Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidados com o baixo

+15
alexandre00
Sonikado
edumoraes
Mauricio Luiz Bertola
joabi
luizclaudiobarboza
GustViana
Hélcio Júnior_bass
Rick Charles
timãobass
NeyBass
allexcosta
Thales_Sr
CG
gustavo.soares
19 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 10:01 am

Meu primeiro baixo acabou de chegar, é um SX shelter SJB75 TOR.
como é o meu primeiro baixo gostaria de algumas dicas de cuidados, como segurar, como guardar, o que fazer, o que não fazer...
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por CG Ter Jun 26, 2012 10:07 am

Primeira coisa a fazer, compre um jogo de cordas novas e leve a um luthier para regulagem.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 10:22 am

cordas novas? o que há de errado com as que vem nele?
e sobre a regulagem, eles sempre vem desregulados? não seria melhor ue levar até alguem que eu conheço que tem experiencia no assunto (no caso meu prof) para ver se precisa mesmo de regulagem?
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 26, 2012 10:27 am

É que você não sabe quando foram colocadas. Por vezes, as cordas que vem no baixo já estão nele há alguns meses, e não foram bem cuidadas.
Sem contar que você não sabe qual o modelo das cordas que estão nele. Quando você regula um instrumento, a regulagem é feita de acordo com a sua preferência, mas depende muito das cordas. Se você troca a especificação, a regulagem do instrumento muda.
Portanto, é uma boa prática colocar um jogo de cordas (que você sabe qual é), pra daí em diante trocar pelo mesmo modelo, para garantir que a regulagem permaneça por mais tempo.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por CG Ter Jun 26, 2012 10:41 am

Complementando o Thales, Todos os baixos vem de fábrica pré regulados, porém pelo tempo na loja, transporte e outros fatores, essa regulagem é perdida, fazendo com que seja necessária uma nova regulagem.

As cordas do seu baixo sairam da China atravessaram o Índico, o mediterrâneo e o atlântico em um container antes de chegar nas suas mãos. Por experiência minha, essas cordas que vem no SX não servem para nada, nem para fazer varal. Troque-as o mais rápido que puder.


Última edição por CG em Ter Jun 26, 2012 10:44 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 26, 2012 10:43 am

Todos os baixos vem de fábrica pré regulados
Pois é, mas regulagem é algo pessoal, de qualquer forma...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 10:45 am

gustavo.soares escreveu:cordas novas? o que há de errado com as que vem nele?
e sobre a regulagem, eles sempre vem desregulados? não seria melhor ue levar até alguem que eu conheço que tem experiencia no assunto (no caso meu prof) para ver se precisa mesmo de regulagem?

Corda e regulagem é de praxe em instrumento novo, principalmente barato como um SX. As cordas originais são de qualidade bem baixa, por isso seria REALMENTE bom trocá-las.

Se a grana tá curta e alguém pode passar um olho sem te cobrar nada não vai machucar, mas a maioria dos instrumentos precisa de uma regulagem quando sai da loja e uma revisão e ajustes básicos a cada 2 ou 3 meses.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 10:55 am

isso é muito dificil/demorado de fazer? (to perguntando pra saber se é muita cara de pau pedir pro meu prof fazer XD)
sobre as cordas, não vou trocar por agora, nem tenho amplificador ainda, não vou fazer nada de especial com ele XD
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por CG Ter Jun 26, 2012 11:05 am

Não vai adiantar você regular o baixo sem trocar as cordas primeiro...

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por NeyBass Ter Jun 26, 2012 11:17 am

principal cuidado:

não o empreste a ninguém.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por timãobass Ter Jun 26, 2012 11:20 am

gustavo.soares escreveu: nem tenho amplificador ainda
já que você está fazendo aula é ideal que você tenha um, mais se não der no momento ligue o baixo no pc e use fones de ouvido. estudar sem uma amplificação minima do som do instrumento pode prejudicar seus estudos
timãobass
timãobass
Membro

Mensagens : 95
Localização : Itaguaí-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 11:22 am

é, eu vou usar no pc, minhas caixas de som são boazinhas
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Rick Charles Ter Jun 26, 2012 11:27 am

NeyBass escreveu:principal cuidado:

não o empreste a ninguém.

O melhor de todos.

Pede seu prof pra dar uma olhada, pode ser que seu baixo aguente um tempo sem uma regulagem, ou ele mesmo regula pra você. De qualquer forma, junta uma grana e compra umas cordas, da pra char gianninis por 50 reais
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 11:36 am

Rick Charles escreveu:
NeyBass escreveu:principal cuidado:

não o empreste a ninguém.

O melhor de todos.

Pede seu prof pra dar uma olhada, pode ser que seu baixo aguente um tempo sem uma regulagem, ou ele mesmo regula pra você. De qualquer forma, junta uma grana e compra umas cordas, da pra char gianninis por 50 reais
uhum, problema que eu tenho 14 anos e naum tenho mesada, ou seja tenho que pedir tudo que vou comprar .-.

bom que eu vou treinando pra ser mendingo Ri Muito

e como assim aguente um tempo sem regulagem, a falta de regulagem pode fazer o que com ele?
e não existe uma regulagem genérica que serve pra qualquer corda, ou entao tem como descobrir +/- o tipo da corda na hora e fazer a regulagem com base nisso?
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 11:42 am

Um instrumento muito desregulado pode até causar um empeno irreversível no braço.

Se for moderado causa desconforto e até a perda da vontade de praticar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 11:48 am

Gustavo, todo instrumento novo comprado com nota fiscal tem a primeira regulagem gratuita. se vc comprou em loja física é mais fácil consegui-la. É só chegar na loja que comprou e perguntar qual é o luthier autorizado da marca, levar o baixo e através de uma autorização de serviços o luthier recebe direto do fabricante.

Se vc comprou pela internet, você também pode conseguir apenas com a nota fiscal e número de série do instrumento. O único trabalho é que você terá será ir a qualquer loja e perguntar qual é o luthier autorizado pela marca na sua região. Eles te informando, é só levar o instrumento e essas informações que o luthier abre uma autorização de serviços e é feito o serviço.

Falta de regulagem no instrumento pode gerar, de estragos e desgastes prematuros dos componentes do instrumentos, até tendinite...

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por CG Ter Jun 26, 2012 11:54 am

Hélcio Júnior_bass escreveu:Gustavo, todo instrumento novo comprado com nota fiscal tem a primeira regulagem gratuita.

Em que loja? Nunca me ofereceram isso, e olha que eu pedi.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 12:02 pm

CG escreveu:
Em que loja? Nunca me ofereceram isso, e olha que eu pedi.

Aqui no ES é comum. Eu fiz isso e todos os conhecidos que compram fazem.

Se tiver paciência, isso pode virar até caso de procon...

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por CG Ter Jun 26, 2012 12:06 pm

Aqui em SP não é, os logistas alegam que o baixo já vem regulado da importadora.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 12:11 pm

vou dar uma olhada na loja que comprei

pra não empenar, é só tentar manter equilibrado o peso entre o braço e o corpo na hora de guardar/mover, certo?
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 12:18 pm

Hélcio Júnior_bass escreveu:Gustavo, todo instrumento novo comprado com nota fiscal tem a primeira regulagem gratuita. se vc comprou em loja física é mais fácil consegui-la. É só chegar na loja que comprou e perguntar qual é o luthier autorizado da marca, levar o baixo e através de uma autorização de serviços o luthier recebe direto do fabricante.

Isso é uma lei? Funciona na prática? Nunca ouvi falar...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por GustViana Ter Jun 26, 2012 12:43 pm

gustavo.soares escreveu:vou dar uma olhada na loja que comprei

pra não empenar, é só tentar manter equilibrado o peso entre o braço e o corpo na hora de guardar/mover, certo?


O ideal para não empenar o braço do instrumento seria você comprar aqueles suportes (estantes) para instrumentos, é bem barato. Sempre guarde ele dentro da capa ou do case depois que terminar de tocar, isso evita o acumulo de poeria no seu instrumento, de preferência coloque algumas bolsas de silica dentro do bag ou case para evitar a ferrugem nas partes de ferro do instrumento. E se não tiver esse suporte que te falei, o ideal seria colocar o baixo dentro da capa de forma que fique em pé, encostado com as cordas em face com a parede.

Abraço!
GustViana
GustViana
Membro

Mensagens : 12
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por luizclaudiobarboza Ter Jun 26, 2012 12:53 pm

na Disconildo (RJ)eles não oferecem, mas se você tocar no assunto eles te encaminham para um Luthier que e associado deles, fica pronto na hora, já tive dois baixos comprados lá e fiz valer a regra.

____________________________
Clube Fender #135 / Clube Ibanez #38 / Clube SX #64 / Clube hartke #078 - http://bluesgraf.blogspot.com/ - http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/sanatore - https://www.youtube.com/user/luizclaudiobarboza?feature=mhee#p/u
luizclaudiobarboza
luizclaudiobarboza
Membro

Mensagens : 261
Localização : Niterói,RJ

http://bluesgraf.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 1:09 pm

allexcosta escreveu:
Isso é uma lei? Funciona na prática? Nunca ouvi falar...

Alex, código de defesa do consumidor...se vc compra um produto, ele tem que estar apto para uso.
Entendo que o instrumento desregulado não está apto para uso, correto? Vc usa, mas ele não está apto.

É claro que vc não vai exigir que se troque as cordas e faça a regulagem, mas a regulagem em si é inerente à qualidade e bom uso do instrumento.

Consultem o inciso II, no parágrafo 1º do art. 12, da lei LEI N° 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990. Na minha opinião, se encaixa perfeitamente.

Não estou falando que é responsabilidade da loja, mas sim do fabricante através da autorizada.

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 26, 2012 1:12 pm

Isso é bem relativo... O baixo, a menos que esteja muuuuito ruim, está apto para o uso.. Cordas são itens de desgaste natural, e a regulagem é pessoal, fora esse caso que citei acima. Também nunca vi loja fazer essa regulagem "na camaradagem"...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 1:15 pm

luizclaudiobarboza escreveu:na Disconildo (RJ)eles não oferecem, mas se você tocar no assunto eles te encaminham para um Luthier que e associado deles, fica pronto na hora, já tive dois baixos comprados lá e fiz valer a regra.

Exato...não é responsabilidade direta da loja, mas sim do fabricante. O fabricante não vai se queimar no mercado com coisas pequenas como não dar regulagem ou assistência.

Só a titulo de curiosidade: um colega meu teve o braço do instrumento dele quebrado e uma das viagens que ele faz. Ele entrou em contato com a autorizada para adquirir um braço novo e eles estavam até vendo a possibilidade de lhe enviar um braço de reposição sem nenhum custo, e o baixo dele não estava nem na garantia legal mais...

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 1:15 pm

Thales_Sr escreveu:Também nunca vi loja fazer essa regulagem "na camaradagem"...

Eu já vi e é até comum, mas não como obrigação...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 1:22 pm

Thales_Sr escreveu:Isso é bem relativo... O baixo, a menos que esteja muuuuito ruim, está apto para o uso.. Cordas são itens de desgaste natural, e a regulagem é pessoal, fora esse caso que citei acima. Também nunca vi loja fazer essa regulagem "na camaradagem"...

Thales, como eu disse, não é responsabilidade da loja, mas sim do fabricante. A loja só te diz quem é o luthier autorizado, só isso. O resto é entre autorizada e luthier.

Eu raramente vejo um baixo regulado em loja...isso pq aki agente só tá falando de regulagem...e qdo o baixo vem cheio de chiadeira na eletrônica?


____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 1:23 pm

allexcosta escreveu:
Thales_Sr escreveu:Também nunca vi loja fazer essa regulagem "na camaradagem"...

Eu já vi e é até comum, mas não como obrigação...

Regulagem = fabricante = obrigação

Camaradagem = loja = desobrigado

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 26, 2012 1:26 pm

Thales, como eu disse, não é responsabilidade da loja, mas sim do fabricante.
É como falei, se ele não estiver parecendo um berimbau, ele está teoricamente apto para o uso. Tem gente que gosta de corda alta, outros gostam de corda colada no braço, alguns preferem que a B seja mais alta que as outras... Mas se eu pego o instrumento e ele está regulado com ação alta, eu vou mandar regular, pois gosto de ação baixa. Isso seria realmente obrigação do fabricante?

e qdo o baixo vem cheio de chiadeira na eletrônica?
Chiadeira pode vir de várias fontes, dá pra alegar 1000 coisas... O normal é que baixos mais baratos não venham blindados. Mas dá pra um baixo não blindado não chiar... Há argumentos...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por joabi Ter Jun 26, 2012 1:42 pm

Hélcio Júnior_bass escreveu:
...se vc compra um produto, ele tem que estar apto para uso.
Entendo que o instrumento desregulado não está apto para uso, correto? Vc usa, mas ele não está apto.

Interessante esse ponto de vista. Não sei nada sob o ponto de vista legal, mas fazendo uma analogia, se eu compro um lanche no McDonald's ele já vem apto pra "uso", mas, de outra forma, um pacote de pipoca de microondas precisa do preparo. Pelo Código de Defesa o fabricante da pipoca precisaria mandar alguém pra preparar a pipoca e deixar ela apta para "uso" (consumo)?

No caso de um baixo, o simples fato de vir com cordas não o torna apto, já que regulagem é uma coisa pessoal?

Sempre que vi lojas oferecem o serviço de regulagem foi por cortesia mesmo, mas nunca vi fabricante/importadora se incomodar com isso... seria bom se fosse assim.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 1:50 pm

no caso da pipoca, o preparo ta incluso no uso
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 1:55 pm

[quote="Thales_Sr"]

É como falei, se ele não estiver parecendo um berimbau, ele está teoricamente apto para o uso. Tem gente que gosta de corda alta, outros gostam de corda colada no braço, alguns preferem que a B seja mais alta que as outras... Mas se eu pego o instrumento e ele está regulado com ação alta, eu vou mandar regular, pois gosto de ação baixa. Isso seria realmente obrigação do fabricante?

Thales, se ele não está adequado pra vc, ele não está apto. Tem gente que gosta de cordas altas, mas a regulagem também serve para a verificação de pq essas cordas estão altas, se há empenos, se há descolagem...isso é dever do fabricante.

Chiadeira pode vir de várias fontes, dá pra alegar 1000 coisas... O normal é que baixos mais baratos não venham blindados. Mas dá pra um baixo não blindado não chiar... Há argumentos...

Independente dos argumentos, o instrumento tem que sair impecável, proprio pra uso.

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 1:59 pm

joabi escreveu:

Interessante esse ponto de vista. Não sei nada sob o ponto de vista legal, mas fazendo uma analogia, se eu compro um lanche no McDonald's ele já vem apto pra "uso", mas, de outra forma, um pacote de pipoca de microondas precisa do preparo. Pelo Código de Defesa o fabricante da pipoca precisaria mandar alguém pra preparar a pipoca e deixar ela apta para "uso" (consumo)?

Joabi, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Uma coisa é a venda de pipoca pronta...outra coisa é a venda de pipoca pra preparar.

joabi escreveu:No caso de um baixo, o simples fato de vir com cordas não o torna apto, já que regulagem é uma coisa pessoal?

Entendo que não está apto. Dependendo do que vc entender, corra atrás...


joabi escreveu: Sempre que vi lojas oferecem o serviço de regulagem foi por cortesia mesmo, mas nunca vi fabricante/importadora se incomodar com isso... seria bom se fosse assim.

Vai por mim, não é cortesia...

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 26, 2012 2:03 pm

Independente dos argumentos, o instrumento tem que sair impecável, proprio pra uso.
O próprio termo "próprio para uso" dá margem pra discussão. O cara chega, testa o equipamento na loja, nada de ruído. Vai pro ensaio, barulheira geral. Uma blindagem resolve tudo.
E aí? Ele está próprio para o uso, o cara toca e sai som...

Thales, se ele não está adequado pra vc, ele não está apto. Tem gente que gosta de cordas altas, mas a regulagem também serve para a verificação de pq essas cordas estão altas, se há empenos, se há descolagem...isso é dever do fabricante.
O baixo está perfeito, é questão de regulagem de tirante e carrinhos da ponte... Isso pra mim é regulagem pra adequar ao gosto do dono, não vejo como "impróprio para uso". Imagino um juiz julgando um caso desses "a corda estava a 1,5 mm do braço, então estava impróprio para o uso... se baixar para 1 mm, fica perfeito para uso..."

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 2:27 pm

Thales_Sr escreveu:Independente dos argumentos, o instrumento tem que sair impecável, proprio pra uso.
O próprio termo "próprio para uso" dá margem pra discussão. O cara chega, testa o equipamento na loja, nada de ruído. Vai pro ensaio, barulheira geral. Uma blindagem resolve tudo.
E aí? Ele está próprio para o uso, o cara toca e sai som...

Só sair som não é próprio pra uso...

A respeito da blindagem, se ela é um caso essencial para que o instrumento funcione, teria que ser feita sim. Porque não?

O baixo está perfeito, é questão de regulagem de tirante e carrinhos da ponte... Isso pra mim é regulagem pra adequar ao gosto do dono, não vejo como "impróprio para uso". Imagino um juiz julgando um caso desses "a corda estava a 1,5 mm do braço, então estava impróprio para o uso... se baixar para 1 mm, fica perfeito para uso..."

Se está bom, não leve então...
Se não está bom, exija...

se o braço quebrar ou não der regulagem mais depois de 1 ou 2 anos, apesar do uso correto do instrumento, essa verificação que estou citando como obrigatória poderia te evitar dor de cabeça. E é a 1ª coisa que o fabricante diria, que a assistência técnica estava à disposição e que você não procurou para tentar detectar o problema.

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 26, 2012 2:32 pm

A respeito da blindagem, se ela é um caso essencial para que o instrumento funcione, teria que ser feita sim. Porque não?
Você não vai conseguir isso NUNCA... rs
O instrumento funciona sem isso. Só que está mais suscetível (o que não quer dizer que vai ter) ao ruído. Isso não significa que ele não está funcionando.

se o braço quebrar ou não der regulagem mais depois de 1 ou 2 anos, apesar do uso correto do instrumento, essa verificação que estou citando como obrigatória poderia te evitar dor de cabeça. E é a 1ª coisa que o fabricante diria, que a assistência técnica estava à disposição e que você não procurou para tentar detectar o problema.
Você já viu instrumento quebrar assim do nada? scratch
Acho que estamos tratando de coisas distintas... Carro realmente quebra com o tempo, mas instrumento, principalmente corpo e braço, não. O que dá problema com o tempo (e mesmo assim, não é toda hora) é tarraxa, porque gira. Ah, tem traste, que desgasta também.

PS: Você é advogado?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Hélcio Júnior_bass Ter Jun 26, 2012 2:51 pm

Thales_Sr escreveu:
Você não vai conseguir isso NUNCA... rs
O instrumento funciona sem isso. Só que está mais suscetível (o que não quer dizer que vai ter) ao ruído. Isso não significa que ele não está funcionando.

Se não reclamar, ninguém vai dar isso nas suas mãos...não estamos pedindo serviço de graça, pagamos pelo instrumento...


Você já viu instrumento quebrar assim do nada? scratch

Já vi abrir a escala, com 3 meses de uso.

Acho que estamos tratando de coisas distintas... Carro realmente quebra com o tempo, mas instrumento, principalmente corpo e braço, não. O que dá problema com o tempo (e mesmo assim, não é toda hora) é tarraxa, porque gira. Ah, tem traste, que desgasta também.

Isso que vc falou é desgaste natural realmente. E é diferente do que eu falei acima, que é um vício oculto de fabricação ou de material usado.

PS: Você é advogado?

Sim, sou.

____________________________
Hélcio Júnior - Custom Club #006 - Gospel Club #013
Hélcio Júnior_bass
Hélcio Júnior_bass
Membro

Mensagens : 383
Localização : Serra ES

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jun 26, 2012 2:58 pm

Nunca, em toda a minha vida, ví um instrumento que saísse de uma loja já regulado. As lojas não o fazem, nem tem pessoal para fazê-lo.
E, mesmo o instrumento usado, necessita também de uma regulagem em um luthier qualificado para tal.
Mesmo instrumentos trazidos do exterior, por conta das variações de temperatura, umidade em pressão antes e durante a viagem, necessitam do mesmo procedimento.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por edumoraes Ter Jun 26, 2012 3:37 pm

Aqui em Campinas na Timbres eles me falaram que o instrumento sai regulado por um luthier deles, talvez por isso o preco deles seja tao salgado. Hehe.
Na playtech tem um luthier que trabalha do lado deles, parece que eles tem algum tipo de "convenio" com esse luthier quando alguem compra um instrumento novo lah, nao tenho certeza.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 3:39 pm

Nos EUA a maioria das lojas entrega o instrumento com cordas novas e regulado, nem precisa pedir.

Em Curitiba perguntei em várias lojas e a maioria contrata um serviço de luthier e entrega o instrumento regulado sem problemas.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Sonikado Ter Jun 26, 2012 4:51 pm

gustavo.soares escreveu:pra não empenar, é só tentar manter equilibrado o peso entre o braço e o corpo na hora de guardar/mover, certo?
Não totalmente.
Empeno é resultado de alguma força sobre a madeira, que foi suficiente para que a madeira alterasse seu formato de forma que nem mesmo o tensor consiga voltá-la ao estado original.
Nessa situação: Cordas soltas e tensor atuando podem causar empeno, peso ou força constante sobre o braço pode causar empeno, tensor (muito) mal regulado pode causar empeno, diferenças extremas de temperatura/umidade(se não devidamente corrigidas) podem causar empeno, etc...

____________________________
Meu nome é GUILHERME. #54 - Clube dos Nerd/Geeks e afins...
Hint: Não toco baixo. Ainda. // O único ser vivente deste fórum que com 2 meses de cadastro inventa um meme. // Gordo Fofura

Sonikado
Membro

Mensagens : 1350
Localização : Estado de SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 7:13 pm

eu comprei o cabo e o adaptador, to usando o amplitube aki, mas naum estou conseguindo afinar, comecei de cima, mas a corda mi naum para no mi certinho, fica balançando entre -2 e +5
é algum problema ou eu que estou sendo chato?
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Thales_Sr Ter Jun 26, 2012 8:15 pm

É mais chatice do que realmente problema. Note que no ataque da nota, as vezes a afinação passa um pouco do ponto. Não existe afinação 100% precisa durante toda a duração da nota.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por alexandre00 Ter Jun 26, 2012 8:29 pm

Nas lojas aqui de Joinville-SC, os dois baixos que eu comprei, se quisesse regulagem tinha q pagar a parte.

Da primeira vez pedi e paguei, mas levei sorte porque o luthier que atendia na loja é bom e continuo levando nele até hoje!

Assim de graça, nunca vi fazerem por aqui Sad
alexandre00
alexandre00
Membro

Mensagens : 90
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por joabi Ter Jun 26, 2012 8:44 pm

gustavo.soares escreveu:eu comprei o cabo e o adaptador, to usando o amplitube aki, mas naum estou conseguindo afinar, comecei de cima, mas a corda mi naum para no mi certinho, fica balançando entre -2 e +5
é algum problema ou eu que estou sendo chato?

Pode ser o afinador, você está usando o próprio software, não é? É comum. Tenta deixar só o captador do braço que o reconhecimento costuma melhorar.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Rdg Bass Ter Jun 26, 2012 10:40 pm

Quando comprei meu Tagima (era usado) em uma lojinha na Rua do Seminario na região da Santa Efigenia, perguntei sobre regulagem, me deram um cartão de um luthier na Teodoro Sampaio e disseram que era só levar a nota que não tinha custo e ainda me deram um jogo de corda Olympia. Quando comprei o Cort A5 (novo) na loja Reference falei com eles sobre regulagem e um vendedor me levou a um luthier na rua Cristiano Viana a uns 500 m da loja e deram a regulagem, mas tive que comprar cordas dessa vez.

____________________________
Rodrigo
Rdg Bass
Rdg Bass
Membro

Mensagens : 1727
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Ter Jun 26, 2012 11:38 pm

meu baixo é exatamente esse aki: Cuidados com o baixo 37640_500_002

la em baixo tem 3 controles, entao, note que são 2 do mesmo tamanho e 1 menor. esses 2 do mesmo tamanho, acho que são volumes de kd captador, mas eu so consigo ouvir se um deles pelo menos estiver acima de 80%, quase no max, tem um certo ponto que quando paço por ele ouço um ruido branco (só que bem macio), ai acima desse ponto eu consigo ouvir o som, abaixo não. é assim mesmo?
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por allexcosta Ter Jun 26, 2012 11:44 pm

gustavo.soares escreveu:eu so consigo ouvir se um deles pelo menos estiver acima de 80%, quase no max, tem um certo ponto que quando paço por ele ouço um ruido branco (só que bem macio), ai acima desse ponto eu consigo ouvir o som, abaixo não. é assim mesmo?

Na sua idade e sendo seu primeiro baixo, sim, é assim mesmo...

Continue lendo o fórum que essas coisas vão se esclarecendo paulatinamente. Por enquanto é hora de pegar o baixo e tocar até sangrar o dedo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por gustavo.soares Qua Jun 27, 2012 9:12 am

okay .-.
embora ja seja tarde pra perguntar, afinal o baixo ja ta comprado e tals, foi uma boa escolha?
gustavo.soares
gustavo.soares
Membro

Mensagens : 29
Localização : Varginha-MG

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados com o baixo Empty Re: Cuidados com o baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos