Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Direção musical

+3
Boss2K
allexcosta
malka_aff
7 participantes

Ir para baixo

Direção musical Empty Direção musical

Mensagem por malka_aff Seg 06 Ago 2012, 12:22 am

E ae galera, to pra virar diretor musical dum projeto e queria saber de quem tem ou teve contato com essa função. Dicas, avisos, coisas do gênero.

Sei por cima que os arranjos e repertório e controle nos ensaios vai ser comigo. Mas não sei exatamente como e o que fazer nessa função.

Abraços

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 7:16 am

Fora as coisas óbvias a função é tirar o melhor de cada integrante da banda e ser responsável por montar o show caso não exista uma pessoa específica para isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por Boss2K Seg 06 Ago 2012, 9:40 am

allexcosta escreveu:Fora as coisas óbvias a função é tirar o melhor de cada integrante da banda e ser responsável por montar o show caso não exista uma pessoa específica para isso.
Isso aí não é função do diretor artístico?
Já trabalhei acumulando as duas funções, mas pelo que sei são funções distintas ... Fui responsável pelo repertório, ensaio e arranjos. O projeto era a gravação de um disco e um show de lançamento. Durante os ensaios, andava com uma camera registrando tudo (material pro making off), fotos e vídeos, e gravações também. Cenografia e postura no palco, efeitos (gelo seco), luz e sonorização. Arrumei várias cameras pra registrar o show de vários angulos. Depois, fiz a edição dos clips. Na gravação do disco, muitas idéias que tinha sobre os arranjos, eu mesmo tive que gravar. Participei de todas as etapas do disco. Concebi o projeto gráfico do disco, encartes e etc. Um projeto autoral do grupo. O show em sí, era temático, havia um enredo e foi todo escrito por mim, as falas no palco e a sequência coerente das músicas, dentro do enredo. Enfim, foi um projeto de 4 meses até o lançamento.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por allexcosta Seg 06 Ago 2012, 9:42 am

Boss2K escreveu:Isso aí não é função do diretor artístico?

allexcosta escreveu:Fora as coisas óbvias a função é tirar o melhor de cada integrante da banda e ser responsável por montar o show caso não exista uma pessoa específica para isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por Boss2K Seg 06 Ago 2012, 9:50 am

allexcosta escreveu:
Seu déficit de atenção está melhorando .... e o meu ... piorando! Shocked

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por _leorocha Seg 06 Ago 2012, 2:18 pm

Boss, você era um diretor geral, quase um presidente da banda. Só faltou ser o responsável pelo fã clube também! hehehehehe

Mas isso dá uma trabalheira danada! Eu faço a direção de uma banda que toco, e basicamente me preocupo com repertório e arranjos. Fico sempre em contato com a galera pra passar os roteiros dos ensaios, essas coisas...
_leorocha
_leorocha
Membro

Mensagens : 368
Localização : Salvador - Ba

http://www.twitter.com/_leorocha

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por herrero Qua 08 Ago 2012, 1:37 am

Eu ja ajudei em algo assim, o que eu eu notei é que o diretor tem que faser de tudo para a banda trabalhar e andar com ele, quando a raiva e a má vontade atinge os músicos o trabalho fica bem difícil.
trabalhei na sonorização em uma cantata de natal, um músico não conseguia ler a partitura na hora e o condutor pegava uma caneta ia na pasta do cara e fazia umas mudanças e não explicava, o ensaio ficava uma caca e os músicos descutindo com o condutor o tempo inteito. esta ladainha durou três meses de projeto, se o condutor fosse um pouco mais amigável o cara tinha aprendido a ler melhor.(ele sabia ler só não tinha um bom sight-reading).

herrero
Membro

Mensagens : 305
Localização : NYC

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por allexcosta Qua 08 Ago 2012, 6:58 am

herrero escreveu:o ensaio ficava uma caca e os músicos descutindo com o condutor o tempo inteito. esta ladainha durou três meses de projeto, se o condutor fosse um pouco mais amigável o cara tinha aprendido a ler melhor.(ele sabia ler só não tinha um bom sight-reading).

Em um projeto de 3 meses os músicos só recebiam as parts na hora? Aí complica...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por herrero Qua 08 Ago 2012, 1:56 pm

as músicas foram entregues antes, o problema era que as mudanças eram constantes e feito na hora, se o condutor falasse o que mudar ao invés de "rabiscar" nas pastas seria mais fácil.

herrero
Membro

Mensagens : 305
Localização : NYC

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por malka_aff Qua 08 Ago 2012, 2:12 pm

Um projeto onde a informação será entregue com partituras. O mínimo que se espera é que os músicos saibam ler partituras, correto?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por brucce Qua 08 Ago 2012, 2:16 pm

^
Acho que esse é o desejável né malka, mas normalmente não é assim. Não sei no círculo de músicos de vocês, mas os melhores pianistas que eu conheço não sabem, 95% dos baixistas que conheço também não sabem ler.

Acredito que os que são obrigados a isso são os instrumentos de sopro que tem por formação a partitura. Instrumentos populares não muito, o cara TEM que correr atras.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por malka_aff Qua 08 Ago 2012, 2:18 pm

Mas brucce, na hora de selecionar músicos para um projeto, no 'edital' vem escrito os requisitos, certo? Coisas como "nível técnico intermediário, com equipamento próprio, tem de saber ler partitura"

essas coisas

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por brucce Qua 08 Ago 2012, 2:23 pm

malka_aff escreveu:no 'edital' vem escrito os requisitos, certo? Coisas como "nível técnico intermediário, com equipamento próprio, tem de saber ler partitura" essas coisas

Mas isso seria com prova prática? Tem tanta gente que fala que faz mas não faz... Por exemplo, conheço um músico que tocou anos de Tuba em uma orquestra e ele foi considerado o melhor desses anos. E ele NÃO sabe ler quase nada, vai tudo de ouvido. Ele vê como é a harmonia da música e vai mandando bala, só tomando cuidado com a "altura" das notas na part.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por allexcosta Qua 08 Ago 2012, 2:25 pm

malka_aff escreveu:Um projeto onde a informação será entregue com partituras. O mínimo que se espera é que os músicos saibam ler partituras, correto?

A habilidade de ler música à primeira vista é relativamente incomum no meio popular. Até alguns músicos eruditos respeitados tem dificuldade com leitura intrincada à primeira vista...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por malka_aff Qua 08 Ago 2012, 2:25 pm

Mas ae a culpa não é do condutor, entendeu onde eu quero chegar? O condutor presume que todos ali saibam ler, altera as coisas e fica com a consciência limpa, e esse moço ae não pode reclamar da atitude do condutor se ler partitura era um requisito.

Seria mesma coisa que eu entrar num emprego onde eu preciso saber inglês fluente, então eu reclamo que meu inglês é intermediário e que as pessoas precisam falar com calma para eu entender. Se eu disse que sei falar inglês mas não sei, é melhor eu ficar quietinho pra não perder o emprego

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por allexcosta Qua 08 Ago 2012, 2:29 pm

^ Sim, concordo. E pelo que conheço dos trabalhos nos EUA na primeira vez que ele engripasse em um trecho o diretor já ligaria pra outra pessoa, a não ser que o brother tenha um fraseado diferenciado e vá improvisar, sei lá...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por malka_aff Qua 08 Ago 2012, 2:29 pm

allexcosta escreveu:
malka_aff escreveu:Um projeto onde a informação será entregue com partituras. O mínimo que se espera é que os músicos saibam ler partituras, correto?

A habilidade de ler música à primeira vista é relativamente incomum no meio popular. Até alguns músicos eruditos respeitados tem dificuldade com leitura intrincada à primeira vista...

eu sei disso, allex, mas ali não é literalmente a primeira vista, quando o cara ia riscar na partitura de todos dava tempo da pessoa ler a partitura naquela parte e dar uma treinadinha rápida pra sacar como vai ficar o trecho novo.

Não é o caso de alguém sacar uma partitura que tu nunca viu na vida e dizer "toca agora" como ocorre em provas de faculdade.


Não sei como era a situação la, se era algo mais familiar e sem compromisso, mas alguém estava errado ali.

Ou o músico por ter dito saber ler, ou o condutor por presumir que todos sabiam ler. Se falarem "não, ninguem pediu musicos que soubessem ler!" ae eu vou entender o erro do condutor, mas como falaram que todos tinham uma partitura, acredito que isso era requisito, correto?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por brucce Qua 08 Ago 2012, 2:31 pm

malka_aff escreveu:Mas ae a culpa não é do condutor, ....... é melhor eu ficar quietinho pra não perder o emprego


Justo, aceito, mas não funciona exatamente assim em nenhum lugar. Você olha um projeto, vai pagar bacana, vc é chamado, recebe as parts, estuda com dificuldade em casa, mas sabe o que tem que fazer e quando chega pra tocar, o condutor muda tudo? É complicado pra quem não lê de primeira vista...

Eu mesmo sei ler partitura, mas não leio a primeira vista e me confundo muito quando aparece as malditas semifusas, trinados etc. Mas se você me der a part e pedir pra eu tocar semana que vem, te garanto que toco 100% correto.

Agora se na hora o infiliz trocar diversas coisas na part, em que eu tenha que parar e fazer tudo com calma de novo, eu pego minhas coisas e vou embora porque vou mais atrapalhar do que ajudar....

Mas se for coisas simples mesmo e o cara não conseguir seguir, tem que tomar uma surra cheers

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por herrero Qua 08 Ago 2012, 2:53 pm

eu não sei qual era os requisitos, eu estava no som. no caso de trocar os músicos era meio complicado, o condutor foi contratado por quatro igrejas para fazer a cantata com os músicos das igrejas, pelo que conheço quase todos tinha um bom conhecimento de leitura menos um (citado anteriormente). mas quando o clima ficou ruim já na primeira semana e o nervosismo e o desentendimento tomou conta,deu tudo erredo.

herrero
Membro

Mensagens : 305
Localização : NYC

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por joabi Qua 08 Ago 2012, 9:45 pm


Sempre considerei que músico de estúdio lê melhor que a maioria dos outros músicos, até mesmo que a maioria dos músicos de orquestra, que tem tempo de se preparar em casa, como o Brucce colocou.

Já gravei muitas vezes com uma galera que lê coisas complicadíssimas à primeira vista mesmo, sem tempo de passar antes, e com o primeiro "take" valendo.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por brucce Qui 09 Ago 2012, 10:29 am

joabi escreveu:
Sempre considerei que músico de estúdio lê melhor que a maioria dos outros músicos, até mesmo que a maioria dos músicos de orquestra, que tem tempo de se preparar em casa, como o Brucce colocou.

Já gravei muitas vezes com uma galera que lê coisas complicadíssimas à primeira vista mesmo, sem tempo de passar antes, e com o primeiro "take" valendo.


Pois é, até o final do ano tenho 3 cds e 2 dvds no curriculum, mas EU não leio a primeira vista.

____________________________
Finou ta bão, o resto é dedo! by trolela
Aprender a escrever, as vezes é legal!
Regras do Fórum | Leitura Obrigatória!
brucce
brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3152
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Direção musical Empty Re: Direção musical

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos