Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aproveitando o máximo nos treinos

+6
Galdino
Claudio Jardim
Gabriel Oliveira
bruno nunes
Cid
allexcosta
10 participantes

Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Fabricio Carvalho Ter Jul 22, 2008 9:23 pm

Galera, tô feliz aqui porque vou estudar com um professor.

Mas eu tenho uma dúvida quanto ao modo de treinar. Toda musculatura não pode ser submetida à exaustão sob pena de ocorrer um "overtraining", quando falamos de práticas desportivas. E no que tange ao estudo do baixo, seria mais proveitoso estudarmos em dias alternados pra evitar a LER, tendidinite, devidos ao overtraining?

Aguardo respostas.

Abç.

____________________________
I Could Sing of Your Love Forever
Lord of My Life
Jesus


Gospel Club 004
Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
Membro

Mensagens : 169
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Gabriel Oliveira Ter Jul 22, 2008 9:33 pm

Dias alternados não... horas alternadas Wink

Mas tudo isso depende da sua disponibilidade de tempo, da divisão dos assuntos no cronograma (teóricos, práticos, práticos sem o contrabaixo, etc.) e quais são suas metas.

Estabelecido esses 3 itens a gente pode dizer melhor como pode ser feito o treino diário. Wink
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por allexcosta Ter Jul 22, 2008 9:36 pm

C alterna tecnica, teoria, audicao, etc. Escute seu corpo e diminua a qualquer sinal de dor ou disconforto. Quando estiver fazendo muito show diminua o treino de tecnica. Sempre pratique relaxado sem nenhuma tensao muscular. A cada 40 minutos descanse 10...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Claudio Ter Jul 22, 2008 9:38 pm

Você pode estudar todos os dias (eu faço isso), mas acho que não tem necessidade de estudar direto 8 horas por dia feito louco. E, sempre antes de começar os estudos, faça um aquecimento/alongamento... e lembre-se: Existe grande diferença entre pressionar as cordas contra a escala, e fazer força pra manter as cordas pressionadas contra a escala. A segunda opção não deve acontecer!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Gabriel Oliveira Ter Jul 22, 2008 9:40 pm

ClaudioBass escreveu:..., mas acho que não tem necessidade de estudar direto 8 horas por dia feito louco.

Depende das suas metas Wink
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por danilow Qua Jul 23, 2008 12:49 pm

estudar 8h direto eh o problema...
se vc fizer pausas regulares e alongamentos da pra fazer de boa...
postura tb eh importante

____________________________
Gospel Club 002
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Cid Qua Jul 23, 2008 11:55 pm

FAbricio, como ja falaram aí em cima... é impostante manter o estudo diario... nem que seja por 20 minutos, mas pegue no instrumento todos os dias... e descanso é fundamental...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por danilow Qui Jul 24, 2008 11:37 pm

ultimamente eu percebi q se vc studar 8h num dia e nada o resto da semana eh muito menos produtivo q uma hora por dia a semana inteira...
nem q vc faça so exercicios cromaticos...

____________________________
Gospel Club 002
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Galdino Sex Jul 25, 2008 12:08 am

danilow escreveu:ultimamente eu percebi q se vc studar 8h num dia e nada o resto da semana eh muito menos produtivo q uma hora por dia a semana inteira...
nem q vc faça so exercicios cromaticos...

Cara concordo em gênero numero e grau!

As vezes 10 minutos bem estudados valem mais que 1 hora com gente te pentelhando, tendo que dar pausas para atender a porta, telefone, ver o cachorro e tals Laughing

Pode crer que se você tiver atenção total para oque tá fazendo sua mente guarda muitissimo bem, independente da quantidade de horas; Se bem que, é comprovado cientificamente que apartir de um periodo sua mente já tá desgastada e não assimila da mesma forma as coisas... daí a necessidade de dar um time e relaxar!
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por bruno nunes Dom Ago 03, 2008 10:04 pm

Galdino escreveu:
danilow escreveu:ultimamente eu percebi q se vc studar 8h num dia e nada o resto da semana eh muito menos produtivo q uma hora por dia a semana inteira...
nem q vc faça so exercicios cromaticos...

Cara concordo em gênero numero e grau!

As vezes 10 minutos bem estudados valem mais que 1 hora com gente te pentelhando, tendo que dar pausas para atender a porta, telefone, ver o cachorro e tals Laughing

Pode crer que se você tiver atenção total para oque tá fazendo sua mente guarda muitissimo bem, independente da quantidade de horas; Se bem que, é comprovado cientificamente que apartir de um periodo sua mente já tá desgastada e não assimila da mesma forma as coisas... daí a necessidade de dar um time e relaxar!

isso eh fato...nunca toquei + d 2 horas seguidas pq minha coluna começa a doer, + dps d 2 horas num campeonato d marvel vs capcom eu num consigo ganha nem do meu irmao d 11 anos...o mesmo dps da uma da manha...resumindo...divida o tempo d estudo entre os dias, nao tente estudar o da semana inteira soh no sabado...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Gabriel Oliveira Dom Ago 03, 2008 10:20 pm

Mas muitas horas por dias fazem diferença sim.

Não adianta insistir na história de que com 30 minutos bem estudados por dia pode se tornar um monstro.

Os grandes mestres da música (não só do contrabaixo) estudaram ou ainda estudam entre 6-10 horas por dia.
Gabriel Oliveira
Gabriel Oliveira
Membro

Mensagens : 1297
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil

http://www.gabrieloliveiramusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Claudio Jardim Dom Ago 03, 2008 10:42 pm

Tudo depende do seu rendimento, da sua assimilação.
Existem baixistas que estudam 2 horas por dia que dão de 10 em outros que estudam muito mais.

Vc tem que encontrar o seu ritmo naturalmente, e como os colegas falaram, é importante parar de tempos em tempos pra dar uma alongada, trocar de exercício, descansar um pouco.

Eu já estudei 6h por dia fácil, mas isso há 20 anos atrás, agora estou bem mais tranquilo, dificilmente passo de 4h.

Depende mesmo das suas metas com o contrabaixo, vc quer ser um dos melhores do mundo? Então, mete bronca em umas 8h por dia. Mas dá pra se realizar musicalmente sem ser um dos melhores do mundo, numa boa.

Conta mais sobre o que vc quer.
Claudio Jardim
Claudio Jardim
Membro

Mensagens : 1029
Localização : Curitiba

http://www.claudiojardim.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por bruno nunes Seg Ago 04, 2008 1:32 pm

+ sera q no final das 8 horas vc ainda ta assimilando td q estuda???as vezes as horas finais vao ser apenas gastas em vao...c vc estivesse descansando pra estudar no outro dia talvez elas sejam + bem gastas...
abraços...

____________________________
Existem 3 tipos de pessoas no mundo...
As que sabem contar e as que não sabem...
Squier®️ Club #002
bruno nunes
bruno nunes
Membro

Mensagens : 673
Localização : Santo André, SP-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Galdino Seg Ago 04, 2008 1:54 pm

bruno nunes escreveu:+ sera q no final das 8 horas vc ainda ta assimilando td q estuda???as vezes as horas finais vao ser apenas gastas em vao...c vc estivesse descansando pra estudar no outro dia talvez elas sejam + bem gastas...
abraços...

Acho que tem uma pesquisa; que aponta uma significativa perda de raciocinio depois de "x" horas estudando algo ou fazendo alguma coisa massante!

Vou procurar depois colo alguma matéria aqui;
Galdino
Galdino
Membro

Mensagens : 1153
Localização : Cândido Mota - SP

http://www.itauegaldino.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Claudio Seg Ago 04, 2008 1:54 pm

bruno nunes escreveu:+ sera q no final das 8 horas vc ainda ta assimilando td q estuda???as vezes as horas finais vao ser apenas gastas em vao...c vc estivesse descansando pra estudar no outro dia talvez elas sejam + bem gastas...

Concordo plenamente com isso... mais valem 2 horas diárias bem estudadas e de total concentração, do que passar 8 horas com o instrumento achando que está estudando integralmente. Depois de uma certa quantidade de horas, você não absorve mais nada, não tem como passar 8 horas totalmente concentrado. Digo isso porque fui vítima dessa tentativa maluca de pasasr 8 horas direto estudando música. Pra mim, só começou a dar resultados depois que direcionei os estudos e passei a fazer 2 horas diárias. Não sou virtuoso e nem pretendo ser, mas dentro do que me proponho a fazer dentro da música, dou conta do recado!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por danilow Seg Ago 04, 2008 7:52 pm

da pra ficar fazendo coordenaçao motora por 8 horas (com os devidos cuidados), mas musica... acho dificil.... se jogue ai e diga oq acontece depois de um mes nesse ritmo

____________________________
Gospel Club 002
danilow
danilow
Membro

Mensagens : 134
Localização : salvador - Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Vefer Seg Ago 04, 2008 9:04 pm

Pô meu irmão, se permite, gostaria de lembrar que é importante você procurar a técnica ergonométrica certa para evitar problemas futuros. postura é tudo, não só para o baixo, como para atividades diárias. Você previne muita coisa. Vivo dizendo que a música vem de dentro pra fora e tocar 08 horas por dia é até prejudicial aos ouvidos (massifica tudo e até estressa). Fazer meia hora por dia, desde que seja com amor e meditação e muito melhor pro corpo e pra mente do que ficar 4, 5, 6 horas liberando adrenalina e se exaurindo. Bem, essa é só minha opinião. Abç.
Vefer
Vefer
Membro

Mensagens : 310
Localização : RIO

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Fabricio Carvalho Qua Ago 06, 2008 12:28 pm

Agradeço aí as dicas e assimilei um pouco de cada uma das informações dos colegas. Pretendo fazer alguns testes pra ver como eu rendo mais aí eu posto aqui. Porém é como dizem: subjetivismo. O que se enquadra perfeitamente para mim pode ser muito ruim para outros.

Valeu galera, Abçs.

____________________________
I Could Sing of Your Love Forever
Lord of My Life
Jesus


Gospel Club 004
Fabricio Carvalho
Fabricio Carvalho
Membro

Mensagens : 169
Localização : Rio de Janeiro-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Aproveitando o máximo nos treinos Empty Re: Aproveitando o máximo nos treinos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos