Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sua posição x Posição da caixa

+7
malka_aff
allexcosta
Robson.Van / Sidinéia
Pedroswaldo
Zuma
Thales_Sr
Sonikado
11 participantes

Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Sonikado Sáb Jun 23, 2012 5:17 pm

Bom, esse tópico é mais ou menos como uma pesquisa ou talvez um tópico informativo, sei lá... talvez para entender porque existe tanto entrave entre operador de som X músico.
Notei que entre os operadores existe um certo ódio em relação aos baixistas, as vezes até mais do que em relação à guitarristas, pelo volume que as vezes se torna exagerado e mesmo assim a monitoração é pouco ouvida pelo instrumentista em questão.

A pergunta do tópico seria: Qual a distância que você -baixista- fica em relação à sua caixa/cubo?

O embasamento teórico que conheço em relação a isso se resume mais ou menos em:
Pelas leis da acústica, quanto mais perto da caixa -ou fonte sonora- o baixista estiver, menos ele vai se ouvir, independente de quanto volume ele coloque. No máximo o que o dito cujo ouve é o driver da caixa e as reflexões das paredes/superfícies próximas. A distância ideal da pessoa até a caixa seria de pelo menos 1,5m pra mais... Isso se dá pela distância necessária para o som se "formar" e então ser audível. Quanto mais baixa a frequência, maior será seu tamanho de onda, mais distante a onda se formará da caixa.

Já presenciei alguns lugares aonde o baixista ficava praticamente colado na sua caixa (as vezes com a caixa levantada e irradiando direto no ouvido do cara). Isso seria extremamente prejudicial a audição, não? Juntamente com o maior volume que ele precisaria colocar pra ouvir seu próprio som...

Queria saber a opinião dos senhores em relação a esse assunto.
Qualquer erro ou equivoco, não se contenha em falar. Tou aqui aprendendo também.

(e... é, sou operador de som, mas ainda tenho muito o que aprender)

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jun 23, 2012 5:43 pm

Tem um conjunto de fatores que podem influenciar aí...
Um dos lances que influenciam muito é que quanto mais grave, mais potência é necessário para que a gente possa ouvir o som, mas também, quanto mais grave, mais "omnidirecionais" são as ondas.
Ou seja: Você vai precisar de muito mais potência, e vai jogar essa potência pra tudo que é direção. Pra terminar, por terem o maior comprimento de onda, são as ondas mais difíceis de cancelar.

Tudo isso, principalmente em palcos pequenos, atrapalham MUITO o desempenho do técnico de som. O que eu tento fazer nesses casos, como baixista, é "emagrecer" o som do meu retorno (diminuir os graves) pra diminuir o vazamento de som do palco, e facilitar o trabalho do técnico.

Colocar a caixa próxima de você, perto do pé, vai necessitar que você SINTA o som muito mais do que OUÇA. E as ondas que são "sentidas" são as graves. Justamente as que dão mais problema...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Zuma Sáb Jun 23, 2012 5:53 pm

Quando toco com meu setup (sistema potente), eu gosto de colocar a caixa no chão e à uma distância de 1m de mim... Desta forma não preciso de muito volume, não sobrecarrego o amp e não atrapalho meus companheiros.

Quando toco com amp ruim, prefiro usá-lo em cima de alguma coisa e o mais perto do ouvido possível, assim eu não preciso aumentar muito o amp, já que ele satura facilmente.
Zuma
Zuma
Membro

Mensagens : 313
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Pedroswaldo Sáb Jun 23, 2012 7:10 pm

Amp em pé.

Eu também.

Regulo até a banda gostar.

Depois ando pela sala até achar o meu lugar. Normalmente um pouco afastado.

Mas eu sou que nem inseto, escuto muito melhor algumas coisas (bumbo por exemplo) com os cabelos das pernas. Então as vezes encosto na frente da caixa (ou do bumbo), em vez de aumentar o volume.

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Robson.Van / Sidinéia Sáb Jun 23, 2012 7:25 pm

Não tenho conhecimento técnico, meu ouvido é que manda. Minha caixa gosto o mais próximo possivel do ouvido (4x10), muitas vezes sobre algum móvel ou caixa qualquer para posiciona-la melhor. A grande diferença que vejo é que nas diversas casa que toco as sonorizações sempre são diferentes e as que mais embolam o som do baixo são as que tem os graves abaixo do palco...mesmo sendo com menos potência estes subs sempre interferem no som do baixo...oq não ocorre em sonorizações que ficam na frente do palco, ou seja, mais distante dos músicos...mesmo sendo grande potências não interferem. Agora sem dúvida há outros diversos fatores que influenciam nisso também.

____________________________
Visite o site da banda Excellence e compre ou baixe gratuitamente o CD Against the Odds
www.excellencerock.com
Robson.Van / Sidinéia
Robson.Van / Sidinéia
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 291
Localização : Ijuí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Sonikado Sáb Jun 23, 2012 7:50 pm

/\
Espero não soar rude... Partindo do princípio que se toca para um público e não para si mesmo, quem tá interferindo nos subs é seu cubo, e não o inverso!

E, outra pergunta: Vocês fazem o que fazem (grudam a caixa no ouvido, rodam o palco, etc...) porque testaram e acharam conveniente dessa forma ou viram alguém fazer e portanto fazem igual? =P

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Thales_Sr Sáb Jun 23, 2012 8:41 pm

Espero não soar rude... Partindo do princípio que se toca para um público e não para si mesmo, quem tá interferindo nos subs é seu cubo, e não o inverso!
Tem sistema que o som das caixas do PA "invadem" o palco bastante, sem que o som do palco vaze para o público. Eu prefiro quando é possível separar bem (acho que o técnico de som também...)
Pra palcos pequenos, eu prefiro ter retorno por fone, pra diminuir esses problemas.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Robson.Van / Sidinéia Sáb Jun 23, 2012 8:47 pm

Sonikado escreveu:/\
Espero não soar rude... Partindo do princípio que se toca para um público e não para si mesmo, quem tá interferindo nos subs é seu cubo, e não o inverso!

E, outra pergunta: Vocês fazem o que fazem (grudam a caixa no ouvido, rodam o palco, etc...) porque testaram e acharam conveniente dessa forma ou viram alguém fazer e portanto fazem igual? =P

não sei quanto a vc...mas eu toco por que amo fazer isso...se fosse exclusivamente para agradar o publico eu seria..sei lá..um atendente de caixa num banco. Meu cubo nunca interfere nos subs...pois eles sempre são muuiito mais potentes...os técnicos de som com quem trabalho são extremamente competentes e profissionais e me dou muito bem com eles.
Meus testes e impressoes me levam a tomar as decisoes que acho conveniente, lembrando sempre que não toco sozinho, minha banda é de hard rock com 2 guitarras e todos temos muito respeito um pelo outro, nunca houve problemas com isso...e nem com técnicos de som.

____________________________
Visite o site da banda Excellence e compre ou baixe gratuitamente o CD Against the Odds
www.excellencerock.com
Robson.Van / Sidinéia
Robson.Van / Sidinéia
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 291
Localização : Ijuí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por allexcosta Sáb Jun 23, 2012 8:48 pm

Propagação de grave é omni, ou seja anda pela sala como uma onda gigante e não há muito como fugir. Por isso os subs invadem o palco e os tops não...

Normalmente eu só procuro garantir que o sistema de baixo não esteja muito boomy e que tenha médios suficientes para que eu entenda as notas que estou tocando.

Na passagem de som me preocupo em que o amp não esteja em algum canto, perto de parede realimentando os graves. Preciso também entender bem o bumbo, baixo e voz principal. O resto ajusto na primeira música da gig, já que o som muda muito de um lugar vazio pra um lugar cheio.

Se for lugar aberto haja potência...

Não há muito segredo. É um caos controlado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Robson.Van / Sidinéia Sáb Jun 23, 2012 9:01 pm

Caos controlado...essa frase resume muito bem tudo isso.
O mais importante é cada um saber seu lugar e respeitar o outro. Assim dificilmente se arruma inimizades como a citada no inicio do topico...pois "achismos" e impressoes cada um tem as suas...

____________________________
Visite o site da banda Excellence e compre ou baixe gratuitamente o CD Against the Odds
www.excellencerock.com
Robson.Van / Sidinéia
Robson.Van / Sidinéia
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 291
Localização : Ijuí - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por malka_aff Dom Jun 24, 2012 12:29 am

eu comprei um amplificador de fones e um koss the plug, ligo meu baixo no amplificadorzinho e desse sai um fio pro amp. Logo, nem dou bola pro som do amp, falo pro guitarrista ajeitar do jeito que fique bom, regulo o volume no fone e ouço o resto da banda pelo vazamento do fone. Maravilhoso =)

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Pedro Jack Dom Jun 24, 2012 7:32 pm

É exato por isso, sonikado, que os estúdios em que as caixas de baixo estão sobre estantes, ou elevadas do chão, soam melhores pra mim. Normalmente não são salas muuuito amplas, e tocar com a caixa no chão, soprando nas canelas, fica complicado de se ouvir. Procuro ficar afastado de 1,5m a 2,0m.
Pedro Jack
Pedro Jack
Membro

Mensagens : 563
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por adribaixo Seg Nov 18, 2013 10:54 pm

Ola pessoal
Estou levantando esse topico pois fiquei com uma duvida, estou usando o cubo "antera 150" sobre um pedestal, para mim o som esta otimo, esta perto da batera e com os retornos consigo ouvir o bumbo e as vozes, porem,  o tecnico de som me disse que o correto seria eu usar o cubo no chão, ja usei e não gostei muito.

Minha duvida é: a posição do cubo é gosto do baixista ou ha uma regra para tal?
De som, mesa, etc...não entendo nada, porem acho que o cubo sobre o pedestal soa melhor do que no chão, ele esta a + ou - 1,5 de mim.

Grato pela colaboração
adribaixo
adribaixo
Membro

Mensagens : 128
Localização : São Bernardo do Campo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por allexcosta Seg Nov 18, 2013 11:03 pm

adribaixo escreveu:Minha duvida é: a posição do cubo é gosto do baixista ou ha uma regra para tal?
Se é seu retorno, você usa do jeito que quiser.

Se seu amp faz a casa, vocês devem buscar um denominador comum.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por adribaixo Seg Nov 18, 2013 11:22 pm

Legal, valeu Alex up
adribaixo
adribaixo
Membro

Mensagens : 128
Localização : São Bernardo do Campo / SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Stormbringer Ter Nov 19, 2013 10:25 am

Eu tenho tocado ha 1,5m das caixas (uma 1x18 - acho, o falante é maior que da minha 1x15-  e uma 4x10) num lugar pequeno (uns 4 metros por 12) e que nao enche muito, 50 pessoas em pé, talvez. As caixas ficam no canto, o que ja da um "ganho" natural porque os graves refletem no cantinho e sao jogados pra frente.
Eu sempre gostei de dar preferencia pros graves até começar a tremer tudo, nesse ponto que eu corto. Sem embolar e tal. Mas com essa config nesse lugar especifico, eu corto os graves bem antes, dando preferencia pros medios, senão só sai estrondo sem definição.

Acho que não tem receita de bolo universal, cada lugar requer "tecnicas" diferentes pra se ouvir, e principalmente, ser ouvido direito. O melhor é experimentar maneiras diferentes, se o lugar que vc toca é recorrente, até chegar no ponto que você acha ideal.
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4750
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por DenisLM Ter Nov 19, 2013 5:45 pm

IEMs são uma das melhores coisas já inventadas, me ouço e ouço a banda toda.
Mas continuo carregando meu amp e tento colocar ele no fundo do palco (que na maioria das vezes é extremamente pequeno), ficando uma distância razoável as vezes, mas na maioria é o ampli colado mesmo... Neutral
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Sua posição x Posição da caixa Empty Re: Sua posição x Posição da caixa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos