Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Sex Nov 02, 2012 5:37 am

E ae meu poooovo!!

Segunda-feira agora eu irei fazer a prova específica da UFRGS, que consiste de um solfejo melódico a primeira vista desacompanhado, uma leitura no baixo a primeira vista e dois temas contrastantes entre si que eu escolho e levo as partituras pro juri avaliar.


Depois na sexta-feira tem a prova teórica e perceptiva, onde eu preciso reconhecer intervalos de ouvido e também alguns temas, e na segunda parte dela eu preciso responder perguntas a cerca de teoria musical.

Os temas que eu escolhi foram Autumn Leaves com um arranjo de melodia acompanhada feito por mim e um pequeno trecho com chord melody só pra dar um charme. E o outro tema é o clássico "old but gold" Donna Lee que tocarei num andamento pouco mais lento de 170 bpm, por que eu acho esse andamento ideal pra esse standard soar bonito e não exibicionismo. Depois da prova vou liberar na net as partituras que eu fiz pra prova.

Nervosismo ta me matando aqui. Treinei bastante solfejo e leitura ao longo do ano, e os temas estão na ponta da língua dos dedos.

Agora, quem já passou por isso ae? Como foram os três dias anteriores? Quais as dicas pra controlar nervosismo? Como não deixar o nervosismo arruinar a nossa apresentação em frente a banca julgadora? Já que tamo aqui no tópico, contem causos engraçados ou trágicos de candidatos ou de estudantes.


Ah, o curso é bacharel em música popular, ênfase em Guitarra ou Baixo elétrico ( Suspect sim, juntaram nós com... eles ¬¬)

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Voila Marques em Sex Nov 02, 2012 9:57 am

malka_aff escreveu:
(...)
Agora, quem já passou por isso ae? Como foram os três dias anteriores? Quais as dicas pra controlar nervosismo? Como não deixar o nervosismo arruinar a nossa apresentação em frente a banca julgadora? Já que tamo aqui no tópico, contem causos engraçados ou trágicos de candidatos ou de estudantes.
(...)
Malka, esse lance de prova X sistema nervoso é muito imprevisível, mas vou te dar umas dicas que, na maioria das vezes, funcionaram comigo:

1) Essa primeira dica não é minha. Ela me foi dada por um violista já idoso - o saudoso "vovô" Henrique Niremberg -, antes de eu fazer a prova em que ingressei numa grande orquestra: "nunca tente ser mais do que você é, ou tocar mais do que você sabe";

2) Alguns meses antes da prova, analise friamente as suas "vantagens" e "desvantagens" técnicas, e escolha um repertório à altura do que você pretende:
Por exemplo:
a) Se você tiver bastante tempo disponível, o seu repertório pode incluir músicas que você tem mais dificuldades técnicas para executar, porque você terá mais tempo para vencer desafios;
b) Se o tempo for curto, pense que tempo pode ser dinheiro para muitos, mas que para músico tempo também são notas. Escolha um repertório que priorize o que você faz ou tem de melhor: expressividade? passagens rápidas? região aguda? etc. Pense que os seus concorrentes também terão pouco tempo para aprontar o repertório, e que também podem estar pensando de forma mais objetiva nos resultados;

3) Alguns dias antes da prova, se imagine fazendo a prova, com a mesma tranquilidade com que você toca em casa;

4) Na véspera da prova, imagine todo o processo de preparação para a prova, o tempo gasto e como você se sentiria decepcionado se você deixasse de mostrar como você está tocando (bem), porque o seu sistema nervoso te deu um bote;

5) No dia da prova, faça tudo com muita antecedência e chegue bem mais cedo ao local da prova, para você não disparar a sua carga de adrenalina antes do tempo, porque você vai precisar dela na hora da prova. A adrenalina bem administrada é responsável por performances muito melhores do que a gente faz em casa. Ela dá mais vida à música;

6) Pouco antes da prova, pense que não vale a pena você perder o controle dos seus nervos e voltar decepcionado com você mesmo para casa;

7) Na hora da prova, pense em tocar bem - como você sempre fez -, para não se arrepender do que deixou de fazer.

Nervoso todo mundo fica. A diferença está na forma como você controla o seu nervosismo.
Se os seus dedos deslizarem uma vez, siga em frente. Se eles deslizarem de novo, pode ser um sinal de que você precisa se concentrar no que está fazendo.
Antes de fazermos música para alguém, fazemos música para nós mesmos, e é essa inteiração, esse "egoísmo" e essa concentração, que te darão tranquilidade.
Ficamos nervosos quando o estímulo externo passa a ter mais importância do que o nosso ambiente interno.

Mas controlar o nervosismo não é algo limitante? Não embota a emoção?
Pode parecer que sim, mas controlar o nervosismo nada mais é do que buscar o próprio "eu", o local onde fazemos música, onde nos sentimos bem tocando.
Quando fazemos música para nós mesmos, nos deparamos com várias sensações: alegria, tristeza, saudade, doçura, "agressividade", etc, mas mesmo quando tocamos músicas com clima tenso, não encontramos dentro de nós o nervosismo que derruba, mas sim a impetuosidade ou o momento da própria música.

É difícil controlar o nervosismo? É, mas muito mais difícil foi se preparar para a prova.
E você não vai querer estragar tudo porque ficou "nervosinho", não é mesmo?
Pense também que a banca não vai ter pena de você por isso...
No máximo, pode lamentar, mas a vida seguirá em frente, com ou sem você...

Portanto, "nunca tente ser mais do que você é, ou tocar mais do que você sabe", mas se você for você mesmo e tocar como você sabe, fará toda a diferença!

Boa sorte contrabaixística procê!





Última edição por Voila Marques em Sex Nov 02, 2012 10:04 am, editado 1 vez(es)

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por allexcosta em Sex Nov 02, 2012 10:03 am

A essa altura do campeonato eu diria que o melhor é se alimentar bem, se hidratar, dormir bastante e relaxar.

O que você tinha que ter aprendido já aprendeu. O que não aprendeu não vai aprender mais.

Talvez no Sábado brincar com um daqueles sites de percepção ajude a gravar as notas e figuras na mente.

No Domingo o ideal é não fazer nada relacionado.

allexcosta
Administrador

Mensagens : 39324
Localização : Terra

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Voila Marques em Sex Nov 02, 2012 10:16 am

allexcosta escreveu:A essa altura do campeonato eu diria que o melhor é se alimentar bem, se hidratar, dormir bastante e relaxar.
Sim, a alimentação e o sono são importantíssimos nessas horas.
Cada um tem um esquema, mas o meu vem da época em que meus irmãos faziam jiu-jitsu e não comiam carne uma semana antes da prova, por orientação do professor deles - que treinava com o patriarca dos Gracies.
Isso pode até ser besteira para muitos, mas eu sigo isso à risca, da mesma forma que bebo suco de maracujá legítimo e como bastante alface e maçãs, que dizem ter efeito tranquilizante. Smile

allexcosta escreveu:O que você tinha que ter aprendido já aprendeu. O que não aprendeu não vai aprender mais.
Também penso assim.
^Agora, é hora de tocar o que aprendeu e, como diz o ditado: "confiar no próprio taco". up



Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Ferium em Sex Nov 02, 2012 10:42 am

Voila Marques escreveu:"nunca tente ser mais do que você é, ou tocar mais do que você sabe"

Essa frase foi tão linda, tão profunda e mexeu tanto comigo, que vou copiar... posso? *-*

Malka, eu nunca fiz um exame desses, então não tenho dicas pra te dar. Mas acho muito legal quem estuda e se prepara pra entrar num estudo mais "formal" da música, que é algo que desejo muito e não posso fazer por absoluta impossibilidade geográfica. De qualquer forma, desejo-te boa sorte nos exames, e que você possa voltar aqui falando que foi aprovado! o/

Ferium
Membro

Mensagens : 772
Localização : Ceará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Sex Nov 02, 2012 10:53 am

Realmente o repertório foi escolhido com antecedência, escolhi os temas em janeiro passado =) e tenho treinado exaustivamente estes dois temas rerere

Com certeza não irei tentar transparecer mais do que eu sou, pois quero entrar na faculdade na hora certa, se eu fizer a prova com a minha eficiência e mesmo assim rodar, sei que não estava pronto pra cursar música ainda. Mas se eu rodar por que o nervosismo me impediu de passar, ficarei chateado.

Voila escreveu:...
Muito obrigado por suas dicas, com certeza vou prestar atenção nessas dicas.

Allex escreveu:...
Esse lance de dormir eu ja sabia, mas a hidratação não sabia que altera os nervos.

Ferium escreveu:...
Valeu Cara, espero que as energias de todos me ajudem la na hora, por que acho que irei precisar de sorte mesmo.

O problema maior é que sabado e domingo eu tenho o ENEM, o que vai me cansar mentalmente, creio que não conseguirei treinar nesses dois dias, mas vou tentar mesmo assim.


E no dia da prova ja estou me preparando pra acordar cedo, chegar duas horas antes, achar um cantinho e ficar fazendo uns vocalize pra aquecer a garganta, por que de manhã cedo é horrível meu solfejo.

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Voila Marques em Sex Nov 02, 2012 10:58 am

Ferium escreveu:
Voila Marques escreveu:"nunca tente ser mais do que você é, ou tocar mais do que você sabe"

Essa frase foi tão linda, tão profunda e mexeu tanto comigo, que vou copiar... posso? *-*
(...)
^Claro, Ferium. Very Happy
A essência desta frase foi uma das minhas grandes lições de vida, que tive a honra de receber do "vovô" Niremberg".
Como se passaram muitos e muitos anos desde que ele a falou para mim, esta frase não é totalmente dele e nem totalmente minha, mas sei que é para nós, músicos...

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Voila Marques em Sex Nov 02, 2012 11:13 am

malka_aff escreveu:Realmente o repertório foi escolhido com antecedência, escolhi os temas em janeiro passado =) e tenho treinado exaustivamente estes dois temas rerere

Com certeza não irei tentar transparecer mais do que eu sou, pois quero entrar na faculdade na hora certa, se eu fizer a prova com a minha eficiência e mesmo assim rodar, sei que não estava pronto pra cursar música ainda. Mas se eu rodar por que o nervosismo me impediu de passar, ficarei chateado.

Voila escreveu:...
Muito obrigado por suas dicas, com certeza vou prestar atenção nessas dicas.

(...)
E no dia da prova ja estou me preparando pra acordar cedo, chegar duas horas antes, achar um cantinho e ficar fazendo uns vocalize pra aquecer a garganta, por que de manhã cedo é horrível meu solfejo.
A frase do "vovô" me deu sorte.
Ele a me disse minutos antes de eu subir para a prova, naquele momento angustiante em que parecia que eu estava indo para a forca, sem nunca ter ido.
A prova foi gravada escondido por uma pessoa que depois me deu a gravação, que infelizmente perdi.
^Até hoje, eu não sei como a adrenalina me deixou tocar um trecho da 5ª Sinfonia, de Beethoven, numa pauleira tal, que poderia ter sido multada por excesso de velocidade, hahaha!
Que a frase te dê sorte também, Malka!

Voila Marques
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 3060
Localização : Rio de Janeiro

http://www.voilamarques.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por leandrosf89 em Sex Nov 02, 2012 1:07 pm

Sábias palavras Voila! Entrei nesse tópico por acaso e posso dizer que valeu a pena ter lido suas dicas. Suas palavras são inspiradoras!

leandrosf89
Membro

Mensagens : 3546
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Maniaky em Sex Nov 02, 2012 5:16 pm

Boa sorte Malka

Maniaky
Membro

Mensagens : 3891
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por dibass em Sab Nov 03, 2012 1:16 pm

é normal ficar nervoso porem tente relaxar agora e na hr da prova atençao a leitura a primeira vista leia em um andamento confortavel p vc

dibass
Membro

Mensagens : 1391
Localização : uberlandia- MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por joabi em Sab Nov 03, 2012 4:25 pm


Boa prova, Malka! Vai firme!


joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 4678
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Sab Nov 03, 2012 7:45 pm

Valeu galera, vcs estão me ajudando a se acalmar MESMO!! mas a coisa ta tensa, acho que sofro por antecipação. espero que nao hora eu nao esteja nervoso como estou agora.

Hoje e amanha eh enem, dae depois eh nóis na música \o

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por fma em Dom Nov 04, 2012 9:30 pm

Tanto no solfejo quanto na leitura tocando, antes de executar, dá uma lida "mental", tentando compreender o que tá escrito musicalmente. Presta atenção na tessitura, nos saltos e na armadura de clave. Se ninguém da banca der o andamento, faça em um médio e confortável. Tente estar relaxado e presta atenção na respiração na hora do solfejo. Boa sorte!

fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Dom Nov 04, 2012 9:53 pm

Valeu Fma, vou lembrar dessas suas dicas, com certeza.

To indo deitar galera, é amanhã de manhã.
Boa Noite =)

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por subgrave em Dom Nov 04, 2012 10:25 pm

É realmente necessário uma falcudade de música?

Hoje em dia nem mais faculdades "tradicionais" não estão valendo tanto a pena...

Acho que ter um bom ingles e uns cursos de música no exterior são mais proveitosos do que uma faculdade de música...

subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por fma em Dom Nov 04, 2012 10:56 pm

Não é necessário fazer uma faculdade de música para ser um bom músico e se destacar na profissão, acho a faculdade interessante caso você queira avançar nos estudos, ampliar seus conhecimentos em música e tiver o tempo necessário e condições tranquilas para poder estudar a sério.
Eu gostei bastante do curso que eu fiz, mas já ouvi histórias estranhas sobre outras faculdades, então depende também da faculdade que se vai fazer.
O foco de todos os cursos que conheço no Brasil são música erudita e/ou jazz e música brasileira. Você vai se frustrar se estiver esperando algo mais pop ou diretamente relacionado as músicas que fazem sucesso.

fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Seg Nov 05, 2012 6:49 am

Não vou entrar no mérito do Troll, mas achei meio inoportuno seu comentário, Subgrave. Num tópico onde a pessoa esta nervosa sobre entrar na faculdade você vem dizer que acha meio inútil fazer faculdade. Vou considerar que sua pergunta foi de curiosidade, não de insinuação.

Não sei pq outras pessoas fazem faculdade, mas eu faço pra aprender e me aperfeiçoar. Faculdade pode não ser necessária no ramo musical, mas ao menos para um desempate na hora de escolher quem será contratado, isso ela pode ajudar.

Eu não escolhi fazer faculdade de música pelo diploma, e sim pelo conhecimento. E pelo conhecimento por si só, não para um terceiro fim. Esse é o problema que vejo no nosso país. O povo não quer aprender pra ser mais inteligente ou saber mais, ele quer aprender pra poder tirar proveito financeiro mais tarde. Se a faculdade não "se pagar" depois, não vale a pena. Se houvesse maior interesse em estudos por estudos e não por dinheiro ou status, o Brasil estaria bem mais desenvolvido, pois pesquisas científicas levem a avanços tecnológicos mais rápido do que pesquisas tecnológicas.


Só pra terminar, escolhi a UFRGS não só por ser a faculdade na cidade do lado, mas sim por ser considerada uma das melhores do Brasil. Poderia ter escolhido a EST, ou a IPA, ou a UFPEL, ou a UERGS. Todas estas próximas a minha cidade. Creio que fiz uma ótima escolha, nunca vi algum egresso da UFRGS que não fosse no mínimo quase brilhante como músico.

Espero, de coração, que você não ache minha decisão de aprender por aprender ridícula e faltosa de ambição.

Abraços e to indo pra prova \o

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Boss2K em Seg Nov 05, 2012 9:38 am

^Belas palavras, que com certeza te deram muito mais animo pra correr atrás dos teus ideais claps

Boa prova Malka! up


Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Ferium em Seg Nov 05, 2012 10:29 am

Belíssimas palavras Malka!

O pensamento é bem esse mesmo. E quem curte música se sente curioso por conhecer tudo o que há pra se conhecer: é inevitável. Eu estudo sozinho em casa, porque a faculdade de música mais próxima da minha casa fica há 535km.

Mas minha curiosidade é imensa. E mesmo não sendo música profissional, um dia, caso tenha oportunidade, vou fazer faculdade de música, simplesmente por conhecimento. Gosto tanto de música que todo o conhecimento que eu puder conquistar, vou conquistar!

Então acho que é mais ou menos esse sentimento que leva alguém a buscar a faculdade de música.

Ferium
Membro

Mensagens : 772
Localização : Ceará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Seg Nov 05, 2012 7:02 pm

Prova feita, resultado sai dia 19, sexta agora tem a rpova teórica =)

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por subgrave em Seg Nov 05, 2012 7:41 pm

malka_aff escreveu:Não vou entrar no mérito do Troll, mas achei meio inoportuno seu comentário, Subgrave. Num tópico onde a pessoa esta nervosa sobre entrar na faculdade você vem dizer que acha meio inútil fazer faculdade. Vou considerar que sua pergunta foi de curiosidade, não de insinuação.

Não sei pq outras pessoas fazem faculdade, mas eu faço pra aprender e me aperfeiçoar. Faculdade pode não ser necessária no ramo musical, mas ao menos para um desempate na hora de escolher quem será contratado, isso ela pode ajudar.

Eu não escolhi fazer faculdade de música pelo diploma, e sim pelo conhecimento. E pelo conhecimento por si só, não para um terceiro fim. Esse é o problema que vejo no nosso país. O povo não quer aprender pra ser mais inteligente ou saber mais, ele quer aprender pra poder tirar proveito financeiro mais tarde. Se a faculdade não "se pagar" depois, não vale a pena. Se houvesse maior interesse em estudos por estudos e não por dinheiro ou status, o Brasil estaria bem mais desenvolvido, pois pesquisas científicas levem a avanços tecnológicos mais rápido do que pesquisas tecnológicas.


Só pra terminar, escolhi a UFRGS não só por ser a faculdade na cidade do lado, mas sim por ser considerada uma das melhores do Brasil. Poderia ter escolhido a EST, ou a IPA, ou a UFPEL, ou a UERGS. Todas estas próximas a minha cidade. Creio que fiz uma ótima escolha, nunca vi algum egresso da UFRGS que não fosse no mínimo quase brilhante como músico.

Espero, de coração, que você não ache minha decisão de aprender por aprender ridícula e faltosa de ambição.

Abraços e to indo pra prova \o

Que pena vc achar que estou trollando, só queria confortar o colega alertando que faculdade não é tudo. Fico feliz que o colega está bem centrado. Boa sorte.


subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por brucce em Ter Nov 06, 2012 7:59 am

^
Subgrave, por acaso você é formado em alguma faculdade? Porque pelos seus comentários parece que não, senão você teria outro tipo de visão.

Independente da faculdade se pagar ou não, lá é um lugar de se ter "visões" diferentes do mundo onde se quer viver. O conhecimento adquirido e a vivência com certos professores mudam sua vida mais do que qualquer cursinho por ai.

Concordo que cursos no exterior são muito importantes, mas não tiram nem um pouco o lugar da faculdade. Isso é pensamento pequeno. Ainda mais pelo seu infeliz comentário: "só queria confortar o colega alertando que faculdade não é tudo" pra uma pessoa que está sonhando com isso a anos.

Malka, manda bala, arregaça na prova e cursa sua Faculdade. A partir dai, sua vida vai ser outra, eu te garanto. Tenho acompanhado toda sua saga de largar tudo e ser músico, te admiro cara.

brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3135
Localização : Santo André

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Ter Nov 06, 2012 8:29 am

Po brucce, valeu cara, legal saber que as pessoas acompanham a gente mesmo.

A prova teórica ta dominada ja, fiz as provas dos ultimos 4 anos e gabaritei-as. Sei que na hora bate o nervosismo na parte de percepção(ouvir os intervalos e identificá-los), mas na parte propriamente teorica acho que garanto.

Espero que tenha sido o suficiente meu desempenho prático, teve deslizes e erros, mas todos tiveram.

Valeu pela força, gente!!

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por brucce em Ter Nov 06, 2012 8:40 am

Malka,

Esquece os comentários negativos e se concentra no que você tem que fazer. Se alimente normalmente (sem variar pra não te dar algum problema rsrrs), tenha um dia tranquilo e nada ligado com a prova, chegue lá com antecedência, se vc acredita em Deus, ore e arrebente a prova cara. Faça tudo o que você treinou e sabe. Te garanto que você vai passar com facilidade.

brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3135
Localização : Santo André

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por YellowBoy em Ter Nov 06, 2012 9:24 am

Eu entendo mais ou menos o que o Subgrave quis dizer, sei que no caso do Malka é um caso diferente, cada caso é um caso, mas o Sub não tá errado no todo, claro, isso é só um opinião.

Faço faculdade na areá que atuo, se pudesse voltar no tempo e mudar o rumo das coisas teria me dedicado a musica. Aqui em pernambuco pelo menos e em outros lugares a qualidade de ensino superior não é tão legal assim, boa parte das coisas que você aprende são MUITO básicas e na maioria das vezes, pelo menos no meu caso, seria mais vantajoso aprender sozinho através de livros ou pela internet. Muitas vezes vi professores cometerem erros absurdos e não saberem coisas simples sobre o assunto que estavam abordando. Já vi professores os quais se eu fosse aplicar uma prova eles não tirariam se quer a média.

Não generalizo todos os curso, acredito que cursos tipo musica, direito e cursos mais tradicionais isso seja mais difícil de acontecer, mas eu me arrependo muito de ter gasto alguns anos da minha vida em uma faculdade onde você tem a esperança que vai aprender alguma coisa, mas o fim do curso vai chegando e você vê que foi muito tempo perdido só por causa de um diploma.

Se o interesse for só o diploma, não aconselho ninguém a entrar em uma faculdade, sei que não é o caso do Malka, mas não vale a pena. Não entrei por causa do diploma, mas sei que talvez fosse mais proveitoso não ter feito, mas pra não dizer que foram somente 4 anos jogados fora, conheci pessoas legais, contatos profissionais, trabalhei na mesma empresa com dois professores meus e fui convidado pelo coordenador do curso pra ensinar lá assim que tiver uma pós, o que me falta é estimulo pra escrever uma monografia.

Pra finalizar, admiro muito o Malka pela escolha dele e coragem de querer seguir uma carreira que é difícil e que não é motivado por questões financeiras.

YellowBoy
Membro

Mensagens : 857
Localização : Recife - PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por brucce em Ter Nov 06, 2012 9:36 am

^
Bom como só conheco SP, posso lhe afirmar que se você tem um diploma, seu salário sobe pelo menos uns 2 mil reais. Assim que me formei meu salário dobrou.

brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3135
Localização : Santo André

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Lucas94 em Ter Nov 06, 2012 9:37 am

Realmente essa escolha do Malka necessita de coragem, pois a carreira de músico é bem difícil. A pior parte pra mim em fazer essa escolha é não ter o mesmo apoio ou incentivo que receberia se eu dissesse que iria seguir a carreira de engenheiro, advogado, médico e etc. Mas agora é estudar bastante e dedicar o máximo possível. Boa sorte Malka.

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por YellowBoy em Ter Nov 06, 2012 9:47 am

brucce escreveu:^
Bom como só conheco SP, posso lhe afirmar que se você tem um diploma, seu salário sobe pelo menos uns 2 mil reais. Assim que me formei meu salário dobrou.

Por isso que eu disse, cada caso é um caso.

Na minha areá tem pessoas formadas e pessoas não formadas. No fim a graduação não faz diferença, o potencial profissional é o que decidi o seu salario, mesmo que você venha a se formar durante o período de trabalho seu salario irar continuar o mesmo.

Só pra constar, trabalho com desenvolvimento de jogos.

YellowBoy
Membro

Mensagens : 857
Localização : Recife - PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por brucce em Ter Nov 06, 2012 9:51 am

^
Aqui esse papo que graduação não faz diferença só funciona quando você tem um QI bemmm forte que te coloque na empresa, senão você tá é lascado.

Eu sou analista de sistemas sênior. Um cara formado ganha em média 4 mil, já um que não tem faculdade, salvo comentário acima, não ganha mais que dois mil.

Mas realmente, depende muito de local, contatos, etc

brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3135
Localização : Santo André

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por subgrave em Ter Nov 06, 2012 10:03 am

brucce escreveu:^
Subgrave, por acaso você é formado em alguma faculdade? Porque pelos seus comentários parece que não, senão você teria outro tipo de visão.

Independente da faculdade se pagar ou não, lá é um lugar de se ter "visões" diferentes do mundo onde se quer viver. O conhecimento adquirido e a vivência com certos professores mudam sua vida mais do que qualquer cursinho por ai.



Tenho faculdade + pós. E sustento muitooooo bem minha família com isso. E todos meus amigos e conhecidos que fizeram faculdade não estão financeiramente melhor que eu. E todos meus amigos e conhecidos que não fizeram faculdade estão financeiramente tão bem ou melhor que eu. E quanta gente de "visão" que eu venho conhecendo nesse mundo que não tem faculdade. E quanta gente que sai da faculdade com a mesma cabecinha pequena. Em minha humilde opinião, faculdade não é o Santo Grall do conhecimento e sucesso, nem garantia de nada, ultimamente estão cheias de gente medíocre que faz faculdade só para tirar um diploma e dobrar o salário, precisamos de empreendedores e não de diplomados.

subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por subgrave em Ter Nov 06, 2012 10:06 am

brucce escreveu:^
Eu sou analista de sistemas sênior. Um cara formado ganha em média 4 mil, já um que não tem faculdade, salvo comentário acima, não ganha mais que dois mil.

Essas loucuras da carreira de informática... acho que não se aplicam na carreira de músico...

subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por brucce em Ter Nov 06, 2012 10:08 am

eu não disse que se aplicavam rssrsrsrsr é... eu conheco gente medíocre que ganha 50 mil clt e só fez a facu por fazer... coitado dele

brucce
Síndico
Síndico

Mensagens : 3135
Localização : Santo André

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Fernando Zadá em Ter Nov 06, 2012 10:12 am

Poxa só vi esse tópico agora. Boa sorte Malka.
E se prepare que o mais difícil não é entrar mais sair formado!! Rsss
Eu mesmo fiquei pendurado e uma hora volto pra terminar.
Me arrependo de não ter ficado na primeira e acabado lá mesmo o curso... acabei mudando em busca do curso ideal mas ele não existe (talvez Unicamp se eu tivesse feito cedo).
A faculdade além de aprender coisas novas é muito bacana pelo convívio e pelos contatos e amigos que faz por lá. É uma ótima forma de iniciar seu networking no mundo musical.
Gostei muito da sua resposta ao subgrave sobre buscar conhecimento. Manda bala que vai curtir!!
Abraços e boa sorte atrasada.

Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10195

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por YellowBoy em Ter Nov 06, 2012 10:13 am

subgrave escreveu:
brucce escreveu:^
Eu sou analista de sistemas sênior. Um cara formado ganha em média 4 mil, já um que não tem faculdade, salvo comentário acima, não ganha mais que dois mil.

Essas loucuras da carreira de informática... acho que não se aplicam na carreira de músico...

Nem artes no geral, acredito que quando se trata de T.I as coisas não são tão loucas feito arte, pra falar a verdade loucura é arte onde você pode fazer mil cursos, mas pode ser o maior fracasso, claro que em T.I também, mas o risco é BEM menor.

YellowBoy
Membro

Mensagens : 857
Localização : Recife - PE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por WALLY em Ter Nov 06, 2012 10:52 am

Só entrei aqui neste topico agora também, uma pena não ter tido tempo de lhe desejar sorte antes das provas, Malka, mas já estou aqui na espectativa para saber os resultados.!!!

Sobre o assunto paralelo "Fazer ou Não Faculdade", eu entendo a visão do SubGrave, e tenho certeza de que ele não quiz desmerecer a escolha do Malka por fazer uma faculdade.!! Eu mesmo não sou formado, lrguei a Faculdade de Arquitetura no décimo período quando arrumei um Emprego de "Arquiteto" fazendo projetos para eventos e montando esses eventos nos EUA, e é o que eu faço a 10 anos... Não posso assinar meus projetos, mas isso não me faz falta alguma, o escritório assina... E infelizmente vejo pessoas que eram da minha turma e que terminaram a faculdade, hoje são ARQUITETOS com CREA, e trabalham como auxiliar (secretária) de algum Arquiteto renomado... Enfim, o caminho que o Malka escolheu, pra mim, é o caminho certo... Na faculdade, além de CONHECIMENTO, você fará CONTATOS, e isso é muito importante, viver com pessoas de sua área profissional vai te abrir infinitas portas, e quem sabe uma dessas portas faça com você precise largar a faculdade e seguir um caminho brilhante como músico.!? Eu ainda penso em voltar e terminar a faculdade, mas por caprixo, pois não me faz falta alguma.!! Mas se eu não estivesse lá dentro, eu não teria a oportunidade que eu tive..!!

Enfim...
Boa Sorte Malka, dê notícias....!!!

WALLY
Membro

Mensagens : 806
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Ter Nov 06, 2012 12:44 pm

Que bom que eu pensei errado mesmo, Subgrave. Mas minha resposta ja serviu a perguntas que eu ja ouvi ao longo da vida. Por isso talvez levei sua postagem ao pejorativo.

O fato é esse que o pessoal comentou mesmo, eu não decidi do nada estudar música, é um processo que ja faz uns dois anos, creio eu, que decidi largar a faculdade de Física e o emprego na área (trabalhava no Museu de Ciência e Tecnologia da PUC RS). E eu sei que ja tenho conhecimento para ser músico profissional. O fato é que estou velho demais para aceitar os cachês iniciais e largar meu emprego, e não tenho portfolio ainda para pedir emprego em escolas de música. MAS, se eu estiver cursando a UFRGS, aqui na minha região isto é currículum suficiente para ganhar carteira assinada de professor em turno integral nas escolas daqui. Na região, não há prova mais difícil que a da UFRGS. Quem passa nela vira autoridade no assuto, quem se forma na UFRGS vira Doutor no assunto, e se entrar no mestrado, não fica por aqui, a não ser para dar aula na UFRGS.

Assim que eu me matricular na UFRGS tenho como pedir emprego em escolas de música. Mas, ainda ressalto, que eu resolvi entrar na UFRGS pelo aprendizado, pois outras faculdades também me dariam esse curriculum, ninguém estuda música por aqui, as turmas são pequenas nas faculdades, e a maioria é do Erudito, então um músico popular estudando é o Slogan que qualquer dono de escola quer. "Aulas com professores graduados!"

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por WALLY em Ter Nov 06, 2012 4:45 pm

Legal...!!!!
Vai Fundo Malka...!!
E aí.?
Quando é a próxima prova.?
Ou estamos apenas esperando os resultados.?

WALLY
Membro

Mensagens : 806
Localização : Atlanta-GA

http://tiagobezerra.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Ter Nov 06, 2012 5:00 pm

sexta, tem teoria e percepção. Eles tocam intervalo, escalas, arpejos, acordes, clusters, e algum instrumento pra eu reconhecer o timbre. Depois eles tocam uma melodia e eu preciso acertar entre 5 opções qual foi a partitura tocada. depois eh teoria mesmo (tons vizinhos, série harmonica, escala diatônica, modos liturgicos, entre outras coisas)

Depois de sexta, dia 19 de novembro sai a lista de aprovados e reprovados. DAE se eu for aprovado posso concorrer no vestibular da ufrgs de 2013



né fácil não muléki

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Luanmn em Ter Nov 06, 2012 5:53 pm

Parabéns e boa sorte na próxima etapa! cheers

Luanmn
Membro

Mensagens : 246
Localização : Niterói

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por williamfernandes em Ter Nov 06, 2012 6:14 pm

Eu estou estudando pra fazer a prova da Ordem dos Músicos, acho que pode ser um critério de desempate também, adquire um pouco de respeito dos colegas ao meu ver, mesmo que a ordem não faça nada pelo músico.

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por fma em Qua Nov 07, 2012 11:23 am

^
Cara, dependendo do seu conhecimento, não precisa exatamente estudar pro exame da ordem não... o cara que fez a prova na minha frente tocou um sertanejo tipo Zezé no violão e passou, eu toquei uns 10 segundos de um choro e passei tb rsrs

fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Fernando Zadá em Qua Nov 07, 2012 12:09 pm

Tem a prova prática para músico prático e a teórica com solfejo do Bona para músico teórico ou profissional... sei lá!!! Rssss

Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 10195

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Qua Nov 07, 2012 2:11 pm

pois é, Zadá, a prova "quadro Geral" é mais compelxa, mas o solfejo só precisa ser rezada, e não melódico. Acho mais fácil assim

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Boss2K em Qua Nov 07, 2012 2:21 pm

Vaí lá Malkalino!

Senta o pé e passa nessa bagaça aí! pc

Boss2K
Membro

Mensagens : 7917
Localização : Brasília, DF

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por malka_aff em Seg Nov 12, 2012 12:35 pm

PASSEI!!!!!!!!!!
http://www.vestibular.ufrgs.br/cv2013/resultado_especificas/index.htm
Procurem na Letra N por Nikolas Gomes Ferranddis!!

EU PASSEI GALERA!!!!!!

Muito obrigado a quem torceu por mim e desejou boa sorte!!

Agora vem o vestibular, que é fácil comparado com essa prova, mas eu consegui o que eu queria, que era me testar como músico!!!!

Banda Maluco Incendio Esportes 3 :viva: :viva: :viva: :doidao: :doidao: Legal Legal

malka_aff
Colaborador
Colaborador

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Cayo Castro em Seg Nov 12, 2012 12:47 pm

^ pEGA, FIDIMÃE... \O/

Parabéns, leke. cheers

Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por dibass em Seg Nov 12, 2012 12:49 pm

parabens

dibass
Membro

Mensagens : 1391
Localização : uberlandia- MG

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por joabi em Seg Nov 12, 2012 12:53 pm


Parabéns, Malka! :viva:

É só o começo...


joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 4678
Localização : Campinas - SP

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por leandrosf89 em Seg Nov 12, 2012 1:30 pm

Parabéns cara! cheers

leandrosf89
Membro

Mensagens : 3546
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Vestibular de música - Dicas de ultima hora

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:53 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum