Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

+4
rodsom
NeyBass
allexcosta
cleilton.marques
8 participantes

Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por cleilton.marques Qui Jun 28, 2012 12:10 pm

Olá pessoal,

Venho aqui pedir uma orientação de vocês para ver se consigo resolver meu problema. Tenho um contrabaixo da marca Golden de 05 cordas circuito passivo, ele sempre teve um problema de captação do som na 1ª e 5ª corda, aqui na região dificilmente consegue-se encontrar um Luthier, então resolvi pedir para um amigo baixista com mais experiência para ver se me ajudava, o amigo não sei como fez, mais mexeu nele todo e conseguiu fazer com o que o som da 1ª corda ficasse com som igual a 2ª, 3ª e 4ª corda, ou seja, conseguiu aumentar a captação do som igualando os volumes da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª cordas, ficou muito bom, porém o da 5ª corda ele não conseguiu, ela permanece ainda com som bem mais baixo que as outras. Queria saber de vocês amigos, como eu mesmo posso resolver este problema? Aguardo ansioso vossa ajuda. Abraço!
cleilton.marques
cleilton.marques
Membro

Mensagens : 3
Localização : Reriutaba

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por allexcosta Qui Jun 28, 2012 12:20 pm

Corda nova e mais pesada ajuda. Você pode também levantar a parte do captador que fica embaixo da Si. Na hora de colocar a corda, cuidado para não torcê-la.

Vá administrando assim por enquanto até você comprar um baixo melhor.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por NeyBass Qui Jun 28, 2012 2:18 pm

cleiton, isso acontece até com baixos mais caros, eu tive um tagima Special que tinha esse mesmo problema, não consegui por nada no mundo igualar os sons. Siga as dicas do Allex e vai guardando uma graninha e pegue um baixo melhor quando puder.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por rodsom Qui Jun 28, 2012 2:22 pm

eu ja vi acontecer isso com cordas velhas ou cordas de marcas dferentes misturadas

____________________________
arrocha, arrocha.
rodsom
rodsom
Membro

Mensagens : 727
Localização : araxa- mg

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por mum Qui Jun 28, 2012 3:47 pm

Pode não ser seu problema específico, mas vale dar uma olhadinha

mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por Lael Sousa Qui Jun 28, 2012 11:14 pm

Cara eu arrumei um rock bass a uns 2 meses e o problema era esse, ele abafava a 5º corda, dei uma olhada e era o nut q estava quebrado na fresta da corda B, eu retifiquei e ficou bom. pode ser a "altura" do nut ou pode ser a captaçao, sobe o captador da ponte e vai testando deixando mais próximo das cordas pra ver se é isso. caso nao de, faca um declive no cap da ponte para a 1º corda ou seja deixe mais baixo na G e mais alto na B. Cool
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por inibass Qui Jun 28, 2012 11:49 pm


Já testei um golden 5 e um 6 cordas uns anos atrás...e a decepção foi justamente na corda SI que não falava por nada...corda de loja geralmente é velha...contudo...não consegui nada satisfatório...então...corre atrás de aumentar captador...aumentar o peso da corda ou outro problema q possa existir e vai pensando em investir mais um pouco em um bass com captação que respeite a corda B um pouco mais.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por NeyBass Sex Jun 29, 2012 8:18 am

Lael Sousa escreveu:Cara eu arrumei um rock bass a uns 2 meses e o problema era esse, ele abafava a 5º corda, dei uma olhada e era o nut q estava quebrado na fresta da corda B, eu retifiquei e ficou bom. pode ser a "altura" do nut ou pode ser a captaçao, sobe o captador da ponte e vai testando deixando mais próximo das cordas pra ver se é isso. caso nao de, faca um declive no cap da ponte para a 1º corda ou seja deixe mais baixo na G e mais alto na B. Cool

Lael, a diferença de um warwick rockbass para um golden é gritante, dos rockbass que eu ja toquei nenhum tinha esse problema o seu caso foi falta de um reparo, no golden não acredito que seja só isso.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por Lael Sousa Sex Jun 29, 2012 8:28 am

com certeza. Ney bass, so que o que eu disse nao é em relaçao a qualidade de ambos, e sim que pode ser esse defeito, como eu nao vi o bass, eu destaco varias situações que possa ocasionar o abafamento. no rock bass foi a quebra de um nut que resultou na corda ficar parcialmente encostada na escala. nao dar pra ter certeza do que é, so vendo o baixo pra saber. né...

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por NeyBass Sex Jun 29, 2012 8:55 am

eu creio que seja problema do baixo mesmo Lael, a maioria dos baixos baratos tem a 5ª corda meio morta. (experiência pelos que testei, strinberg, tagima, eagle), mas vc tem razão no que disse, pode ser outro problema também.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por Rick Charles Sex Jun 29, 2012 9:07 am

Pode ser problema com a corda. Troque o encordoamento (se possível de outra marca) e veja se o problema persiste.
Olha o que aconteceu com nosso amigo Laysson https://www.contrabaixobr.com/t22738-corda-si-b-demaisiadamente-opaca-e-sem-sustentacao-nig-flats-5-cordas-com-audio
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por cleilton.marques Qui Jul 05, 2012 11:17 am

Amigos,

Gostaria de agradecer a todos pelas dicas que me deram. Realmente acho que o problema do meu contrabaixo são os captadores, porém vou trocar encordoamento pra ver se melhora um pouco pois acho que ja tem 06 anos que não troco o encordoamento do contrabaixo, hehe! Ontem eu retirei os captadores, coloquei pedaços de papelão em baixo deles e os aproximei o máximo possível das cordas, achei que melhorou um pouco mais não deu pra sanar o problema. Caso algum amigo do Forum tenha outra dica ou opinião ficarei grato se postar. OBRIGADO!!
cleilton.marques
cleilton.marques
Membro

Mensagens : 3
Localização : Reriutaba

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por mum Qui Jul 05, 2012 11:20 am

cleilton.marques escreveu:Amigos,

[...] ja tem 06 anos que não troco o encordoamento do contrabaixo[...]


Acho que você mesmo "descobriu" parte do problema sozinho Wink
mum
mum
Membro

Mensagens : 1954
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por inibass Qui Jul 05, 2012 11:46 am


/\ 6 anos? eu tb fiquei quase esse tempo sem trocar...mas tocava muito pouco, qndo voltei a tocar em cerca de 3 meses parace que sujou pelo tempo todo rsrs.
E o problema foi parecido com o que vc mencionou. A corda SI tava falando muito baixo, abafado e sem sustentação nenhuma, um RE batia fofo, tipo um "pof" e não soava...e com caps EMG....qndo troquei as cordas, voltou tudo ao normal.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por allexcosta Qui Jul 05, 2012 11:47 am

cleilton.marques escreveu:ja tem 06 anos que não troco o encordoamento do contrabaixo, hehe!

Acho que a gente tá perdendo tempo aqui...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por cleilton.marques Qui Jul 05, 2012 12:08 pm

Amigos, desculpa a expressão mais é que como passei muito tempo sem tocar não tinha calculado o tempo que ja estava sem trocar as cordas e conversando com vocês pelo FORUM foi que me dei conta do tempo que uso as cordas; Irei trocar o quanto antes e brevemente comento pra vocês o resultado. Obrigado a todos pela atenção!!!
cleilton.marques
cleilton.marques
Membro

Mensagens : 3
Localização : Reriutaba

Ir para o topo Ir para baixo

Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras Empty Re: Quinta corda do contrabaixo com som bem mais baixo que as outras

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos