Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

+2
Cayo Castro
Ganea
6 participantes

Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Ganea Qua Nov 07, 2012 10:38 am

Galera,

Gostaria da ajuda de vocês, toco numa banda que só tem 3 integrantes (Baixo, Bateria e Guitarra), um Power Trio, e tocamos um pouco de cada estilo, Mpb, Pop Rock, Axé, Forró, dentre outros...

Minha bronca é quando o guitarrista vai solar, e eu fico sozinho segurando a base... como a gente nem sempre toca com um tecladista pra fazer aquela velha cama, fica um buraco do caramba no som.

Eu trabalho com um baixo 5 cordas Ibanez e um Strinberg CLA 11 5 cordas também; tenho uma pedaleira Zoom B2.

Alguém aqui toca nesse esquema e na hora dos solos coloca um patch que segure melhor a base para o solo sem deixar aquele buraco no som?

Gostaria da ajuda de vocês, quais seriam os melhores efeitos para preencher na hora do solo?

Obrigado!

Ganea
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 07, 2012 11:11 am

Cara, assim dá muito trabalho. Não consigo tocar como se tivesse operando uma niveladora cheia de comandos e botões. Até os pedais, eu to deixando meio de lado nos ao vivos mais simples.

Acho que você deveria investir em estudo. O estudo pode te trazer novas formas de preencher esse vazio. Ouça Power Trio decentes. Veja como o baixista trabalha na horas dos solos. Converse com o guitarrista também. Analise a real necessidade dele solar e se solar, que não só use as regiões agudas do braço.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Ganea Qua Nov 07, 2012 11:34 am

Cayo, o problema não é o estudo, e sim um patch que me ajude a preencher mais o som nesse momento do solo. Mesmo assim valeu a dica, vou pesquisar power Trios.

Ganea
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por allexcosta Qua Nov 07, 2012 12:03 pm

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda BASS

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Boss2K Qua Nov 07, 2012 1:37 pm

<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/KvEpQQmNRvY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/SdfeV1jCnK8" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="640" height="480" src="https://www.youtube.com/embed/VFD_F37Ky2E" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Ganea Qua Nov 07, 2012 2:02 pm

Galera, agradeço a vocês os vídeos e os comentários tentando me ajudar... mas o estilo dos vídeos e os comentários são em relação a power triso de rock, jazz... e a minha banda não toca esse estilo, a gente toca o popular mesmo, forró, axé, brega, vaneirão, dentre outros, e no momento dos solos, fica faltando aquele algo mais que o baixo não consegue cobrir. Gostaria de umas dicas de efeitos que eu poderia utilizar pra fazer esse buraco diminuir.

Mesmo assim, muito massa os vídeos, obrigado mesmo!

Ganea
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por allexcosta Qua Nov 07, 2012 2:32 pm

Ganea escreveu:(...)a minha banda não toca esse estilo, a gente toca o popular mesmo, forró, axé, brega, vaneirão

Na maioria dos lugares o rock é muito mais popular que os estilos citados.

Talvez haja um motivo porque você nunca vê banda de Axé com menos de 6 ou 8 pessoas.

Eu vejo algumas alternativas pra vocês:

- Chama um tecladista pra banda.
- O guitarrista aprende a fazer solo e harmonia ao mesmo tempo.
- Vocês usarem tracks com bases em um Ipod ou algo similar.
- O batera disparar alguns loops pré-programados na hora dos solos.
- Se há outro power-trio de Axé em Recife (o que eu duvido), copiar o que eles fazem.

Não existe um patch de pedaleira que resolva isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Boss2K Qua Nov 07, 2012 2:50 pm

Os vídeos foram pra demonstrar que esses estilos valorizam muito mais os solos, as performances além do tema, e se vê que não ficou tâo vazio, por ser um trio ...

Agora, olha nesse aqui .... Onde está o teclado?

<iframe width="640" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/n_j9uFt7tpQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Com os parabéns ao colega forista Rogério de Castro!


Última edição por Boss2K em Qua Nov 07, 2012 2:56 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção do nome do colega ...)

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 07, 2012 2:53 pm

Forró, Axé, Brega e Vaneirão em power trio? oO

Eu ficaria na minha e construiria umas linhas bacanas casadas com a bateria na hora do solo. É normal esses espaços musicais nos estilos citados. Você pretende colocar o quê? Uma base de teclado? Melhor colocar um tecladista. Entende a lógica?

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Ganea Qua Nov 07, 2012 3:57 pm

Eu Entendo Cayo, a gente trabalha com um tecladista freelance, mas tipo, na hora do solo, eu poderia colocar um efeito que oitavasse o som do baixo, pra preencher, entendeu? Mas aquela parada que vc falou lá no outro comentário, de combinar o timbre mais grave com o guitarrista é uma boa também, pois ele sempre faz os solos muito agudos, e poderia aproveitar mais os médios e graves da guitarra

Ganea
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Ganea Qua Nov 07, 2012 4:05 pm

Boss2k legal o vídeo, mas tem um piano e o teclado fazendo a base na música, pra esses estilos mais quadrados é mais fácil, pois não exige tanta coisa. Aqui em recife, em muitos bares a gente toca com power trio e tocando vários estilos musicais, é comum por aqui... eu queria apenas uma maneira de preencher melhor nos solos, aproveitando o que a minha B2 pode me dar, é isso. Muito boa a banda do vídeo (Set fire to the rain)

Ganea
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Ganea Qua Nov 07, 2012 4:14 pm

allexcosta legal as sugestões... eu entendo suas colocações, mas a gente toca um pouco de cada estilo, não somos um power trio de axé . Tocamos muito Sertanejo, Forrós pé-de-serra, Bregas, Vaneirão, só que, o freelance (tecladista) não nos acompanha em todas as festas, aí, fica um buraco no som, natural que fique, pois os estilos exigem. Queria apenas uma maneira de atenuar isso, pois sei que o que vai resolver mesmo é o teclado.

Alguém utiliza o loop em apresentações ao vivo com uma banda completa?

Já pensei de comprar um pra gravar o som e na hora dos solos continuar na linha, ou colocar acordes pra fechar, mas meu medo é que na hora que eu solte a gravação entre no tempo errado.

Ganea
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Boss2K Qua Nov 07, 2012 4:15 pm

Você já tem baixos de 5 cordas, estuda um pouco mais de harmonia e faz acordes no baixo nessas horas. Com 6 cordas fica até mais fácil. Usa o chorus da B2 também. Dá pra preencher muito bem, usando assim.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por allexcosta Qua Nov 07, 2012 4:24 pm

Ganea escreveu:o freelance (tecladista) não nos acompanha em todas as festas, aí, fica um buraco no som, natural que fique, pois os estilos exigem. Queria apenas uma maneira de atenuar isso, pois sei que o que vai resolver mesmo é o teclado.

Só há um tecladista em Recife?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Ganea Qua Nov 07, 2012 4:26 pm

Allexcosta:Não há apenas um, mas a gente prefere trabalhar com ele, apenas isso.

Obrigado pelos comentários...

Ganea
Membro

Mensagens : 7
Localização : Recife-PE

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por joabi Qua Nov 07, 2012 4:31 pm


Leva o cara pra um estúdio e pede pra ele gravar as bases no click. Quando ele não for pro show, vocês usam a base gravada, com click.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por subgrave Qua Nov 07, 2012 4:53 pm

Observe que provavelmente as versões originais das músicas que vcs tocam possuem muitos outros intrumentos, ao serem tocadas num power trio TEM que haver uma adequação nos arranjos das músicas para não ocorrer o problema, inclusive a partir daí que começam a se destacar os bons músicos.


Última edição por subgrave em Qui Nov 08, 2012 10:28 am, editado 1 vez(es)

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Cayo Castro Qui Nov 08, 2012 9:41 am

Pow, Subgrave disse uma coisa interessante. Fiquei curioso como vocês fazem certas músicas em power trio. Aqui em RB, qualquer GIG de vaneirão, forró, axé que já toquei tem pelo menos cinco músicos.

joabi escreveu:
Leva o cara pra um estúdio e pede pra ele gravar as bases no click. Quando ele não for pro show, vocês usam a base gravada, com click.


Tenho um medo louco disso. Várias coisas podem acontecer e melar tudo. Até porque, ao vivo é aquela bagunça. E se o cara pisar na hora errada? Prefiro um solo com cozinha seca do que fora. Smile

Sem contar que dá muito trabalho. Vocês são muito trabalhosos.... lol!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda Empty Re: Patch para Base em solos de Guitarra; Ajuda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos