Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007)

Mensagem por LuCaSbass em Sab Jun 16, 2012 9:58 pm


O primeiro álbum do Quarteto Brasil foi lançado em 2007 na Europa, mas somente agora está disponível para os ouvintes do mundo inteiro por meio de download digital (iTunes). O grupo é um dream-team formado por músicos extremamente conceituados: Cristóvão Bastos no piano e arranjos, Zé Canuto no saxofone, Jurim Moreira na bateria, Bororó no contrabaixo e participação de Marçalzinho na percussão em algumas faixas. Todos os integrantes tem no currículo participações em importantes discos e shows de grandes nomes da MPB, como Ivan Lins, Gal Costa, Edu Lobo, entre outros.

O álbum é inicado com "Os Três Chorões", composição de Cristovão Bastos. O tema é um choro com pitadas jazzisticas nos solos de piano e sax. A levada de bateria tocada com vassourinhas de Jurim e o baixo de Bororó grudado com o bumbo dão um suíngue todo especial ao tema. "Bossa Nova U.S.A", segunda faixa do disco, é uma composição do americano Dave Brubeck, o mesmo do clássico "Take Five". O destaque fica mais um vez para o belo solo de saxofone de Zé Canuto, enquanto Bororó conduz com muita precisão, abusando da corda Si grave de seu Musicman Stingray 5, dando bastante pressão sonora à levada.

"Delicado", clássico de Waldir Azevedo, ganha ares jazzísticos nesse belo arranjo de Cristovão Bastos. Mais uma vez o baixo de Bororó é tocado colado com o bumbo, ajudando nessa nova roupagem do conhecido tema. "Subindo a Rocinha" é mais uma composição de Cristovão. O groove proporcionado por Bororó e Jurim dá o suporte para mais um solo fantástico de Canuto.

"Elo", de autoria de Bororó, é a primeira balada do disco. O baixista mostra que além de um instrumentista excepcional é um compositor de mão cheia. Linda música! "Estrada Real" é mais um tema onde a dupla Jurim e Bororó dá uma aula de suíngue e sensibilidade. Aqui a cozinha ainda conta com o auxílio luxuoso de Armando Marçal na percussão durante os improvisos.

"Juazeiro", de Luiz Gonzaga, é mais um clássico do cancioneiro brasileiro revisitado por esse fantástico quarteto. Aqui ela se tornou um balada muito bonita onda os músicos mostram bastante sensibilidade, tanto nas conduções quanto nos improvisos. Zé Canuto mais uma vez faz um lindo solo de sax, que casou perfeitamente com o feeling do arranjo.

O disco é encerrado com mais duas composições de Cristovão, músico de extrema importância na história da música brasileira: "Folia na chapada", que contém uma das mais belas melodias do disco, e "Mandacaru", um baião executado com louvor pelo quarteto.

Esse é excelente registro desse quarteto de craques. O resultado da união desses fantásticos músicos não poderia ser outro: um álbum agradabilíssimo de se ouvir do começo ao fim.
avatar
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10829

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarteto Brasil - Bossa-Nova Delicado (2007)

Mensagem por LuCaSbass em Sab Jun 16, 2012 10:02 pm

Show no Instrumental SESC do Quarteto Brasil:









avatar
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10829

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum