Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

4 participantes

Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por klaus.coelho Dom Jul 22, 2012 4:34 am

Olá amigos!

Minha dúvida é se existe real diferença de qualidade das madeiras de alguns modelos de baixos Fender....

Tipo .... a madeira do corpo de um Fender American Deluxe é melhor (mais selecionada, tratada, envelhecida sei lá) do que a madeira do corpo de um Fender American Standard?

Pergunto isso, pois estou começando a planejar a compra de um baixo no ebay, ao estilo "Jack Estripador", ou seja, por partes...

Então andei vendo alguns anúncios no ebay, de corpo de baixos Fender.... eu vi American Standard, Deluxe, e uns japoneses também, entre outros... a madeira dos japoneses é melhor/ pior? vixe...

Valeu
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por klaus.coelho Dom Jul 22, 2012 4:37 am

Outra coisa.... será que existe uma forma de mensurar a qualidade da madeira a olho nu? no caso de instrumentos com acabamento natural.... tipo se o veio da madeira é assim ou assado.... alguém sabe se isso existe?
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por allexcosta Dom Jul 22, 2012 7:55 am

klaus.coelho escreveu:Tipo .... a madeira do corpo de um Fender American Deluxe é melhor (mais selecionada, tratada, envelhecida sei lá) do que a madeira do corpo de um Fender American Standard?

Não.

Então andei vendo alguns anúncios no ebay, de corpo de baixos Fender.... eu vi American Standard, Deluxe, e uns japoneses também, entre outros... a madeira dos japoneses é melhor/ pior? vixe...

Não.

klaus.coelho escreveu:Outra coisa.... será que existe uma forma de mensurar a qualidade da madeira a olho nu? no caso de instrumentos com acabamento natural.... tipo se o veio da madeira é assim ou assado.... alguém sabe se isso existe?

Em corpo não faz muita diferença. Em braço um corte "quartier" supostamente é melhor e é facilmente reconhecido pela aparência.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Jul 22, 2012 11:27 am

^ Allex, acho que existe um tópico ou posts sobre isto, salvo engano.
Caso tenha, você se lembra de onde podemos achar, ou se não, poderia ilustrar para nós e detalhar esta suposta melhoria em relação às outras, pois eu não faço a mínima idéia de sua aparência.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por allexcosta Dom Jul 22, 2012 11:35 am

^

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom Jul 22, 2012 12:13 pm

^ Valeu, meu caro up

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por Eliseumohr Dom Jul 22, 2012 8:37 pm

Allex poderia resumir , por gentileza qual a vantagem desse corte diferenciado pra eu poder entender !

Não sei nada de inglês hide
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por klaus.coelho Ter Jul 24, 2012 9:08 am

Tipos de corte para instrumentos
theunofficialmartinguitarforum

Os cortes de madeira para a construção de instrumentos são muito importantes e auxiliam a condutibilidade sonora e a resistência mecânica entre outras coisas.
Violões, cavaquinhos, bandolins, enfim... instrumentos acústicos feitos de madeira maciça são construídos em Book Matched.
Com o intuito de manter a mesma densidade, umidade, coloração e desenho, as madeiras do fundo, laterais e tampo destes instrumentos são retiradas da mesma prancha e suas duas metades espelhadas.
Você já deve ter visto uma linha bem no meio de seu violão e já deve ter percebido que o mesmo desenho que existe de um lado se repete do outro, isto é feito para manter as mesmas características em ambos os lados, gerando um maior equilíbrio.
É claro que violões de compensado simulam esta aparência, mas em nada se comparam aos construídos com madeira maciça.
O corte ideal para se construir violões é o Quarter Sawn ou Quartier.
O Quarter Sawn gera veios paralelos, são mais estáveis e conduzem melhor a vibração.
Este não é um corte muito comum em madeireiras brasileiras pois a maioria corta as toras seguindo o corte Tangencial ou Flat Sawn, mais usado em indústrias moveleiras e que gera desenhos de cúpula de catedral em sua face.
Alguns Luthiers se utilizam deste corte por gostarem dos efeitos visuais que ele oferece, mas este não possui a mesma qualidade do Quarter Sawn.
Temos também o Rift Sawn que é um corte intermediário entre os dois outros tipos. Os veios deste corte são levemente angulados no topo mas ainda vemos linhas retas paralelas na face da prancha.
Este também pode ser usado na construção de instrumentos, possui boa qualidade de propagação, mas não é comparável à qualidade do primeiro apesar de poder ser encontrado com maior facilidade.

www.amishwarehouse.com

Para que se possa aproveitar uma tora inteira em Quarter sawn, será preciso cortar a madeira como nesta imagem.
Existem empresas especializadas na venda de madeiras para construção de instrumentos, que disponibilizam o corte correto e normalmente com a umidade controlada.
Construir com corte em Quartier não significa dizer que o resultado final será melhor em sonoridade que outro feito com corte Rift ou Flat, muitos fatores podem influenciar o resultado final, mas o corte em Quartier ou linheiro consegue reter uma melhor qualidade em todos os aspectos, afinal, mesmo dentro de uma mesma árvore existem diferenças de densidade, umidade, etc.
O Luthier que souber retirar o melhor da madeira poderá compensar estas diferenças e gerar um maravilhoso instrumento.


Clique nas fotos para ampliar

Quando falamos de sólidos (guitarras e baixos) , percebemos que grande parte das pessoas prefere o corpo inteiriço, sem colagens.
Hoje em dia as fábricas abusam das colagens fazendo instrumentos com várias peças para baratear o custo.
Não estou falando sobre instrumentos sanduichados, com madeiras diferentes... esta é uma outra abordagem!
Na verdade você vai perceber que a grande maioria dos corpos sólidos sem colagens possui algum desenho do tipo cúpula em sua face, o que denomina que este não está em Quartier.
Querendo ou não, quando isto acontece, existe um desequilíbrio entre as fibras da madeira, o que pode provocar também algum desequilíbrio na vibração e condução da onda sonora.
Outra observação é que para se construir uma guitarra ou baixo de madeira inteiriça em Quartier, seria necessário uma prancha bruta com mais ou menos 40 cm de largura, o que não é muito comum hoje em dia, já que as madeireiras cortam as árvores cada vez mais cedo.
Ao meu ver, este é um preciosismo saudável para os profissionais músicos e luthiers na busca de um instrumento cada vez melhor.
Não quero aqui desmerecer a qualidade individual dos que não possuem estas características, nem a habilidade de seus construtores ou músicos, apenas tento observar as várias faces apresentadas na construção e confrontar com os padrões de qualidade emitidos por algumas fábricas e pelo mercado, que atualmente visam muito mais o "custo x benefício" do que a boa qualidade do instrumento final.

Autor: Beluthier
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 9:57 am

Eliseumohr escreveu:Allex poderia resumir , por gentileza qual a vantagem desse corte diferenciado pra eu poder entender !

Em teoria mais estabilidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por Eliseumohr Qua Jul 25, 2012 12:15 pm

Obrigado!
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por klaus.coelho Qua Jul 25, 2012 5:45 pm

Parece que em teoria tb teria mais ressonância... mais condução do som
klaus.coelho
klaus.coelho
Membro

Mensagens : 156
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

tipos de madeiras - Dúvida sobre madeiras de baixos Fender Empty Re: Dúvida sobre madeiras de baixos Fender

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos