Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Baixistas que tem ouvido absoluto

+26
AlbertoBass
GeTorres
Boss2K
emiliamae
Kobeh
Rotiv
ricardo.p.rio
MudBass
Juninho_Bass
NeyBass
Rodrigo.Bass
CaQuinhO
Guilherme Lizardo
vinibassplayer
malka_aff
lcs.
Lucas94
ct.colela
DUDUBASS
Edu Fettermann
Fernando Zadá
brucce
allexcosta
Cayo Castro
dibass
Leo Limabass
30 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por malka_aff Dom Mar 09, 2014 3:13 pm

a dica que eu posso dar é, se ela tiver mesmo ouvido absoluto, não fica fazendo alarde envolta disso para o bom do amadurecimento musical dela.

Na minha faculdade tenho alguns colegas com ouvido absoluto e os que ficam falando disso o tempo todo e ficam dizendo que tem esse dom sao os mais chatos.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por emiliamae Dom Mar 09, 2014 4:12 pm

malka_aff escreveu:a dica que eu posso dar é, se ela tiver mesmo ouvido absoluto, não fica fazendo alarde envolta disso para o bom do amadurecimento musical dela.

Na minha faculdade tenho alguns colegas com ouvido absoluto e os que ficam falando disso o tempo todo e ficam dizendo que tem esse dom sao os mais chatos.

Obrigado pelo dica. Só agora tenho pesquisado sobre este assunto ela nem liga. Acha estranho as pessoas não entenderem a música como ela ouve.


emiliamae
Membro

Mensagens : 3
Localização : portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Convidado Seg Abr 14, 2014 2:39 pm

Adorei este tópico (ia criar um pra abrir a discussão se não houvesse  Very Happy )... Já discuti exaustivamente este tema com amigos. Também sou da opinião de que é lenda urbana... Acredito em ouvido relativo, e acho que é o que todos nós temos, uns com mais acuidade e outros com menos. Dentre as coisas que já li sobre este assunto, está um livro do Oliver Sachs chamado Alucinações Musicais, que embora eu não concorde com tudo o que o autor prega, recomendo por ter muita coisa interessante sendo discutida.

Ah... e uma curiosidade, o título do CD Brainworms do Rafael Bittencourt do Angra originou-se de um dos capítulos do livro.


Última edição por Henri-Q em Seg Abr 14, 2014 2:58 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : O titulo do CD, não o CD)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Boss2K Seg Abr 14, 2014 2:46 pm

Gostei deste dog com ouvido .... relativo ...  Shocked 

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/zKipZjrkohA" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por GeTorres Seg Abr 14, 2014 2:51 pm

Tenho plena certeza de que meu ouvido é OBSOLETO!

Só serve para escutar reclamação da Dona Patroa! notme
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Convidado Seg Abr 14, 2014 3:51 pm

Boss2K escreveu:Gostei deste dog com ouvido .... relativo ...  Shocked 

Henri-Q,

LEIA AS REGRAS!

NÃO FAÇA CITAÇÕES/QUOTES DE IMGENS E VÍDEOS, REMOVA-OS ANTES ...





Difícil dizer o que me impressiona mais, ele discernir as notas ou o fato de ter decorado a ordem delas  affraid

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Boss2K Seg Abr 14, 2014 4:28 pm

Henri-Q escreveu:Difícil dizer o que me impressiona mais, ele discernir as notas ou o fato de ter decorado a ordem delas
Decorar é ótimo!

e o fato de ele nem olhar para as teclas? ...

E essa aqui ... eles "decoraram" a vez deles?

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/LPVLWUsUQE8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por AlbertoBass Qua Abr 16, 2014 3:35 pm

Estudo percepção "kodaly" e harmonia com o Ian Guest. Na turma tinha dois alunos com ouvido absoluto. Eles não conseguiam cantar Do e o som ser Fa sustenido por causa do Do móvel. Acabaram abandonado o curso. O Ian Guest vivia falando com eles "ouvido absoluto não quer dizer nada".
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1222
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Convidado Dom maio 03, 2015 8:48 pm

Estava lendo um tópico ressuscitado pelo nosso colega subgrave sobre compressores... em um momento na discussão mencionaram o tal do "ouvido absoluto". Para não entrar em discrepância com o tópico de lá, fiz questão de vir aqui novamente par afalar desse assunto.

Ouvido absoluto demandaria de acuidade suficiente para não somente identificar mas também sistematizar todo e qualquer tipo de frequência dentro de uma determinada faixa. se alguém tivesse essa acuidade, acredito que tornaria-se um esquizofrênico ou pelo menos pertubado, pois ouviria sem nenhuma ponderação TODOS os ruídos do ambiente e teria dificuldade em deliberar sobre esse DOM.

Isso posto, acredito naquilo que nós, os normais chamamos de percepção musical, entendendo que alguns (de forma intuitiva ou na base do treino) desenvolveram além da média geral. Nada de tão extraordinário, apenas um Gap em relação a média.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Gabs07 Dom maio 03, 2015 9:57 pm

Ouvido absoluto não se adquire com o tempo, não...
E outra, o negócio é absoluto...absoluto...tem um pessoal aí pensando que se trata de reconhecer notas isoladas com facilidade. Não é nada disso...

É um negócio do tipo: tá passando um carro na rua e o motor dele tá reproduzindo esta e mais esta nota...a hélice desse helicóptero tá em tal frequência...sem dificuldade nenhuma. E claro que a pessoa tem que conhecer música pra saber associar o barulho com um nome formal (o nome da nota musical), caso contrário a pessoa nunca vai saber que tem ouvido absoluto.

Além do mais, é uma coisa natural. A pessoa não fica perturbada, do tipo, "o motor desse carro tá em Dó, o dessa moto em Mi, mas esse cachorro latindo tá em Lá bemol, ai, socorro!"...Não, é um negócio natural e não necessariamente consciente.

É algo análogo à visão: a gente entra numa sala que tem alguns móveis, mas não ficamos "parando pra pensar" do tipo: "essa parede é branca, esse sofa é marrom, essa mesa aqui, deixa eu ver de que cor ela é"...ninguém faz isso.

E quer saber, mesmo assim esse negócio de ouvido absoluto eu só acredito vendo! kkkkk

Também acho lenda que alguns grandes artistas aqui citados tenham ouvido absoluto. Razz
Gabs07
Gabs07
Membro

Mensagens : 111
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por subgrave Dom maio 03, 2015 10:54 pm

Acho meio que lenda de iniciante que se deslumbra com a facilidade dos veteranos.

Ninguém escuta mais do que ninguém.

Alguns levam mais tempo e precisam de mais treino para distinguir o que outros distinguem com mais facilidade, só isso.

Acho natural, e até meio que o obrigatório, que músicos possam distinguir acordes, tons, notas... e que assim também possam distinguir isso nos outros sons do ambiente, o que não tem utilidade nenhuma.

Ter um possível ouvido absoluto não torna ninguém um músico melhor nem mais apto no domínio do instrumento.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por malka_aff Ter maio 05, 2015 12:12 am

ter ouvido absoluto só atrapalha a galera aqui na faculdade.

No primeiro semestre eles são os caras em ditados melódicos. No segundo os ditados já começam a ser com dó móvel e o amiguinho do ouvido absoluto se confunde todo.

Ele é mais maldição do que dom. Mas que existe, ele existe.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Marcondes_ Ter maio 05, 2015 9:41 am

Eu sei que está se tornando repetitivo ehhehehe.. mas é bem como falaram mesmo, mtas vezes mais atrapalha dq ajuda... na verdade, td depende do contexto.. mas enfim..
Uma coisa é memória tonal/musical.. é como mtos já disseram, é uma associação, é como aprender cores, bandeiras, e decorar isso td.. todos os nossos sentidos nos permitem isso.. existe paladar absoluto? Olfato absoluto?
O pai de um amigo possui ouvido absoluto (não estudou música, aprendeu sozinho piano começando com um acordeon, e virou um exímio tecladista.. música era "natural" c ele.. tipo, acredito o "dom" aí o ajudou à evoluir musicalmente de alguma forma), e tipo, ele sofria tanto, que saiu do grupo do louvor.. instrumentos não afinados precisamente, uma ponte ou arranjo nada à ver, alguém q fazia alguma coisa inusitada (fora de contexto).. e é mto engraçado ver ele comentando de fora tb algumas coisas.. Acho q ele só não tem convulsões, pq é um cara mto sussa, e tipo, tenta ser humildão hehehe.. ficar na dele... mas é nítido qnd algo n está legal e está chamando a atenção dele..

[]'s
Marcondes_
Marcondes_
Membro

Mensagens : 621
Localização : Sampa - Zona Lost

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Gabriel Cruz Seg Jul 13, 2015 11:39 pm

Bom, resolvi comentar aqui pra tirar alguma dúvida.
Sou baixista e tenho ouvido absoluto, tem seu lado bom mas um lado bastante negativo também.Preferia apenas ter um bom ouvido relativo.
Gabriel Cruz
Gabriel Cruz
Membro

Mensagens : 1
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Baixistas que tem ouvido absoluto - Página 2 Empty Re: Baixistas que tem ouvido absoluto

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos