Funções de Efeitos

Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Qua Jul 22, 2009 12:05 pm

Olá pessoal!!!
Criei este topico para que os amigos mais experientes possam ajudar àqueles que
ainda não entendem muito sobre cada efeito e tambem para indicarem pedais que legais e coisas
do tipo.
Question Bom pra começar gostaria de saber pra que servem os envelope filters??? Tenho visto muitos caras comentando
que tem ou querem comprar um, mas sinceramente desconheço sua função.
Então vomos nos ajudar aí galera. Abraços!!!! Very Happy

P.S.: tenho um bassattack hartcker.
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por takfar em Qua Jul 22, 2009 1:26 pm

Bom, um filtro é um efeito que impede ou deixa passar certas frequências que estão sendo tocadas.

Você pode ter low-pass filter (passa os graves, ou seja, de uma determinada frequência para baixo), high-pass filter (passa os agudos, ou seja, de uma determinada frequência para cima) e o band-pass filter (passa apenas uma determinada faixa de frequências)

O uso mais fácil de demonstrar de um filtro é, provavelmente, o pedal de wah-wah, conhecido de todos, que é um band-pass filter controlado por pedal de expressão (quando você desce os dedos do pé, a faixa de frequências que passa é mais aguda, quando desce o calcanhar, a faixa se desloca para o grave; esse movimento cria o som de "wah")

O envelope filter é um filtro (mais comumente band-pass) controlado pelo seu ataque às cordas, ou seja, ele é ativado no momento em que você toca uma nota, e a intensidade do efeito depende da intensidade com que você toca.

Lá vai uma demonstração de um envelope filter relativamente simples (Micro Qtron):


P.S.: Acredito que o pedal que você tem é um Hartke Bass Attack.

[edit: alguns bons resumos sobre efeitos:
http://en.wikipedia.org/wiki/Guitar_effects
http://users.chariot.net.au/~gmarts/fx-desc.htm
http://www.talkbass.com/wiki/index.php/Effects_Clip_Database]
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Qua Jul 22, 2009 3:01 pm

Valeu takfar!!!! Já esclareceu um pouco.
É isso aí pessoal vamos escrever e nos ajudar a usar melhor estes brinquedinhos fantasticos que são os efeitos.
Bom como já disse em outro topico curto um som mais pra metal progressivo tipo Dream Theater, Angra, Dr. Sin, Oficina G3, etc, mas como toco tambem na minha igreja, toco varios estilos.
Estou querendo adiquirir alguns outros pedais além do meu Bass Attack Hartcke, o que voces me indicariam?Claro algo que tenha uma boa relação custo beneficio.
Valeu, to no aguardo!!!!!!!!!!!
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por allexcosta em Qua Jul 22, 2009 3:10 pm

Aionius, nao se usa efeito por usar. Isso aqui deve te dar uma luz:

http://www.contrabaixobr.com/pedaleiras-efeitos-f19/arquivo-de-topicos-importantes-t2087.htm
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45626
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Qua Jul 22, 2009 5:09 pm

Valeu Allex!!! Dei uma olhada nos topicos e são bem interessantes.
Sei que não se usa efeitos por usar, por isso mesmo que pedi a orientação de vocês que tem mais experiencia.
Enfim estou pensando em adquirir um Chorus, um Equalizer e alguma coisa pra dar um peso uma distorção leve no som, tava de olho naquele triefx bass da Landscape, mas não sei ainda....
Question Cara pra que serve o booster?????????? Question
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por allexcosta em Qua Jul 22, 2009 5:18 pm

Desculpa, mas eh q fiquei confuso com a sua decisao de usar efeitos antes de saber pra q servem. Eu, por exemplo, depois de saber o q fazem decidir nao usar absolutamente nada...

Um booster serve pra aumentar o ganho de um sinal. Pode ser fixo (ex: 2, 3, 6db) ou variavel (de 0.5 a 8db)
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45626
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Qua Jul 22, 2009 5:54 pm

allexcosta escreveu:Desculpa, mas eh q fiquei confuso com a sua decisao de usar efeitos antes de saber pra q servem.

Não fique confuso Allex, se você esta se referindo ao chorus e o equalizer, pois os dois sei para que servem tanto que já tenho um chorus e um equalizador parametrico Yamaha(NE-1), porem quero troca-los.
Omeu chorus não ficou muito legal depois que levei para casa estava querendo aquele da Boss, mas me interessei pelo Triefx por já ter o equalizador garfico o qual quero colocar no lugar do NE-1.
Agora com relação a outros efeitos já são um tanto disconhecidos para mim.
Ainda não decidi nada, estou colhendo informações por enquanto.
Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por allexcosta em Qua Jul 22, 2009 7:02 pm

Isso aih, pesquisar bastante antes de comprar diminui MUITO as chances de arrependimento... Boa sorte nas pesquisas!
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 45626
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Sex Jul 24, 2009 9:37 am

Olá pessoal continuo a minha pesquisa, e estou me interessando bastante em um envelo filter.
Li em um outro topico que esta falando sobre este efeito e teve um cara que disse que ele deixa o som mais "roncado", e isto me interessou, pois curto bastante este timbre mais "gravão".
Enfim neste topico que que li os caras falaram sobre varios modelos alguem pode me passar uma lista de alguns modelos que sejam legais e que cumpram bem o seu papel????
Fico no aguardo, valeluuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por limanegative13 em Sex Jul 24, 2009 9:58 am

Aionius
fala velho. timbre roncado é uma funcao do baixo e nao do efeito. o envelop filter nao faz isso. pesquisa no youtube que vc vai achar varios videos. eu prefiro os envelops da electro-harmonix. exitem varios modelos. bass balls, Q-tron, Dr.Q.....cada um trabalha de um jeito mas o mais versatil é o Q-tron. procura Bassball no youtube q vc vai ter uma noçao legal do q o efeito faz.
abraço
limanegative13
limanegative13
Membro

Mensagens : 669
Localização : Jau/SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por AdrianoBSB em Sex Jul 24, 2009 10:25 am

Cara da uma olhada no youtube vc vai achar muita coisa pra vc ter uma referência melhor, envelop filter deixar o som mais "roncado" até pode ser dependendo do ponto de vista hehe, agora mais "gravão" acho que vc esta de olho no efeito errado, assista a alguns videos e tire suas conclusões.
Abraço.
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por AdrianoBSB em Sex Jul 24, 2009 10:27 am

limanegative13 escreveu:Aionius
fala velho. timbre roncado é uma funcao do baixo e nao do efeito. o envelop filter nao faz isso. pesquisa no youtube que vc vai achar varios videos. eu prefiro os envelops da electro-harmonix. exitem varios modelos. bass balls, Q-tron, Dr.Q.....cada um trabalha de um jeito mas o mais versatil é o Q-tron. procura Bassball no youtube q vc vai ter uma noçao legal do q o efeito faz.
abraço

Escrevemos na mesma hora heheheh. Youtube para isso é uma mão na roda.
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Thales_Sr em Sex Jul 24, 2009 12:01 pm

Envelope Filter
Filtro envelope? Seria algo assim?
Funções de Efeitos Cafe

hyper
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7389
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por AdrianoBSB em Sex Jul 24, 2009 12:10 pm

O Thales ta todo gozadinho hj hehehehe.
AdrianoBSB
AdrianoBSB
Membro

Mensagens : 932
Localização : Brasilia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Thales_Sr em Sex Jul 24, 2009 12:26 pm

O Thales ta todo gozadinho hj hehehehe.
Todo gozado jamais! hahaha

Acho que é a tensão pré-apresentação. Apresento meu TCC hoje às 14:00h.
Momentos de tensão antes da defesa.
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7389
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por limanegative13 em Sex Jul 24, 2009 1:01 pm

hummmm boa sorte aee Thales
limanegative13
limanegative13
Membro

Mensagens : 669
Localização : Jau/SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por takfar em Sex Jul 24, 2009 1:22 pm

limanegative13 escreveu:Aionius
fala velho. timbre roncado é uma funcao do baixo e nao do efeito. o envelop filter nao faz isso. pesquisa no youtube que vc vai achar varios videos. eu prefiro os envelops da electro-harmonix. exitem varios modelos. bass balls, Q-tron, Dr.Q.....cada um trabalha de um jeito mas o mais versatil é o Q-tron. procura Bassball no youtube q vc vai ter uma noçao legal do q o efeito faz.
abraço

Não deixe de incluir nessa lista o novíssimo Enigma-Qballs.

Quanto ao timbre que você procura, recomendo testar o VT Bass da Tech21. Além de bons controles de equalização, tem controles de timbre e drive que podem ajudar você a acentuar o tal "roncado".
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Sex Jul 24, 2009 4:26 pm

É isso aí galera!!!! Valeu mesmo pelas dicas, tô aprendendo bastante com vocês. Vou dar uma ohada lá no youtube.

E aí takfar quem é o fabricante desse Eigma-Qballs????
E esse VT Bass o que é exatamente????
E qual a faixa de preço desses pedais????
Desculpem por tantas perguntas, mas preciso me informar bem pra não me arrepender depois como já disse o Allexcosta.
Valeu?!!!! Tô no aguardo!!!!!!!!!!!!!
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por takfar em Sex Jul 24, 2009 8:35 pm

Aionius escreveu: quem é o fabricante desse Eigma-Qballs????
Electro-Harmonix
Aionius escreveu:
E esse VT Bass o que é exatamente????
Um simulador de amplificador valvulado (especificamente dos Ampeg)
Aionius escreveu:
E qual a faixa de preço desses pedais????
Enigma 189 dólares, VT Bass 150 dólares. São pedais top pras funções de cada um (respectivamente, envelope filter e modelador de timbre/overdrive). Se ficarem caros pra sua situação, vc poderia começar com marcas mais baratas até decidir se gosta mesmo do tal efeito.

Aliás, seria recomendável você conseguir uma pedaleira multi-efeitos (por exemplo, Boss ME-50B) de segunda mão a um preço legal e usar um bocado até se acostumar e decidir quais efeitos são mais úteis pra você.
takfar
takfar
Membro

Mensagens : 339
Localização : Natal, RN

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Seg Jul 27, 2009 5:50 pm

Fala galera!!!
E aí takfar, valeu pelos esclarecimentos cara!!!
Então este sabado adiquiri masi um "brinquedo". Fui lá na boa e velha Teodoro Sampaio e vendi o meu NE-1 yamaha e o meu bass chorus bc-5 ibanez e comprei o Doctor Q da EHX. Muito legal o pedal comprei lá na Krocodille Pop, testei o danado e pirei no efeito muito legal, deu um grave muito bom e um efeito de wah suave quando ataquei as cordas com mais força muito massa!!! Ele tá novinho veio com manual e tudo paguei R$260,00.
Agora só preciso aprender a usar ele direito.
Valeu!!!
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Aionius em Seg Jul 27, 2009 5:56 pm

Ah outra coisa takfar, vou dar uma pesquisada neste VT Bass.
O cara lá da loja me mostrou um bass drive da EHX, ele disse que muito louco o pedal, depois vou lá de novo pra testar ele.
Fui!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Aionius
Aionius
Membro

Mensagens : 4701
Localização : Embu - São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Funções de Efeitos Empty Re: Funções de Efeitos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum