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Desmistificando uma lenda: Baixos ativos são melhores que passivos?

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Mensagem por ct.colela Qui Fev 14, 2013 5:15 pm

Ivanov_br escreveu:Me esclareçam algo: Toda a música pede um baixo com puch? Toda música pede um baixo com peso?

Isso vai do que o musico que esta tocando quer para seu som
agora usar um baixo com punch ou peso não é regra para musicas

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Mensagem por Nelson Bass Qui Fev 14, 2013 5:16 pm

Ainda prefiro baixos passivos, podem ter menos "punch" e menores possibilidades de equalização, mas o timbre (que considero o mais importante)me agrada mais, quanto ao nível de saída nada que um bom ampli não resolva.

Porém entendo que a baixistas que preferem baixos ativos, e eu próprio penso e comprar um de preferencia com os captadores cerâmicos para ter um timbre diferente quando necessário porém não será meu baixo principal, mas apenas como uma possibilidade.

Quanto a compressão tenho uma cisma de usa-la ao vivo, a maioria das vezes e que vi, o sujeito equalizava o baixo mal e tentava consertar com compressão, penso que ela tira as possibilidades de dinâmica do instrumento mas é provável que funcione bem em alguma situação como parece ser o caso de nosso colega Victor.

Vale lembrar que passivo ou ativo, é apenas uma característica que influi no som de um baixo e que existem vários outros elemento nessa "equação".
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 14, 2013 5:17 pm

Gente, pelo amor de Zeus, peguem 200 baixos passivos e ativos, liguem em uma mesa, ajustem a estrutura de ganho corretamente para cada baixo, coloquem o mesmo cabra pra tocar e vejam que todos esses conceitos caem por água abaixo.

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Mensagem por CG Qui Fev 14, 2013 5:27 pm

allexcosta escreveu:Gente, pelo amor de Zeus, peguem 200 baixos passivos e ativos, liguem em uma mesa, ajustem a estrutura de ganho corretamente para cada baixo, coloquem o mesmo cabra pra tocar e vejam que todos esses conceitos caem por água abaixo.

É isso que estou tentando explicar desde o início do tópico. Digo mais, se fizer um teste cego ninguém sabe dizer com certeza qual é ativo e qual é passivo.

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Mensagem por J.Adalberto Qui Fev 14, 2013 5:36 pm

ah agora, que esta tudo esclarecido, o que tenho a disser é que prefiro os ativos! kkk

isso é o mesmo que discutir o sexo dos anjos ! tratasse de gosto e pronto!

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Mensagem por JAZZigo Qui Fev 14, 2013 6:41 pm

Tenho baixos passivos e baixos ativos com preamps Bartolini, Aguilar, John East, ACG, Glockenklang, aliás este último está instalado no meu Fender Deluxe Precision Bass Special, que uso 90% das vezes no modo passivo, ou seja, esse negócio de ativo melhor que passivo ou vice-versa é uma grande bobagem, pois, até como disse o Alex, quando chegar no amplificador, o sinal terá obrigatoriamente de passar por um preamp, antes de ser efetivamente amplificado.

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Mensagem por ct.colela Qui Fev 14, 2013 6:44 pm

Nossa Jazzigo voce não tem o o system 9????
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Mensagem por allexcosta Qui Fev 14, 2013 6:44 pm

Um passivão aí pra ilustrar:


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Mensagem por Victor colmenero Qui Fev 14, 2013 7:05 pm

CG escreveu:
allexcosta escreveu:Gente, pelo amor de Zeus, peguem 200 baixos passivos e ativos, liguem em uma mesa, ajustem a estrutura de ganho corretamente para cada baixo, coloquem o mesmo cabra pra tocar e vejam que todos esses conceitos caem por água abaixo.

É isso que estou tentando explicar desde o início do tópico. Digo mais, se fizer um teste cego ninguém sabe dizer com certeza qual é ativo e qual é passivo.

É isso que estou tentando explicar desde o início do tópico. Digo mais, se fizer um teste cego ninguém sabe dizer com certeza qual é ativo e qual é passivo.

então pq vc prefere os passivos sendo que vc disse são iguais e não ha diferença ?
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Mensagem por Victor colmenero Qui Fev 14, 2013 7:10 pm

JAZZigo escreveu:Tenho baixos passivos e baixos ativos com preamps Bartolini, Aguilar, John East, ACG, Glockenklang, aliás este último está instalado no meu Fender Deluxe Precision Bass Special, que uso 90% das vezes no modo passivo, ou seja, esse negócio de ativo melhor que passivo ou vice-versa é uma grande bobagem, pois, até como disse o Alex, quando chegar no amplificador, o sinal terá obrigatoriamente de passar por um preamp, antes de ser efetivamente amplificado.

Ja toquei em alguns baixos fender deluxe ativos e não achei grande coisa ! não curti mto o pré dele ! Mais o baixo era mto legal . Eu tirei o pre bartolini do meu pedulla e substitui por um parametrico fico muito mais interessante . O original não tava rolando legal !
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Mensagem por Victor colmenero Qui Fev 14, 2013 7:15 pm

Nelson Bass escreveu:Ainda prefiro baixos passivos, podem ter menos "punch" e menores possibilidades de equalização, mas o timbre (que considero o mais importante)me agrada mais, quanto ao nível de saída nada que um bom ampli não resolva.

Porém entendo que a baixistas que preferem baixos ativos, e eu próprio penso e comprar um de preferencia com os captadores cerâmicos para ter um timbre diferente quando necessário porém não será meu baixo principal, mas apenas como uma possibilidade.

Quanto a compressão tenho uma cisma de usa-la ao vivo, a maioria das vezes e que vi, o sujeito equalizava o baixo mal e tentava consertar com compressão, penso que ela tira as possibilidades de dinâmica do instrumento mas é provável que funcione bem em alguma situação como parece ser o caso de nosso colega Victor.

Vale lembrar que passivo ou ativo, é apenas uma característica que influi no som de um baixo e que existem vários outros elemento nessa "equação".


Em relação a dinamica vc esta certissimo , o compressor tira bem essa lance que é um ponto negativo , mais mesmo assim prefiro com comp do que sem !
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Mensagem por CG Qui Fev 14, 2013 7:19 pm

Victor colmenero escreveu:

então pq vc prefere os passivos sendo que vc disse são iguais e não ha diferença ?

Gosto dos Yamahas e eles em sua maioria são ativos.

O som que que me atrai é um som mais vintage de JB ou PB e a maioria dos baixos que apresentam esse som são estatisticamente passivos. Além disso eu não gosto de muito botão, não tenho o hábito de ficar mexendo em regulagem, Baixos passivos tem menos botões.

Eu por exemplo curti muito o System 9 do colela e não saberia identificar um PB com o Pre do colela e sem o pré.

Dizer que ativos tem mais som, mais crunch, que passivos tem som mais natural, mais Whammy, em minha opinião é bobeira. Cada modelo de baixo tem um som, o baixo ser ativo ou passivo é consequencia.

O convite está de pé.



Última edição por CG em Qui Fev 14, 2013 7:31 pm, editado 2 vez(es)

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Mensagem por Victor colmenero Qui Fev 14, 2013 7:25 pm

CG escreveu:
Victor colmenero escreveu:

então pq vc prefere os passivos sendo que vc disse são iguais e não ha diferença ?

O som que que me atrai é um som mais vintage de JB ou PB e a maioria dos baixos que apresentam esse som são estatisticamente passivos. Além disso eu não gosto de muito botão, não tenho o hábito de ficar mexendo em regulagem, Baixos passivos tem menos botões.

Eu por exemplo curti muito o System 9 do colela e não saberia identificar um PB com o Pre do colela e sem o pré.

Dizer que ativos tem mais som, mais crunch, que passivos tem som mais natural, mais Whammy, em minha opinião é bobeira. Cada modelo de baixo tem um som, o baixo ser ativo ou passivo é consequencia.

O convite está de pé.


Eu tambem não curto baixos que tem mtos botões , alis os pres que eu curto são imbutido no volume so pra aumentar ganho e não de equalização como citei ai atras ,para isso serve o equalizador grafico e o amplificador , agora em relaçao ao system 9 e um pré simples que matem as carcteristas originais do instrumento sem mudar da agua para o vinho , na minha opnião é um dos melhores pres que testei sem demagogia e puxaçao de saco !
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Mensagem por dalton_lopes Qui Fev 14, 2013 7:50 pm

prefiro baixo ativo. gosto de ter a regulagem na mao. é um pré (do baixo) encima de outro pré (do ampli, mesa ou pedal).

num baixo ativo, até o controle de volume se torna uma regulagem que altera o timbre. por exemplo: exagera no incremento de graves, agudos e regula com o volume. dá pra colocar o volume antes do pré ou depois do pré. dá pra deixar o agudo quase no máximo e fazer um controle de agudos passivos antes do pré. dá pra fazer depois do pré tb. dá pra explorar muito o som.

daqui a pouco eu arrisco a dizer q nao existe baixo ativo e passivo. todos passam por um pré, nao importa em que estágio, até chegar no poweramp. o que muda é a quantidade de prés no meio do caminho, mas sempre terá um. dizer q o baixo chega no poweramp sem pré tb é exagero.

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Mensagem por Victor colmenero Qui Fev 14, 2013 7:53 pm

dalton_lopes escreveu:prefiro baixo ativo. gosto de ter a regulagem na mao. é um pré (do baixo) encima de outro pré (do ampli, mesa ou pedal).

num baixo ativo, até o controle de volume se torna uma regulagem que altera o timbre. por exemplo: exagera no incremento de graves, agudos e regula com o volume. dá pra colocar o volume antes do pré ou depois do pré. dá pra deixar o agudo quase no máximo e fazer um controle de agudos passivos antes do pré. dá pra fazer depois do pré tb. dá pra explorar muito o som.

daqui a pouco eu arrisco a dizer q nao existe baixo ativo e passivo. todos passam por um pré, nao importa em que estágio, até chegar no poweramp. o que muda é a quantidade de prés no meio do caminho, mas sempre terá um. dizer q o baixo chega no poweramp sem pré tb é exagero.

Bem por ai dalton ! bounce
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Mensagem por dalton_lopes Qui Fev 14, 2013 7:55 pm

e quem falar alguma coisa a mais do que eu disse, nao acrescentará em nada... hahahahha... kkkk.. faz tempo q nao posto por aqui..

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Mensagem por CG Qui Fev 14, 2013 8:09 pm

Então segundo vocês, baixos ativos são melhores que passivos e baixos passivos não existem.

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Mensagem por dalton_lopes Qui Fev 14, 2013 8:15 pm

CG escreveu:Então segundo vocês, baixos ativos são melhores que passivos e baixos passivos não existem.

sendo bem sincero... em suma... realmente... é!

e os anjos são machos.

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Mensagem por dalton_lopes Qui Fev 14, 2013 8:20 pm

agora, respondendo a indagação que titula o post, eu sou da turma que acha os baixos ativos melhores do que os passivos. os prés internos e de facil regulagem evitam idas e vindas no ampli. só por isso. o baixo sendo passivo ou ativo a gente sempre vai querer tirar um timbre que tá na nossa cabeça, sendo regulado no pré interno ou no proprio ampli.

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Mensagem por CG Qui Fev 14, 2013 8:32 pm

A questão é que não há melhor ou pior. há o que funciona para você.

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Mensagem por dalton_lopes Qui Fev 14, 2013 8:44 pm

CG escreveu:A questão é que não há melhor ou pior. há o que funciona para você.

BINGO!

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Mensagem por CG Qui Fev 14, 2013 9:06 pm

dalton_lopes escreveu:
CG escreveu:A questão é que não há melhor ou pior. há o que funciona para você.

BINGO!

Então. é o que eu venho dizendo desde o primeiro tópico...

CG escreveu:Senhores fiz um estudo para desmistificar essa história de baixos ativos e passivos. Há tempos atrás fiz uma pesquisas comm alguns novatos que acreditavam em algumas lendas com relação a esse assunto, caso alguém tenha algo a acrescentar ou a corrigir, seja bem vindo para faze-lo. Segue:

1)Baixos ativos são melhores que Baixos passivos?
Não, Não são melhores nem piores, são diferentes, para entender melhor vamos explicar o que são captadores ativos e passivos:
Basicamente existem 4 tipos diferentes de configuração comumente utilizados:

Captadores ATIVOS: os captadores possuem um sistema de ganho, através de um circuito pré-amplificador embutido dentro do captador que é alimentado externamente (bateria 9V). Não funcionam sem a bateria. Exemplo de captadores ativos: EMG X-series e alguns Bartolinis MTD
Exemplo de ligação:
Desmistificando uma lenda: Baixos ativos são melhores que passivos? - Página 5 Exemplo-de-Sistema-de-Capta%C3%A7%C3%A3o-Ativa-para-Contrabaixo


Captadores PASSIVOS e Circuito ATIVO: existe uma placa de circuito que é alimentada por uma ou mais baterias. O sinal dos captadores passivos é pré-amplificado e equalizado através desta placa. Neste sistema em alguns casos, podemos encontrar uma chave, que permite que o instrumento funcione tanto como um instrumento Ativo quanto um instrumento Passivo.
Exemplo de ligação:
Desmistificando uma lenda: Baixos ativos são melhores que passivos? - Página 5 3647679030_f2bdb14ca4

Captadores PASSIVOS: São captadores que não necessitam de alimentação externa para funcinarem, a própria vibração das cordas se encarrega de gerar um pulso magnético nos captadores que geram o som.
Exemplo de ligação:
Desmistificando uma lenda: Baixos ativos são melhores que passivos? - Página 5 Diagramajazzbass2

Captadores ATIVOS e Circuito ATIVO:
Esquema onde os captadores são ativos e são ligados a um circuito pré amplificador.

2) Beleza, mas os baixos ativos por terem bateria tem mais ganho?
Não necessariamente, os cultuados baixos Fender, em sua maioria, são baixos passivos e o pessoal não reclama de ganho. Alguns captadores passivos possuem mais ganho do que muitos circuitos ativos.
Alguns preamps são desenhados para servirem como controle de timbre, mas não apresentam nenhum "ganho", outros tem acréscimo de ganho de 3, 6, 10 ou até 15db e outros tem um trimpot que ajusta esse parâmetro. Alguns preamps são desenhados para uso com captadores bastante frios, como os bartolini e por isso tem bastante "boosting".

3) Qual a vantagem dos baixos ativos então?
A grande vantagem dos baixos ativos é que por terem circuitos de pré amplificação, esses circuitos já vem com possibilidade de regulagem de graves, médios ( em alguns casos) e agudos. Você pode alterar o som do seu instrumento diretamente nos Knobs do baixo. Ou seja, você tem mais opções de equalização “na Mão”. Como desvantagens posso citar o fato de você ter que usar uma bateria no baixo.

4) E quanto ao som, qual e melhor, o ativo ou o passivo?
Tudo no mundo baixístico é relativo, depende do que você procura, você pode encontrar seu som nos ativos, nos passivos ou até mesmo nos dois. Pois como o Allex citou, não existe "som de ativo" ou "som de passivo". Existe o som "desse baixo" ou "daquele baixo". A maioria das gravações antológicas foram feitas em baixos passivos e a maioria dos Fenders são passivos, e isso rigorosamente não significa nada. O que vale é experimentar e ver o que você realmente curte.

5) Porque existe essa lenda que o ativo é melhor?
Os vendedores de lojas são mal informados e tentam empurrar os ativos para os novatos, isso também ocorre pois nos Baixos de custo inferior o pré é colocado para suprir deficiências dos captadores, que costumam ser fracos.
O Garoto ao testar o instrumento que está na loja (geralmente desregulado e com cordas idosas) testa um passivo e o som sai meio xoxo, já ao testar o ativo, o pré supre algumas deficiências de volume, e o iniciante acha que aquele baixo tem mais som (na realidade tem um som ruim amplificado devido a desregulagem do baixo e as cordas velhas).
Baixos ativos tem mais botões, para o novato passa a impressão que tudo que tem mais botão é melhor.
Existe o efeito placebo também.

Agradeço algumas informações adicionais postadas aqui que foram fornecidas pelo Allex e pelo Thalles.

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Mensagem por Thales_Sr Qui Fev 14, 2013 9:25 pm

dalton_lopes escreveu:daqui a pouco eu arrisco a dizer q nao existe baixo ativo e passivo. todos passam por um pré, nao importa em que estágio, até chegar no poweramp. o que muda é a quantidade de prés no meio do caminho, mas sempre terá um. dizer q o baixo chega no poweramp sem pré tb é exagero.
Eu tô contigo... Uma hora ou outra, o sinal dos captadores passa por um pré, e "vira ativo".

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Mensagem por Zubrycky Qui Fev 14, 2013 11:36 pm

Pessoalmente, com a exceção do Kubicki Factor (O único instrumento desse tipo que me dá GAS), não dou a mínima para contrabaixos ativos (Respeito, é claro, quem gosta/usa baixos ativos, mas esta definitivamente não é a minha praia).

Sobre uma eventual falta de punch e peso dos contrabaixos passivos, sou obrigado a discordar, pois há anos toco contrabaixos deste tipo e nunca ouvi reclamações a respeito de falta de peso e também nunca senti a menor necessidade de usar instrumentos ativos para ter mais punch e peso.

Consigo todo o punch e peso que quero com contrabaixos passivos.


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Mensagem por J.Adalberto Sex Fev 15, 2013 8:28 am

dalton_lopes escreveu:e quem falar alguma coisa a mais do que eu disse, nao acrescentará em nada... hahahahha... kkkk.. faz tempo q nao posto por aqui..

Dalton, vc é um sábio, benvinho de volta!

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Mensagem por Ivanov_br Sex Fev 15, 2013 10:17 am

Thales_Sr escreveu:
dalton_lopes escreveu:daqui a pouco eu arrisco a dizer q nao existe baixo ativo e passivo. todos passam por um pré, nao importa em que estágio, até chegar no poweramp. o que muda é a quantidade de prés no meio do caminho, mas sempre terá um. dizer q o baixo chega no poweramp sem pré tb é exagero.
Eu tô contigo... Uma hora ou outra, o sinal dos captadores passa por um pré, e "vira ativo".

E não é que o Dalton tem razão?! Amigos

Então, baixo passivo só pode ser isso aqui:

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Mensagem por gpraxedes Sex Fev 15, 2013 11:45 am

^ Também existem os baixolões e os gigantes acústicos. Existem sim baixos passivos. lol!

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Mensagem por dalton_lopes Sáb Fev 16, 2013 12:08 pm

J.Adalberto escreveu:
dalton_lopes escreveu:e quem falar alguma coisa a mais do que eu disse, nao acrescentará em nada... hahahahha... kkkk.. faz tempo q nao posto por aqui..

Dalton, vc é um sábio, benvinho de volta!

q isso... haha.. agradeço.
to sempre por aqui. só nao estava me envolvendo nos topicos.

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Mensagem por GAT621988 Seg Fev 18, 2013 10:25 am

Olá Baixistas forumeiros !
Parabéns ! Excelente matéria ! Lembro-me de quando era iniciante e um dos vendedores que consultei sugeriu um baixo ativo . Ele citou melhor desempenho sonoro e sugeriu que testasse . Ao realizar o teste percebi que havia mais volume , e isto impressionou-me . Passei alguns anos desejando baixos ativos , más ao pesquisar , notei que não eram melhores , e como dito aqui , apenas diferentes .
Obrigado !


Última edição por GAT621988 em Seg Fev 18, 2013 3:08 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem por subgrave Seg Fev 18, 2013 10:30 am

Zubrycky escreveu:
Sobre uma eventual falta de punch e peso dos contrabaixos passivos, sou obrigado a discordar, pois há anos toco contrabaixos deste tipo e nunca ouvi reclamações a respeito de falta de peso e também nunca senti a menor necessidade de usar instrumentos ativos para ter mais punch e peso.

Consigo todo o punch e peso que quero com contrabaixos passivos.


+1

Com meus passivos consigo tanto punch e peso como qualquer baixo ativo, até mais ouso a dizer, pois o alto volume dos ativos não é sinonimo de punch.

Seriam as pessoas ludibriadas pelo alto volume dos ativos achando que é punch?

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Mensagem por Rick Charles Seg Fev 18, 2013 10:42 am

subgrave escreveu:Seriam as pessoas ludibriadas pelo alto volume dos ativos achando que é punch?


Exatamente, é como o J. Adalberto falou, o que é punch?
Pois podemos estar considerando 2 coisas diferentes com o mesmo nome, e criando uma bela confusão.
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Mensagem por edumerino Seg Fev 18, 2013 11:29 am

Essa discussão vai longe...

Pra mim, falar de uma característica de timbre considerando tantas variáveis que temos ao tocar nosso instrumento é algo quase impossível.
O que é o som passivo considerando que todo baixo passa por algum pré? E a "voz" do pré em questão, influencia?

O que é "som de Fender"? O que é "som de Ampeg"? Um Fender plugado num Ampeg terá som de Fender ou som de Ampeg? E o sinal que vai pros PAs, tem som de Ampeg ou som do pré da mesa? Um baixo ativo plugado num Ampeg tem som de Ampeg ou do pré do baixo? E os pedais?

São tantas questões que só uma reunião entre Heidegger, Sartre, Kierkgaard e Lobão poderia resolver...

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Mensagem por marlon.santosalmeida Ter Fev 26, 2013 1:19 pm

CG escreveu:A questão é que não há melhor ou pior. há o que funciona para você.


Boa tarde sou novo aqui no forum, mas concordo inteiramente com o CG. Eu tenho baixo ativo e um passivo, dependendo to tipo de som que quero e da musica que vou tocar, escolho um deles. O passivo depende mais da madeira + captador, o ativo vai mais pelo cap + pre. Se estiver falnado bestgeira me corrijam por favor.
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Mensagem por pedrohenrique.astronauta Ter Fev 26, 2013 5:25 pm

marlon.santosalmeida escreveu:CG escreveu:A questão é que não há melhor ou pior. há o que funciona para você.


Boa tarde sou novo aqui no forum, mas concordo inteiramente com o CG. Eu tenho baixo ativo e um passivo, dependendo to tipo de som que quero e da musica que vou tocar, escolho um deles. O passivo depende mais da madeira + captador, o ativo vai mais pelo cap + pre. Se estiver falnado bestgeira me corrijam por favor.


Penso mais ou menos assim
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Mensagem por CG Ter Fev 26, 2013 7:35 pm

Na realidade o som do baixo depende de todo um conjunto, não só madeira pré ou captadores... tudo influencia.

Vamos pegar os warwicks por exemplo, boa parte do som deles se devem aos bell bass frets.

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Mensagem por oribeiro Qua Fev 27, 2013 12:49 am

Não sei vocês, mas eu, depois de uns 10 anos usando baixos ativos, voltei a usar baixos passivos. Alguns motivos me levaram a mudar - mudança de gosto, uso de pré externo, etc - mas o principal talvez seja a coisa mais fútil: fiquei de saco cheio de ter que trocar baterias. Não tem nada mais frustrante (pra não dizer coisa pior) do que acabar a bateria na primeira de 25 músicas de um set, e notar que, na correria, faltou a bateria reserva. Quero mais isso não!!

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Mensagem por subgrave Qua Fev 27, 2013 1:30 pm

oribeiro escreveu:Não sei vocês, mas eu, depois de uns 10 anos usando baixos ativos, voltei a usar baixos passivos. Alguns motivos me levaram a mudar - mudança de gosto,

+1

Achei meu timbre (que considero moderno) justamente em baixos passivos! E mais uma ajudinha de um GK...

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Mensagem por oribeiro Qua Fev 27, 2013 2:14 pm

Eu estava relendo esse tópico; devia estar supervisionando há mais tempo, muita informação e muitas passagens hilárias. Agora, notei que ninguém falou de uma coisa sobre a qual tenho bastante curiosidade, e acredito que essa informação seria enriquecedora para mim e para vários colegas do fórum: por acaso algum dos colegas aqui tem um baixo ativo que tenha controle de tone passivo?

Pergunto isso porque uma das coisas que me incomodava nos baixos ativos que tive era a forma como o controle de agudos funciona. Não digo que é melhor ou pior, apenas diferente da forma como o tone age sobre o som. A sensação que eu tenho é que o controle de agudos em um circuito ativo não tem o mesmo corte que um controle de tone passivo. Digo isso com base nos instrumentos que tive; não sei se existe algum que funcione de outra forma.

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Mensagem por JAZZigo Qua Fev 27, 2013 2:57 pm

oribeiro escreveu:por acaso algum dos colegas aqui tem um baixo ativo que tenha controle de tone passivo?
Há muitos anos atrás, substituí a captação P/J original do meu Vantage VP825B por um jogo de captadores EMG ativos, cujo set normalmente já vem com pot de TONE passivo, pronto para instalação. Não curti muito e hoje o baixo conta com um Häussel P/MM Set passivo com circuito Aguilar OBP-2.

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Mensagem por oribeiro Qua Fev 27, 2013 3:06 pm

JAZZigo, na verdade eu estava me referindo a preamp onboard com tone. Parece que tem um modelo da Audere que é assim.

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Mensagem por JAZZigo Qua Fev 27, 2013 4:19 pm

^
Pois é! Um baixo equipado com captação ativa, a rigor, possui um preamp onboard, só que este se localiza dentro do captador.

Alguns preamps onboard possuem controle de TONE, para uso somente quando no modo passivo.

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Mensagem por oribeiro Qua Fev 27, 2013 4:26 pm

Entendi. Mas sendo mais específico: configuração captadores passivos, equalizador/preamp onboard ativo com controle tone. É sobre isso que eu tenho curiosidade.

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Mensagem por allexcosta Qua Fev 27, 2013 4:29 pm

Há vários preamps com controle de tone passivo, alguns deles funcionam nos modos passivo e ativo também.

East, Audere, Sadowsky, Mlaghus, S.Martyn, todos fabricam preamps com tone passivo.

A instalação de um tone passivo em um pré existente também é relativamente simples e tarefa corriqueira pra qualquer um que trabalha com eletrônica de instrumentos, como o costela e tantos outros...

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Mensagem por fheliojr Qua Fev 27, 2013 4:46 pm

só por curiosidade, como seria razoavel atenuar o sinal de um baixo ativo q nao tenha possibilidade de ser posto no modo passivo, qnd aquele vai ser usado em pedais q nao têm controle de ganho?
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Mensagem por J.Adalberto Qua Fev 27, 2013 5:10 pm

Ivanov_br escreveu:
Thales_Sr escreveu:
dalton_lopes escreveu:daqui a pouco eu arrisco a dizer q nao existe baixo ativo e passivo. todos passam por um pré, nao importa em que estágio, até chegar no poweramp. o que muda é a quantidade de prés no meio do caminho, mas sempre terá um. dizer q o baixo chega no poweramp sem pré tb é exagero.
Eu tô contigo... Uma hora ou outra, o sinal dos captadores passa por um pré, e "vira ativo".

E não é que o Dalton tem razão?! Amigos

Então, baixo passivo só pode ser isso aqui:


Vixi, esse cara deve ser parente do Zubrycky! kkk

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Mensagem por Thales_Sr Qua Fev 27, 2013 6:07 pm

fheliojr escreveu:só por curiosidade, como seria razoavel atenuar o sinal de um baixo ativo q nao tenha possibilidade de ser posto no modo passivo, qnd aquele vai ser usado em pedais q nao têm controle de ganho?
Abaixando o volume dele...

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Mensagem por fheliojr Qua Fev 27, 2013 7:40 pm

^ah, blz.

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Mensagem por ct.colela Qua Fev 27, 2013 8:29 pm

oribeiro escreveu:

Pergunto isso porque uma das coisas que me incomodava nos baixos ativos que tive era a forma como o controle de agudos funciona. Não digo que é melhor ou pior, apenas diferente da forma como o tone age sobre o som. A sensação que eu tenho é que o controle de agudos em um circuito ativo não tem o mesmo corte que um controle de tone passivo. Digo isso com base nos instrumentos que tive; não sei se existe algum que funcione de outra forma.
Eu tambem sinto isso nos caps ativos de serie tipo mec ou emgs
Normalmente em baixos passivos usamos dos modelos de capacitores para fazer o corte de agudos
na sua maioria o 473 é o padrão usado por todos os fabricantes,mas tenho clientes que preferem o 333
ja nos caps ativos o 473 ou 333 não atuam direito
por isso usamos o 104
eu não gosto do corte dos 104

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Mensagem por marlon.santosalmeida Dom maio 12, 2013 11:19 am

CG concordo com vc em que até as ferragens influenciam o som do baixo. Mas o que quis dizer é que a influencia da madeira no ativo, é menor em relação ao passivo. Exemplo: se o baixo for em alder ou basswood, não faz tanta diferença, pq o pré ja equaliza o som.
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Mensagem por subgrave Dom maio 12, 2013 1:07 pm

marlon.santosalmeida escreveu: Mas o que quis dizer é que a influencia da madeira no ativo, é menor em relação ao passivo. Exemplo: se o baixo for em alder ou basswood, não faz tanta diferença, pq o pré ja equaliza o som.


facepalm

A equalização que é feita por um preamp não tem nada a ver e nem substitui as características organicas e mecanicas específicas das madeiras que são responsáveis pelo timbre.

Se fosse tão simples assim qualquer baixo ativo feito com essas porcarias de basswood, alder, ou até de acrílico teria que soar maravilhosamente bem...

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