas 6 ou 8 placas por canto... mas o que deve sugar de grave esse Bass Trap deve ser uma coisa absurda, principalmente pela profunidade de lã, pois o centro dela que vai dar no canto da parede deve dar mais de 20cm de lã e você sabe que a maior eficiencia na absorção de grave de uma placa esta na profundidade dela... lembro de o coeficiente de absorçao de uma placa de 50mm pra 100Hz ser em algo de 0,20, ja se dobrasse a lã pra 100mm ela iria pra 0,86.

Mas é como você falou, o ideal é o teste na sala, e esse é o problema, é eu saber que ali realmente necessita ou não de um Bass Trap. Mas o meu feeling diz que seria bom se fizesse o Bass Trap. Exemplo: eu não posso escutar som dos meus monitores + Sub com o grave flat na mesa num volume razoável, sobra muuuuuuiiiiiiito grave.....

rmarigo escreveu:Então Cid, bora matar duas paredes então, meu medo é que sua sala fique muito seca, por mais que seja pequena, mais vamos lá, sai barato fazer esta parede de lã de rocha, bora fazer, o legal é pra gravar voz, pois de um lado vc vai ter algo super seco e virando o microfone algo mais reverberante dependendo do gosto, até tinha pensado em te dar esta dica so que achei mais interessante espalhar as placas, mais como a parede também necessita de uma maior barreira acústica, lã de rocha nela
Pois é, esse é meu medo, matar demais a sala... minha esperança está em ser essa sala tão pequena que matando essas 2 paredes não fique tão seca, posso deixar o teto todo livre tambem pra ter mais um espelho talvez......

rmarigo escreveu:Meu fico muito feliz por estar colaborando com algumas dicas neste seu projeto, sabe me sinto orgulhoso de ter passado por tantas horas de estudo e experiências e poder lhe ajudar assim, sem obter nenhuma relação capitalista intermediando sabe, algo natural, pelo simples prazer de estar ajudando alguém !!!
Legal meu amigo, eu só posso agradecer as dicas.... Muito obrigado.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Qui Nov 01, 2012 1:28 pm

Chegaram as placas...

Fiquei impressionado com o peso.... imaginava ser bem mais leve, um pacote com 8 placas pesa aproximadamente 14kg...

Esse final de semana começo eu mesmo a fazer os paineis...

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121101_113509_1024x768
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Qui Nov 01, 2012 1:56 pm

Existe alguma cola que pega na lã? Qual?
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Groovin Qui Nov 01, 2012 4:04 pm

sapateiro...
Cuidado pra não ficar doidão!!!
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por carimbass Qui Nov 01, 2012 4:28 pm

Cid escreveu:
Esse final de semana começo eu mesmo a fazer os paineis...

Deve ser uma delícia passar o feriadão mexendo com um projeto desses... up

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Qui Nov 01, 2012 7:40 pm

Hoje eu comprei tudo... madeiras, tecido, estilete novo, grampeador, e até uma mini plaina manual....

O passatempo vai ser grande... tomara que consiga fazer direitinho. ..
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Sex Nov 02, 2012 6:35 pm

Pessoal, trabalhei pra caramba, fiquei acordado ate as 3 da manha, dá mais trabalho do que eu pensava, estou todo moido aqui, mas a progressão foi quase nada, foi mais aprendizado...

Eu com medo do peso do painel encomendei perfil de compensado de 6mm pra moldura, resultado, ficou péssimo de trabalhar, empenava fácil, quando puxava o tecido o painel ia fácil... acabei montando um painel e nao fiquei feliz com o resultado porque a madeira empenou e ele ficou com um bucho na lateral...

Outra coisa que nao deu certo foi o tecido, eu havia escolhido um tecido cremezinho, mas ele é muito fino, e eu com a cabeça na lã de vidro que é amarela achei que a composição ia ficar bacana, mas a lã de rocha é um verde bem forte, resultado que o painel ficou cinzento, esse painel que vocês viram aí já foi com duas voltas do mesmo tecido... decidi comprar outro tecido amanha, esse não vai rolar...

Eu acabei decidindo fazer o bass trap naquele formato que tinha postado acima... até que foi rápido, no começo ia cortando bem bonitinho o triangulo e depois fui perdendo a paciência hehe...

Bem, amanha devo comprar o tecido e fechar a parede frontal e o bass Trap.... pelo que senti o bass trap naquele formato secou muito a sala, dependendo do resultado nem coloque mais painel nenhum alem da parede frontal ao bumbo.

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121102_170711_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121102_170720_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121102_170703_1024x768
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Groovin Sáb Nov 03, 2012 9:12 am

Cara, Parabéns claps

Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por afonsodecampos Sáb Nov 03, 2012 2:15 pm

Só muito amor mesmo pra explicar tamanha devoção e empenho!
claps

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Sáb Nov 03, 2012 10:48 pm

Groovin escreveu:Cara, Parabéns claps

Vaaleu....

afonsodecampos escreveu:Só muito amor mesmo pra explicar tamanha devoção e empenho!
claps
É meu amigo, só muita paixão mesmo, você não tem ideia do cansaço e ainda por cima me cocando por causa da lã. Valeu, abração.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Sáb Nov 03, 2012 10:50 pm

Pessoal terminei... gracas a um amiugo que veio me ajudar, pois fazer sozinho é trabalhoso demais...

Que pena que a cor das fotos não valorizaram a cor dos paineis, ficou muito bomnito, nao tem muito9 a ver com o que se ve pessoalmente.

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121103_201342_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121103_201348_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121103_201446_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121103_201409_1024x768
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Sáb Nov 03, 2012 10:55 pm

so ficou faltando fazer o acabamento embaixo no bass trap.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por carimbass Sáb Nov 03, 2012 11:47 pm

E a " voz" da sala como ficou?

carimbass
Membro

Mensagens : 1423
Localização : Ananindeua

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Dom Nov 04, 2012 12:04 am

rapaz eu não tive força pra mover nada pra dentro dela.... amanhã eu testarei, mas de antemão a sala ficou bem sequinha...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Dom Nov 04, 2012 5:31 pm

Novas fotinhas com tudo montado:

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121104_154740_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121104_154758_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121104_154821_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121104_154949_1024x768

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 20121104_154901_1024x768
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Dom Nov 04, 2012 5:57 pm

Pessoal o resultado com o tratamento foi muito positivo, a inteligibilidade do som melhorou demais... o som da bateria então, o bumbo parece que é outro com outra afinação.

Segue um teste com a sala vazia sem tratamento e depois com o tratamento... só não foi um teste melhor porque só lembrei de gravar o segundo video com tudo montado já, mas de qualquer forma a diferença da sala sem nada e com bateria e tapete sem tratamento não era muito diferente...

Vejam os videos e opinem por favor.

Video 1 sem tratamento:



Video 2 com tratamento:
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por allexcosta Dom Nov 04, 2012 6:00 pm

Só na voz já se sente a diferença. No primeiro a sala está muito viva.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Dom Nov 04, 2012 6:08 pm

allexcosta escreveu:Só na voz já se sente a diferença. No primeiro a sala está muito viva.
E no youtube ainda dá uma secada... ao vivo era bem pior que no vídeo.
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por LeoVanucci Seg Nov 05, 2012 8:38 am

Ficou excelente! Parabéns!

____________________________
@leovanucci
LeoVanucci
LeoVanucci
Membro

Mensagens : 91
Localização : São Paulo - SP

https://www.facebook.com/LeoVanucci?ref=tn_tnmn

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Seg Nov 05, 2012 11:57 am

LeoVanucci escreveu:Ficou excelente! Parabéns!
Valeu,..
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Seg Nov 05, 2012 11:58 am

Pessoal fiz uma gravação eu tocando bateria... queria que vocês escutassem e opinassem o que acharam do som da sala, se ainda reverbera muito ou se esta legal.... coloquem um fone de ouvido.

Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por rmarigo Ter Nov 06, 2012 11:49 am

Hahaha que fantástico Cid, Parabéns rapaiz, fico feliz pois criamos uma ótimo acervo neste tópico !!!

Em questão da bateria, é difícil opinar por vídeo, porém acho que alguns, coisa de dois painéis no teto melhoraria um pouco, já está ótimo, muito bom mesmo, porém acho que da pra "secar" mais,

Parabéns Cid, espero ter a oportunidae de "ouvir" esta sala pessoalmente !!!
rmarigo
rmarigo
Membro

Mensagens : 462
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por allexcosta Ter Nov 06, 2012 11:56 am

Cid escreveu:Pessoal fiz uma gravação eu tocando bateria... queria que vocês escutassem e opinassem o que acharam do som da sala, se ainda reverbera muito ou se esta legal.... coloquem um fone de ouvido.

Eu gostei.

Achei a sala bem sequinha, o que é bom, pois você pode manipular o sinal depois de gravado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por afonsodecampos Ter Nov 06, 2012 1:19 pm

Também gostei do resultado final, só acho que o CID tocou com "mão de pano" essa bateria aí (ehehehhe).

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por LeoVanucci Ter Nov 06, 2012 1:24 pm

afonsodecampos escreveu:Também gostei do resultado final, só acho que o CID tocou com "mão de pano" essa bateria aí (ehehehhe).

[2]

____________________________
@leovanucci
LeoVanucci
LeoVanucci
Membro

Mensagens : 91
Localização : São Paulo - SP

https://www.facebook.com/LeoVanucci?ref=tn_tnmn

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Ter Nov 06, 2012 2:23 pm

rmarigo escreveu:Hahaha que fantástico Cid, Parabéns rapaiz, fico feliz pois criamos uma ótimo acervo neste tópico !!!

Em questão da bateria, é difícil opinar por vídeo, porém acho que alguns, coisa de dois painéis no teto melhoraria um pouco, já está ótimo, muito bom mesmo, porém acho que da pra "secar" mais,

Parabéns Cid, espero ter a oportunidae de "ouvir" esta sala pessoalmente !!!
Valeu Rmarigo, quando estiver em Fortaleza me liga... na opinião do Joabi eu deveria secar um pouco mais tambem...

allexcosta escreveu:
Cid escreveu:Pessoal fiz uma gravação eu tocando bateria... queria que vocês escutassem e opinassem o que acharam do som da sala, se ainda reverbera muito ou se esta legal.... coloquem um fone de ouvido.

Eu gostei.

Achei a sala bem sequinha, o que é bom, pois você pode manipular o sinal depois de gravado.
Valeu...

afonsodecampos escreveu:Também gostei do resultado final, só acho que o CID tocou com "mão de pano" essa bateria aí (ehehehhe).

LeoVanucci escreveu:
afonsodecampos escreveu:Também gostei do resultado final, só acho que o CID tocou com "mão de pano" essa bateria aí (ehehehhe).
[2]
SObre a mão de pano eu toquei numa pegada razoável, com certeza dá pra tocar mais forte...

O Joabi havia me sugerido eu gravar com dois condenser em ciam da bateria pra gente ter uam ideia mais real da sala... a gravacao foi feita pelo Tascam mas ele estava na posição onde fica o teclado, ou seja, de frente pra bateria....

Quando eu chegar de viagem na quinta-feira eu faço um novo teste pra ver e tocar um pouco mais forte....
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Qua Nov 07, 2012 10:38 pm

Pessoal gravei um novo audio da sala captado por 2 condenser em posição AB.

E aí o que acharam...

Eu tenho sentido uma reverberação, ou ressonância gerado pela própria bateria na bateria... tipo pela frequência da caixa gerando muitos harmônicos nos pratos e nas outras peças, percebam isso na gravação e digam se é aceitável ou tenho que mudar afinação e etc ou outra coisa por favor.

Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Cid Qua Nov 07, 2012 11:16 pm

Pessoal, pelo jeito eu vou ter que secar bem mais a sala... acho que fui enganado pela minha própria gravação... como na primeira gravação o gravador ficou perto da parede completa de painel o som ficou legal, sem muita reverberação... já hoje sentei com muito mais calma e com paciência pra sentir melhor a sala... e senti muita reverberação da bateria no local dela... os pratos ressoando demais da conta por exemplo...

Aí fiz um teste pra vocês compararem que praticamente estou com duas salas, a perto dos painéis está seca e perto da bateria tem reverberação...

Deem uma sacada aí...

Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Claudio Qui Nov 08, 2012 7:38 pm

Eu acho que você vai precisar colocar abafadores nas peças acústicas da bateria... e aquela reverberação da voz, dá pra resolver com um bom mosaico de Sonex no teto (que deve estar sendo o seu principal ponto de reflexão), de forma que cubra toda a área da bateria!

Algo parecido com isso que fiz no meu home:

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Mosaic10

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando - Página 8 Empty Re: Construindo meu Home Studio - Isolando e Tratando

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos