Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestões de baixo

+5
allexcosta
inibass
tfk
Rapha Avelino
Pedro Seger
9 participantes

Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Seg Ago 27, 2012 8:49 pm

Olá pessoal. Sei que pode parecer um tópico repetitivo, mas é uma dúvida que me incomoda bastante nos últimos dias...
Comecei a tocar baixo há 6 meses, tenho um yamaha rbx170 e toco ele praticamente todo dia: me identifiquei com o instrumento.
Eis que ultimamente tenho pensado em adquirir um baixo de 5 cordas... tem muitas musicas que eu gostaria de tocar que precisam / ficariam mais faceis com a corda Si. Mas pra compensar o investimento, queria algo além da quinta corda: captação ativa / jazz bass / etc.
Porém, como um jovem que mal ganha 400 reais por mês e estuda, não há grana pra investir nos baixos tops. Mas também não queria levar pra casa um instrumento basicão alá stringberg de 350 reais.
Então to considerando o seguinte investimento:

Ou eu invisto um pouco menos (pros meus padrões de pobre), lá por 750-900 reais.
Ou eu invisto um pouco mais, lá por 1000-1500 reais.

Pelo que eu vi, se eu investir no menos, a opção mais honesta parece o tagima millenium top:
http://www.tagima.com.br/produtos/baixo/millenium-5-top/
pelo que eu li, é um baixo bem honesto e bonito.

Porém, se eu investir mais, cogitei um dos seguintes:
Yamaha rbx375 (sou fanboy da yamaha):
http://br.yamaha.com/pt/products/musical-instruments/guitars-basses/el-basses/rbx/?mode=series
me pareceu um baixo muito confortável de tocar, com muita variação de som e bom, é um yamaha...
ou
Squier deluxe jazz bass V
http://www.fender.com/en-BR/products/deluxe-jazz-bass-v-active-5-string/
achei o som dele ótimo, é um jazz bass, e dizem que é o melhor baixo que a squier faz.

Enfim, minhas dúvidas:
- Vocês acham que vale a pena investir mais ou menos?
- Eu gosto de tocar geddy lee e um jazz, mas não sou muito ligado em slap, e toco bastante metal também. Com o jazz bass, seria possível atingir um bom timbre pra esse propósito ou soaria clean demais??
E o mais importante, aceito sugestões extras que vocês acham que valha a pena pra faixa de preço que estou disposto a investir.
Desculpem pelo muro de texto, mas se alguém quiser me ajudar, eu seria muy grato (:
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Rapha Avelino Seg Ago 27, 2012 9:02 pm

se vc gosta do seu yamaha rbx170 vai de RBX350. dos 3 eu acho o mais bacana tb.
esse squier como todo respeito a quem tem um, mas nao vale o preço que é cobrado não, ponte de "acrilico" tarrachas que não seguram muito bem a afinação, pré-amp que deixa a desejar. braço desconfortavel. (ESSA É A MINHA OPINIÃO É CLARO)
O tagima tem quem goste, realmente eu nunca toquei nele, mas ja ouvi coisas boas...
valew...

____________________________
Phaé para os amigos...
Rapha Avelino
Rapha Avelino
Membro

Mensagens : 793
Localização : São Paulo

http://wwww.myspace.com/raphabass

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por tfk Seg Ago 27, 2012 9:10 pm

O melhor baixo que eventualmente uma marca faz é aquele que vc mais gosta. Eu pessoalmente só conheço o Squier de ver em lojas, mas li coisas boas a respeito (a Squier tem linhas bem legais como os Vintage Modified e os Classic Vibe e existe o JB Vintage Modified modelo 5 cordas).

O Yamaha é bom baixo, assim como alguns modelos da Cort e da Ibanez que estão nessa faixa de preço. Isso para ficarmos restritos aos novos.

Não existe essa de baixo para determinado estilo, vc que tem que fazer a parada soar legal e da forma mais adequada, ai vai de ouvir bastante as músicas, dedo, amp, etc.

Toque no máximo de baixos que vc puder dentro da faixa de preço que pode pagar e escolha o que gostar mais, independente do que dizem por ai.

Leia os tópicos fixos sobre o assunto.


Última edição por tfk em Seg Ago 27, 2012 9:25 pm, editado 1 vez(es)
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Seg Ago 27, 2012 9:17 pm

Na verdade, a minha principal duvida é...
Eu sei que no Brasil não existe baixo que valha seu preço, mas vale a pena pagar o dobro do preço num yamaha / squier desses do que no tagimex / outros da faixa?
Quando eu for comprar, vou testar vários na loja, claro, esse tópico é mais pra ter uma idéia sobre o quanto eu vou investir e qual o produto de qualidade por preço
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por tfk Seg Ago 27, 2012 9:24 pm

^Valer a pena só vc pode dizer. Se vc tocar nos dois e não perceber grandes diferenças ou eventualmente gostar do mais barato vai comprar o mais caro por que?

As vibes dos baixos que vc citou são bem diferentes, o que mostra que vc ainda não sabe exatamente o que quer (isso necessariamente não é ruim), mas vc não pode ter preconceitos na cabeça (de marca, modelo, etc.).

Outro ponto que vc tem que analisar é o seu set inteiro, por exemplo, se vc precisa de amp no lugar que vc toca não adianta ter um baixo super legal e caro e tocar num amp de estudos de 20W, o resultado não vai ser bom. Não sei quais são seus equipamentos, mas vc disse que seu orçamento é limitado, as vezes compensa ir comprando aos poucos e dando prioridade para as coisas mais importantes.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Seg Ago 27, 2012 9:27 pm

então tu acha que vale a pena investir num amp antes de equipamento?
Até porque eu nao me apresento muito, costumo ter o baixo mais como hobby mesmo....
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por tfk Seg Ago 27, 2012 9:39 pm

Depende, não sei qual é o seu amp atual (se tem ou não), não sei se vc costuma tocar em locais abertos ou fechados, tamanho dos locais, tipo de som que vc faz, etc.

Até porque parece que vc está meio sem norte, quando, por exemplo, diz que quer algo além do si grave, com captação ativa e jazz bass e depois coloca um link de um Yamaha com dois humbuckers. Sendo também que nenhum desses baixos tem captadores ativos e sim circuitos ativos.

Ou seja, vc tem que definir o que quer dentro do que pode pagar e também que se adeque a sua proposta de som, por isso a dica de tocar em um monte de baixo para ver o que agrada mais.

Sobre o amp, vc usa o que? Amp de estudo, fone, etc.? Um amp bom faz tudo ficar mais legal...


Última edição por tfk em Seg Ago 27, 2012 9:40 pm, editado 1 vez(es)
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por inibass Seg Ago 27, 2012 9:39 pm

Concordo com tudo citado acima.
São duas vibes diferentes.
O Squier tem um pré sem tradição, tem braço com shape em "C", seria bom testar direitinho esse braço pra ver se tu gosta. Tem escala em Ebanol (material sintético) que não é bem falado pelos mais puristas. Captadores sem polos expostos, o que indica ser um captador não-tradicional em sua construção e sonoridade dos demais...não quer dizer que seja ruin...mas tem que testar muito pra sentir...acho que não deve ter nada a ver com a sonoridade Squier/Fender.

O Yamaha , nesse caso, tem seu resultado final mais consolidado como de bom gosto...2 humbucker monstruosos aí.

Eu testaria os dois sim...mas pelo que me conheço, iria facil no Yamaha.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por allexcosta Seg Ago 27, 2012 9:42 pm

Se você vai migrar pra 5 cordas é melhor vender o seu baixo, adicionar uma grana e comprar outro baixo e deixar o amp pra depois.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por tfk Seg Ago 27, 2012 9:45 pm

^Pode ser uma saída interessante, já que o Pedro disse que pouco se apresenta e se ele entende que um baixo de 5 cordas pode ser mais interessante acredito que não seja necessário, no momento, manter dois baixos.

Nesse sentido a sugestão de vender o Rbx atual e pegar um de 5 cordas pode ser uma boa e depois se preocupa com o amp.
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Seg Ago 27, 2012 9:52 pm

eu até cogito me apresentar no futuro, vivem me convidando pra banda rs
mas no momento eu toco mais em casa mesmo... tenho um cubo meteoro 20w basicão.
tem um certo valor emocional no rbx... mas não faço idéia de onde vender um baixo! E nem do valor que eu tiraria nele.
realmente, vender o 170 pra comprar um 375 nao estaria fora de cogitação... claro que antes disso preciso testar o outro.
Eu gosto de tocar bastante metal, mas as vezes enjoa ficar só nas cordas de cima, dai procuro um groovezinho, um geddy lee, um john myung em musicas mais calmas...
eu gostei muito do rbx170, mas acho que um 5 cordas se adequaria mais... gosto de timbre mais pesado, algo que se assemelhe aos baixos mais usados no rock, mas em um baixo que não fique só limitado a isso, que me permita fazer mais coisas.
O fato de eu estar meio sem norte se deve à ser novo na baixaria xD
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Seg Ago 27, 2012 9:53 pm

eu até cogito me apresentar no futuro, vivem me convidando pra banda rs
mas no momento eu toco mais em casa mesmo... tenho um cubo meteoro 20w basicão.
tem um certo valor emocional no rbx... mas não faço idéia de onde vender um baixo! E nem do valor que eu tiraria nele.
realmente, vender o 170 pra comprar um 375 nao estaria fora de cogitação... claro que antes disso preciso testar o outro.
Eu gosto de tocar bastante metal, mas as vezes enjoa ficar só nas cordas de cima, dai procuro um groovezinho, um geddy lee, um john myung em musicas mais calmas...
eu gostei muito do rbx170, mas acho que um 5 cordas se adequaria mais... gosto de timbre mais pesado, algo que se assemelhe aos baixos mais usados no rock, mas em um baixo que não fique só limitado a isso, que me permita fazer mais coisas.
O fato de eu estar meio sem norte se deve à ser novo na baixaria xD
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por tfk Seg Ago 27, 2012 9:57 pm

Pesquisa o valor medio no mercado livre. Vc pode vender aqui nos classificados e no próprio mercado livre.

A tendência é que com o tempo vc queira um amp mais potente para tocar em público e para tirar um timbre melhor. Mas cada coisa no seu tempo, defina as prioridades e manda bala...
tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Seg Ago 27, 2012 10:08 pm

yamaha sempre me agrada... meu principal temor era comprar esse rbx375 e me dar conta que poderia comprar algo tao bom por menos... mas isso é mais no teste, pelo visto Razz
tkf, eu consigo um amp potente pra tocar em publico desses, que seja honesto, por menos de mil dilmas?
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por tfk Seg Ago 27, 2012 10:13 pm

^Nessa faixa de preço quem sabe um Staner BX200 usado, ou até mesmo o modelo novo que me fugiu o nome, vi dia desses por 900 e pouco mais o frete no ML, novo na loja

tfk
tfk
Membro

Mensagens : 1099
Localização : Prudente - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Seg Ago 27, 2012 10:21 pm

realmente, parece um cavalo dum amp (até porque pesa 25kg)... agora basta eu decidir entre baixo ou amplificação.
Obrigado pela atenção de todos, mas continuo aceitando dicas de investimento!
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por maikocolares Seg Ago 27, 2012 10:24 pm

Ja pensou em pegar um precision ?
maikocolares
maikocolares
Membro

Mensagens : 190
Localização : teofilo otoni

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por MatheuSouth Seg Ago 27, 2012 11:37 pm

Eu iria de yamaha BB425, tenho mó gas nesse baixo
MatheuSouth
MatheuSouth
Membro

Mensagens : 210
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por NeyBass Ter Ago 28, 2012 8:41 am

yamaha RBX-765 usado no ML, está muito barato (ativo) p... baixo.

condor jazz bass 5c. (passivo)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Anisio Fraga Ter Ago 28, 2012 9:02 am

Primeiro de tudo: tenha o melhor baixo que conseguir.

O Yamaha é superior aos outros daí em tudo, captação, conforto, tocabilidade, braço, versatilidade, etc. Vende o teu e compra o outro Yamaha sem medo.
Procura instrumentos usados na região onde vc mora, que vc possa testar, as vezes consegue um bom baixo com um preço legal.

Amp deixa pra depois. Nao adianta ter amp legal e baixo meia boca.
Boa sorte pra vc!!


____________________________
Yamaha TRB 5II, Yamaha RBX 765A
Anisio Fraga
Anisio Fraga
Membro

Mensagens : 45
Localização : Criciuma - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Pedro Seger Ter Ago 28, 2012 10:25 am

maikocolares, nem pensei, não tenho cacife nem pra pegar um usado xD

Matheus, eu já vi esse bb425 e também considero ele, apesar de ser mais caro que o rbx. O bb424 ta mais ou menos na mesma faixa de preço, mas presumindo que eu vá testar os dois, escolho na hora Smile

neybass, não tenho muita confiança pra instrumento usado Razz mas esse condor jb é uma boa chance.

Anisio, tu traduziu bem o que eu pensei de ontem pra hoje, hahah. Baixo é mais prioridade que amp, e não valeria a pena ter dois baixos similares em casa... O problema agora vai ser arranjar alguém que pague pelo menos uns 400 reais nele (ja que eu comprei por 700)
Pedro Seger
Pedro Seger
Membro

Mensagens : 82
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestões de baixo Empty Re: Sugestões de baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos