Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Falando sobre o "tocar guitarra"...

+25
Dogwood
Rico
Sapão¹³
Thrash_bass
Cabrerafael
CG
Kobeh
inibass
rassan
enderbass
André Souza
Luanmn
Fabricio1ron
malka_aff
Ferium
pluís
christianovale
allexcosta
Lucas94
Carlos Diego
Pedroswaldo
Cayo Castro
Rick Charles
subgrave
vinibassplayer
29 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por CG Seg Dez 03, 2012 12:04 pm

Ferium escreveu:Infelizmente, no rock a guitarra é mais importante mesmo. Eu também já vivi essa realidade. Eu comecei tocando guitarra, depois pulei pro baixo, mas quando vi a forma como um baixista era tratado nas bandas de rock, me desestimulei completamente, mesmo adorando o instrumento. Me arrependo dessa decisão infantil até hoje, pois já poderia ser um baixista muito melhor se tivesse simplesmente continuado.

Na boa, eu sempre ví vocês dizendo que em rock baixista não é respeitado, é considerado um pária e maltratado... Nunca tive esses problemas e olha que eu só toco rock. Talvez entre profissionais isso exista, mas eu no amadorismo nunca tive problemas, talvez pese o fato de tocar com pessoas com mais de 40 anos.

Lembro sempre que um dos maiores icones do rock é baixista e todo mundo quer tocar com ele... Desde Ozzy, Metallica e David Grohl.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por malka_aff Seg Dez 03, 2012 12:26 pm

qual o maior icone do rock, cg?

e eh bem como vc disse, eh por causa da idade Wink

eu tenho 22 e na minha faixa etária, no rock, acham que baixo nao serve pra nada

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por CG Seg Dez 03, 2012 1:50 pm

malka_aff escreveu:qual o maior icone do rock, cg?


Maior icone não, isso não ecziste, um dos maiores sim... Ian Frasier Kilmister.

O grande problema é que no rock as guitarras normalmente predominam, o conceito de "guitar hero" só existe no rock.

Os guitarristas se acham superiores a todos e geralmente arranjam treta com o outro egocentrico da banda, o vocalista.

Depois que cara vai ficando velho ele começa a ouvir outros tipos de sons e tende a abrir a mente a uma nova musicalidade.




____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Ferium Seg Dez 03, 2012 1:55 pm

Com a idade vem também a Maturidade, CG... e ela é quem mostra o que muitas vezes não se pode ver com 15 ou 16 anos.

Eu tinha 16 anos quando me aventurei pelo baixo pela primeira vez. Naquela época, eu realmente era um zero à esquerda na banda, não só pelo fato de tocar mal (eu tocava muito mal), mas também pelo fato de o instrumento que eu tocava não ser valorizado naquelas circunstâncias, dentro de pessoas com a mesma faixa etária que eu e dentro de um nicho que idolatrava figuras de guitarristas.

Naquela época era comum eu e o baterista ficarmos meio "de canto" nas rodas, em virtude de o papo ser sempre centrado na figura dos guitarristas. Hoje eu percebo que muito disso foi pura imaturidade, mas mesmo assim não sei se tocaria rock novamente. Amo o Rock acima de qualquer outro gênero musical, mas pra tocar, prefiro beber de outras fontes e explorar outros universos. É como você disse: quando o cara vai ficando mais velho, vai conhecendo coisas diferentes (nem melhores, nem piores, apenas diferentes).

E, realmente, uma das bandas em que toquei acabou justamente porque tivemos uma "treta" entre guitarrista e vocalista. Isso é tão previsível quanto comum em bandas formadas por jovens.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Cayo Castro Seg Dez 03, 2012 2:35 pm

Isso acontece no rock mesmo. Quando toco rock, nem ligo mais. Já ouvi de produtor de eventos ao se referir a outro músico, a seguinte frase: "Ele? Músico? Não pow... ele toca baixo e talz, sabe?!" O baixista em questão era um bom baixista no estilo. Segurava legal e aparecia bem.

Quando uns adolescentes formam a banda, por exemplo: Quem fica como baixista é o gordo, tímido ou o que toca menos da turma, que louco pra tocar guitarra, é mandado pro baixo. E acaba depois aceitando, gostando e defendendo o instrumento.

Por começar tocando pagode baiano, pagode e axé, comigo aconteceu o contrário... como não era um bom baixista me mandaram pra guitarra. Embarassed

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Ferium Seg Dez 03, 2012 2:41 pm

/\

Já eu, era um guitarrista até razoável... mas por falta de baixista eu fui pra lá me aventurar. Foi até bom, escapei da velha "guerrinha de egos" que existe entre os guitarristas de bandas diversas (e até dentro da mesma banda).

Como só havia 3 bandas de Rock na cidade inteira, apenas 3 baixistas, rolava uma amizade legal entre nós, sem rivalidade, sem "invejinhas".

Já entre os guitarristas, às vezes chegávamos próximos às vias de fato Rolling Eyes
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Seg Dez 03, 2012 2:51 pm

Eu comecei baixista(e por opção minha mesmo, principalmente por influencia do meu pai), toco em uma banda de rock, já fui discriminado por tocar baixo sim, mas meus companheiros de banda nunca disseram nada, e na minha banda a gente toca no estilo Maiden, e muitas vezes fico só eu fazendo base, mesmo com um tecladista na banda.


Última edição por Rick Charles em Seg Dez 03, 2012 2:54 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : complementando)
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Cayo Castro Seg Dez 03, 2012 2:54 pm

Baixista base? Tem essa agora? Razz

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Seg Dez 03, 2012 2:57 pm

Cayo Castro escreveu:Baixista base? Tem essa agora? Razz

Não estava me referindo a baixista base e baixista solo, e sim porque ficam as guitarras e o teclado fazendo um riff e só eu marcando com a bateria.
Mas eu e um colega também baixista, já experimentamos tocar juntos só que um baixo com distorção fazendo solos e o outro fazendo base (pena que foram ensaios e não tenho nada gravado)
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Cabrerafael Seg Dez 03, 2012 3:01 pm

CG escreveu:Na boa, eu sempre ví vocês dizendo que em rock baixista não é respeitado, é considerado um pária e maltratado... Nunca tive esses problemas e olha que eu só toco rock...

Também só toco rock, em 2 bandas inclusive, e sou respeitadíssimo
Só não tem respeito quem não se dá o respeito...

____________________________
Fighter by day, Lover by night, Bass Player for choice!!
Cabrerafael
Cabrerafael
Membro

Mensagens : 208
Localização : Valinhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Thrash_bass Qua Dez 26, 2012 2:13 am

a guitarra me ajudou em algumas coisas quando comecei no baixo: total controle na mão esquerda e em ter palhetada rapida,o estilo q toco pede isso (thrash,death metal).
agora influenciar acho q ñ!
a pegada é bem diferente mesmo.
ainda tenho q melhorar e MUITO meu pizzicato e deixar um pouco a palheta de lado.por isso vou entrar em aulas de baixo.

kra,se em algumas bandas de rock/metal o baixo ñ tem destaque eu acho q a culpa é do baixista e ñ do estilo.o cara tem q ir lá e se destacar e ñ só seguir a guitarra...
Thrash_bass
Thrash_bass
Membro

Mensagens : 57
Localização : São Luís

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Sapão¹³ Seg Dez 31, 2012 8:17 pm

Da guitarra só sei o básico do básico mesmo... Mas como comecei da bateria, posso afirmar que a bateria ajudou e muito em questão de pegada, groove, tempo e rítimos...

____________________________
https://www.facebook.com/sapao13 "O cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um"
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Kobeh Sex Jan 11, 2013 2:29 pm

Rick Charles escreveu:
Kobeh escreveu:E por essas e outras q não me vejo mais em uma banda rock com duas guitarras. Já toquei por 1 ano e meio em uma banda de heavy metal q tinha duas guitarras. E eu me sentia preso, e por muitas vezes quando eu tentava fazer algo pra enriquecer a linha o som era abafado pelas guitarras, q estavam sempre com volume MUITO mais alto. Nem todo mundo é o Steve Harris, né...

Eu toco em uma banda com 2 guitarras, ninguém cobre o som do baixo, mas também sou eu que bato o martelo e digo se ta alto, ta baixo, se ta bom ou se ta ruim.

Talvez seja por isso.... Quando eu toquei nessa banda eu era o mais novo, tanto na idade quanto no tempo q eu conhecia o pessoal e eles já estavam acostumados a baixistas quebra-galho. Mas valeu a experiência...
Kobeh
Kobeh
Membro

Mensagens : 858
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rick Charles Sáb Jan 12, 2013 1:02 pm

Por isso, sempre que for entrar em uma banda, procure gente séria, que intende a importancia de cada músico.
Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Rico Dom Jan 20, 2013 3:13 pm

Eu nunca fui "diminuido" por tocar em bandas de rock... Muito pelo contrário...
Meu set é monstruoso, e o pessoal que toca comigo cobra os timbres... Quando vou tocar e não levo amps (muiiiito raro), quase apanho...

Gostaria de perguntar como se sentem Squire, McCartney, Jack Bruce, Tim Bogert, Butler, Glover, Lee e mais uma porrada de baixistas...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Dogwood Dom Mar 24, 2013 8:23 pm

Sou baiano e sempre curtia o som do baixo "aquela guitarra grande com as cordas grossas" ehhehhe. Nos trio elétricos sempre sentia aquela porrada do baixo, em ritmos dançantes só dá o contra baixo. Mas curto muito o rock e meu inicio no instrumento foi no rock e percebia que o baixo não tinha muito destaque e sempre ouvia aquelas piadas. Atualmente amadureci musicalmente e saí um pouco do rock vi o quanto a galera dos outros estilos valorizam o contrabaixo. Tenho um projeto de rock prog e só tem uma guitarra hehehehhe. Dobrar com a guitarra? Raras vezes!!!! ehehhee

____________________________
Gospel Club #019
Dogwood
Dogwood
Membro

Mensagens : 59
Localização : Salvador - BA

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Zubrycky Seg Abr 01, 2013 9:10 pm

Tenho me dedicado à guitarra ultimamente, descendo a mão nela sem dó e tem sido bastante divertido. Twisted Evil rock

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por subgrave Seg Abr 01, 2013 10:10 pm

Zubrycky escreveu:Tenho me dedicado à guitarra ultimamente, descendo a mão nela sem dó e tem sido bastante divertido. Twisted Evil rock

[+1] Estou com os dedos médio e anelar da mão esquerda super esfolados de tantos bends...


subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Jocapane Ter Abr 16, 2013 9:18 am

Bom aqui vou eu.

Toquei guitarra durante míseros 10 anos, nesse tempo 4 foi em escola de Música aqui em Natal, sempre em bandas de rock ou correlatos, só que aqui temos uma "particularidade", a galera vê muito o que está escrito no headstock do instrumento a ponto de fazer juízo de valor, relacionando a "marca" com a habilidade, como sou pobre não tenho dinheiro para bancar guitarras, pedais e amplificador pelo menos razoável, por isso decidi vender tudo e comprar um baixo, pois aqui, apesar de termos excelentes baixistas o contingente ainda é pequeno, portanto tento fazer parte dessa lacuna.

A guitarra influenciou sim o modo de tocar baixo, justamente porque meu fraseado é Jazz/Fusion, além de facilitar os acordes e visualizar a escala do instrumento tudo se torna mais intuitivo, apesar de ser rockeiro estou estudando forró com Ghost notes para apimentar o groove, isso me faz enxergar a música de um modo diferente, pensando mais na música do que nos solos, além da maior facilidade de participar de gigs. Smile

____________________________
"Agente somo o que pensemo que semo" (Joaquim da Padaria)
Jocapane
Jocapane
Membro

Mensagens : 65
Localização : Natal

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Moisés Simeão Ter Abr 16, 2013 5:12 pm

A precisão que a Guitarra oferece é um propulsor e tanto!
Já o felling que o baixo faz surgir em você não tem preço.

____________________________
"Quem quer fazer algo, procura um meio. Quem não quer, procura uma desculpa." - Provérbio Árabe.
Moisés Simeão
Moisés Simeão
Membro

Mensagens : 51
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Ixra Qui maio 16, 2013 7:06 am

No meu caso a guitarra me ajudou na migração para o baixo.
Eu tocava guitarra numa banda punk - só 'bicorde', sabem como é...rs - aí quando fui para o baixo já sabia a posicão das notas e formar alguns acordes cyclops

Mas acho que só nisso a guitarra influenciou, nessa parte teórica.
São instrumentos de funções, tocabilidade e sons diferentes - e devem ser tratados como tal.

Pra fechar, acho que o que influencia no seu modo de tocar é a música como um todo, tudo o que você ouve. Ex. eu não toco piano, mas já cheguei a compor uma linha de baixo pensando-o como um piano, ou como violão, ou como trambone...etc...

____________________________
Ixra - Banda Euphúria - Osasco/SP - > www.euphuria.com.br

Ixra
Membro

Mensagens : 464
Localização : São Paulo

https:// https://www.facebook.com/israelantonini

Ir para o topo Ir para baixo

Falando sobre o "tocar guitarra"... - Página 2 Empty Re: Falando sobre o "tocar guitarra"...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos