Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

+38
GusVCD
heverton souza
Daniel Pimenta
galegonobaixo
williamfernandes
Nelson Bass
flauius
Eduardo Tob
Felipe Brum
GuilhermePastorius
Pedroswaldo
Zubrycky
CaQuinhO
fheliojr
edumerino
flipe
NESCAU
Romano
christianovale
BassBeginer_RJ
Bosclima
Ruds
renatogaragerock
Boss2K
Coutinho
Rico
Edu Fettermann
Rick Charles
Mauricio Luiz Bertola
Polli
Fernando Zadá
CG
Ferium
Christian
Cayo Castro
SHIP ROOM ESTUDIO
Lucas94
allexcosta
42 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qua Nov 14, 2012 6:04 pm

Rico escreveu:
Sem dúvida, todavia, o estilo que o Jamelão aprendeu, por sí só já era muito diferente do praticado pelo neto. Outra época, outras informações... Não tem explicação para isso. É aquilo que o cara gosta, e é um sacrilégio para ele, se você mistura ingredientes que não fazem parte da receita. É como a comida da mamãe, que ninguém faz igual.

Pois é, amigo. Agora você me deu razão. É coisa de fã. Não existe nada concreto nisso. Argumentar algo com essa frase aí que você usou é fácil demais, né?!


E esse esquema que postaram aí tá faltando bastante coisa, hein?! Se você der uma rápida procurada no wikipédia vai achar pelo menos 5 vezes mais de estilos.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ferium Qua Nov 14, 2012 6:19 pm

^ Outra fonte pouco confiável nesse ponto: Wikipédia! Criam praticamente um estilo novo por semana Shocked
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por renatogaragerock Qua Nov 14, 2012 6:50 pm

Fica como minha lição de casa para a Revista Contrabaixo BR.

Lucas94 escreveu:Realmente se o Renato postasse em outro tópico ficaria mais organizado.

____________________________
Clube Epiphone #002 - Clube Giannini #009 - Clube Tagima #005 - Squier Club #015 - Condor Club #028 - Clube dos Valvulados #020 - Clube do Precision Bass #013 - Clube do Contrabaixo Semi-acústico #004 - Clube do Apego #007 - Clube do Punk #002 - Clube Short Scale #004
renatogaragerock
renatogaragerock
Membro

Mensagens : 1141
Localização : Manaus-AM

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Qua Nov 14, 2012 7:58 pm

[quote="Cayo Castro"]
Rico escreveu:
Sem dúvida, todavia, o estilo que o Jamelão aprendeu, por sí só já era muito diferente do praticado pelo neto. Outra época, outras informações... Não tem explicação para isso. É aquilo que o cara gosta, e é um sacrilégio para ele, se você mistura ingredientes que não fazem parte da receita. É como a comida da mamãe, que ninguém faz igual.

Pois é, amigo. Agora você me deu razão. É coisa de fã. Não existe nada concreto nisso. Argumentar algo com essa frase aí que você usou é fácil demais, né?!

Justamente! É o gosto que determina, mas as coisas definitivamente não são iguais. Mulher é tudo igual? Feijoada é tudo igual? Carro é tudo igual? Por isso que para muita gente, uma carro é mais carro que outro, ainda que não fundo tenham conceitos muito parecidos. Só é igual se você não esquenta muito pra coisa... Prá mim, pagode é tudo igual, sertanejo é tudo igual, mas MPB, por exemplo não é tudo igual. É um tipo de som que eu gosto, e, portanto, vejo diferenças gritantes entre o Milton e a Maria Gadú...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por flipe Qua Nov 14, 2012 8:16 pm

allexcosta escreveu:É... O quadro do Bosclima parece que ajuda a visualizar.

Achei uma versão de melhor visualização:

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 School%20of%20rock%20history%20of%20rock%20blackboard.1
Esse quadro comete um simples pecado, dá ao "branco" a criação do Rockabilly, é um tanto complicado, já que a história do rock está diretamente ligada à história da segregação no EUA, por isso, muitos nomes são suprimidos na história da coisa, o nome que os inventores do rock and roll (rockabilly) davam ao estilo é "bluesrock", porém bluesrock era mau visto por ser "coisa de negro", Elvis Presley teve problemas com isso no início de sua carreira, por tocar um estilo de música muito "bluesrock', a questão, só para mostrar, é que Carl Perkins gravou "Blues Suede Shoes", considerado por muito o primeiro rockabilly em 1955, porém, Arthur Crudup gravou "That's All Right" em 1946 (ou o quê dizer sobre Robert Johnson no anos 30 já fazendo algo tipo rock and roll?), música regravada por Elvis em sua primeira gravação profissional, que já é rockabilly, ou quem sabe Rollin' and Tumblin' em 1950, é complicado discutir em fórum já que a história é antiga, cheia de curvas e possui muitas mentiras e supressão, boa parte dela feita por causa da já citada segregação. O fato é que o gênero rock and roll, é uma música de "roceiro", feito por "roceiros", com a fusão de gêneros "roceiros" para "roceiros", um exemplo disso é Muddy Waters (O chefe de Chicago), se você quiser escutar Led Zeppelin (e também Jimi Hendrix) sem ouvir Led Zeppelin, por exemplo, ouça "Eletric Mud" (não deixe de ouvir também "After the Rain") (conhece "Tom Cat"?), verás que 90% das "inovações" e "criações" do rock and roll, já estavam nesse álbum.

Dois outros pontos nessa imagem são, o Rap, apesar de ter como base o uso de amostras do Funk (por vezes blues e jazz e hoje em dia quase tudo), ele está mais ligado ao Dub (pai de todas os estilo de música eletrônica pós anos 50), a questão que os jamaicanos levaram o dub para os EUA, mas lá não se ouvia Reggae, a base do dub, e sim Funk, então, indo e voltando, nasceu o rap, e hip hop não é estilo musical, e sim a cultura em si, na qual o rap está envolvido.

Mas respondendo ao tópico, a maioria dos subgêneros do rock and roll são meras mudanças no teor poético, tema das "letras", diferenças mesmo são poucas, e são bluesrock, o pop, que é mais caracterizado por ser um estilo comercial do que gênero musical na minha opinião, metal e hardrock são muito semelhantes, mas se pode separar, punk/hardcore, coisas como grunge e indie, por exemplo, são invenções não inventadas para alguém dizer que inventou algo que já havia sido inventado.

____________________________
Estas en la diabla metiejo kien mi ŝatas labori.
flipe
flipe
Membro

Mensagens : 66
Localização : Belo Horizonte/VN - MG - Brasil

http://flipe.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por edumerino Qui Nov 15, 2012 4:42 pm

Bom, realmente é confuso pra se explicar e mais ainda pra se entender. Mas isso se deve ao simples fato do "Rock" ser o estilo musical mais difundido pelo mundo... São trilhões de bandas e mais alguns milhares de tendências... coisas que muitas vezes se contrapõem e ainda assim podem ser chamadas de "rock". Aí que tá a beleza da coisa, ao meu ver..

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Qui Nov 15, 2012 4:59 pm

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Tabela

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qui Nov 15, 2012 5:06 pm

Já entendi...

A verdade é que ninguém sabe.
Pelo menos não estou sozinho.

edumerino escreveu:Bom, realmente é confuso pra se explicar e mais ainda pra se entender. Mas isso se deve ao simples fato do "Rock" ser o estilo musical mais difundido pelo mundo...

Não tenho dados estatísticos, mas duvido muito que o Rock seja o estilo musical mais popular do mundo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por fheliojr Qui Nov 15, 2012 5:20 pm

^popular, nao, mas mais difundido, talvez, perdendo, apenas, p/ o pop.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qui Nov 15, 2012 5:28 pm

^ Então seria o segundo mais difundido?

É talvez...

Se bem que não sei bem quem ouve ou conhece Rock nas Arábias, China, Índia e região.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Qui Nov 15, 2012 5:41 pm

http://www.rockinchina.com/

Banda de Vedic Metal (Sei lá o Que é isso) indiano:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/yHDFFH4lY9s" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Mais rock indiano:

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/VQ4aFwbrSN0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qui Nov 15, 2012 5:58 pm

Continuo batendo na tecla que, talvez existam pouquíssimas vertentes existam. Mas 96% são em relação a imagem e "postura" da banda. E até agora, nunca vi um comentário decente que me fizesse pensar o contrário.


Última edição por Cayo Castro em Qui Nov 15, 2012 6:02 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qui Nov 15, 2012 6:00 pm

Por isso não... No Japão existem vários grupos de samba...

A questão é: é difundido e popular?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CaQuinhO Qui Nov 15, 2012 6:18 pm

Tornaram o rock um negócio confuso e difuso de graça. Rock é muito simples, e surgiu de uma raiz comum.

Vou dar um exemplo que conheço relativamente bem:

- ROCK PROGRESSIVO: Yes, Rush, Gentle Giant, Jethro Tull, King Crimson...
- CARACTERISTICAS: Tem uma raíz comum no hard rock, mas com métricas mais livres, fugindo do padrão 4 por 4, abusando de tempos ternários (o que era uma raridade no rock à época do seu surgimento). Maior participação instrumental nas músicas. Maior liberdade tonal e timbrística. Letras com grande influência de filosofia e psicodelia. Era vanguardista (alguns continuam soando como vanguarda até hoje) e buscava quebrar os 'lugares comuns' do rock. Nesse tipo de rock, o "foco" some da guitarra, e passa-se a notar mais o CONJUNTO (NOTA: Em outros estilos de rock, quem 'manda' é a guitarra. Nesse não...)


Deixa só eu dar uma dica que pode facilitar sue entendimento disso tudo: o mundo não é preto e branco. Uma banda que se encaixa em padrão X não exclui a possibilidade de estar numa ramificação parecida com outra coisa.




Última edição por CaQuinhO em Qui Nov 15, 2012 6:26 pm, editado 1 vez(es)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CaQuinhO Qui Nov 15, 2012 6:23 pm

EDIT: Esqueci vídeos







Última edição por CaQuinhO em Qui Nov 15, 2012 6:57 pm, editado 1 vez(es)
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qui Nov 15, 2012 6:34 pm

Não conhecia essa banda Yes. Que som louco... oO
Mas não acredito que isso seja um estilo criado do rock.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CaQuinhO Qui Nov 15, 2012 6:48 pm

Mas você tá tirando isso de uma só música? hehehehe... Peraí, deixa eu te selecionar mais algumas:


CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CaQuinhO Qui Nov 15, 2012 6:50 pm

Inclusive essa música "Roundabout" é a razão pela qual MUITOS BAIXISTAS sonham com um rickenbacker hehehehe...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por edumerino Qui Nov 15, 2012 7:03 pm

allexcosta escreveu:^ Então seria o segundo mais difundido?

É talvez...

Se bem que não sei bem quem ouve ou conhece Rock nas Arábias, China, Índia e região.

É, talvez o "rock" não seja tão difundido quanto eu pensava, mas bom, acho que tem uma galerinha que já escutou falar desse tal de rock por essas bandas...




____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qui Nov 15, 2012 7:17 pm

edumerino escreveu:acho que tem uma galerinha que já escutou falar desse tal de rock por essas bandas...

Minha intenção não foi ofender os fãs do estilo. É uma curiosidade genuína.

E imagens de um show não representam nada em relação à popularidade de um estilo musical em um país.

A foto abaixo é do show de Ivete Sangalo em um país onde absolutamente ninguém jamais ouviu falar sobre ela ou o estilo de música que ela toca.

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Show-ivete-nova-york

A idéia que temos de um lugar que não conhecemos às vezes é muito diferente da realidade. Eu não conheço a China ou a Índia, mas nos EUA, que é um dos berços do rock, o estilo hoje beira a extinção e é visto como coisa de velho. O rock é muito mais popular no Brasil que nos EUA.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por edumerino Qui Nov 15, 2012 7:39 pm

Na verdade eu só quis mostrar que uma banda como o Iron Maiden (e algumas outras) ainda conseguem lotar estádios mesmo em locais com uma cultura bastante diferente da nossa ocidental-americana.

Eu realmente acredito que o rock é o estilo mais "influente" da história e, por isso, aquele que tem mais vertentes diferentes entre si mas ainda assim classificáveis como "rock". O samba chegou a ser citado no tópico como um outro exemplo. Existe uma penca de sub estilos que podem ser classificados como samba, mas definir o que é o samba em si não é tão simples...

Sobre o show da Ivete aí, eu aposto 2 reais que pelo menos 80% do público é brasileiro e os outros 20% amigos americanos dos brasileiros.
Com todo respeito, não dá pra comparar uma coisa com a outra.




____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qui Nov 15, 2012 7:52 pm

Minha intenção também não é ofender ou desmerecer quem gosta de rock. Até porque eu me amarro e já estou baixando a discografia do Yes.
Mas só acho que existe muita coisa por trás do estilo que não tem a ver com música. O Rock foi trilha sonora de revoluções sociais. Trouxe uma bagagem além da musical. Por isso, fica meio difícil "estudar" e debater o estilo com imparcialidade.

Sei que a WIKIPÉDIA não é 100% confiável. Mas com ela podemos tirar por onde anda o conhecimento do povo, se tá ali é porque alguém postou e escreveu sobre, ou seja, acredita realmente naquilo. E olha só a quantidade de estilo que existe de rock:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_g%C3%AAneros_de_rock

Salve raras exceções, se você entrar em duas páginas de estilos aleatórios, você vai ver que não existe diferença nenhuma entre os estilos, senão imagem, lugar em que se originou e postura de banda.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por edumerino Qui Nov 15, 2012 8:00 pm

^Esse é o ponto, Cayo... O que vai além da música é o que faz o rock ser o que é.
A forma que o fã de rock "vive" o estilo é única.

____________________________
Non estabilished since 1985
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Zubrycky Qui Nov 15, 2012 8:02 pm

Se RHCP não é rock, o que seria o RHCP? scratch


Última edição por Zubrycky em Qui Nov 15, 2012 8:52 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Qui Nov 15, 2012 8:05 pm

edumerino escreveu:^Esse é o ponto, Cayo... O que vai além da música é o que faz o rock ser o que é.
A forma que o fã de rock "vive" o estilo é única.

Okay, entendo até aí. Mas concorda comigo que, MUSICALMENTE falando, não há ou há pouquíssima diferença entre a maioria dos estilos de rock?!

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CaQuinhO Qui Nov 15, 2012 8:44 pm

Cayo, já que gostou de Yes, baixa o FRAGILE, o CLOSE TO THE EDGE e o YES ALBUM.

Yes tem muitos albuns... Comece com esses 3 que é receita pronta pro sucesso!!!! hehehe...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CaQuinhO Qui Nov 15, 2012 8:45 pm

Sobre as sub divisões do rock, eu concordo que a maioria é tosca...
Mas algumas facilitam a busca. É uma questão de ter os ouvidos treinados.

Quem não tá acostumado, deve estranhar mesmo. E com razão...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por fheliojr Qui Nov 15, 2012 9:05 pm

Cayo Castro escreveu:...MUSICALMENTE falando, não há ou há pouquíssima diferença entre a maioria dos estilos de rock?!

gosto de rock e concordo, totalmente, contigo.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Pedroswaldo Qui Nov 15, 2012 9:40 pm

Cayo Castro escreveu:Não conhecia essa banda Yes. Que som louco... oO
Mas não acredito que isso seja um estilo criado do rock.


Shocked

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Qui Nov 15, 2012 9:58 pm

CaQuinhO escreveu:Cayo, já que gostou de Yes, baixa o FRAGILE, o CLOSE TO THE EDGE e o YES ALBUM.

Caquinho, e o 90125 ? :troll:

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Qui Nov 15, 2012 10:21 pm

edumerino escreveu:Na verdade eu só quis mostrar que uma banda como o Iron Maiden (e algumas outras) ainda conseguem lotar estádios mesmo em locais com uma cultura bastante diferente da nossa ocidental-americana.

Eu realmente acredito que o rock é o estilo mais "influente" da história e, por isso, aquele que tem mais vertentes diferentes entre si mas ainda assim classificáveis como "rock". O samba chegou a ser citado no tópico como um outro exemplo. Existe uma penca de sub estilos que podem ser classificados como samba, mas definir o que é o samba em si não é tão simples...

Sobre o show da Ivete aí, eu aposto 2 reais que pelo menos 80% do público é brasileiro e os outros 20% amigos americanos dos brasileiros.
Com todo respeito, não dá pra comparar uma coisa com a outra.

O ponto é exatamente esse.
Não é possível se medir a influência de um estilo em um país por um show.
Como saber que o público do Iron não tinha 80% de Ingleses? Afinal, a Índia foi colonizada pela Inglaterra e há muitos Ingleses em Mumbai.

O samba é relativamente fácil de definir. Dá pra dar exemplos bem práticos de partido-alto, samba-de-roda ou samba de escola-de-samba.

Pra ser sincero, o que sinto da galera do Rock é uma esperada onisciência da população em tudo relacionado ao estilo.

É muito similar ao que acontece aqui no fórum em relação ao pessoal de São Paulo escrevendo gírias locais e mandando um cara de Roraima "ir na Teodoro", ignorando a idéia de que o fórum é nacional e nem todo mundo sabe o que é truta ou o que é Teodoro.

Vejo coisas assim do pessoal do Rock. É muito comum abrirem tópicos tipo "qual efeito pra tocar Smoke on the water?" assumindo que todo mundo sabe o que é isso. É esse tipo de coisa que eu estranho... Outro dia o rapaz de Pernambuco eu acho, perguntou algo aí disseram "qual o estilo que você toca?". Ele respondeu "coisa normal, forró, sertanejo, etc..." que é o normal DELE. A turma do rock acha que esse mundo é o normal de todo mundo, mas simplesmente não é...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CaQuinhO Qui Nov 15, 2012 11:13 pm

CG escreveu:
CaQuinhO escreveu:Cayo, já que gostou de Yes, baixa o FRAGILE, o CLOSE TO THE EDGE e o YES ALBUM.

Caquinho, e o 90125 ? :troll:

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 1701-grandson-i-am-disappoint
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2017
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por CG Qui Nov 15, 2012 11:47 pm

point point point point point point point point point point

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por GuilhermePastorius Sex Nov 16, 2012 12:46 am

point ² AEHAHHUAEUHAEHAUAEH

É dificil explicar essa separação por nomes, mas por exemplo, Pearl Jam, Nirvana, Soundgarden, Mudhoney, a maioria vem de Seattle, e tinha nas letras os temas de depressão, abuso de drogas e crime, e tem um som muito sujo.
Só quem tá acostumado com o som que sabe o que é o que.
GuilhermePastorius
GuilhermePastorius
Membro

Mensagens : 515
Localização : São Bernardo Do Campo SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Fernando Zadá Sex Nov 16, 2012 7:22 am

Na prática acho o fã de rock geralmente mais bitolado e purista que o da maioria dos outros generos.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ruds Sex Nov 16, 2012 8:51 am

Pra quem não conhece e não está acostumado, é claro que é mais difícil dizer o que há de diferente. Tudo parece igual. Por exemplo, devem ter umas centenas de espécies de peixes que eu diria que são todas iguais. Mas um ictiólogo conseguiria classificar e até tirar um sarro da minha cara por eu não ter percebido as diferenças nos peixes.

De qualquer forma, em música, acho que esse negócio de rotular banda/artista por estilo é muito vago, senão inútil (ao contrário da biologia). O que importa mesmo é o artista. E cada um tem seu estilo único. Se é rock pesado, rock do sul ou rock semi-desnatado, não muda muito. Vai continuar sendo o som do cara, que vai ser diferente de qquer outro.

E viva a diversidade! cheers
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Ferium Sex Nov 16, 2012 9:50 am

Zubrycky escreveu:Se RHCP não é rock, o que seria o RHCP? scratch

[2]

up
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Felipe Brum Sex Nov 16, 2012 10:45 am

Eu sou roqueiro e costumo dizer que "dentro do rock eu gosto de tudo" e concordo plenamente com o Rick Charles! Podem haver no máximo 6 vertentes dentro do rock e essas com diferenças bem grandes, como as que ele citou, como dizer que uma música do Ramones parece com uma do Iron Maiden? Ou uma do Dream Theater parece com uma dos Beatles?
Eu acho que o que atrapalha é querer separar o metal em 37 vertentes, o hard rock em 23, o progressivo em 14 e por aí vai... Tudo por diferenças mínimas entre uma banda e outra dentro do mesmo estilo, PALHAÇADA!!

Felipe Brum
Membro

Mensagens : 56
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Lucas94 Sex Nov 16, 2012 11:26 am

É palhaçada alguém pensar diferente de você ? Porque pelo vimos nesse tópico cada fã de Rock classifica de um jeito. Um mesma banda de Rock pode ser classificada de várias formas diferentes. Uso como exemplo o Pink Floyd de novo que alguns chamam de Progressivo, outros de Space Rock ou de Rock Psicodélico.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por flipe Sex Nov 16, 2012 12:07 pm

Ferium escreveu:
Zubrycky escreveu:Se RHCP não é rock, o que seria o RHCP? scratch

[2]

up
O RHCP está na ramificação Funk, a banda trabalha com um subgênero do estilo mesclado ao Rap denominado por vezes, no caso deles, Rapcore ou funkcore, óbvio que se ouvirá outras denominações, há quem falará que eles são uma banda de rock isso ou aquilo, mas a base da banda, desde os primeiros trabalhos, é o funk e o rap.

____________________________
Estas en la diabla metiejo kien mi ŝatas labori.
flipe
flipe
Membro

Mensagens : 66
Localização : Belo Horizonte/VN - MG - Brasil

http://flipe.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Eduardo Tob Sex Nov 16, 2012 12:13 pm

Olá pessoal

Allex, eu ainda não sei se vc está interessado nisso mas vou tentar. Li muitas respostas dos colegas que enveredam pelo lado cômico, o que é legal mas não responde as perguntas.

EU acredito que quando alguém fala em "rock"simplesmente trata-se de desconhecimento das variações do estilo. Se alguém já dá o "sobrenome" é pq quer algo específico. A experiencia que vc teve com o pessoal que queria um pbass com ampeg é péssima, mas retrata uma coisa importante, as vezes as subdivisões tem a ver com estética e conteudo das letras (chamarei de ideologia).

Seguindo a lógica do primeiro post, darei exemplos do metal, que está relacionado diretamente ao rock.

O Napalm Death é considerado death/grindcore e suas letras falam de questões políticas. Tem algo de punk na onda dos caras, que esteticamente se traduz nos tenis all star e no visual bem despojado. Hoje o vocal exibe cabelos curtos e as vezes os caras iam tocar com camisas de time de futebol, despojado mesmo.
https://www.youtube.com/watch?v=piEUJfCJW_g

Já o Vader é uma banda de death metal com letras que são críticas aos cristianismo (as vezes, não todas) e essa postura não bate tanto com a "veia punk" encontrada no Napalm Death. Coturnos e muito couro fazem parte do visual.
https://www.youtube.com/watch?v=raerE_zUfCA

Então quis dizer na verdade duas coisas:

1 - A trinca som+visual+ideologia (letras) precisa ser levada em consideração senão não dá pra entender nenhuma das trocentas subdivisões.

2 - Se vc quiser eu acho esse um ótimo papo para se ter mas precisa levar a sério algumas coisas, não exatamente vc mas quem quiser sacar esses lances. Exemplo se eu vou a um show de rockabilly e fico falando que o topete dos caras é coisa de viado ou que o sujeito que fica tendo um monte de baixos é "frescura" e coisas assim não vai dar certo. Pra entender as subdivisões as pessoas tem de se despir dos preconceitos, ouvir o que algumas bandas tem a dizer e aí depois tirar as conclusões.

ps. eu fiz uma descrição das bandas suparcitadas bem resumida para tentar expor meu ponto de vista, nunca quis diminuir o valor delas ou algo assim (na verdade sou fã das duas).

____________________________
Squier club n.40
Precision club n.29
Eduardo Tob
Eduardo Tob
Membro

Mensagens : 521
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Cayo Castro Sex Nov 16, 2012 12:26 pm

Ê LAIÁ...
E chegamos naquele ponto que até os fãs se enrolam...

:troll:

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Sex Nov 16, 2012 12:38 pm

Pra quem também ficou curioso, aí vai:

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 23stafq

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 1fv347

Na boa, se RHCP é uma banda de Funk, Amado Batista é cantor de Jazz...


Última edição por allexcosta em Sex Nov 16, 2012 12:41 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por flauius Sex Nov 16, 2012 12:40 pm

Ok.. minha contribuição para uns estilos de rock que mais gosto. Certamente faltou coisa que não sei classificar ou não lembro de cabeça. Mas certamente, se perguntarem que tipo de rock eu gosto, eu lembraria destes estilos e bandas. As descrições, se existirem, são totalmente subjetivas...

Alguns mesclam estilos, outros evoluem e tal. Não tem regra clara. Não creio que seja fácil definir os estilos por meio de métricas, sempre existe algo que pode fugir e ainda assim ser enquadrado em determinado estilo. O mais interessante é pegar alguns exemplos comumente aceitos como pertencentes ao estilo e fazer inferências a partir daí. É meio como debate evolutivo, existem certas espécies que mesmo aparentemente (ou geneticamente) idêntica umas as outras, são consideradas diferentes simplesmente por terem uma história diferente ou por terem sido isoladas em certas regiões geográficas. Isso explica, por exemplo, o Southern Rock, o Anatolyan rock etc... Coisas que só poderiam surgir em determinada época e em determinado local porque depende de outros contextos que não apenas uma guitarra e um amp valvulado pronto para ser saturado. Além disso, em muitos estilos, apenas o andamento é capaz de fazer uma nova (sub)divisão. No rock a mesma coisa.

Não existe divisões simples como seria bom responder ao Allex e ninguém precisa de ter uma carteirinha para tocar determinado estilo. Como no Samba que existe versões estilizadas e nem sempre é possível dizer claramente qual estilo de samba é (e os artistas costumam passar pelas várias versões), o rock passa pela mesma coisa, porém de forma muito mais nebulosa, possivelmente, por ter uma difusão maior.

Contentei-me em mostrar gêneros apenas de rock. Se fosse entrar em metal, gastaria outra hora.

Isso é só rock
Não sei dar características





Rockabilly
O rabecão reina! Eu diria um rock mais dançante, facilmente identificado pelos topetes.





Responsáveis pelos melhores covers de música pop quando fica rapidinho



Rock Progressivo
Mudanças drásticas nas músicas, uso de toda tecnologia sintetizadora dos 70's, flerte com música erudita, psicodelia e os Rickenbackers do Cris Squire.






POST ROCK
Músicas com barulhinhos, cheios de efeitos, cuja a idéia normalmente é gerar uma ambiência que vai crescendo até explodir. Podem ser rápidas, pesadas, lentas, minimalistas... Espere músicas longas e sem letras.





Math Rock
Acho que manda é ser complexo nas estruturas rítmicas, intervalos estranhos, inconstância melódica. Colocar um bocado de coisa experimental e por aí vai. Como tudo é estranho, não vejo regra... exceto que os nomes das músicas (e bandas) são os mais criativos.





Experimental
Experimental, pelo conceito, não pode ter regra, hum?




Alternativo
É o que não cabe facilmente em nenhum outro lugar.





Post-Rock, Experimental, Avant-garde, Alternativo, Math Rock, Post HardCore, Progressive e mais meia dúzia de coisas




80s Rock

Acho tão característico um tipo de rock que começou a abusar dos sintetizadores (de forma diferente dos progressivos). Cois típica dos 80 mesmo. Para mim, é um estilo. Às vezes o baixo é omitido porque os sintetizadores dão conta do recado, mesmo assim, trazem baixistas que admiro muito, como o John Taylor (mas não o Paulo Ricardo). Estas cosias podem ser pop, synth ou new wave, mas ainda é rock.





Hard Rock
Quase chega a ser heavy metal e acho que distingue-se de outros estilos de rock mais tradicionais em muito pela postura e roupas rasgada. A vozinha aguda é constante também.






Sludge
Um troço mais pesado, mais arrastado, mais gritado... Tem gente que diz que isso já é metal...





Stoner
Totalmente sem regra. Às vezes vira sludge, às vezes vira doom metal. Acho que a marcação, o tipo de distorção aplicada nos riffs (que também são característicos) e a voz marcam bem o estilo.



____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Nelson Bass Sex Nov 16, 2012 2:18 pm

Tem um livro legal do Roy Shuker chamado Vocabulário da música popular (Popular music the key concepts) que é um obra acadêmica muito usada por quem pesquisa música popular, que traz uma explicação embasada a maior parte dos termos aqui discutidos.

Mas concordo com um outro autor (Adorno) que esses rótulos são estrategias de venda da industria cultural, visando nichos específicos do mercado, sendo que a maior parte deles não tem valor musicologico (ou seja o diferente são roupas, cabelo, "atitude" e não o som em si)

No Brasil por exemplo, vemos um milhão de duplas pop's ( a maioria de pessima qualidade) que se intitulam "sertanejas" mas basta dar uma olhada superficial nas músicas que vemos que não tem nenhuma ligação com que se costuma entender como tal. ( a não ser talvez nas botas e chapeus)
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por williamfernandes Sex Nov 16, 2012 2:22 pm

Pra mim é tudo uma forma de marketing, rock é rock, samba é samba e salsa é salsa, isso sim são estilos diferentes, falar que um toca rock sei lá das quantas e o bezerra da silva toca sam'bandido é marketing.

Aí vem um cara pega o rock do outro, troca a overdrive pela fuzz distortion e passa a não ser mais rock estilo joãozinho,passa a ser rock estilo jozézinho! Pudéra né!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por flauius Sex Nov 16, 2012 2:46 pm

^É assim mesmo... ao mudar um ingrediente, você muda o nome do prato.

____________________________
Flávio FM
Oitava Abaixo (um dia fica pronto!)

flauius
Membro

Mensagens : 765
Localização : Belo Horizonte

http://8abaixo.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Sex Nov 16, 2012 9:14 pm

Eu continuo sem classificar o RHCP e muitos outros grupos como Rock, e isso baseia-se simplesmente naquilo que eu conheço como Rock, ou resumindo, em meu gosto pessoal. Não é uma ciência, é gosto. Sobre a onisciência dos fãs do estilo, eu acho parecido com brasileiro falando do Pelé no exterior. Talvez seja pelo Pelé ter a fama que tem, sei lá... O que houve com o Rock, é que ele foi um estilo musical diretamente relacionado a mudança de comportamento e a protestos em uma época tumultuada. É por isso que ele marcou gerações, e vai continuar marcando, e eu não duvido que daquí a 50 anos, Elvis ainda tenha milhares de fãs. Agora, tudo é o que cada um gosta de ouvir. Se eu gosto de algo, não me importo em ser o único a ter tal opinião. MEUS ouvidos agradeçem...
E é só por isso que eu prefiro ouvir Milton, Boca Livre, Azimuth, MPB4, Kleiton e Kledir, enquanto me sinto mal ao som de 99% dos artistas globais, os Dudus, Alexandres, Ivetes... É gosto, e nada mais importa, muito menos a opinião alheia.
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por allexcosta Sex Nov 16, 2012 9:23 pm

^ Esses conceitos são bem definidos pela crítica e pela comunidade em geral.

RHCP ou é Rock ou não é... Não é gosto...

E deve ter muito Brasileiro que se assusta quando descobre que fora daqui quase ninguém conhece o Pelé...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Rico Sex Nov 16, 2012 9:34 pm

allexcosta escreveu:^ Esses conceitos são bem definidos pela crítica e pela comunidade em geral.

RHCP ou é Rock ou não é... Não é gosto...

E deve ter muito Brasileiro que se assusta quando descobre que fora daqui quase ninguém conhece o Pelé...

Mas essa idéia não é minha... Já ouví muita gente falando que bandas como Yes, ELP, Genesis, Floyd ou Crimson não são Rock. Na verdade, muitos americanos que curtiram Elvis não consideram o Rock nos anos 70 como Rock. A idéia não era aquela de que tudo sai de outro estilo que já existia antes? Numa analogia pobre (me desculpe por isso), mas não dá para considerar que um gigantesco filé ao alho seja igual a estrogonofe, ainda que ambos sejam feios de carne, né?
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Estilos do rock - Alguém me explique por favor...  - Página 2 Empty Re: Estilos do rock - Alguém me explique por favor...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos