Dúvida sobre afinação.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dúvida sobre afinação.

Mensagem por Zubrycky em Ter Jul 03, 2012 2:41 pm

Olá pessoal!

Eu tenho uma banda tributo ao Black Sabbath, e, como a partir do Master of Reality eles começaram a afinar os instrumentos um tom e meio abaixo (O que dá C# F# B E em um baixo de 4 cordas), comecei a usar esse tipo de afinação em um baixo que estava originalmente na afinação padrão.

Mas a minha dúvida sobre o assunto é outra: Seria possível afinar as cordas de um baixo com afinação B E A D um tom acima? O braço e as cordas aguentariam a tensão?
Zubrycky
Membro

http://www.youtube.com/zubrycky

Re: Dúvida sobre afinação.

Mensagem por matsegredo em Ter Jul 03, 2012 2:56 pm

Sim
So regule o tensor

matsegredo
Membro

Mensagem por renatogaragerock em Ter Jul 03, 2012 3:03 pm

Existe um site que já foi mencionado aqui, e que infelizmente não recordo, que vendia encordamentos em afinações pouco ortodoxas. Também era algo a se pensar.
renatogaragerock
Membro

Mensagem por joabi em Ter Jul 03, 2012 3:39 pm

Você se refere a um encordoamento de 5 cordas (pegando só as 4 de cima)? Acredito que afinar um tom acima não traria problemas, mas certamente precisará de uma regulagem.

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por christianovale em Ter Jul 03, 2012 4:13 pm

Fala, Zubrycky, tudo beleza?

Então cara, acredito que voce vai precisar levar ele pra uma regulagem caso seja essa a sua decisão (de mudar a afinação do instrumento) pois vai influenciar muito.

Um Exemplo que acontece comigo:
Tenho uma banda onde tocamos Thrash entao eu tenho um baixo de 4 Cordas afinado em D A D G e um baixo de 5 cordas afinado 1 tom abaixo (A D G A F), alem disso temos um outro projeto onde deixo um baixo de 6 cordas afinado em Padrão.

E acredite... precisei levar cada um deles a um Luthier para fazer regulagens diferentes.

Aconselho voce a deixar o baixo regulado de acordo com o que voce mais toca, pois nao vale a pena regular um baixo para a afinação que vc quer como por exemplo do Master of Reality para tocar apenas uma ou duas musicas. Vc vai ficar voltando afinação o tempo todo. (no meu caso, como tenho mais de 1 instrumento posso deixa-los especificos para cada tipo de musica)

Os Luthiers do forum podem te aconselhar melhor sobre o que fazer, tipo, será que existe algum tipo de regulagem onde dá pra variar essas afinações entre esses estilos (fica aí a minha duvida tambem).

Abraços.

Última edição por christianovale em Ter Jul 03, 2012 4:15 pm, editado 1 vez(es)
christianovale
Membro

Mensagem por Zubrycky em Ter Jul 03, 2012 4:14 pm

matsegredo escreveu:Sim
So regule o tensor

Obrigado!

renatogaragerock escreveu:Existe um site que já foi mencionado aqui, e que infelizmente não recordo, que vendia encordamentos em afinações pouco ortodoxas. Também era algo a se pensar.

Muito interessante! Obrigado pela dica! Preciso encontrar essa informação. What a Face

joabi escreveu:
Você se refere a um encordoamento de 5 cordas (pegando só as 4 de cima)? Acredito que afinar um tom acima não traria problemas, mas certamente precisará de uma regulagem.

Sim, a idéia seria usar as 4 cordas mais graves de um encordoamento de 5 cordas mesmo. Obrigado pela resposta!
Zubrycky
Membro

Mensagem por Zubrycky em Ter Jul 03, 2012 4:25 pm

christianovale escreveu:Fala, Zubrycky, tudo beleza?

Então cara, acredito que voce vai precisar levar ele pra uma regulagem caso seja essa a sua decisão (de mudar a afinação do instrumento) pois vai influenciar muito.

Um Exemplo que acontece comigo:
Tenho uma banda onde tocamos Thrash entao eu tenho um baixo de 4 Cordas afinado em D A D G e um baixo de 5 cordas afinado 1 tom abaixo (A D G A F), alem disso temos um outro projeto onde deixo um baixo de 6 cordas afinado em Padrão.

E acredite... precisei levar cada um deles a um Luthier para fazer regulagens diferentes.

Aconselho voce a deixar o baixo regulado de acordo com o que voce mais toca, pois nao vale a pena regular um baixo para a afinação que vc quer como por exemplo do Master of Reality para tocar apenas uma ou duas musicas. Vc vai ficar voltando afinação o tempo todo. (no meu caso, como tenho mais de 1 instrumento posso deixa-los especificos para cada tipo de musica)

Os Luthiers do forum podem te aconselhar melhor sobre o que fazer, tipo, será que existe algum tipo de regulagem onde dá pra variar essas afinações entre essas afinações (fica aí a minha duvida tambem).

Abraços.

Obrigado pela resposta!

A idéia seria deixar um baixo com as cordas permanentemente afinadas dessa forma, mesmo porque muitas músicas do Black Sabbath foram originalmente gravadas com este tipo de afinação.
Zubrycky
Membro

Mensagem por Boss2K em Ter Jul 03, 2012 4:52 pm

Zubrycky escreveu:Mas a minha dúvida sobre o assunto é outra: Seria possível afinar as cordas de um baixo com afinação B E A D um tom acima? O braço e as cordas aguentariam a tensão?

Tópico sobre esse assunto:
http://www.contrabaixobr.com/t3166-afinacao-b-e-a-d

<iframe width="640" height="480" src="http://www.youtube.com/embed/jflQQFd7wHY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Se não me engano, o Davi Motta usava muito essa afinação, depois rolou uma hipshot pra facilitar ... talvez ele possa te ajudar com alguma coisa ...

e tem o brother aqui também ...

http://www.contrabaixobr.com/t7009p900-fotos-dos-baixos-dos-usuarios-da-comunidade#446877

Boss2K
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: