Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Problemas no Acústico

2 participantes

Ir para baixo

Problemas no Acústico Empty Problemas no Acústico

Mensagem por Felipe Garbi Qui Jun 28, 2012 4:53 pm

Olá amigos ! !

Estou com uma questão com o meu contrabaixo acústico.
Acontece as vezes de dar uma vibração indesejada no instrumento, e que potencializa quando esta plugado (captação Germano).
Eu resolvo isso encostando minha perna nas costas do baixo, mas não dá pra tocar assim.
Isso só acontece em determinadas notas, tanto na grave quanto na oitava.
Creio que tenha a ver com o varão (a vara que dá a altura do instrumento, desculpe mas não sei o nome correto).
Sei disso porque o problema melhora quanto aperto com muita força a borboleta do "varão".

Será que tem algo que posso fazer sem precisar levar num luthier ???
Vcs conhecem esse tipo de problema ?
Muito obrigado

Um grande abraço ! !
Felipe Garbi
Felipe Garbi
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no Acústico Empty Re: Problemas no Acústico

Mensagem por Claudio Sex Jun 29, 2012 2:25 pm

Felipe Garbi escreveu:
Sei disso porque o problema melhora quanto aperto com muita força a borboleta do "varão".

Será que tem algo que posso fazer sem precisar levar num luthier ???
Vcs conhecem esse tipo de problema ?
Muito obrigado

Um grande abraço ! !

Vibrações indesejadas num acústico podem acontecer por vários motivos, principalmente pela dilatação e "acomodação" do material. O problema mesmo foi que nem no Google eu consegui achar o que possa ser a tal "borboleta do varão" que você aperta com muita força. Tenta descrever isso de outra forma, ou então tenta colocar uma foto dessa inusitada parte desconhecida do instrumento.

No último sábado toquei num casamento com um instrumento que pertence a empresa do cerimonial. A nota RE causava uma vibração bem chata, tanto na corda LA como na corda SOL. Percebi colocando a mão e fazendo uma leve pressão no estandarte, a vibração parava. Peguei uma borracha branca (daquelas de escola), coloquei lá no final entre o estandarte e o tampo. Pronto, resolveu o problema!


EDIT:

Ahhhhhhhhh.... a tal "borboleta do varão", pode vir a ser a tarraxa do espigão! acho que é isso né?

Sim, se o espigão estiver com um mínimo do mínimo de folga, com certeza ele produz uma vibração indesejada.

Retire o espigão e a tarraxa, e faça o teste... se a vibração parar, é porque o espigão está com folga.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no Acústico Empty Re: Problemas no Acústico

Mensagem por Felipe Garbi Sáb Jun 30, 2012 5:35 pm

É duro tentar ajudar amador, não ?! !

é isso mesmo, tarraxa do espigão ! ! !

se eu tiro o espigão, ou apenas apoio o instrumento no meu pé, não dá vibração ! !

Folga no espigão então ! ! Oque que eu posso fazer ?

Grande abraço
Felipe Garbi
Felipe Garbi
Membro

Mensagens : 8
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Problemas no Acústico Empty Re: Problemas no Acústico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos