Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

+38
GusVCD
heverton souza
Daniel Pimenta
galegonobaixo
williamfernandes
Nelson Bass
flauius
Eduardo Tob
Felipe Brum
GuilhermePastorius
Pedroswaldo
Zubrycky
CaQuinhO
fheliojr
edumerino
flipe
NESCAU
Romano
christianovale
BassBeginer_RJ
Bosclima
Ruds
renatogaragerock
Boss2K
Coutinho
Rico
Edu Fettermann
Rick Charles
Mauricio Luiz Bertola
Polli
Fernando Zadá
CG
Ferium
Christian
Cayo Castro
SHIP ROOM ESTUDIO
Lucas94
allexcosta
42 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qua Nov 14, 2012 11:33 am

Na remota hipótese de algum de vocês ter um tempinho livre, será que alguém pode me ajudar a entender as diferenças entre os estilos básicos do rock?

Me sinto um completo ignorante musical quando o povo fala em "grunge", "alternativo", "indie" ou coisas assim.

Se não for pedir muito, gostaria do seguinte formato:

- Nome do estilo
- Link para vídeo do youtube com exemplo clássico que representa o estilo
- Algum comentário pertinente sobre andamento, tipo de harmonia, etc que caracteriza o estilo.


Obrigado.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Lucas94 Qua Nov 14, 2012 11:39 am

Confesso que também fico perdido quando alguém começa a falar sobre Rock, são muitos estilos diferentes (apesar de eu não ver diferença entre alguns deles Laughing ).

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qua Nov 14, 2012 11:41 am

Caramba gente, vou convidar voces pra passar uma tarde lá no estudio.srsrsr

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Lucas94 Qua Nov 14, 2012 11:44 am

Um exemplo é que eu sempre achei que o Pink Floyd tocava Rock Progressivo, mas a maioria das pessoas que ouve Rock diz que não. ahn

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qua Nov 14, 2012 11:51 am

Lucas94 escreveu:Um exemplo é que eu sempre achei que o Pink Floyd tocava Rock Progressivo, mas a maioria das pessoas que ouve Rock diz que não.

Pois é, o bagulho é confuso.

Uma vez pedi para um amigo meu mostrar o que era Heavy Metal e ele colocou uma baladinha romântica do Scorpions. Não entendi nada...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 14, 2012 11:53 am

Eis as diferenças:

HEAVY METAL: O protagonista chega no castelo numa Harley Davidson, mata o dragão, enche a cara de cerveja com a princesa e depois transa com ela.

METAL MELÓDICO: O protagonista chega no castelo num cavalo alado branco, escapa do dragão, salva a princesa, fogem para longe e fazem amor.

THRASH METAL: O protagonista chega no castelo com duas espadas, duela com o dragão ao som de um solo de guitarra distorcida, salva a princesa e transa com ela.

POWER METAL: O protagonista chega brandindo sua espada e trava uma batalha gloriosa contra o dragão. O dragão sucumbe enquanto ele permanece em pé, banhado pelo sangue de seu inimigo, sinal de seu triunfo. Resgata a princesa. Esgota a paciência dela com auto-elogios e transa com ela.

FOLK METAL: O protagonista chega acompanhado de vários amigos e duendes tocando acordeon, alaúde, viola, gaita de fole e outros instrumentos estranhos. Fazem o dragão dormir depois de tanto dançar, e vão embora, sem a princesa, pois a floresta está cheia de ninfas, elfas e fadas boazudas e liberais.

VIKING METAL: O protagonista chega em um navio viking, mata o dragão com um machado, assa e come. Estupra a princesa, saqueia o castelo e toca fogo em tudo e faz uma oferenda à Odin por tão valoroso inimigo que foi morto em combate.

MEDIEVAL METAL: Chega no castelo e é recebido com um sopro de fogo do dragão, mas sua armadura completa o protege. Esmaga a cabeça do dragão com um martelo de batalha, resgata e se casa com a princesa. Ambos se mudam para o Sacro Império Alemão, onde é vassalo de um importante burguês.

PIRATE METAL: O protagonista chega caindo de bêbado em uma nau pirata, brandindo sua cimitarra e maldizendo os malditos corsários e os bucaneiros traidores das Índias Ocidentais que levaram sua perna boa. Infelizmente seu navio não pode entrar no castelo, então ele fica só navegando no fosso inundado, enquanto enche a cara de rum. Confunde o dragão com o Leviatã, o mata com um arpão, esquece de buscar a princesa e vai buscar mais rum e cortesãs.

METAL INDUSTRIAL: O protagonista chega vestindo roupas de couro preto com arrebites e correntes, usando uma máscara contra gases pesada e gritando coisas incompreensíveis acompanhado de sons de sintetizadores e guitarras terríveis. O dragão e a princesa acham aquilo tão bizarro que ficam com medo de ser contagioso. A princesa monta no dragão e ambos fogem voando, assustados.

DEATH METAL: O protagonista chega, mata o dragão, transa com a princesa, mata a princesa e vai embora.

BLACK METAL: Chega de madrugada, dentro da neblina em cima de um cavalo negro com olhos de fogo. Mata o dragão e empala em frente ao castelo. Sodomiza a princesa, a corta com uma faca de pedra e bebe o seu sangue em um ritual até matá-la. Depois descobre que ela não era mais virgem e a empala junto com o dragão.

GORE: Chega, mata o dragão. Sobe no castelo, transa com a princesa e a mata. Depois transa com ela de novo. Queima o corpo da princesa e transa com ele de novo.

SPLATTER: Chega, corta as patas e o rabo do dragão e o abre ainda vivo com um bisturi . Sodomiza a princesa com as tripas do dragão. Abre buracos nela com o bisturi e estupra cada um dos buracos. Tira os globos oculares da princesa e estupra as órbitas. Joga a princesa da torre, estupra ela toda estourada no chão e finalmente a mata estrangulada. Então faz uma autópsia, tira fotos, e lança um álbum cuja capa é uma das fotos. Estupra os corpos da princesa e do dragão e aí vai embora.

DOOM METAL: Chega no castelo, olha o tamanho do dragão, fica deprimido e se mata. O dragão come o cadáver do protagonista e depois come a princesa.

WHITE METAL: Chega no castelo, exorciza o dragão, converte a princesa e usa o castelo para sediar mais uma 'Igreja Universal do Reino de Deus'.

NEW METAL: Chega no castelo se achando o bonzão e dizendo o quanto é bom de briga. Quer provar para todos que também é f*** e é capaz de salvar a princesa. Acha que é capaz de vencer o dragão; perde feio e leva o maior cacete. O protagonista New Metal toma um prozak e vai gravar um disco 'The Best Of'.

GRUNGE: Chega drogado, escapa do dragão e encontra a princesa. Conta para ela sobre a sua infância triste. A princesa dá um soco na cara dele e vai procurar o protagonista Heavy Metal. O protagonista grunge sofre uma overdose de heroína.

HARDCORE: Chega de skate, organiza um protesto em frente ao castelo contra a ditadura dos dragões. Sobe na torre, transa com a princesa e grava um álbum com 25 faixas de 2 minutos cada descendo o pau no governo. Depois, pula lá de cima na platéia e começa um mosh.

ROCK N'ROLL CLÁSSICO: Chega de moto fumando um baseado e oferece para o dragão, que logo fica seu amigo. Depois acampa com a princesa numa parte mais afastada do jardim e depois de muito sexo, drogas e rock n roll, tem uma overdose de LSD e morre sufocado no próprio vômito.

PUNK ROCK: Cospe no dragão, o enche de porrada com um soco inglês e dá um bicudo nele com seu coturno. Pixa o muro do castelo com um 'A' de anarquia. Faz um moicano na princesa e depois abre uma barraquinha de fanzines no saguão do castelo.

EMOCORE: Chega ao castelo e conta ao dragão o quanto gosta da princesa. O dragão fica com pena e o deixa passar. Após entrar no castelo ele descobre que a princesa fugiu com o protagonista Heavy Metal. Escreve uma música de letra emotiva contando como foi abandonado pela sua amada e como o mundo é injusto. Abre os pulsos com uma navalha e faz um blog na internet falando sobre sua vida ruim.

PROGRESSIVO: Chega, toca um solo virtuoso de guitarra de 26 minutos. O dragão se mata de tanto tédio. Chega até a princesa e toca outro solo que explora todas as técnicas de atonalismo em compassos ternários compostos aprendidos no último ano de conservatório. A princesa foge e vai procurar o protagonista Heavy Metal.

HARD ROCK: Chega em um conversível vermelho, com duas gêmeas loiras peitudas lésbicas e tomando Jack Daniel's. Chama o dragão e a princesa para uma orgia com as loiras regada à muita tequila e uísque em algum cassino.

INDIE ROCK: Entra pelos fundos do castelo. O dragão fica com pena de bater em um nerd franzino de óculos e deixa-o passar. A princesa não agüenta o ouvir falando de moda e cinema, e foge com o protagonista Heavy Metal.

GLAM ROCK: Chega no castelo. O dragão rí tanto quando o vê que o deixa passar. Ele entra no castelo, rouba o hair dresser e o batom da princesa. Depois a convence a pintar o castelo de rosa e a fazer luzes nos cabelos.

NEW WAVE: Mata o dragão e distribui sua carne para todas as famílias famintas da África.

HAPPY ROCK: Faz igual o protagonista Glam Rock, porém pede para a princesa enrabá-lo com uma consolo com as cores do arco-íris. Depois, vai na reunião de todos os protagonistas pra encher o saco com sua alegria forçada, falando de coisas coloridas e fofas, como coelhinhos rosas, borboletas e arco-íris. Todos os outros protagonistas, a princesa, o dragão e o castelo o cobrem de porrada.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Christian Qua Nov 14, 2012 11:54 am

eu sei um pouco dos clássicos, mas hoje me dia é tanta coisa que agente nem sabe,
até a o inicio da década de 90 da pra distinguir um pouco depois disso tudo que rolou, porque na minha opinião apos década de 90 o rock não teve coisa boa.
dentre as vertentes que eu lembro são: Rock And Roll, Rock Alternativo, Rock Progressivo, Rock Blues, Rock Jazz, Punk Rock, Surf Music, Skiffle, Hard Rock, Psycobilly, Rock A Billy, Hard Rock , Heavy Metal, Heavy Melódico, Thrash Metal, Death Metal, Black Metal, , Folk Rock, Hard Core, Speed Metal, Grind Core, Rock Eletrônico, Viking Metal,, Rock Gospel, Rock Pop, Rock Romantic, Rock Country, entre outros e outros......
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3772
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Lucas94 Qua Nov 14, 2012 11:58 am

Fiquei mais confuso ainda. Tonto

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ferium Qua Nov 14, 2012 12:05 pm

Já vi gente enlouquecer tentando entender as subdivisões do Rock.

Aliás, já vi gente dizendo que Rock é uma coisa, Metal é outra, Punk é outra etc.

Ou seja, Rock seria aquilo que o Elvis tocou num dado momento da carreira, ao passo que o Heavy Metal seria algo totalmente diferente, basicamente um "novo estilo".

Enfim, não vale a pena tentar entender. Pra mim é besteira. Uma banda faz um som um pouco diferente e já chamam de "new heavy hard fucking emo rock", ou qualquer coisa no estilo. Fala-se muito de estilo, toca-se muito pouco.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qua Nov 14, 2012 12:05 pm

Caramba, acho que abri uma latinha dessas:

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  LT-can-of-worms-art-420x0

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 14, 2012 12:10 pm

O mais legal é que nem os roqueiros sabem explicar. Eu coloquei aquele texto em tom de brncadeira mas tem algo que acredito que está ali. A maior diferença está no estilo/imagem/ideologia da banda.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Lucas94 Qua Nov 14, 2012 12:15 pm

Acho que uma explicação no formato que o Allex explicou no primeiro post seria mais clara. Rolling Eyes

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Qua Nov 14, 2012 12:16 pm

Primeira parte:

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  18071_268260708040_250414408040_3468348_128681_n

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Fernando Zadá Qua Nov 14, 2012 12:19 pm

Rachei de rir com o texto!!!!!
faltou colocar link de cada um Cayo!!! Rsss
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Polli Qua Nov 14, 2012 12:28 pm

Fernando Zadá escreveu:Rachei de rir com o texto!!!!!
faltou colocar link de cada um Cayo!!! Rsss

2

Estava precisando rir um pouco.

Razz Razz Razz
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Nov 14, 2012 12:29 pm

Estilos de rock é coisa de jornalista e/ou crítico musical.....
Esse texto do Cayo é já bem antigo.....
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 14, 2012 12:53 pm

Cara, pra mim (apesar de ser jovem sou um conservador do rock), existem apenas 6 tipos de rock.
1 - Classic Rock, aquele que é vindo do blues, representando por Elvis, Chuck Berry, Ritchie Valens.

2- Hard Rock, também com bastante influencia do blues, mas já com guitarras distorcidas, AC/DC, Guns N Roses

3- Punk Rock, todo mundo tocando rápido, forte, fazendo barulho, Ramones, Sex Pistols

4 - Progressivo - Músicas longas, com solos virtuosos intermináveis, Pink Floyd, Rush

5- Pop Rock - Músicas lentas falando geralmente de amor, Legião, Beatles.

6- Metal, músicas executadas com velocidade, com nível de dificuldade alto, falando geralmente de guerra, Iron Maiden, Metallica.


Os que não se encaixam em pelo menos um desses, são apenas modinha.


Última edição por Rick Charles em Qua Nov 14, 2012 1:09 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Coloquei os Vídeos)
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ferium Qua Nov 14, 2012 12:55 pm

^ Taê! Eu curti essa subdivisão up
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 14, 2012 12:55 pm

Lucas94 escreveu:Acho que uma explicação no formato que o Allex explicou no primeiro post seria mais clara. Rolling Eyes

2

Vamos fazer as explicações naquele estilo que o allex propôs, gente. Fica mais arrumadinho e menos cansativo de ler. Sem contar que impede de ler a mesma coisa trocentas vezes...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Edu Fettermann Qua Nov 14, 2012 1:01 pm

Hoje à noite eu faço uma lista bem básica e amanhã posto aqui. Espero que pelo menos ajude a entender alguma coisa.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Qua Nov 14, 2012 1:11 pm

O Rock não é aquele estilo de música proveniente da música negra norte americana, que ganhou fama nos anos 50 e acabou no meio dos anos 70????
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Coutinho Qua Nov 14, 2012 1:20 pm

Essa discussão de dividir o Rock por sub gêneros e mais uma infinidade de sub-subgêneros é algo completamente inútil, vale mais fazer um estudo cronológico da evolução (lembrando que evolução pode ser pra pior) do estilo, cada época teve seu "modo de tocar" rock se é Rock X, Y ou Z tanto faz...
Por exemplo, não vejo tanta gente discutindo as vertentes do Jazz, sendo que as diferenças entre os supostos estilos são muito mais gritantes do que de um Punk Rock pro Metal. Na cabeça da maioria Jazz é Jazz, Samba é Samba, Sertanejo é Sertanejo, enfim, Rock é Rock.

Agora, se quiserem eu posso falar das subdivisões do progressivo, mas acho que todo mundo ia dormir na introdução, então deixa pra lá... hahaha
Coutinho
Coutinho
Membro

Mensagens : 95
Localização : Santa Bárbara do Oeste

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Qua Nov 14, 2012 1:26 pm

Coutinho escreveu:Essa discussão de dividir o Rock por sub gêneros e mais uma infinidade de sub-subgêneros é algo completamente inútil, vale mais fazer um estudo cronológico da evolução (lembrando que evolução pode ser pra pior) do estilo, cada época teve seu "modo de tocar" rock se é Rock X, Y ou Z tanto faz...
Por exemplo, não vejo tanta gente discutindo as vertentes do Jazz, sendo que as diferenças entre os supostos estilos são muito mais gritantes do que de um Punk Rock pro Metal. Na cabeça da maioria Jazz é Jazz, Samba é Samba, Sertanejo é Sertanejo, enfim, Rock é Rock.

Agora, se quiserem eu posso falar das subdivisões do progressivo, mas acho que todo mundo ia dormir na introdução, então deixa pra lá... hahaha

Não concordo... Chama um sambista de pagodeiro, ou diz prum fã de jazz que jazz e fusion são a mesma coisa... Eu por exemplo, acho que o Jetro Tull é rock, mas ao mesmo tempo, acho que o RHCP não é... Fazer o quê?

Só são a mesma coisa para quem vê de fora. Aí sim, rock é rock, samba é samba e jazz é jazz, mas no caso deste tópico, pede-se realmente a explicação das subdivisões do negócio...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Boss2K Qua Nov 14, 2012 1:35 pm

Que tal?

Anos 20/30 – Blues: A origem
Anos 40/50 – Do Rockabilly a Surf Music: Uma revolução na música
Anos 50/60 – Rock and Roll: A invasão britânica
Anos 60 – Jams e Psicodelismo: A perda da inocência e o movimento Hippie
Anos 60/70 – Rock Progressivo: Descobertas, experimentalismo e excessos
Anos 60/70 – Hard’n’Heavy: A nova e definitiva cara do Rock
Anos 70 – Art e Glam Rock: Performáticos e andróginos
Anos 70 – Punk Rock: Da contestação ao pop
Anos 80 – Metal: (re)Nasce uma cultura
Anos 80 – Hard Rock: A década do exagero
Anos 90 – Rock alternativo: A diversidade ao extremo
Século 21 – Rock Revival – A vitalidade do ideal do Rock

Shocked

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Coutinho Qua Nov 14, 2012 1:47 pm

Mas o que eu quis dizer é isso, pra quem não ta no meio tanto faz se um jazz é Fusion ou não, mas qualquer um que escutar um Weather Report, um Mahavishnu Orchestra ou um Coltrane vai entender a diferença entre eles, isso faz alguma dessas bandas serem menos jazz que a outra? E será que compensa dizer "Ah esse é Jazz Clássico, esse já é Fusion esse outro Jazz Rock..."?
E adianta aplicar esses títulos ao Rock? Porque afinal de contas, o que é Rock? O que é Jazz? O que é Samba? Explicar essas diferenças entre os "macro" estilos pra mim já ta ótimo, o que vem de ramificações dentro deles só serve pra enfeitar o bolo...

Mas ok, eu entendi a finalidade do tópico, só queria colocar minha opinião mesmo.
Coutinho
Coutinho
Membro

Mensagens : 95
Localização : Santa Bárbara do Oeste

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 14, 2012 1:54 pm

Rico escreveu:
Não concordo... Chama um sambista de pagodeiro, ou diz prum fã de jazz que jazz e fusion são a mesma coisa... Eu por exemplo, acho que o Jetro Tull é rock, mas ao mesmo tempo, acho que o RHCP não é... Fazer o quê?

Só são a mesma coisa para quem vê de fora. Aí sim, rock é rock, samba é samba e jazz é jazz, mas no caso deste tópico, pede-se realmente a explicação das subdivisões do negócio...

^ Não, não. Continuo batendo na tecla que essa divisão so existe por cusa do público roqueiro. Chamar um pagodeiro de sambista ou o inverso não constitui ofensa. Porque causaria? É só um estilo musical. E ainda há quem defenda que o pagode ( como nós conhecemos, ainda é samba ). Sei disso porque toquei em bandas de pagodes, em rodas de samba e aprecio muito o gênero.
Enfatizo mais uma vez. Rock é um conceito e não apenas um estilo musical. É cercado de picuinhas, lendas, idelogias baratas ou não. Tem toda aquela pompa, aquela pretensão. Um roqueiro velho que goste de coisas da época dele nunca vai assumir que gosta do mesmo estilo de alguém mais novo. Daí se cria novas sub-divisões que não tem nada a ver e por gente que não entende de música o bastante pra isso. Dá no que dá.

Porque RHCP não é rock?

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 14, 2012 1:57 pm

RHCP é uma mistura de vários estilos, pop, soul, hip hop, e rock nessa mistura é o que menos influenciou IMHO
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Boss2K Qua Nov 14, 2012 2:07 pm

Cayo Castro escreveu:Enfatizo mais uma vez. Rock é um conceito e não apenas um estilo musical.
Eu acho que rock é atitude ... What a Face

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Qua Nov 14, 2012 2:14 pm

Cayo Castro escreveu:
Rico escreveu:
Não concordo... Chama um sambista de pagodeiro, ou diz prum fã de jazz que jazz e fusion são a mesma coisa... Eu por exemplo, acho que o Jetro Tull é rock, mas ao mesmo tempo, acho que o RHCP não é... Fazer o quê?

Só são a mesma coisa para quem vê de fora. Aí sim, rock é rock, samba é samba e jazz é jazz, mas no caso deste tópico, pede-se realmente a explicação das subdivisões do negócio...

^ Não, não. Continuo batendo na tecla que essa divisão so existe por cusa do público roqueiro. Chamar um pagodeiro de sambista ou o inverso não constitui ofensa. Porque causaria? É só um estilo musical. E ainda há quem defenda que o pagode ( como nós conhecemos, ainda é samba ). Sei disso porque toquei em bandas de pagodes, em rodas de samba e aprecio muito o gênero.
Enfatizo mais uma vez. Rock é um conceito e não apenas um estilo musical. É cercado de picuinhas, lendas, idelogias baratas ou não. Tem toda aquela pompa, aquela pretensão. Um roqueiro velho que goste de coisas da época dele nunca vai assumir que gosta do mesmo estilo de alguém mais novo. Daí se cria novas sub-divisões que não tem nada a ver e por gente que não entende de música o bastante pra isso. Dá no que dá.

Porque RHCP não é rock?

Não mesmo. Essa subdivisão existe porque alguns, como eu são puristas. Na boa, sou purista mas não me considero preconceituoso, embora as vezes brinque com isso. Frequentei o berço do samba (por acaso, mas frequentei) em Oswaldo Cruz tempo suficiente para saber que pagode é uma coisa e samba, outra. Há alguns bons anos, o Jamelão proibiu em seu quintal os ensaios da banda de pagode do neto, pois a molecada cantava umas coisas sem sentido, e usava guitarras... Isso deu no jornal da época. Isso é purismo. O cara conheceu aquilo de um jeito, e se for diferente, para ele não é a mesma coisa, embora eu tenha que aceitar que é muito parecido... Entende? rsrsrsrs
E é por isso que para mim RHCP não é rock.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Boss2K Qua Nov 14, 2012 2:19 pm

allexcosta escreveu:Caramba, acho que abri uma latinha dessas:
Huummm ... talvez .... aqui:

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Foto

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qua Nov 14, 2012 2:38 pm

Caramba, que celeuma...

Abri esse tópico porque já aconteceu de alguém me chamar pra tocar e perguntar se toco "southern rock" e eu respondi que sim, mas na minha cabeça eu ficava "que diabos é southern rock"?

Mesmo aconteceu com alternative rock e tinha uma banda que se intitulava indie rock que me disse que se eu não usasse um PBass e um Ampeg SVT eu não servia. Esses eu nem respondi...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 14, 2012 2:49 pm

Southern Rock é o Hard Rock feito no Sul dos USA, bandas que representam bem o estilo, é o ZZ Top e o Lynyrd Skynyrd
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Qua Nov 14, 2012 2:50 pm

allexcosta escreveu:Caramba, que celeuma...

Abri esse tópico porque já aconteceu de alguém me chamar pra tocar e perguntar se toco "southern rock" e eu respondi que sim, mas na minha cabeça eu ficava "que diabos é southern rock"?

Mesmo aconteceu com alternative rock e tinha uma banda que se intitulava indie rock que me disse que se eu não usasse um PBass e um Ampeg SVT eu não servia. Esses eu nem respondi...

Isso acontece mesmo... É a estória do baixista que não serve se não usar 5 cordas, ou quando eu comecei a tocar, em que um ex professor teve que usar gorrinho prá tocar em banda de noite... Aliás, esse ex professor passou por cada uma... Certa vez, foi tocar num outro grupo da noite, e além do gorrinho, teve que começar a falar com falso sotaque (é sério), prá imitar jamaicano de São João de Meriti...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por renatogaragerock Qua Nov 14, 2012 2:58 pm

Legal! Vou tentar fazer um guia bem no capricho.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ruds Qua Nov 14, 2012 2:58 pm

Rick Charles escreveu:RHCP é uma mistura de vários estilos, pop, soul, hip hop, e rock nessa mistura é o que menos influenciou IMHO

Faltou funk. Nas antigas do RHCP rolava até cover do Stevie Wonder.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 14, 2012 3:11 pm

Rick Charles escreveu:RHCP é uma mistura de vários estilos, pop, soul, hip hop, e rock nessa mistura é o que menos influenciou IMHO

Se misturas e influências descaracterizam o rock nas bandas, não existe mais rock...

Boss2K escreveu:
Cayo Castro escreveu:Enfatizo mais uma vez. Rock é um conceito e não apenas um estilo musical.
Eu acho que rock é atitude ... What a Face

Rock é emoção... rock

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 14, 2012 3:15 pm

Cayo Castro escreveu:
Rick Charles escreveu:RHCP é uma mistura de vários estilos, pop, soul, hip hop, e rock nessa mistura é o que menos influenciou IMHO

Se misturas e influências descaracterizam o rock nas bandas, não existe mais rock...

Exato, o rock está acabando, já que a maioria das novas bandas, não são bandas de rock. Exceto algumas bandas nórdicas, desconheço novas bandas que se dediquem a fazer o bom e velho rock n roll, já que hoje em dia, parece que o mercado prefere um batidão.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Bosclima Qua Nov 14, 2012 3:36 pm

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Lousarock


____________________________
Exit... Stage Left. #086 Condor, #123 SX.
Bosclima
Bosclima
Membro

Mensagens : 131
Localização : São Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qua Nov 14, 2012 4:17 pm

Rico escreveu:Frequentei o berço do samba (por acaso, mas frequentei)

Você morava na Bahia no Século 19?

Rico escreveu:Há alguns bons anos, o Jamelão proibiu em seu quintal os ensaios da banda de pagode do neto, pois a molecada cantava umas coisas sem sentido, e usava guitarras... Isso deu no jornal da época. Isso é purismo.

Como pode ser purismo se o samba que o Jamelão conhece e pratica já é uma modificação? Purismo é uma grande bobagem. O único estilo de música original era a batucada que Adão fazia pra Eva ou o som que os ETs ensinaram aos primeiros humanos clonados ou o bater de ossos que o homem das cavernas fazia, conforme for sua crença...

A propósito: o samba que o É o Tchan toca é muito mais próximo do original do Século 19 do que o samba do Jamelão.

TODO estilo musical foi a modificação ou fusão de outros estilos musicais.

renatogaragerock escreveu:Legal! Vou tentar fazer um guia bem no capricho.

Obrigado Renato, se achar por bem postar na sua coluna fique à vontade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por BassBeginer_RJ Qua Nov 14, 2012 4:24 pm

Rock vem da alma... Quando você ouve uma música e aquilo mexe com você de alguma forma... um Riff, uma distorção, slap, 4 notas palhetadas... um mega solo de batera... um vocal gritado ou nada disso, muito pelo contrário (sic) ...

Isso sim é Rock.. Desde muleque tem esse comparação e até brigas por causa do estilo de rock. Exemplo disso é a galera que curte OI (rock nazista) x Punk... é porrada na certa... Punk x Emo idem.... de nada adianta brigar, se matar ou blá blá blá...

O que importa é ouvir aquele som, curtir o show e tocar um bom Rock and Roll... independente dos estilos...

Entre todos os estilos que vocês falaram faltaram alguns.. Light Rock... JRocK.. KRock.. Power Metal... enfim... são sub-generos que não acabam mais...

Então fica a dia LET'S ROCK BABYS!! COME ON!!! rock
BassBeginer_RJ
BassBeginer_RJ
Membro

Mensagens : 63
Localização : Bangu City - Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Lucas94 Qua Nov 14, 2012 4:26 pm

Realmente se o Renato postasse em outro tópico ficaria mais organizado.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por christianovale Qua Nov 14, 2012 4:27 pm

"Funciona assim: Pegue qualquer melodia seja elaqual for, Beethoven ou musica Havaiana, toque na guitarra, adicione baixo e bateria e as pessoas chamarão de rock´n roll."

Frank Zappa - entrevista no documentário do album Apostrophe.
christianovale
christianovale
Membro

Mensagens : 60
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qua Nov 14, 2012 4:29 pm

Rick Charles escreveu:Southern Rock é o Hard Rock feito no Sul dos USA, bandas que representam bem o estilo, é o ZZ Top e o Lynyrd Skynyrd

Tirando a geografia, musicalmente qual a diferença? O que faria uma pessoa me perguntar se eu toco Southern Rock ao invés de perguntar se toco Rock?

Não ouvi nada de diferente no vídeo postado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Qua Nov 14, 2012 4:33 pm

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Frequentei o berço do samba (por acaso, mas frequentei)

Você morava na Bahia no Século 19?

Perdão, quis me referir de uma forma não muito clara, a Portela, no RJ.

allexcosta escreveu:
Rico escreveu:Há alguns bons anos, o Jamelão proibiu em seu quintal os ensaios da banda de pagode do neto, pois a molecada cantava umas coisas sem sentido, e usava guitarras... Isso deu no jornal da época. Isso é purismo.

Como pode ser purismo se o samba que o Jamelão conhece e pratica já é uma modificação? Purismo é uma grande bobagem. O único estilo de música original era a batucada que Adão fazia pra Eva ou o som que os ETs ensinaram aos primeiros humanos clonados ou o bater de ossos que o homem das cavernas fazia, conforme for sua crença...

TODO estilo musical foi a modificação ou fusão de outros estilos musicais.

Sem dúvida, todavia, o estilo que o Jamelão aprendeu, por sí só já era muito diferente do praticado pelo neto. Outra época, outras informações... Não tem explicação para isso. É aquilo que o cara gosta, e é um sacrilégio para ele, se você mistura ingredientes que não fazem parte da receita. É como a comida da mamãe, que ninguém faz igual.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 14, 2012 4:34 pm

allexcosta escreveu:
Rick Charles escreveu:Southern Rock é o Hard Rock feito no Sul dos USA, bandas que representam bem o estilo, é o ZZ Top e o Lynyrd Skynyrd

Tirando a geografia, musicalmente qual a diferença? O que faria uma pessoa me perguntar se eu toco Southern Rock ao invés de perguntar se toco Rock?

Não ouvi nada de diferente no vídeo postado.

Musicalmente falando, a diferença é mínima, o Southern Rock, é mais light que o Hard Rock, e a influencia do blues é um pouco mais nítida.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por SHIP ROOM ESTUDIO Qua Nov 14, 2012 4:36 pm

Rick Charles escreveu:
allexcosta escreveu:
Rick Charles escreveu:Southern Rock é o Hard Rock feito no Sul dos USA, bandas que representam bem o estilo, é o ZZ Top e o Lynyrd Skynyrd

Tirando a geografia, musicalmente qual a diferença? O que faria uma pessoa me perguntar se eu toco Southern Rock ao invés de perguntar se toco Rock?

Não ouvi nada de diferente no vídeo postado.

Musicalmente falando, a diferença é mínima, o Southern Rock, é mais light que o Hard Rock, e a influencia do blues é um pouco mais nítida.

E as letras eventualmente aludem mais a situações do sul do USA

____________________________
Site:http://shiproomestudio.wordpress.com/ - Face:https://www.facebook.com/shiproomestudio

SHIP ROOM ESTUDIO
FCBR-Parceiro
FCBR-Parceiro

Mensagens : 2187
Localização : .

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rick Charles Qua Nov 14, 2012 4:40 pm

SHIP ROOM ESTUDIO escreveu:E as letras eventualmente aludem mais a situações do sul do USA

Exato ship :curti:


ZZ Top, La Grange


Sweet Home Alabama - Lynyrd Skynyrd, vídeo de antes do acidente de avião que matou 4 integrantes da banda (morreram o vocalista, guitarrista solo, e a back morena, morreu também um produtor)
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qua Nov 14, 2012 4:41 pm

É... O quadro do Bosclima parece que ajuda a visualizar.

Achei uma versão de melhor visualização:

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  School%20of%20rock%20history%20of%20rock%20blackboard.1

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Romano Qua Nov 14, 2012 5:28 pm

Será que ninguém consegue responder ?

Allex,pra mim tudo é rock. MAs vem o rótulo e acaba com tudo. Como vc mesmo diz sobre ritmos latina que,uma pequena mudança, a dança diferente, já muda o nome. O rock é a mesma coisa,creio que inventada por nós mesmo.Acho que pela mania de querer dizer "sou diferente de você".

Grunge.
Seatle ,década de 90.
Mudhoney,Alice in Chains,Pearl Jam,Soundgarden,Silverchair,Nirvana,Stone Temple Pilots.

Discos clássicos: Nevermind(Nirvana),Ten(Pearl Jam),Frogstomp(Silverchair)

A maior caracteristica,na minha opinião,é a forma de cantar. Aquela coisa de cantar sem abrir a boca? Ouça em confira...
Estéticamente(o que pode diferenciar o estilo) são as famosas "blusas de flanela" xadrez. O cabelo grande continuava também.
Acho que eles trouxeram um pouco da "baladinha no violão "também.

Essa maneira influenciou muitas bandas na década seguinte.O Creed é um exemplo.

Se puder assista o documentário sobre o grunge chamado HYPE!









Romano
Romano
Membro

Mensagens : 634
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por NESCAU Qua Nov 14, 2012 6:01 pm

As espécies de rock são iguais ao universo: Infinitas.

Lembro do lançamento dos Raimundos, os caras diziam que o estilo deles era o Forró Core.

Vai entender...

Prefiro dizer assim: É tudo rock e ponto.
NESCAU
NESCAU
Membro

Mensagens : 2411
Localização : Criciúma, SC, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos