Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falando sobre o "tocar guitarra"...

+25
Dogwood
Rico
Sapão¹³
Thrash_bass
Cabrerafael
CG
Kobeh
inibass
rassan
enderbass
André Souza
Luanmn
Fabricio1ron
malka_aff
Ferium
pluís
christianovale
allexcosta
Lucas94
Carlos Diego
Pedroswaldo
Cayo Castro
Rick Charles
subgrave
vinibassplayer
29 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 23, 2012 1:33 am

ae galera!!

É meio estranho ver um guitarrista pegar um baixo e tentar tocar bem delicadamente tal instrumento..
mas qdo é uma baixista que pega uma guitarra, aí a pegada já é bem mais emcorpada!!

mas aos que tocam constantemente os dois instrumentos, em que a guitarra influenciou seu modo de tocar baixo?????
ela me fez maneirar na força da mão direita e me deu mais precisão na mão esquerda..

contem de vcs!!!

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por subgrave Sex Nov 23, 2012 2:33 am


Eu diria que o baixo é que influenciou meu modo de tocar guitarra.

Ele me fez ter muita pegada na guita e assim tirar um timbrão...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por subgrave Sex Nov 23, 2012 2:35 am

vinibassplayer escreveu:
ela me fez maneirar na força da mão direita

fez mal então, é que o negócio é sentar a mão...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Sex Nov 23, 2012 7:33 am

Geralmente eu só faço guitarra base, e minha guitarra fica bem mais baixa que a do guitarra solo, e mesmo assim aparece bastante, eu acabo colocando a força que uso pra tocar baixo, e quando vou fazer solos (o que é bem raro), eu tiro um som limpo, mesmo com distorção (como me falta habilidade só uso a pentatonica em sua forma mais simples, enchendo de bends e hammer ons).
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Cayo Castro Sex Nov 23, 2012 9:39 am

Sério que vocês tocam contrabaixo com essa força toda? Acho que é comum se confundir "pegada" com força... Eu nunca coloquei força. Vejo caras como o Jaco ou o Marcus Miller tocarem tão suavemente.
Pra mim, normalmente baterista de metal usa mais força e tem menos pegada do que baterista de funk, por exemplo. Vai entender...


Última edição por Cayo Castro em Sex Nov 23, 2012 9:41 am, editado 1 vez(es)

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Sex Nov 23, 2012 9:40 am

Cayo, você já tocou baixo com palheta?
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Cayo Castro Sex Nov 23, 2012 9:42 am

Guitarra só. Tocar contrabaixo com palheta logo me cansa. E sinto que não controlo o som que sai. Eu acho que pegada é isso... Ter controle sobre o som que está se produzindo...

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Sex Nov 23, 2012 10:00 am

Sim, mas quando a gente vai tocar baixo com palheta, você tem que colocar mais força que em uma guitarra, e ainda por cima não pode sair tocando todas as cordas, por isso que eu acabo abusando um pouco da força na guitarra. No pizzicato tem um bom controle, consigo tocar forte quando preciso e consigo tocar mais suave também.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Pedroswaldo Sex Nov 23, 2012 10:08 am

Já eu percebo o contrário.

Até porque toquei guitarra muitos anos antes do baixo.

Meu pensamento ficou diferente e quando toco guitarra, tento ocupar outros espaços na música.

Mas minha pegada no baixo não é cavernosa. Meu timbre reside em não tocar com muita força.

O que vejo é os guitarristas pegando o meu baixo e tocando com muita força, e, consequentemente, produzindo um timbre podre (já que tá tudo regulado e timbrado para minha pegada).

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Carlos Diego Sex Nov 23, 2012 10:14 am

Estudei guitarra uns anos por ae, e no estilo de tocar baixo, acho que ela não influenciou em nada ... o que eu aproveitei foram as escalas, muito de teoria, tríades, que adapta-se fácil ao baixo.

Na verdade a guitarra até me atrapalhou um pouco na leitura, pois da clave de Sol prá clave de Fá, ainda me atrapalho um pouco lendo, mas nada que com o tempo e prática eu não corrija.

Agora tocando acho 2 instrumentos distintos, nem baixo com palheta eu consigo tocar direito, mais no pizzicato mesmo ...

Quanto a pegada forte e fraca, sei lá, no baixo eu não desço tanto a mão, porque no metal mesmo você tem que ter uma certa noção de tocar todas as notas no mesmo volume e pegada, pra ficar mais bonito, mas não vejo tanta força neste ato. Acho que o punk tock, numa visão geral de todos os músicos, exige uma pegada mais violenta, mas de resto acho que é mais jeito ...

Mas é a forma que eu estudo, não é um padrão a se seguir ...

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Sex Nov 23, 2012 10:15 am

Isso é verdade, Pedro, guitarrista quando pega baixo, trasteja tudo, ainda mais o meu que as cordas estão coladas no braço.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Carlos Diego Sex Nov 23, 2012 10:19 am

Meu pensamento ficou diferente e quando toco guitarra, tento ocupar outros espaços na música.

É que a guitarra tem mais essa parada de "florear" as coisas, colocar um acorde aqui, um efeito alí, nem sempre é tocada o tempo inteiro. No baixo tem mais esse lance de condução, de segurar o groove, talvez seja por isso que você esteja desenvolvendo esse instinto de colocar mais notas, mas não é errado, notas bem colocadas, demais ou de menos, ficam lindas. Eu me emociono com um bend do Jeff Beck e com um solo insano do Steve Vai.

O que vejo é os guitarristas pegando o meu baixo e tocando com muita força, e, consequentemente, produzindo um timbre podre (já que tá tudo regulado e timbrado para minha pegada).

Meu baixo sempre está com as cordas baixas, se descer a mão a corda bate nos trastes e fica estranho, talvez sua regulagem seja assim também ... mas não adianta, guitarristas não entendem do lado negro da força! lol!

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Lucas94 Sex Nov 23, 2012 10:21 am

Não toco nem tão forte nem tão fraco, acho que o timbre fica feio quando se toca muito forte.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por allexcosta Sex Nov 23, 2012 10:23 am

Cayo Castro escreveu:Vejo caras como o Jaco ou o Marcus Miller tocarem tão suavemente.

Acho que você escolheu os piores exemplos possíveis. Se fosse Gary Willis ou Garisson tudo bem, mas Jaco e Miller sentavam/sentam a mão dicumforça.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=jfJ2f52ox7o#t=353s

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=cHf7DvVpeiU#t=160s

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por christianovale Sex Nov 23, 2012 10:29 am

Cayo Castro escreveu:
Pra mim, normalmente baterista de metal usa mais força e tem menos pegada do que baterista de funk, por exemplo. Vai entender...

Segundo alguns bateristas amigos meus (de rock e heavy metal), alguns efeitos só se reproduzem quando se usa um 'pouco' mais de força mesmo e tem ainda aquela tecnica de acertar a baqueta ao mesmo tempo em Pele e Aro que dá uma especie de Boost no som e dá a impressão que o cara está 'descendo o braço'.

Sobre o assunto em questão, brincar com uma guitarra me ajudou muito a aprender a usar e formar acordes no Baixo, que é algo que exploro bastante.

Att
christianovale
christianovale
Membro

Mensagens : 60
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Pedroswaldo Sex Nov 23, 2012 10:40 am

Carlos Diego escreveu:
Meu pensamento ficou diferente e quando toco guitarra, tento ocupar outros espaços na música.

É que a guitarra tem mais essa parada de "florear" as coisas, colocar um acorde aqui, um efeito alí, nem sempre é tocada o tempo inteiro. No baixo tem mais esse lance de condução, de segurar o groove, talvez seja por isso que você esteja desenvolvendo esse instinto de colocar mais notas, mas não é errado, notas bem colocadas, demais ou de menos, ficam lindas. Eu me emociono com um bend do Jeff Beck e com um solo insano do Steve Vai.

Mas não é colocar mais notas que eu falei. É mais sobre identificar os vazios (sim, esqueci de dizer, em uma formação com 2 guitarras) e ocupar aquele lugar, sutilmente.

Acredito que quando voce tem duas guitarras, uma faz a função de guitarra e a outra pode fazer qualquer outra função (dependendo do que a música pede, dos efeitos disponíveis e do bom gosto do guitarrista).

O que eu não gosto é duas guitarras ocupando o mesmo espaço, acho que embola mais a música que amplificador "Warm Sound" (A.K.A. Worm Sound). Parece que ficam se mordendo...

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Cayo Castro Sex Nov 23, 2012 11:29 am

allexcosta escreveu:
Cayo Castro escreveu:Vejo caras como o Jaco ou o Marcus Miller tocarem tão suavemente.

Acho que você escolheu os piores exemplos possíveis. Se fosse Gary Willis ou Garisson tudo bem, mas Jaco e Miller sentavam/sentam a mão dicumforça.

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=jfJ2f52ox7o#t=353s

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=cHf7DvVpeiU#t=160s

Pra mim, isso ainda é suave se comparado com o que já vi gente tocando no youtube e ao vivo também. Aquela parada monstruosa que embola tudo. Toda vez que vejo a palavra "força" no contrabaixo, tenho a impressão daquela pegada desgovernada. Pra mim, isso aí soa mais preciso do que forte. Por exemplo, Marcos Miller é sinônimo de preciso e Flea é sinônimo de forte.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Carlos Diego Sex Nov 23, 2012 12:19 pm

Pedroswaldo escreveu:
Carlos Diego escreveu:
Meu pensamento ficou diferente e quando toco guitarra, tento ocupar outros espaços na música.

É que a guitarra tem mais essa parada de "florear" as coisas, colocar um acorde aqui, um efeito alí, nem sempre é tocada o tempo inteiro. No baixo tem mais esse lance de condução, de segurar o groove, talvez seja por isso que você esteja desenvolvendo esse instinto de colocar mais notas, mas não é errado, notas bem colocadas, demais ou de menos, ficam lindas. Eu me emociono com um bend do Jeff Beck e com um solo insano do Steve Vai.

Mas não é colocar mais notas que eu falei. É mais sobre identificar os vazios (sim, esqueci de dizer, em uma formação com 2 guitarras) e ocupar aquele lugar, sutilmente.

Acredito que quando voce tem duas guitarras, uma faz a função de guitarra e a outra pode fazer qualquer outra função (dependendo do que a música pede, dos efeitos disponíveis e do bom gosto do guitarrista).

O que eu não gosto é duas guitarras ocupando o mesmo espaço, acho que embola mais a música que amplificador "Warm Sound" (A.K.A. Worm Sound). Parece que ficam se mordendo...

Hum, entendi! Mas é mais ou menos isso que quis dizer, mas não consegui me expressar! Crying or Very sad

Abração:D

____________________________
Clube Squier #055 / Clube do Apego #044 / Clube dos Baixistas de Peso #005
Carlos Diego
Carlos Diego
Membro

Mensagens : 491
Localização : Botucatu

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por pluís Sex Nov 23, 2012 12:23 pm

A dinâmica e a percepção da música realmente mudam. Pra mim,a guitarra não influenciou nada rs O baixo que influenciou na guitarra e violão. Encaixar as coisas nos vazios fica muito mais fácil. Realmente,"abre" a cabeça.

Pra mim também é complicado tocar baixo com palheta. Não me adaptei...me falta dinâmica,controle sobre o que toco. Vez ou outra,escapa uma nota...
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 23, 2012 2:05 pm

outra coisa que me ajudou a moderar no baixo foi começar a tocar pizzicatto bem mais perto da ponte, onde a corda é mais firme e trasteja menos...
mas uma kra que toca com "força" é o tal do Felipe Andreoli!!

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Sex Nov 23, 2012 2:21 pm

"vinibassplayer
... mas uma kra que toca com "força" é o tal do Felipe Andreoli!!

Falando sobre o "tocar guitarra"... SteveHarris

Esse cara da foto também é mais ou menos.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por vinibassplayer Sex Nov 23, 2012 5:03 pm

Rick Charles escreveu:
"vinibassplayer
... mas uma kra que toca com "força" é o tal do Felipe Andreoli!!

Falando sobre o "tocar guitarra"... SteveHarris

Esse cara da foto também é mais ou menos.

Harris?? q isso?? hahahahhahahahahaha

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Ferium Sex Nov 23, 2012 7:15 pm

Guitarra também não me influenciou em nada no Baixo. O único problema é que, como toquei guitarra por MUITO tempo e só agora há pouco mudei pro Baixo, ainda enxergo o braço do instrumento de forma diferente. Na minha cabeça, as notas da última corda do baixo se confundem muito com as da última da guitarra (que eu utilizava bastante).

Mas musicalmente, como um todo, eu diria que o baixo é que me influenciou. Já estou tocando diferente quando pego numa guitarra.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por malka_aff Sex Nov 23, 2012 9:17 pm

não é pre conceito meu, é um pós conceito mesmo, mas acho que qualquer cisa que envolva guitarra, estraga o modo de tocar no baixo. Não conheço nenhum baixista que largou o baixo e foi tocar guitarra, agora, o contrario, conheço aos montes

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por vinibassplayer Sáb Nov 24, 2012 12:04 am

malka_aff escreveu:não é pre conceito meu, é um pós conceito mesmo, mas acho que qualquer cisa que envolva guitarra, estraga o modo de tocar no baixo. Não conheço nenhum baixista que largou o baixo e foi tocar guitarra, agora, o contrario, conheço aos montes

é raro encontrar um "baixista frustrado" indo pra guitarra..
jáa "guitarristas frustrados" se acha aos montes!!

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1596
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Fabricio1ron Sáb Nov 24, 2012 8:22 pm

Eu não sei tocar guitarra eu apenas arranho um pouco,pois minha preferencia é sempre o baixo quando me veem com um violão e me perguntam se como eu aprendi violão eu digo '' Não sei tocar isso não,sou baixista'' mas o violão me ajudou no baixo a fazer com mais facilidade acordes duplos mas eu foco na base que ficar se mostrando e solando não é comigo.
Fabricio1ron
Fabricio1ron
Membro

Mensagens : 171
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por subgrave Sáb Nov 24, 2012 9:11 pm

Levando em conta geralmente os baixistas tocam bem guitarra, mas os guitarristas apanham no baixo. Poderia ser dito que o baixista é um músico mais completo que um guitarrista?

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Fabricio1ron Sáb Nov 24, 2012 9:16 pm

subgrave escreveu:Levando em conta geralmente os baixistas tocam bem guitarra, mas os guitarristas apanham no baixo. Poderia ser dito que o baixista é um músico mais completo que um guitarrista?

Verdade Sub meu amigo guitarrista falou que é facil tocar baixo ai ele pegou o meu e pego a palheta e fico fazendo acordes de guitarra e sempre a corda trastejando que ele não conseguia segurar a corda direito Twisted Evil
Fabricio1ron
Fabricio1ron
Membro

Mensagens : 171
Localização : Santo André

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por allexcosta Sáb Nov 24, 2012 10:06 pm

subgrave escreveu:Levando em conta geralmente os baixistas tocam bem guitarra, mas os guitarristas apanham no baixo. Poderia ser dito que o baixista é um músico mais completo que um guitarrista?

Não.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por subgrave Sáb Nov 24, 2012 10:57 pm

^nada a ver né... mas deixa a impressão...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por malka_aff Dom Nov 25, 2012 6:39 am

eu acho que guitarristas (de rock na maioria das vezes) acham que seu instrumento é o único que precisa ser ouvido.

O guitarrista da minha banda (de rock) soltou uma pérola:

Nós iamos tocar na Ufrgs numa festinha do DCE, perguntei qual ia ser meu amplificador

Ele me responde
-Na real, único que precisa ser bom é o amplificador de guitarra, o timbre do baixo não importa nada, ouvindo o grave ja ta bom, é só pra dar peso e pressão na música.

Então, acho que guitarrista não "conseguem" tocar baixo por que simplesmente não se importam em fazer.

Mas vejam bem, como o Allex ja disse inúmeras vezes, esse tipo de coisa ocorre mais é no rock. Como nunca toquei com algum guitarrista que não seja rockeiro, fica essa impressão

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por allexcosta Dom Nov 25, 2012 10:46 am

malka_aff escreveu:Mas vejam bem, como o Allex ja disse inúmeras vezes, esse tipo de coisa ocorre mais é no rock. Como nunca toquei com algum guitarrista que não seja rockeiro, fica essa impressão

Exato. Defendo essa tese com unhas e dentes. Aliás, se eu gostasse e tivesse interesse em tocar rock eu preferia ser contra-regra do que baixista. O abuso é muito severo...

Nos outros estilos musicais o baixista é um dos músicos mais respeitados e importantes da banda. No rock ele é um zero à esquerda tratado como lixo pelos colegas e até pelo público, salvo raras excessões.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por pluís Dom Nov 25, 2012 10:53 am

/\

Isso é coisa de quem não vê nada além do seu próprio nariz,que é a fronteira do seu ego.

Já aconteceu de tocar em diversas gigs,onde as vezes precisava faltar ensaio,e os caras nem ensaiavam muitas das vezes pela falta do baixo. É perceptível a importância do baixo. Os leigos não dão ouvidos pra ele.Mas,quem preza pelo conjunto,pela harmonia não vive sem o baixo.
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por allexcosta Dom Nov 25, 2012 10:59 am

^ Sei não, as histórias que escuto do mundo do rock são simplesmente bizarras, tipo essa que o malka relatou acima.

Quando ouço essas coisas fico feliz de minha juventude como baixista ter sido no Nordeste do Brasil em bandas de música dançante. Raras as vezes que cheguei pra tocar e não havia um GK800RB mais uma caixa 1x15 e outra 4x10. O pessoal do som dá muito mais importância ao baixo que à guitarra por aquelas bandas de lá...


Última edição por allexcosta em Dom Nov 25, 2012 11:10 am, editado 1 vez(es)

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por pluís Dom Nov 25, 2012 11:05 am

/\

Pois é. Eu entendo! Eu também nunca passei por nenhuma banda semelhante ainda bem.

Mas também,a guitarra fica sempre na mesma levada quase a música inteira rs
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Luanmn Dom Nov 25, 2012 2:11 pm

allexcosta escreveu:^ Sei não, as histórias que escuto do mundo do rock são simplesmente bizarras, tipo essa que o malka relatou acima.

Quando ouço essas coisas fico feliz de minha juventude como baixista ter sido no Nordeste do Brasil em bandas de música dançante. Raras as vezes que cheguei pra tocar e não havia um GK800RB mais uma caixa 1x15 e outra 4x10. O pessoal do som dá muito mais importância ao baixo que à guitarra por aquelas bandas de lá...

Será que os guitarristas não se sentiam como você se sentiria numa banda de rock? hehe
Luanmn
Luanmn
Membro

Mensagens : 254
Localização : Niterói

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por subgrave Dom Nov 25, 2012 5:33 pm

allexcosta escreveu:^ Sei não, as histórias que escuto do mundo do rock são simplesmente bizarras, tipo essa que o malka relatou acima.

Quando ouço essas coisas fico feliz de minha juventude como baixista ter sido no Nordeste do Brasil em bandas de música dançante. Raras as vezes que cheguei pra tocar e não havia um GK800RB mais uma caixa 1x15 e outra 4x10. O pessoal do som dá muito mais importância ao baixo que à guitarra por aquelas bandas de lá...

Toquei rock por mais de 15 anos. Fazem uns 03 anos que praticamente tive que começar a apreender tocar baixo de novo para um estilo dançante. E realmente fora do mundinho do rock o baixo é tão ou mais importante quanto outro instrumento. Em estilos dançantes guitarra qualquer um toca, já baixo tem que ter aquele groove especial...

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por allexcosta Dom Nov 25, 2012 6:31 pm

subgrave escreveu:Toquei rock por mais de 15 anos. Fazem uns 03 anos que praticamente tive que começar a apreender tocar baixo de novo para um estilo dançante. E realmente fora do mundinho do rock o baixo é tão ou mais importante quanto outro instrumento. Em estilos dançantes guitarra qualquer um toca, já baixo tem que ter aquele groove especial...

Até a idade adulta eu não tive absolutamente nenhum tipo de contato com o rock.

A primeira vez que vi uma piada de baixista ou alguém dizendo que baixo era mais fácil que guitarra eu já devia ter 20 e poucos anos. Até hoje fico chocado com a idéia que público e músicos de rock tem em relação ao nosso instrumento.

Outra coisa que descobri recentemente é que baixos de 4 cordas ainda são comuns.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por André Souza Dom Nov 25, 2012 7:09 pm

Hoje toco Pop/Rock e tive a experiência de tocar com dois guitarristas na formação anterior da banda. Foi muito difícil! Tínhamos um teclado e duas guitarras. Um dos guitarristas que se dizia ser do Hardrock era o que tinha experiência de YouTube, Gig que é bom nada. Bom de solo e péssimo de base, eu faço melhor. Criatividade zero! Achava que sabia tudo e tocava baixinho na hora da base e alto nos solos. kkkkk

Aí vem o baixo... Os outros músicos já são conhecidos meus de longas datas e fazem música com criatividade e senso crítico. E tocou estilos como Axé, pagode, samba e muito Forró. O outro guitarrista é muito bom de base e solo, já tendo tocado Metal e Rock por muito tempo. Tenho meu espaço para timbre, groove e posicionamento. Mas busco este espaço, sempre que posso saio do bum, bum, bum, bum... Se fosse obrigado a tocar baixo de palheta, sempre cabeça de nota tava fora. Não é a minha. Não floreio muito, mas saio da vala comum quando julgo cabido. Fazemos o bom e velho Pop/Rock, mas botamos pimenta e chocolate quando dá e fica bom.

Esse guitarrista "bom" saiu e fez o trabalho dele. O que foi bom Pra ele e melhor para nós. O engraçado é que está com músicos muito bons e soa morno. Tudo retinho, feijão com arroz e basicão. Mediano nas levadas e bom nos solos. Mas o que quero dizer é que a visão dele de nosso instrumento é entre o cabeça de nota o tempo todo e os solos altamente veloz do Hard/Trash/Metal/Core... Ser baixistas dele pode ser muito fácil para muitos, para mim NÃO.

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por enderbass Dom Nov 25, 2012 7:19 pm

Outra coisa que descobri recentemente é que baixos de 4 cordas ainda são comuns.

??? uai Alex pq vc acha que não deveriam ser?? eu tinha comigo que baixo de 4 cordas é o padrão de venda e baixos de 5c e 6c e 7c e tantas outras eram escolhas de musicos que buscam outras possibilidades sem que isso tenha uma relação direta com virtuosismo, penso que se encaixa mais com um segmento de mercado, nas lojas eu vejo a variedade de baixos de 4 cordas com maior numero q os de 5c


Última edição por enderbass em Dom Nov 25, 2012 7:20 pm, editado 1 vez(es)
enderbass
enderbass
Membro

Mensagens : 246
Localização : Goiânia, Go

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por allexcosta Dom Nov 25, 2012 7:20 pm

André Souza escreveu:Esse guitarrista "bom" saiu e fez o trabalho dele. O engraçado é que está com músicos muito bons e soa morno. Tudo retinho

"Assim, porque és morno e não és frio, nem quente, vomitar-te-ei da minha boca". (Apocalipse 3:16)

"Walk left side, safe. Walk right side, safe. Walk middle, sooner or later get squish just like grape. Here, karate, same thing. Either you karate do 'yes' or karate do 'no.' You karate do 'guess so.' " (Mr. Myiagi)

enderbass escreveu:??? uai Alex pq vc acha que não deveriam ser??

Sou Baiano. Na minha terra não existe baixo de 4 cordas. Por algum motivo eu achava que o Brasil todo era assim.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por pluís Dom Nov 25, 2012 7:55 pm

/\

Nada. Mais pro Sudeste,o mais comum é 4c. Não digo nem Centro-Oeste,pq as gigs daqui são muito sertão. E sabem como é,"dizem" que "tem que ser" em 5c (faço minhas gigs de sertão com o 74 e levo de boa).

Mas é comum 4c sim. Demais até!
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por subgrave Dom Nov 25, 2012 8:06 pm

allexcosta escreveu:
Sou Baiano. Na minha terra não existe baixo de 4 cordas. Por algum motivo eu achava que o Brasil todo era assim.

Nussa. Fui jurado de um concurso de bandas no início do ano, me chamou a atenção que das +-20/25 bandas inscritas em TODAS os baixistas tocaram com baixos de 04 cordas! Dois dias assistindo tudinho e nenhum baixo de 05 cordas deu as caras.

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Lucas94 Dom Nov 25, 2012 9:19 pm

Entre os baixistas que eu convivo eu acho que sou um dos únicos que toca 4 cordas, quase todos tocam baixo de 5 ou 6 cordas.

____________________________
"In the end it is all about music, the instrument we play is secondary." - Andres Rotmistrovsky

Lucas94
Membro

Mensagens : 638
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por rassan Qui Nov 29, 2012 1:03 pm

No meu caso, eu já tocava guitarra e violão base quando comecei com o baixo... Mas, não posso dizer que eles influenciaram meu jeito de tocar baixo, porque, até aquele momento, eu tinha uma visão muito limitada da música... A partir do momento que comecei a estudar mais contrabaixo, técnicas, teoria etc e realmente me apaixonei pela música, minha forma de tocar todos os instrumentos mudou.

Bom, por isso, posso dizer que se algum instrumento influenciou o outro, sem dúvida, o baixo me influenciou e me influencia até hoje em qq outro instrumento que eu tente tocar.

Pra responder ao tópico, mais especificamente a guitarra, hoje me aventuro a alguns solos e me desviar um pouco da base exatamente pelo que eu estudei e estudo do baixo. Também me ajuda a enxergar espaços na música que nem sempre estão preenchidos pelos outros instrumentos e conseguir fazer trabalhar neles.
rassan
rassan
Membro

Mensagens : 167
Localização : RJ - Rio de Janeiro - Santa Cruz

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por inibass Qui Nov 29, 2012 6:03 pm

allexcosta escreveu:
Sou Baiano. Na minha terra não existe baixo de 4 cordas. Por algum motivo eu achava que o Brasil todo era assim.

+1...sou sergipano (aqui na esquina rsrs)

Tb achava que todo mundo tava correndo pra 5 e 6 cordas..pagodeiro e principalmente forró adoram TRB e outros de 6 cordas.
O irmão do guitarrista que toca comigo, é dono de estúdio e de banda de forró e pagode (sim, é a mesma banda, só depende da época do ano rsrsrs) ele mandou fazer um baixo de 7 cordas....certa vez explicou que o baixista gostava de solar partes altas com a cantora de forró quando esta estava cansada e ficava com dificuldade no alcance e na afinação de alguns picos. Disse que o timbre do baixo se aproximava mais na junção com a voz humana. Vai saber neh.

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Kobeh Seg Dez 03, 2012 10:28 am

E por essas e outras q não me vejo mais em uma banda rock com duas guitarras. Já toquei por 1 ano e meio em uma banda de heavy metal q tinha duas guitarras. E eu me sentia preso, e por muitas vezes quando eu tentava fazer algo pra enriquecer a linha o som era abafado pelas guitarras, q estavam sempre com volume MUITO mais alto. Nem todo mundo é o Steve Harris, né...

Enfim, depois disso voltei a tocar em uma banda de rock clássico e em outra de death metal, ambas com com apenas uma guitarra. E os guitarristas das duas bandas respeitam muito o meu espaço e fazem questão q o baixo apareça. Talvez eu tenha dado sorte de tocar com gente assim....rsrs

Quando as suas influências no rock vem de gente como Lemmy Kilmister e Geezer Butler, q são caras q mesmo não sendo virtuosos deixam a sua assinatura na música, vc se recusa a tocar apenas pra dar um "peso" ou uma "pressão" no som =p
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por CG Seg Dez 03, 2012 10:52 am

allexcosta escreveu:
Sou Baiano. Na minha terra não existe baixo de 4 cordas. Por algum motivo eu achava que o Brasil todo era assim.

Até pouco tempo atrás, aqui em São Paulo, quando o cara aparecia com um baixo de 5 cordas, todo mundo falava "Noooooooooossa, o cara tem um baixo de 5 cordas!!!!!!!!". Hoje é mais comum encontra-los. O de seis ainda é coisa de extraterrestre.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Seg Dez 03, 2012 10:54 am

Kobeh escreveu:E por essas e outras q não me vejo mais em uma banda rock com duas guitarras. Já toquei por 1 ano e meio em uma banda de heavy metal q tinha duas guitarras. E eu me sentia preso, e por muitas vezes quando eu tentava fazer algo pra enriquecer a linha o som era abafado pelas guitarras, q estavam sempre com volume MUITO mais alto. Nem todo mundo é o Steve Harris, né...

Eu toco em uma banda com 2 guitarras, ninguém cobre o som do baixo, mas também sou eu que bato o martelo e digo se ta alto, ta baixo, se ta bom ou se ta ruim.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Ferium Seg Dez 03, 2012 11:52 am

Infelizmente, no rock a guitarra é mais importante mesmo. Eu também já vivi essa realidade. Eu comecei tocando guitarra, depois pulei pro baixo, mas quando vi a forma como um baixista era tratado nas bandas de rock, me desestimulei completamente, mesmo adorando o instrumento. Me arrependo dessa decisão infantil até hoje, pois já poderia ser um baixista muito melhor se tivesse simplesmente continuado.

Hoje, mais maduro (tanto psicologicamente quanto musicalmente) passei a entender que o baixo recebe um tratamento completamente diferente em outros estilos musicais. Mesmo sendo um eterno fã de rock, graças ao baixo tenho navegado por outros mares, e gostado bastante. Não faço mais questão de "ser ouvido", mas saber que levo a banda na ponta dos dedos já é mais do que eu jamais imaginei.

Contudo, não sei se tocaria novamente numa banda de rock.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos