Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como treinar a cabeça pra manter o foco?

+10
gpraxedes
subgrave
williamfernandes
NandoRondelli
leandrosf89
CG
Fernando Zadá
Sol Grosso
allexcosta
ferabreu
14 participantes

Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por ferabreu Ter Jul 24, 2012 5:58 pm

Olá!

Ao longo deste ano de "curso de contrabaixo" que venho fazendo, percebi que o meu MAIOR problema pra tocar baixo é o fato de eu não conseguir manter o foco e tocar as linhas de baixo das músicas pelo tempo que elas devem ser tocadas.

Boa parte das músicas - especialmente as que um iniciante vai aprender a tocar - incluem linhas de baixo que se repetem, repetem, repetem... Elas produzem a harmonia que serve de fundo para a parte melódica de outros instrumentos, e marca o ritmo junto com a bateria.

Meu problema é que eu passo a música toda pensando em uma infinidade de improvisos que eu poderia fazer, se conhecesse todas as notas no braço do baixo de cor e conseguisse reconhecer os tons produzidos por cada corda em cada traste. E, com isso, perco a paciência e começo a perder o foco no que estou tocando, e aí embola tudo. É muito comum isso acontecer comigo - inclusive, é um fator que dificulta a memorização e execução até mesmo de linhas simples.

Pergunto aos colegas mais experientes do fórum: devo enterrar a criatividade mental e forçar a concentração nas linhas como são comumente apresentadas (o que me ajudaria a treinar a manutenção do ritmo), ou, desde já, tentar decorar as notas no braço, aprender mais sobre escalas e acordes, e treinar as improvisações malucas em que penso o tempo todo (e, que, inclusive, são o fator que me levou a querer aprender a tocar contrabaixo, e não violão, guitarra, ou teclado)?

A última aula foi uma vergonha: eu tinha que tocar Cocaine (Eric Clapton) e só errava, errava, errava, porque não gostei da linha proposta pelo professor e porque eu só pensava em improvisos e viagens baixísticas...

Eis aí outra pergunta: se o professor propõe que eu toque de tal jeito, e eu achar melhor tocar de outro jeito, devo: 1) fazer o que o instrutor diz, e tocar a minha versão só em casa; 2) falar na hora que não gostei e mostrar como eu preferiria tocar a linha da música em questão?

Obrigado, desde já, pelas sugestões que puderem me dar.
Eu adoro mexer nos baixos, trocar peças, regular e tal, mas...no fim das contas, saber tocar é que faz a diferença. Não tem ajuste no baixo que compense isso. Smile

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por allexcosta Ter Jul 24, 2012 6:20 pm

ferabreu escreveu:Obrigado, desde já, pelas sugestões que puderem me dar.

Marque uma consulta com seu médico e fale as seguintes palavras: "Adderall" e "Ritalin".

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por Sol Grosso Ter Jul 24, 2012 6:28 pm

Amigo, imagina uma garota se arrumando pra ir numa igreja sentada na frente do espelho abrindo seu estojinho de maquiagem e vê ali inumeros tonalidade de cores e varios pinceis, porem ali so é permitido se pintar com um cor basica , sem misturas muito menos sombras ou brilhos, caso contrario nao sera nem um pouco bem vinda. Porem, se ela quizer se pintar a vontade e usar tudo oque tem, ela até pode fazer isso sim, porem em outra ocasiao que nao comprometer , talves pra tirar fotos de si mesma.

É assim a vida do baxista. Se voce escolheu este instrumento, entao tem que estar ciente disto. Se quizer improvisar e soltar a franga, entao toque sozinho encima de playbacks de funk, soul, mpb, samba, etc componha musicas intrumentais..

Mas se voce tiver tocando com outros musicos, entao o baxista tem que se limitar em fazer oque a musica precisa,que é marcar o ritimo enfatizando bem a tonalidade principal da musica numa oitava abaixo. Isso é o alicerce ou seja é o chao, para os outros musicos, que dependem da noita oitava mais baixo. para dar sentido no que eles estao fazendo.

- A simplicidade de levada ou groove, nao pode ser levada em consideracao e sim a importancia do conteudo desta simplicidade para a musica.

Oque voce pode fazer, se espelhar no Luizao Maia, que consegue fazer uma pessoa saber qual musica ele ta tocando e ainda dancar, apenas com o som do baixo sozinho , sem bateria sem nada. Se voce atingir este estagio, entao suas ousadias de improviso na musica serao bem vinda!
Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

icarowings gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por Fernando Zadá Qua Jul 25, 2012 10:19 am

Pratique algum esporte pra descarregar a energia ou tente Yoga e meditação!!
Mas nos dias de hoje manter o foco as vezes é complicado mesmo!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por CG Qua Jul 25, 2012 10:22 am

ferabreu isso ocorre quando você toca em banda também ou é só em acompanhamento estilo play along?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por leandrosf89 Qua Jul 25, 2012 1:18 pm

Em banda dificilmente você conseguirá "inventar" muito. A não ser que seja instrumental ou alguma banda bem virtuosa mesmo.
Você pode concentrar a sua capacidade criativa pra trabalhar o "swing" da coisa. Você pode até pensar que a linha é simples, mas se ouvir mais vai ver que talvez as notas sejam poucas mas a parte ritmica (sugiro mão direita+ligaduras) seja importante para estudar.
Um exemplo seria a linha de baixo da música "Celebration" do Kool and the gang. No verso toca-se só uma nota se não me engano, mas o ritmo que se trabalha com o pizzicato faz com que não seja mais que necessário usar improvisos e outras notas.
Resumindo, minha dica seria: valorize o ritmo, valorize o andamento. Ele também é importante. Não adianta fazer muitas notas e a coisa não "casar" na música.

Sobre a "Cocaine" que seu professor pediu pra tocar. Eu tentaria me concentrar em tocar ela como ele pediu, e caso achasse necessário deixaria para criar improvisos em outra oportunidade.
leandrosf89
leandrosf89
Membro

Mensagens : 3716
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por ferabreu Qua Jul 25, 2012 1:55 pm

allexcosta escreveu:
ferabreu escreveu:Obrigado, desde já, pelas sugestões que puderem me dar.

Marque uma consulta com seu médico e fale as seguintes palavras: "Adderall" e "Ritalin".

Esse baiano realmente não vai com a minha cara...


Aos demais, agradeço pela atenção!

Reconheço que isso acontece quando toco sozinho (ou na aula), com as músicas gravadas.
Nos tempos da banda eu ficava absolutamente preocupado com "tocar direito", então fazia as minhas tablaturas em casa e só tocava o que havia planejado.
(Faz falta tocar em banda...pena que aquela não deu certo.)

Vou ouvir esta música, Leandro! Não a conheço.
Quanto à música da aula - na verdade, nesta é o contrário: o de que menos gostei no jeito do instrutor tocá-la é uma sequência de hammer on/pull off que eu acho que absolutamente não casa com a música. Eu tocaria sem isso.
Outra coisa: ele gosta de bater nas cordas pra marcar ritmo. Eu não. Considero o slap uma forma muito legal de botar mais percussão no baixo, mas simplesmente bater nas cordas com a palma da mão, acho feio.

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 25, 2012 1:58 pm

ferabreu escreveu:Esse baiano realmente não vai com a minha cara...

Pode explicar melhor?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por ferabreu Qua Jul 25, 2012 2:12 pm

allexcosta escreveu:
ferabreu escreveu:Esse baiano realmente não vai com a minha cara...

Pode explicar melhor?

Claro!

Eu abro um tópico, descrevo um problema, e peço dicas, sugestões e opiniões.

Aí você responde: vai ao médico e pega uma receita de Ritalina.

Eu não tenho déficit de atenção. Déficit de atenção é OUTRA COISA, Allex.
Meu problema é simples! Só fico meio chateado por imaginar muitas formas diferentes, e que acho legais, de tocar músicas, mas ser incapaz de executar isso. Foi por isso que pedi opiniões aqui: devo me ater ao que é proposto nas aulas e tocar as linhas de baixo da forma convencional, mesmo que ache isso meio entediante, ou é uma boa idéia investir em aprender mais sobre escalas e arpejos/acordes, e procurar tocar as músicas destas maneiras que imagino?

Não é nenhuma pergunta de altíssimo nível. Mas pensei que poderia perguntar aqui e, quem sabe, ter boas respostas.

Mas, cara, não te preocupa.
Juro que nunca mais vou abrir outro tópico neste fórum, e também não vou postar nada NUNCA. Continuarei consultando quando precisar e pagarei a taxa anual para poder usar os classificados e participar das promoções, mas só isso.

Pôxa vida - não sei como são as coisas no Nordeste, mas aqui no Sul os médicos não saem dando receita de remédio tarja preta assim, "na maior"...

____________________________
(CosmicDebris) Re: Removing cosmo black finish... - Cow manure, get some of that fresh preferably and rub it in by hand till the finish comes off. - Works every time.
ferabreu
ferabreu
Membro

Mensagens : 462
Localização : Porto Alegre/RS

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 25, 2012 2:20 pm

ferabreu escreveu:Eu abro um tópico, descrevo um problema, e peço dicas, sugestões e opiniões.

Aí você responde: vai ao médico e pega uma receita de Ritalina.

Eu não tenho déficit de atenção. Déficit de atenção é OUTRA COISA, Allex.

Você abre um tópico dizendo "agradeço as sugestões".

Eu leio seu problema e me identifico com ele. E eu tenho ADHD.

Sugiro uma visita a um médico sobre o assunto e você se ofende?

Tem 15 anos que não vou a um médico no Nordeste do Brasil, nem lembro como é... E eu não disse que o médico receita "na maior".

Mas sei lá... É cada uma... Rolling Eyes

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por NandoRondelli Qua Jul 25, 2012 6:20 pm

ferabreu:

Não sei de que baixistas você gosta, mas repare que todos os baixistas - pelo menos os que eu considero bons - e todos os bons músicos em geral sabem a hora de segurar a mão e a hora de soltar todas as frases que aparecem na cabeça.
Até, por exemplo, o Billy Sheehan (um cara que é conhecido pela velocidade, técnica, fritação, malabarismos, etc) sabe segurar as tônicas em alguns refrões.

Tem uma coisa que pode estar acontecendo, que me parece comum e acontece MUITO comigo: você tem mais ideias do que aquilo que as suas mãos conseguem fazer. No meu caso, é por pura falta de estudo mesmo.
E aí a soluçao é... bom... estudar.

Você deu duas alternativas como se elas se excluíssem mutuamente: tocar as músicas da maneira mais simples, como lhe são apresentadas (provavelmente as linhas originais) OU estudar técnica e teoria para estar apto a criar mais, tocar coisas mais difíceis etc

Bom, na minha humilde opinião é justamente o domínio dessas duas maneiras de tocar, desses dois, por assim dizer, pontos de vista, é que diferencia um grande músico de todos os outros.

Cocaine, por exemplo, me parece que perderia algo da sua característica se fosse cheia de improvisos, inversões, substituições de acorde...
Tudo é contexto.

Agora, se tem alguma parte da linha sugerida pelo professor que você não gosta - não por ser muito simples e fácil, mas porque acha que não casa com a música - fale com ele. Pode ser que ele tenha colocado determinadas coisas na linha justamente para que você estude essas coisas (por exemplo, colocar hammer-ons e pull-offs onde não tem, para forçar o aluno a estudar essas técnicas).
Pode ser também que ele tenha alguma ideia diferente para aquela parte e você goste mais.
Pode ser que ele continue considerando aquele o melhor jeito de tocar.
Mas, de qualquer forma, um bom professor está sempre aberto a sugestões.

Lembre-se do (excelente) baterista Steve Jordan:
"Simplicity is not stupidity"

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por williamfernandes Qua Jul 25, 2012 9:07 pm

A improvisação durante uma linha faz parte, é seu sentimeno sendo jogado na musica de uma certa forma, mas tem que saber os métodos certos pra fazer isso, pois a música é uma ciência e deve ser bem compreendida por quem deseja executa-la.

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por subgrave Qua Jul 25, 2012 9:25 pm

williamfernandes escreveu: a música é uma ciência e deve ser bem compreendida por quem deseja executa-la.

Não é um #*&!@ esse pessoal que acha que tudo deve ser ciência?
Música é sentimento e pode ser primorosamente executada sem a compreensão de sua ciência... quanto menos ciência eu precisar para tocar melhor...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por allexcosta Qua Jul 25, 2012 9:32 pm

williamfernandes escreveu:pois a música é uma ciência

Música é arte... Tá até no dicionário...

"Forma de arte e expressão que se dá pela combinação de sons e silêncio."

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por williamfernandes Qua Jul 25, 2012 10:57 pm

Rsrs...tabom desculpem-me, só lí isso em um livro que estudo de teoria musical! "Teoria da Música" de Bohumil Med (Ex Trompista da OSB, atual professor de Trompa da UnB), mas lá diz que a música é uma arte também. Bom, tudo isso tá na pag 9 se alguem quiser ler também, recomendo o livro, muito bom.

Abração!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por gpraxedes Qua Jul 25, 2012 11:10 pm

Cara, acho que é natural termos esse "feeling" e acho até produtivo o cara ter idéias enquanto toca, na verdade acho que é impossível tocar sem ter rolar esse tipo de coisa. Daí a experiência vai fazer com que você escolha quando "marcar" na música ou quando terá que preencher com algum improviso de forma que a música soe bem. Quase nunca toco uma música como o original, mas para criar algo em cima, preciso conhecer a música em si.

O importante é que você use tudo que souber para servir à música, o objetivo deve ser que esta seja destaca, não necessariamente nosso instrumento.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por gpraxedes Qua Jul 25, 2012 11:12 pm

allexcosta escreveu:
williamfernandes escreveu:pois a música é uma ciência

Música é arte... Tá até no dicionário...

"Forma de arte e expressão que se dá pela combinação de sons e silêncio."

Acho sim que música é arte, mas não dá pra falar que em seu "estudo" não há científico...

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por silvanoandrade Qua Jul 25, 2012 11:31 pm

eu tive esse problema também quando comecei a estudar .. porém um certo dia participei de um workshop de um baixista de Vinhedo SP e ele disse uma coisa que resolvi levar pro resto da vida e desde então tudo melhorou...

"...Não precisa ganhar o Oscar..."

apenas sinta o que a música pede e nada além disso... e quando quiser expressar tudo o que você pensa, crie .. porém crie suas próprias canções.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1161
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por malka_aff Qua Jul 25, 2012 11:39 pm

por que arte não pode ser ciência?
Música é analógica e pode ser mais de uma coisa ao mesmo tempo.

Ciência, arte, sentimento, linguagem. E tudo o mais.

Eu, particularmente, considero a música um idioma. Wink

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por subgrave Qui Jul 26, 2012 1:09 am

malka_aff escreveu:
Eu, particularmente, considero a música um idioma. Wink

Interessantíssima essa sua analogia.

Acrescento que é um idioma universal! Já tiveram a experiencia de tocar com músicos que somente conheceram momentos antes da apresentação, ou com músicos que não falam português? Essas barreiras desaparecem perante a linguagem musical...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por malka_aff Qui Jul 26, 2012 1:25 am

Não acho um idioma universal, mas pessoas que "falam música" se entendem entre si, assim como pessoas que falam inglês entendem outras pessoas que falam inglês, e seu nivel de entendimento aumenta seu vocabulário.

E quem não entende inglês ainda pode achar bonito aquele poema em inglês pela sonoridade, mas não vai compreender a mensagem 100%

Na música é igual. Só fala música quem entende música. Dae é óbvio que pessoas de idiomas diferentes conseguem se comunicar pela música se souberem entende-la e "fala-la".

Só uma coisa minha. =D

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por gpraxedes Qui Jul 26, 2012 8:20 am

toquei uma vez com um baterista que nunca tinha visto, mas parecia que tocávamos há anos! Hoje é um grande amigo, Pastor Rafael. Toca muito!

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por NeyBass Qui Jul 26, 2012 10:58 am

o problema de querer tocar 30.000 arranjos em uma música é normal para quem está começando ou musico amador. Imagina se em uma banda todos os músicos quiserem mostrar todo seu feeling ao mesmo tempo, que bagunça não vira? Muitas vezes o silêncio soa melhor que um arranjo, é preciso tocar o que a música pede, as vezes só uma base de violão/guitarra, bateria e um baixo bem marcado soa muito melhor do que um baixista dando slaps o tempo todo junto com um guitarrista arrebentando na distorção e um batera dando viradas e sacrificando os pratos.

Existem músicos profissionais que vc o vê tocando junto com uma banda e acha que o cara não toca nada porque simplesmente não inventa 1000 arranjos, mas vai conversar com o cara ou pede pra tocar alguma coisa sozinho pra ver o que o cara faz.

Por esses motivos acho bem fácil reconhecer um profissional de um amador, (claro que há excessões). Eu sou um amador/aprendiz que tenta fazer só o que a música pede, querer fazer algo que não consigo é mais feio que fazer o básico. Assim como eu existem muitos.
Essa é minha simples analogia do assunto.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por Sol Grosso Qui Jul 26, 2012 1:12 pm

- Esta comparacao de musica com idioma, é um pensamento muito perfeito.
Quem teve esta ideia, é muito inteligente.

Pois é bom lembrar que:
- Uma linguagem é dividida em duas partes:
Conteudo da informação;
Qualidade em que a informação esta sendo entregue:

- No idioma acontece isso: Mas vale um gago, analfabeto, fanho, confuso, falando coisas interesssantes e inteligente, pois qualquer pessoa vai entender o conteudo e despresar a qualidade de entrega...do que alguem com uma qualidade de entrega excelente e pobre de conteudo.

- Na musica acontece isso:
Se tiver conteudo , mas nao tiver qualidade na entrega, o ouvinte nao vai querer ouvir.
Se tiver qualidade e nao tiver qualidade na entrega, o ouvinte nao vai querer ouvir.
- Sendo assim, os dois lados DEVEM andar de mao dadas, para se comunicar bem com o ouvido do ouvinte.


Sol Grosso
Sol Grosso
Membro

Mensagens : 101
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por Romano Qui Jul 26, 2012 1:23 pm

SIga o mestre.

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Image.axd?picture=2012%2F7%2Fdicas
Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por Fernando Zadá Qui Jul 26, 2012 5:18 pm

Cara se eu confessar que fiz mais de dois anos de gig em trio e só tirei uma ou duas linhas originais que era a do Billie Jean e outra dos Jackson 5 vai achar estranho?
Não precisa tocar tudo original não mas mantenha a tranquilidade de tocar dentro da música e apoiando o groove que vale tudo estando dentro disso.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por silvanoandrade Qui Jul 26, 2012 5:25 pm

Fernando Zadá escreveu:Cara se eu confessar que fiz mais de dois anos de gig em trio e só tirei uma ou duas linhas originais que era a do Billie Jean e outra dos Jackson 5 vai achar estranho?
Não precisa tocar tudo original não mas mantenha a tranquilidade de tocar dentro da música e apoiando o groove que vale tudo estando dentro disso.

tbem ja fiz isso .. triozinho acusto de violão, percussão e baixo e nunca tirava a linha original

porém em trampos mais complexos com banda grande ja tirava direitinho.

____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1161
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por NeyBass Qui Jul 26, 2012 5:44 pm

Fernando Zadá escreveu:Cara se eu confessar que fiz mais de dois anos de gig em trio e só tirei uma ou duas linhas originais que era a do Billie Jean e outra dos Jackson 5 vai achar estranho?
Não precisa tocar tudo original não mas mantenha a tranquilidade de tocar dentro da música e apoiando o groove que vale tudo estando dentro disso.
eu também não tiro tudo original não, tento o mais próximo possível, as vezes até coloco algum arranjo meu, mas como vc disse: mantendo a tranquilidade de tocar dentro da música e apoiando o groove, a não ser que seja uma linha muito marcante que seja o destaque da música, daí procuro tirar original.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Como treinar a cabeça pra manter o foco? Empty Re: Como treinar a cabeça pra manter o foco?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos