Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como este forró foi feito harmonicamente?

+8
DUDUBASS
fma
Edu Fettermann
allexcosta
Christian
Lucas94
Boss2K
Sol Grosso
12 participantes

Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 18, 2012 1:21 pm

Queria entender da onde vem esta progressao do forró.
Alguem me ajuda?

Musica: Forró Casamenteiro ( primeira musicado do video)
Banda: Os tres dos nordeste

https://www.youtube.com/watch?v=X0G4TtJMJzs
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Boss2K Qua Jul 18, 2012 1:56 pm

Sol Grosso escreveu:Queria entender da onde vem esta progressao do forró.
Talvez o mestre possa te ajudar:

<iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/gZ_3JadWNP4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qua Jul 18, 2012 7:51 pm

Boss2K escreveu:
Sol Grosso escreveu:Queria entender da onde vem esta progressao do forró.
Talvez o mestre possa te ajudar:

<iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/gZ_3JadWNP4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Quem é ele?
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Lucas94 Qua Jul 18, 2012 7:54 pm

Adriano Giffoni um dos mestres do contrabaixo elétrico e acústico no Brasil. Nesse Workshop ele passa algumas dicas de como tocar alguns ritmos brasileiros. Acho que tem um tópico sobre ele aqui no forúm (se não tiver alguém precisar criar um).

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Christian Qua Jul 18, 2012 9:44 pm

Adriano Giffoni é referencia cara, procura os livros dele que você vai se dar bem.
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 18, 2012 10:12 pm

Sol Grosso escreveu:Queria entender da onde vem esta progressao do forró.
Alguem me ajuda?

Caro Sol Grosso,

A pergunta é similar a você mostrar um vídeo do Nico e perguntar "de onde vem esse fraseado"?

Por mais que o fórum seja muito útil como ferramenta de pesquisa e os membros tenham o maior interesse em ajudar, é dificil responder algo tão complexo em um espaço limitado.

Noto que você tem curiosidade especial sobre composição, harmonia e arranjo. Recomendo que procure um curso livre dessas matérias na sua cidade e vá lendo sobre assuntos básicos como escalas, intervalos e campo harmônico. Aos poucos você vai começar a juntar as peças e compreender quais acordes geralmente soam bem com outros. Aproveite e dê uma olhada nessa página:

https://sites.google.com/site/violaogratis/exemplos-de-sequencias-harmonicas

O conhecimento dessas coisas não é instantâneo e o simples fato de você ir tocando músicas conhecidas já te dá uma boa noção de preparação, tensão, resolução, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Boss2K Qui Jul 19, 2012 1:39 am

<iframe width="853" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/videoseries?list=LPe64kMthkieE&hl=en_US" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Edu Fettermann Qui Jul 19, 2012 9:40 am

Muito legal esse vídeo, Boss. Vou até baixar para assistir de novo.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Boss2K Qui Jul 19, 2012 9:55 am

Edu Fettermann escreveu:Muito legal esse vídeo, Boss. Vou até baixar para assistir de novo.
É uma playlist, são 30 vídeos sobre o assunto ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por fma Qui Jul 19, 2012 10:06 am

Sol Grosso, legal sua curiosidade sobre harmonia, mas você não acha que está supervalorizando a questão da análise?
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Edu Fettermann Qui Jul 19, 2012 10:40 am

Boss2K escreveu:
Edu Fettermann escreveu:Muito legal esse vídeo, Boss. Vou até baixar para assistir de novo.
É uma playlist, são 30 vídeos sobre o assunto ...
,

É, depois que eu percebi. Baixei esse primeiro e vou assistir aos outros. Não conhecia essa opção de postar uma playlist.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 12:03 pm

allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:Queria entender da onde vem esta progressao do forró.
Alguem me ajuda?

Caro Sol Grosso,

A pergunta é similar a você mostrar um vídeo do Nico e perguntar "de onde vem esse fraseado"?

Por mais que o fórum seja muito útil como ferramenta de pesquisa e os membros tenham o maior interesse em ajudar, é dificil responder algo tão complexo em um espaço limitado.

Noto que você tem curiosidade especial sobre composição, harmonia e arranjo. Recomendo que procure um curso livre dessas matérias na sua cidade e vá lendo sobre assuntos básicos como escalas, intervalos e campo harmônico. Aos poucos você vai começar a juntar as peças e compreender quais acordes geralmente soam bem com outros. Aproveite e dê uma olhada nessa página:

https://sites.google.com/site/violaogratis/exemplos-de-sequencias-harmonicas

O conhecimento dessas coisas não é instantâneo e o simples fato de você ir tocando músicas conhecidas já te dá uma boa noção de preparação, tensão, resolução, etc...


- Meu interesse por enquanto no forum, é tirar duvidas sobre analise de harmonia, progressoes, etc, pq eu ainda nao toco baixo, acabei de comprar. Com o tempo, isto vai ficar pra tras e vou chegar no nivel de discussao de voces. Livro eu tenho um monte,, mas nada como conversar com musicos experientes, que aqui tem pra dar e vender.
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 12:06 pm

fma escreveu:Sol Grosso, legal sua curiosidade sobre harmonia, mas você não acha que está supervalorizando a questão da análise?


Eu pretendo ser compositor e fazer arranjos , entao acho fundamental conhecer bem os elementos que preciso pra fazer o alicerce e o esqueleto da parte harmonica e melodica das minhas musicas. Agradeco qq ajuda vindo de voce my friend.. vc ja ta me ajudando muito!
Abraco
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 12:19 pm

Se alguem, puder me ajudar a desvendar como este sanfoneiro pensou para fazer esta musica:

Gm D Gm D G7 Cm F Bb D

Eu encontrei a maioria destas notas dentro do campo harmonico de Bb, porem, minha duvida é como apareceu o G7 e o D que nao fazem parte do campo.

O "D" entrou como emprestimo modal do campo de "G"
como sendo um V grau?

O "G" entrou como oque afinal?

Abracao!!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 12:22 pm

Christian escreveu:Adriano Giffoni é referencia cara, procura os livros dele que você vai se dar bem.
Obrigadasso pela dica, vou comprar com certeza!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 12:24 pm

Boss2K escreveu:
Edu Fettermann escreveu:Muito legal esse vídeo, Boss. Vou até baixar para assistir de novo.
É uma playlist, são 30 vídeos sobre o assunto ...


Sem palavras| OBRIGADO!!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 19, 2012 12:29 pm

Sol Grosso escreveu:Se alguem, puder me ajudar a desvendar como este sanfoneiro pensou para fazer esta musica:

Velho, o cara pensou assim:

Vou fazer um forró cabra da peste. Só isso...

D é preparação de Gm. G7 prepara pra Cm. Bb é relativo de Gm... É mais simples do que você está pensando... Ninguém pensa em "empréstimo modal" pra harmonizar um forró desses...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 1:31 pm

allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:Se alguem, puder me ajudar a desvendar como este sanfoneiro pensou para fazer esta musica:

Velho, o cara pensou assim:

Vou fazer um forró cabra da peste. Só isso...

D é preparação de Gm. G7 prepara pra Cm. Bb é relativo de Gm... É mais simples do que você está pensando... Ninguém pensa em "empréstimo modal" pra harmonizar um forró desses...

Poxa vida! eu to chegando onde eu quero com sua explicacao!!

Sobre o "G7" preparar para o "C" - Entao isto eu entendi, pq é o V grau com funcao de dominante.
"Gm" ser relativo de "Bb", tambem entendi , pois ele é o sexto grau

Mas como assim o "D" é preparacao para o "Gm"?
Mas como assim o "Bb" é relativo de "Gm"? Voce ta dizendo substituicao de acorde? Que materia tenho que ter para entender isto?


Abracao!! obrigado desde ja!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por DUDUBASS Qui Jul 19, 2012 1:38 pm

Ouça músicas de diferentes estilos e tente tirá-las, estude a progressão (II V I) e as suas substituições pra entender na teoria o que o ouvido deve fazer na prática, tem musicos geniais que não sabem nem falar o que estão fazendo nos seus instrumentos, o ouvido é a principal ferramenta, a teoria é só pra explicar e facilitar os caminhos.

Não pense que vc algum dia será um grande músico popular somente lendo partituras à 1° vista e entendendo todas as escalas, tonalidades e rearmonizações, sem ter contudo um ouvido bom e conhecer os estilos.

____________________________
G D A E       C G D A E       C G D A E B
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 2:04 pm

DUDUBASS escreveu:Ouça músicas de diferentes estilos e tente tirá-las, estude a progressão (II V I) e as suas substituições pra entender na teoria o que o ouvido deve fazer na prática, tem musicos geniais que não sabem nem falar o que estão fazendo nos seus instrumentos, o ouvido é a principal ferramenta, a teoria é só pra explicar e facilitar os caminhos.

Não pense que vc algum dia será um grande músico popular somente lendo partituras à 1° vista e entendendo todas as escalas, tonalidades e rearmonizações, sem ter contudo um ouvido bom e conhecer os estilos.

Obrigado pela dica! amigo! achei que esta progressao era apenas para jazz, nao sabia que era pra forró tambem,
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 19, 2012 2:49 pm

Sol Grosso escreveu:Mas como assim o "D" é preparacao para o "Gm"?
Mas como assim o "Bb" é relativo de "Gm"? Voce ta dizendo substituicao de acorde? Que materia tenho que ter para entender isto?

A quinta maior prepara para a tônica menor. Gm, que é a tônica resolve a tensão criada por D.

O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo.

II V I é a sequência básica de toda a música popular do nosso lado do mundo. Ouça músicas de escola de samba e verá essa sequência sendo repetida até a exaustão.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por joabi Qui Jul 19, 2012 3:11 pm

Sol Grosso escreveu:

Mas como assim o "D" é preparacao para o "Gm"?

A relação V7 --> I (Dominante/Tônica) já é tão manjada que muitas vezes o dominante nem aparece com a 7ª no acorde. Os outros acordes da progressão já definem tão bem o centro tonal (Gm) que mesmo um acorde D maior soa como preparação, pelo simples fato de estar na posição do quinto grau.

A série de livros de arranjo do Ian Guest podem te ajudar bastante com esse tipo de dúvidas, e é bastante aprofundado e didático.


Uma dica em off-topic: procure usar o "Multiple Quote" quando for responder para várias pessoas, ao invés de postar 2 ou 3 vezes em sequência. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 3:20 pm

allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:Mas como assim o "D" é preparacao para o "Gm"?
Mas como assim o "Bb" é relativo de "Gm"? Voce ta dizendo substituicao de acorde? Que materia tenho que ter para entender isto?

A quinta maior prepara para a tônica menor. Gm, que é a tônica resolve a tensão criada por D.

O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo.

II V I é a sequência básica de toda a música popular do nosso lado do mundo. Ouça músicas de escola de samba e verá essa sequência sendo repetida até a exaustão.


"O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo".
Poxa , desculpa abusar, mas estou interessado demais
- Como assim o tom da musica é Gm? O tom da musica nao seria apenas uma nota exemplo: G ao inves de um acorde?
- E como vc concluiu que Bb relativo de Gm?

Obrigado amigo!!!!

Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 3:29 pm

joabi escreveu:
Sol Grosso escreveu:

Mas como assim o "D" é preparacao para o "Gm"?

A relação V7 --> I (Dominante/Tônica) já é tão manjada que muitas vezes o dominante nem aparece com a 7ª no acorde. Os outros acordes da progressão já definem tão bem o centro tonal (Gm) que mesmo um acorde D maior soa como preparação, pelo simples fato de estar na posição do quinto grau.

A série de livros de arranjo do Ian Guest podem te ajudar bastante com esse tipo de dúvidas, e é bastante aprofundado e didático.


Uma dica em off-topic: procure usar o "Multiple Quote" quando for responder para várias pessoas, ao invés de postar 2 ou 3 vezes em sequência. up


Poxa amigao,,,vc me ajudou bastante!
Obrigado mesmo vou comprar logico
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Polli Qui Jul 19, 2012 3:35 pm

Sol Grosso escreveu:
allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:Mas como assim o "D" é preparacao para o "Gm"?
Mas como assim o "Bb" é relativo de "Gm"? Voce ta dizendo substituicao de acorde? Que materia tenho que ter para entender isto?

A quinta maior prepara para a tônica menor. Gm, que é a tônica resolve a tensão criada por D.

O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo.

II V I é a sequência básica de toda a música popular do nosso lado do mundo. Ouça músicas de escola de samba e verá essa sequência sendo repetida até a exaustão.


"O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo".
Poxa , desculpa abusar, mas estou interessado demais
- Como assim o tom da musica é Gm? O tom da musica nao seria apenas uma nota exemplo: G ao inves de um acorde?
- E como vc concluiu que Bb relativo de Gm?

Obrigado amigo!!!!



Sol Grosso.

Não se ofenda mas acho que você está colocando o carro na frente dos bois.

Vejo claramente que você tem dúvidas sérias em relação a formação de acordes e Harmonia tonal,funcional....

Meu conselho:

Siga as dicas do pessoal,estude e resolva primeiro estas questões básicas.

Focar em análise neste momento só vai te confundir ainda mais.



Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 3:59 pm

Polli escreveu:
Sol Grosso escreveu:
allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:Mas como assim o "D" é preparacao para o "Gm"?
Mas como assim o "Bb" é relativo de "Gm"? Voce ta dizendo substituicao de acorde? Que materia tenho que ter para entender isto?

A quinta maior prepara para a tônica menor. Gm, que é a tônica resolve a tensão criada por D.

O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo.

II V I é a sequência básica de toda a música popular do nosso lado do mundo. Ouça músicas de escola de samba e verá essa sequência sendo repetida até a exaustão.


"O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo".
Poxa , desculpa abusar, mas estou interessado demais
- Como assim o tom da musica é Gm? O tom da musica nao seria apenas uma nota exemplo: G ao inves de um acorde?
- E como vc concluiu que Bb relativo de Gm?

Obrigado amigo!!!!



Sol Grosso.

Não se ofenda mas acho que você está colocando o carro na frente dos bois.

Vejo claramente que você tem dúvidas sérias em relação a formação de acordes e Harmonia tonal,funcional....

Meu conselho:

Siga as dicas do pessoal,estude e resolva primeiro estas questões básicas.

Focar em análise neste momento só vai te confundir ainda mais.

Concordo sim, voce esta certo.. Mas, é que pelo menos se eu soubesse oque eu tenho que aprender, eu iria atras com certeza: Eu ja estudei tudo isso abaixo mas toda vez que analiso uma musica nao consigo entender como o compositor chegou naqueles acordes . Mas eu sou realmente interessado no assunto.
Agradeco sua ajuda entao em falar oque tenho q estudar!

- Triades ( eu domino )
- Tetrades ( eu domino )
- Arpejos ( eu domino )
- Acordes maiores, menores, diminuta e aumentada ( eu domino )
- Inversão de acordes ( eu domino )
- Sustenidos / Bemol ( eu domino )
- Intervalos ( eu domino )
- Sus2 e Sus4 ( eu domino )
- Escalas Maior ( eu domino )
- Escala cromatica ( eu domino )
- Ciclos das quintas ( eu domino )
- Ciclos das quartas ( eu domino )
- Pentatonicas ( eu domino )
- Campo Harmonico maior ( eu domino )
- Formacao de acordes extendidos ( eu domino )
- Modos gregos ( eu domino )
- Substituicao de acorde ( eu domino )
- Movimentacao dos graus ( domino )


- Progressao de acordes ( meu grande drama )
- Função do acordes (sou novato)
- Escalas menores ( sei montar menor natural e menor harmonica )
- Escalas relativas ( nao sei nada )
- Emprestimo Modal ( sou novato )
- Campo Harmonico ( sou novato )
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por allexcosta Qui Jul 19, 2012 4:01 pm

Sol Grosso escreveu:"O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo".
Poxa , desculpa abusar, mas estou interessado demais
- Como assim o tom da musica é Gm? O tom da musica nao seria apenas uma nota exemplo: G ao inves de um acorde?
- E como vc concluiu que Bb relativo de Gm?

O melhor é procurar uma escola de música local e começar do beabá.

Você está querendo aprender a preparar um "coq au vin" antes de saber fritar um ovo. Não vai funcionar...

Sobre as perguntas, procure por "tonalidade musical" e "acordes relativos" no Google.

Boa sorte.

PS - E pare com esse negócio de "eu domino". Você não sabe o que é tom, por favor não diga que domina coisas mais complicadas. Assuma que está começando e procure um professor ou escola.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 19, 2012 4:29 pm

allexcosta escreveu:
Sol Grosso escreveu:"O tom da música é Gm. Bb está em Gm, pois é o acorde relativo".
Poxa , desculpa abusar, mas estou interessado demais
- Como assim o tom da musica é Gm? O tom da musica nao seria apenas uma nota exemplo: G ao inves de um acorde?
- E como vc concluiu que Bb relativo de Gm?

O melhor é procurar uma escola de música local e começar do beabá.

Você está querendo aprender a preparar um "coq au vin" antes de saber fritar um ovo. Não vai funcionar...

Sobre as perguntas, procure por "tonalidade musical" e "acordes relativos" no Google.

Boa sorte.

PS - E pare com esse negócio de "eu domino". Você não sabe o que é tom, por favor não diga que domina coisas mais complicadas. Assuma que está começando e procure um professor ou escola.

Melhor resposta do meu dia,
Obrigado!!!!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 19, 2012 8:06 pm

allexcosta escreveu:

PS - E pare com esse negócio de "eu domino". Você não sabe o que é tom, por favor não diga que domina coisas mais complicadas. Assuma que está começando e procure um professor ou escola.

Arrancou as palavras da minha boca!! Rsss
Cara já estudei pacas e não ousaria dizer eu domino em metade das coisas que você citou apesar de me virar bem com elas!!! Rsss
E olha que não tenho problemas para reharmonizar e improvisar o básico!! Rsss

A teoria veio depois que os compositores foram brincando com os sons e você esta querendo fazer o caminho inverso.
Toque coisas simples como sequências de blues e sinta o som das sequências entenda o que elas sugerem auditivamente.
Entender toda a teoria do mundo sem treinar o ouvido e sem tocar muita música não vai adiantar nada.
Como já disseram em cima o compositor do forró saiu tocando e brincando com os sons e não pensando vou fazer uma progressão x, y e z e depois vou cantar uma melodia w e k.
Relaxa e curte o que já começou a mexer que algumas coisas só o tempo e experiência vão te fazer entender de verdade.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por fma Qui Jul 19, 2012 9:55 pm

Sol Grosso escreveu:
fma escreveu:Sol Grosso, legal sua curiosidade sobre harmonia, mas você não acha que está supervalorizando a questão da análise?


Eu pretendo ser compositor e fazer arranjos , entao acho fundamental conhecer bem os elementos que preciso pra fazer o alicerce e o esqueleto da parte harmonica e melodica das minhas musicas. Agradeco qq ajuda vindo de voce my friend.. vc ja ta me ajudando muito!
Abraco

O que eu disse não é para você não conhecer bem os elementos da harmonia, só acho que você está estimando demais a questão da análise e talvez não dando tanta importância para a tentativa e erro, que é como se aprende de fato. Arruma um piano ou um teclado... toca a harmonia desse forró em questão... quando chega a hora do ré, qual a sensação que você tem? Você parece saber qual o conceito de tônica e dominante, mas não relaciona eles auditivamente. Análise é muito importante se você está na faculdade e vai fazer uma prova, mas não vai muito além disso. Acredito que o que você precisa no momento, para desenvolver seus conhecimentos em harmonia é tocar no teclado um monte de harmonias diferentes.
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Sol Grosso Sáb Jul 21, 2012 4:22 pm

Obrigado a todos pela ajuda
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Romano Ter Jul 24, 2012 1:33 am

Troll grosso? Não é possível......
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como este forró foi feito harmonicamente? Empty Re: Como este forró foi feito harmonicamente?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos