Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hardware, timbre ?

+5
CG
allexcosta
subgrave
Groovin
edsonjunior70
9 participantes

Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Hardware, timbre ?

Mensagem por edsonjunior70 Qua 21 Nov 2012, 4:37 pm

Boa tarde amigos, gostaria de saber a opnião de vocês, falando em questão de hardware (tarrachas, neckplate, escudo, botões, pestanas...etc etc) vocês acreditam que essas partes dariam alguma melhora significativa de timbre em questão da marca, por exemplo Fender Am para um SX ?
Ou seria uma questão mais de estética e qualidade de vida útil adquirir tais peças de uma marca mais conceituada?

Mas e as pontes ? Qual a diferença dentre uma do Fender para um Squier ?

abraços !!
edsonjunior70
edsonjunior70
Membro

Mensagens : 16
Localização : Goiânia/GO

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por Groovin Qua 21 Nov 2012, 4:47 pm

Nut, Tarrachas e ponte acredito que influencia sim!
Groovin
Groovin
Membro

Mensagens : 1048
Localização : Paraná (43)

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por subgrave Qua 21 Nov 2012, 4:51 pm

Nut e ponte influencia sim!

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por allexcosta Qua 21 Nov 2012, 5:00 pm

Nut, por motivos óbvios, só tem influência na corda solta.

A diferença entre pontes é mínima na minha opinião.

As tarraxas tem certa influência pois a massa total do heastock tem a ver com dead spots e o timbre geral do instrumento, mas é impossível provar isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por CG Qua 21 Nov 2012, 5:03 pm

Tio, só baixos estilo jazz bass ou precision tem dead spots ou outros tipos de baixo tambem tem?

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por Carlos Diego Qua 21 Nov 2012, 5:16 pm

E aquelas pontes Badass, tão populares, que dizem melhorar o timbre? Faz sentido?

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por edsonjunior70 Qua 21 Nov 2012, 5:22 pm

Essas Badass são feitas de material diferente em relação as pontes normais da Fender ? Ou o que as difere seria realmente um maior contato com o corpo do intrumento ?
edsonjunior70
edsonjunior70
Membro

Mensagens : 16
Localização : Goiânia/GO

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por CG Qua 21 Nov 2012, 5:28 pm

Carlos Diego escreveu:E aquelas pontes Badass, tão populares, que dizem melhorar o timbre? Faz sentido?

A Badass tem uma area de contato maior com a madeira e aumenta o sustain, não é uma diferença tão significativa, em minha opinião, que justifique o preço mais alto, a estética de gosto duvidoso e o peso extra que você ganha no instrumento.

Nesse tópico tem um vídeo comparativo entre a Badass e a Gotoh 201B (a minha preferida)

https://www.contrabaixobr.com/t6702-ponte-gotoh-201-x-badass-ii

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por Carlos Diego Qua 21 Nov 2012, 5:59 pm

^Valeu CG, o vídeo depois eu vejo, aqui é bloqueado vídeo e imagens! Hardware, timbre ? 843138

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por Thales_Sr Qua 21 Nov 2012, 6:21 pm

CG escreveu:Tio, só baixos estilo jazz bass ou precision tem dead spots ou outros tipos de baixo tambem tem?
Qualquer baixo pode ter ou não ter, incluindo JBs, PBs e todos os outros.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por Zubrycky Qua 21 Nov 2012, 7:22 pm

As pontes 2Tek mudam o timbre consideravelmente, se você tiver dinheiro para comprá-las e coragem para fazer um buraco no seu instrumento.

http://www.the2tek.com/



Além disso, me recordo de uma outra ponte que muda bastante o timbre do instrumentom, o Neuser Fretless System.

http://www.neuserbasses.com/nfs.html



Edição: Me esqueci da ponte inventada pelo baixista Dominique Di Piazza (Que também faz um baixo com trastes soar como um fretless).

http://www.eyb-guitars.de/Eyb-English/DDP-Bridge.html


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18966
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por Maurício_Expressão Qua 21 Nov 2012, 10:49 pm

Tarraxas tem a função básica de afinar o instrumento. Portanto tarraxas com folgas ou desgastes rápidos devido baixa qualidade de material ou tratamento térmico podem não segurar a afinação como tarraxas de melhor qualidade. Portanto isso influencia no som, ou na qualidade do som. E qualidade de som ao meu ver, tem uma parcela no timbre.
Mas além da função de afinação, a massa das tarraxas no conjunto do instrumento pode trazer uma certa influência. Tanto é que existem pesos vendidos como acessórios para serem parafusados no headstock.

Nut, se desgastando, podem trazer um trastejamento, mesmo que somente em cordas soltas, o que também pode afetar um pouco o timbre.

Ponte de boa qualidade e com boa afinação e estabilidade dimensional (além da massa da ponte), pode dar mais solidez e melhor transmissão das vibrações ao conjunto instrumento.

Tudo isso pode influenciar um pouco no timbre. Qualidade das cordas, dos pick-ups, enfim, tudo contribui um pouco.

Mas ao meu ver, o projeto como um todo, com todas as particularidades de design, hardware e qualidade (características físicas) das madeiras fazem com que a pequena contribuição individual de cada componente se juntem de forma exponencial e não meramente geométrica.

Ou seja, um bom projeto de instrumento, mais que soma as pequenas influências de cada item. As multiplica.

Apesar de ser pouco entendido no assunto, quando pego um instrumento em mãos e toco, mesmo desplugado, já percebo se é um instrumento bom ou não.

Quando visitei a parte de lutheria da Giannini (instrumentos acústicos de qualidade feitos sob encomenda) chegava perto dos instrumentos sem braço e sem verniz, quando ainda estavam secando e dava para se ouvir as reverberações do ambiente nos instrumentos incompletos.

A gente sentia nitidamente que os instrumentos estavam cantando...

Já chegar perto de instrumentos da linha de produção, na mesma fase de fabricação, não se sentia essa "vibe". Tenho certeza que um instrumento de produção não terá a mesma interação sonora que um instrumento da linha de luthieria.

Ví num documentário, o luthier Sugiyamna jogando vários tampos de violões no chão (piso frio) e comentando: esse tampo não serve para ser um instrumento pois não tem boa vibração. Esse outro já serve. Esse dará um excelente instrumento e assim por diante...

Portanto trocar um item ou outro, pode até melhorar o timbre, mas de maneira imperceptível para grande maioria (inclusive músicos). A não ser que o instrumento tenha um bom projeto, boas madeiras e tenham alguns componentes que estejam quebrando a harmonia do conjunto devido a ser um elo bem mais fraco de corrente que chamo de conjunto.

Exemplificando, já troquei o pick-up de um baixo Fender Jazz Bass Southern Cross e o baixo simplesmente mudou da água para o vinho. Mas acho isso difícil de acontecer. Pois já ví (e ouvi) trocarem em um SX o pick-up pelo mesmo que coloquei no meu SC e o som do baixo praticamente não mudar.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7456
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por allexcosta Qua 21 Nov 2012, 11:04 pm

CG escreveu:Tio, só baixos estilo jazz bass ou precision tem dead spots ou outros tipos de baixo tambem tem?

Qualquer baixo pode ter, mas o design Fender 4 cordas gera dead spots próximos da nota Dó da corda Sol.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Hardware, timbre ? Empty Re: Hardware, timbre ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos