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Problema na Equalização Do Contra-Baixo.

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Problema na Equalização Do Contra-Baixo. Empty Problema na Equalização Do Contra-Baixo.

Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 3:25 pm

Bom Gallera,tenho um Fender Squier Jazz Bass Marcus Miller 77' e uma pedaleira Zoom B2. O Meu baixo tem um timbre muito brilhante ou "espetado" digamos assim. Mesmo ligado direto,sem o pedal o timbre fica muito brilhante.
Meu baixo tem um timbre tipo o do Duff McKagan,ex- Guns N' Roses.

O Problema é que isso me atrapalha as vezes. As vezes eu quero mandar uma bossa nova,um jazz ou um blues aqui com meu pai,e esse timbre brilhante atrapalha. Eu quero aquele som de baixo "seco". Igual baixo de teclado sabe? Não sei se é em função do modelo do meu baixo. Mas mesmo o som dele natural(direto no amp),é muito brilhante. Pior que eu ja cansei de ver a galera tocando com jazz bass e tendo um timbre daquele. Grave e seco.

Ja tentei usar a pedaleira pra me ajudar,mas não sei se eu me atrapalhei na equalização,mas o som tava ficando "abafado" ao invés de seco,e o grave não tava dando peso,tava embolando.

Através desse tópico,gostaria que vocês dissessem,as equalizações e os periféricos que vocês usam pra obter aquele som seco.

No Teclado do tecladista da minha banda tem um baixo que se chama "FingerMaster" e é direitinho timbre que eu quero. O Negócio é saber como chegar nele,e o que fazer para que o meu JazzBass chegue nesse timbre.

O JazzBass que eu tenho é um baixo que todo mundo elogia,mas eu não to conseguindo o timbre que eu quero,deve ser algo de errado que eu to fazendo na eq.

O Som que eu disse é mais ou menos esse: Baixo.wav

Isso se resolve com eq? Como chegar la? como ter um som limpo e seco tipo esse?
Quem quiser gravar uma demonstração,vai dar um "help" maneiro..

Valeu Galera!

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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 4:04 pm

Esse timbre que você postou é mais proximo de um Precision. Use somente o captador do braço e feche todo o tone, veja se sai semelhante. Igual não vai ficar.

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Mensagem por Dan Ter Nov 15, 2011 4:14 pm

Além disso que o CG falou, usar cordas velhas (não são cordas oxidadas, são de idade avançada, de preferência opte por cordas de longa vida útil), tocar as cordas no braço e suavizar a pegada, só passar o dedo levemente pela corda, ajustando o volume da forma que você achar mais conveniente.
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Mensagem por leandrosf89 Ter Nov 15, 2011 4:48 pm

O som é bem precision mesmo... O negócio é só deixar aberto o captador do braço e tocar com os dedos o mais proximo possível da escala do baixo assim como baixistas de Reggae fazem... Isso ajuda!
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Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 4:49 pm

Po, minhas cordas estão no baixo desde o meio do ano passado,e mesmo assim o som ainda sai brilhante.. e outro problema é que eu tb toco rock. e em certas ocasioes eu preciso desse som brilhante.

Mas tudo bem,posso abrir mão dele,se eu conseguir um timbrezão grave sinistro. Bom,você me recomenda alguma marca de cordas?

Combrei as Dean Markley,por 260$ e o cara falou que a durabilidade dela era hiper mega f***,deve ser por isso que o brilho n passou ainda.

Não tenho como chegar a um som grave e seco por equalização? aqueles caras que tocam jazz tudo usam JAZZbass e conseguem um som f***,não tão brilhante... Poxa,meu baixo é relativamente bom(Po,Fender squier vintage modified),tinha que conseguir um som daquele... =/
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Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 4:58 pm

não sei,mas fui testar aqui tocar com o dedo no captador mais proximo ao braço e notei que a corda ta relando muito no traste,provocando o "som brilhante" será que pode ser por isso? a corda muito perto do captador? po,isso deixa o baixo tão macio pra tocar... =/
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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 4:59 pm

São dois mundos diferentes, o som que você que é de precision, por mais que equalize não vai sair igual, o melhor a se fazer é o que o pessoal indicou. Você pode fazer o que fiz, comprar um Jazz Bass e um Precision.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 15, 2011 5:29 pm

Marck escreveu:não sei,mas fui testar aqui tocar com o dedo no captador mais proximo ao braço e notei que a corda ta relando muito no traste,provocando o "som brilhante" será que pode ser por isso? a corda muito perto do captador? po,isso deixa o baixo tão macio pra tocar... =/
Cara, acho que vc precisa estudar um pouco mais a digitação, bem como baixar um pouco a altura do capt em relação às cordas. Ademais, o seu instrumento pode estar precisando de uma regulagem geral em um bom luthier.
Você já fez isso?
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Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 6:05 pm

Cara, acho que vc precisa estudar um pouco mais a digitação, bem como baixar um pouco a altura do capt em relação às cordas. Ademais, o seu instrumento pode estar precisando de uma regulagem geral em um bom luthier.
Você já fez isso?

Boa! Ainda não fiz não,o baixo ta original de fabrica.. Na boa,não é frescura não,mas eu tenho medo de nego fazer m**** e meu baixo não ser mais o mesmo no aspecto em "ser macio de tocar",levei meu condor pra um lithier e ele deixou as cordas a 1 metro de distancia do braço,e ficou duro pra c****** pra tocar,levei la,mandei ele abaixar de novo e o baixo nunca mais foi o mesmo..

São dois mundos diferentes, o som que você que é de precision, por mais que equalize não vai sair igual, o melhor a se fazer é o que o pessoal indicou. Você pode fazer o que fiz, comprar um Jazz Bass e um Precision.

To ligado,aquele som,me deixava perto do que eu quero. é que me expressei mal no primeiro post. Mas assim.. ta ligado aqueles timbres de baixo de reggae? e de bossa? então pessual consegue aquele timbre com jazz bass.. isso que eu fico bolado...

Po toquei num strimberg esses dias e ele me deixou mais proximo desse timbre do que meu squier. Poo como? Strimberg é bomzasso e tal.. mas poo,até em custo,não tem comparação com um Fender Vintage Modified.

Mas ok,o que vocês acham que eu devo fazer afinal?
levar a luthier?
tocar mais perto do braço?
o que?
ninguem tem nenhuma sugestão de eq? mesmo que não seja pra atingir um timbre (até porque é meio dificil) mas eu digo pra chegar a um som grave,com peso e seco.
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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 6:14 pm

Marck escreveu:

To ligado,aquele som,me deixava perto do que eu quero. é que me expressei mal no primeiro post. Mas assim.. ta ligado aqueles timbres de baixo de reggae? e de bossa? então pessual consegue aquele timbre com jazz bass.. isso que eu fico bolado...


Ou você tera o timbre com mais brilho ou terá ele abafado, o pessoal que toca reggae já tem o baixo naquela configuração. Você quer um carro que ande como uma ferrari e consuma combustível que nem um uno. Não dá, ou opte pelo que você realmente quer ou procure um meio termo. O meio termo foi postado acima. Pedal e equalizadores não fazem milagre.

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Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Nov 15, 2011 6:24 pm

Boa! Ainda não fiz não,o baixo ta original de fabrica.. Na boa,não é frescura não,mas eu tenho medo de nego fazer m**** e meu baixo não ser mais o mesmo no aspecto em "ser macio de tocar",levei meu condor pra um lithier e ele deixou as cordas a 1 metro de distancia do braço,e ficou duro pra c****** pra tocar,levei la,mandei ele abaixar de novo e o baixo nunca mais foi o mesmo..
Cara, na boa... Você não levou seu instrumento a luthier algum, mas sim a um curioso....
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Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 6:29 pm

pessoal que toca reggae já tem o baixo naquela configuração.

Tem como deixar o JazzBass nessas configurações? Se eu abrir mão do "brilho"? Ou só comprando outro baixo mesmo?
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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 6:34 pm

Marck escreveu:
pessoal que toca reggae já tem o baixo naquela configuração.

Tem como deixar o JazzBass nessas configurações? Se eu abrir mão do "brilho"? Ou só comprando outro baixo mesmo?

Vais abrir mão do brilho? Coloca umas cordas Flatwound e já era.

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Mensagem por flauius Ter Nov 15, 2011 6:36 pm

Marck escreveu:Não tenho como chegar a um som grave e seco por equalização? aqueles caras que tocam jazz tudo usam JAZZbass e conseguem um som f***,não tão brilhante... Poxa,meu baixo é relativamente bom(Po,Fender squier vintage modified),tinha que conseguir um som daquele... =/

Mais ou menos... neh...
Tem mais coisa envolvida além da marca do instrumento, tem o dedo do cara, o amplificador e o resto do setup.

No fim das contas, modelo também não diz nada... Acho que o pulo do gato está na captação. É onde vale investir, para mim.
A comparação com o Squier e Strimberg também não faz sentido. Os dois instrumentos são de linha de montagem. Nenhum teve cuidado de luthier para sair de fábrica. Nesse caso, pode haver instrumento inferior com som mais interessante mesmo.

Quanto ao caso do luthier, escolha outro. Boa regulagem faz toda diferença. Só ser macio e não soar bem não adianta...
É possível que cordas flatwound lhe darão o som seco que procura, mas perderá um pouco do sustain.

Quanto as dicas de eq, sem ver o caso, a primeira coisa que eu tentaria era dar um gás por volta dos 200hz e começaria a cortar lá em 800hz. Vai perder bastante do agudo sem comprometer demais a definição.

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Mensagem por Claudio Ter Nov 15, 2011 7:09 pm

Se o amigo permite uma dica...

Conecte o baixo puro no amplificador, sem pedais e nem qualquer tipo de efeito, somente Baixo --> Cabo --> Amplificador.

Coloque todos os knobs do EQ do amplificador em modo flat.

Deixe o captador da ponte 100% aberto.

Coloque uns 20% de captador do braço.

Acho que você vai curtir esse timbre!

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Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 8:37 pm

Vais abrir mão do brilho? Coloca umas cordas Flatwound e já era.

Mas vai dar pra fazer slap por exemplo?
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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 8:48 pm

Marck escreveu:
Vais abrir mão do brilho? Coloca umas cordas Flatwound e já era.

Mas vai dar pra fazer slap por exemplo?

É por isso que você precisa definir o que quer... Não dá para ser flamenguista e vascaino ao mesmo tempo.

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Mensagem por flauius Ter Nov 15, 2011 9:21 pm

CG escreveu:É por isso que você precisa definir o que quer... Não dá para ser flamenguista e vascaino ao mesmo tempo.

Boa... o único jeito de resolver isso é um Variax...

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Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 9:38 pm

Variax...
wtf?

É por isso que você precisa definir o que quer... Não dá para ser flamenguista e vascaino ao mesmo tempo.

Então não da pra tocar blues e fazer slap?
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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 9:44 pm

Marck escreveu:
Então não da pra tocar blues e fazer slap?

Mark você já está confundindo as coisas.

Nem é esse o caso, com o jazz bass não dá para tirar o timbre que você quer sem comprometer algo.

Você quer um timbre de precision.

No meu jazz bass dá para tocar blues e fazer slap, mas não dá para conseguir aquele timbre que você postou. Dá para conseguir algo próximo, mas não aquele timbre.

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Mensagem por flauius Ter Nov 15, 2011 9:47 pm

Marck escreveu:
Variax...
wtf?

Variax é um baixo (guitarra, violão) da Line 6 que traz timbres de vários instrumentos num único baixo. Além de imitar instrumentos famosos, ainda é possível criar os seus etc. Daí, não importa as cordas que usa, como toca etc, que o timbre é definido por um circuito digital.

Marck escreveu:
É por isso que você precisa definir o que quer... Não dá para ser flamenguista e vascaino ao mesmo tempo.

Então não da pra tocar blues e fazer slap?

Dá, mas não dá para ter todos os timbres ao mesmo tempo com qualquer instrumento. Para ganhar de um lado, tem que perder de outro. A vida é assim...

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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 9:54 pm

Outra opção e comprar ou um Lakland 44-94 que tem timbre de Precision, de Jazz Bass e de Music Man, ou mandar fazer um Frank com o Colela.

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Mensagem por Marck Ter Nov 15, 2011 10:21 pm

No meu jazz bass dá para tocar blues e fazer slap, mas não dá para conseguir aquele timbre que você postou. Dá para conseguir algo próximo, mas não aquele timbre.

E o que vc faz pra chegar a esse som "próximo"? e pra voltar ao outro timbre?
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Mensagem por CG Ter Nov 15, 2011 10:25 pm

leia o meu primeiro post no tópico...

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Mensagem por ferabreu Qui Nov 17, 2011 5:27 pm

ClaudioBass escreveu:Se o amigo permite uma dica...

Conecte o baixo puro no amplificador, sem pedais e nem qualquer tipo de efeito, somente Baixo --> Cabo --> Amplificador.

Coloque todos os knobs do EQ do amplificador em modo flat.

Deixe o captador da ponte 100% aberto.

Coloque uns 20% de captador do braço.

Acho que você vai curtir esse timbre!

Fiquei curioso!
Vou testar isso quando chegar em casa!

Só uma pergunta: 20% de captador no braço considerando potenciômetro de 250k, ou de 500k?

Um abraço, valeu!

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Mensagem por Schafe Qui Nov 17, 2011 11:40 pm

Marck, o Claudio já te disse o que fazer cara!
Eu só acrescentaria uma coisa: fechar o "tone".

Testa isso ai e diz como ficou., se tu quer saber se da pra fazer slap ou não, claro que dá né! É só testar e ouvir como fica, não adianta ficar pedindo ajuda e não testar o que o pessoal falou...
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Mensagem por Claudio Sex Nov 18, 2011 9:38 am

ferabreu escreveu:
ClaudioBass escreveu:Se o amigo permite uma dica...

Conecte o baixo puro no amplificador, sem pedais e nem qualquer tipo de efeito, somente Baixo --> Cabo --> Amplificador.

Coloque todos os knobs do EQ do amplificador em modo flat.

Deixe o captador da ponte 100% aberto.

Coloque uns 20% de captador do braço.

Acho que você vai curtir esse timbre!

Fiquei curioso!
Vou testar isso quando chegar em casa!

Só uma pergunta: 20% de captador no braço considerando potenciômetro de 250k, ou de 500k?

Um abraço, valeu!

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Mensagem por Marck Sáb Nov 19, 2011 11:45 am

Eu só acrescentaria uma coisa: fechar o "tone".
]

Então,se eu fechar o tone,o som fica abafado,ta ligado?

Levei meu baixo na loja de musica aqui da minha cidade,pra ver a parada da altura das cordas,o cara ainda falou mal do meu baixo! (fiquei puto).
Ele falou que eu tinha que comprar um Tagima
(mas tinha que comprar com ele) rs.

Falou que por natureza o timbre daquele baixo é daquele jeito,diferente do Jazz Bass da Fender (Americana) que é um dos timbres com mais peso.

Bom,eu gosto MUITO do som daquele baixo pra tocar Rock.. Muito,mas to percebendo que pra tocar outro estilo,talvez eu precise de outo baixo..

Mas isso me deixou com " a pulga atrás da orelha".
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Mensagem por Thales_Sr Sáb Nov 19, 2011 11:52 am

Me digam ai.. o que vocês acham do Fender Squier Jazz Bass Marcus Miller ?77' Vintage Modified
Bom, pra começar, ele é Squier, não tem nada de Fender. Não vamos nos iludir.
De qualquer forma, é um bom baixo, seria um 4c que eu teria tranquilamente.

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Mensagem por Marck Sáb Nov 19, 2011 1:30 pm

4c ?
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Mensagem por Schafe Sáb Nov 19, 2011 6:05 pm

Acho que é normal o som ficar meio abafado, essa era a intenção em fechar o "tone", pra mim o som "meio abafado" funciona para algumas músicas...
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Mensagem por joabi Sáb Nov 19, 2011 7:40 pm

Marck escreveu:4c ?

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Mensagem por ferabreu Ter Dez 06, 2011 3:01 pm

ClaudioBass escreveu:
ferabreu escreveu:
ClaudioBass escreveu:Se o amigo permite uma dica...

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Obrigado ClaudioBass.

Fica um som muito agradável mesmo. Gostei muito.
Reduzir um pouco o volume nos dois captadores, mas mantendo o da ponte um pouco mais alto, reduz bastante os médios, e o som fica com um jeitão mais acústico.

Tenho usado direto nos ensaios.
Valeu!

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