Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Zubrycky em Dom Dez 02, 2012 1:45 pm

Olá a todos!

Como complemento para as idéias discutidas no Sexto e no Décimo Contrapontos, resolvi fazer um Contracanto à parte para falar especificamente dos perigos do uso do fones de ouvido.

É preciso ter em conta que o uso de fones de ouvido é algo que está muito longe de ser inofensivo, principalmente para nós, músicos, uma vez que este uso pode levar à perda (irreversível) de nosso maior instrumento de trabalho: A nossa audição.

Pessoalmente, tendo em vista a preservação de minha própria audição, prefiro me manter o mais longe possível deles (Não uso Ipods ou similares, não escuto música no celular, ouço música no computador com as caixas de som dele) e só usá-los na única situação musical na qual eles são realmente obrigatórios: Em gravações.

Mas esta é uma posição pessoal minha e não uma verdade absoluta.

Sei que muita gente gosta de usá-los e, sendo assim, este Contracanto possui algumas informações para que os usuários de fones de ouvido saibam como manter a sua saúde auditiva.

Segue o texto.

Cuidados ao utilizar fones de ouvido

"Os fones de ouvido estão na moda. O astro do futebol Neymar, por exemplo, tem aparecido na mídia com fones pra lá de sofisticados e potentes, o que chama a atenção de muitos dos seus fãs. Mas é preciso ter cuidado: esse acessório moderno pode prejudicar a audição.

De acordo com Thais Alves, fonoaudióloga do Hospital Oftalmologico de Sorocaba, BOS, “Jovens de até 30 anos, estão mais expostos à agentes que prejudicam a audição, como o uso de fones de ouvido, por longo período de tempo. Sendo assim, jovens correm mais riscos de perda auditiva, do que os mais velhos”.

Geralmente, o volume está sempre acima do ideal. “O maior prejuízo causado pelo fone de ouvido é a exposição ao ruído, já que, na maioria das vezes, as pessoas acabam abusando do volume. O ideal é usar em torno de 60% da capacidade do equipamento; se a escala de volume for de 0 a 10, usar no máximo no número 6″, comenta.

Em relação à decibéis, o valor máximo que o indivíduo pode ficar exposto é 85 dB por até 8 hrs diária, porém a partir de 50dB já deve-se ficar atento. “Esse som indo direto ao sistema auditivo com frequencia pode trazer prejuízos irreversíveis à audição”, conta a fonoaudióloga.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo, hoje, há pelo menos 800 milhões de pessoas com alguma perda auditiva e esse número deve crescer para 1,1 bilhão até 2015. A surdez é uma das três deficiências mais comuns no Brasil, atingindo quase 6 milhões de pessoas.

A chamada “poluição sonora” traz danos para todo o corpo, inclusive para a audição, podendo causar perda auditiva , zumbido e outros desconfortos para o indivíduo. Barulhos comuns nas grandes cidades, como os dos carros, somados também ao uso de celulares, geram um estímulo constante à audição e pode prejudicá-la ainda mais.

O volume do celular, deve ser regulado como em qualquer outro equipamento que emite som e que é utilizado direto na orelha.

A dificuldade maior, está na forma em como a perda de audição se instala. Por ser um problema silencioso, as pessoas levam em média sete anos entre detectar a perda auditiva e o início do tratamento. ” É possível que o indivíduo possua perda auditiva e não perceba, já que muitas vezes a perda é gradativa e começa nas frequências mais altas”, diz Thais.

A perda auditiva pode ter tratamento, mas depende do tipo de perda. Se a mesma consiste em líquido, cerumem ou qualquer afecção na orelha externa ou média (chamada perda condutiva), pode ser tratada com uso de medicamento, drenagem do líquido, cirurgia ou remoção de cerumen.

No caso de uma perda que atinge a orelha interna (chamada neurossenssorial,) na maioria das vezes não há cura, e o tratamento consiste no uso de aparelhos de amplificação sonora ou colocação do implante coclear.

Para manter a saúde auditiva em dia:

• Regule o volume do fone na escala intermediária (se for de 0 a 10, o ideal é 6)

• Guarde os fones em uma embalagem, para não acumular sujeira, o que pode gerar contaminação ao conduto auditivo e causar uma infecção.

• Respeitar intervalos de repouso sonoro, de preferência de uma a duas horas por dia

• No carro, feche as janelas para que o som do rádio não compita com o barulho de fora

• Se usar o fone em um ouvido só, alterne para não sobrecarregar apenas um lado

• Diminuir o volume às vezes pode ser bom. Quando ouvimos uma música que gostamos, nossa tendência natural é aumentar o som. O ouvido facilmente se habitua à nova sensação e esquecemos que o nível de pressão sonora mudou

• Ao tirar o fone, caso sinta abafamento, zumbido (chiado, apito ou qualquer outra sensação sonora) ou dor, cuidado: são sinais de super estimulação

• Se puder fazer uma opção, dê preferência ao uso dos modelos supra-aurais (tipo concha). Tomando cuidado para não ultrapassar os limites sonoros, esses modelos tendem a ser menos nocivos que o fone de inserção

Fique atento quando houver alguma mudança na rotina, ligada a audição: se há dificuldade de entender o que os outros falam, quando é necessário aumentar o volume da TV ou rádio para “ouvir melhor”, quando há presença de chiado e/ou zumbido e sensação de ouvido tapado, ou mesmo dificuldade de compreensão em ambientes ruidosos.

A dica da fonoaudióloga, é cuidar da audição para evitar os danos, que no caso de abuso no uso de fones de ouvido, também podem ser irreversíveis. “Outra dica importante, é não usar auto medicação e sempre procurar um médico otorrinolaringologista quando perceber que há algo errado com as suas orelhas”, finaliza a fonoaudióloga."

Fonte: http://ares.hosbos.com.br/blog/materias/cuidados-ao-utilizar-fones-de-ouvido/
avatar
Zubrycky
Membro

Mensagens : 9581
Localização : São Paulo

http://www.youtube.com/zubrycky

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por subgrave em Dom Dez 02, 2012 2:27 pm

Zubrycky escreveu:
Geralmente, o volume está sempre acima do ideal. “O maior prejuízo causado pelo fone de ouvido é a exposição ao ruído, já que, na maioria das vezes, as pessoas acabam abusando do volume. O ideal é usar em torno de 60% da capacidade do equipamento; se a escala de volume for de 0 a 10, usar no máximo no número 6″, comenta.

Para manter a saúde auditiva em dia:

• Regule o volume do fone na escala intermediária (se for de 0 a 10, o ideal é 6)


Uso fones para escutar música e tocar em casa fazem anos, a qualidade sonora de um bom fone é insubstituível, e a família e vizinhos agradecem.

Inclusive com fones consigo manter um nível de volume mais baixo do que se estivesse tocando num amplificador ou ouvindo música num aparelho de som.

Meus volumes com fones de ouvido costumam ser de 20% do disponível, no máximo 30% mas eu já acho muita coisa, 40% é insuportável, então estou usando bem abaixo do recomendado de 60%.

Inclusive neste exato momente estou ouvindo música no PC com meus fones com volume no 1, se baixar mais desliga. Sempre prezei pela minha audição.

Obrigado Zubrycky pelas dicas, agora sei que realmente não estou abusando dos meus fones. Somente tomara que ninguém sinta-se desencorajado a usar fones ao ler essa matéria. Pelo que entendi basta usar com cautela essa excelente ferramenta que não tem problema.


subgrave
Banido

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Ferium em Dom Dez 02, 2012 3:57 pm

Excelente matéria. Bom descobrir que tenho utilizado fones da forma correta.
avatar
Ferium
Membro

Mensagens : 772
Localização : Ceará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por J.Adalberto em Dom Dez 02, 2012 6:44 pm

To contigo meu amigo Zubrycky!

Tbem nao sou fã de fones, sejam eles quais for.

Outra coisa que a galera tem que observar e o volume dos ensaio, eu sou o chato que sempre fico pedindo pra baixar o volume.

Recomendo fortemente o uso de protetores auriculares nos ensaio, mesmo que eles prejudiquem principalmente as freqüências agudas
avatar
J.Adalberto
Membro

Mensagens : 3453
Localização : São Paulo

http://www.joaoadalberto.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Ferium em Dom Dez 02, 2012 9:06 pm

/\

Os protetores são fundamentais. Eu não imaginava o quanto isso fazia bem até começar a usar. Claro que as primeiras vezes em que usamos fica um pouco desconfortável, mas depois de um tempo é impossível viver sem.
avatar
Ferium
Membro

Mensagens : 772
Localização : Ceará

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Thiago Andrade Pereira em Ter Dez 11, 2012 11:24 pm

Por estudar a anos utilizando fones de ouvidos, mesmo me preocupando com a saúde de meus ouvidos (respeitando boa parte das orientações citadas pelo texto), visitei um otorrino para um exame de rotina, e para minha surpresa, meu resultado do exame de audiometria revelou uma pequena alteração de sensibilidade em uma das frequências avaliadas. Isto significa que mesmo tendo um mínimo de cuidado na utilização de fones, todo cuidado ainda é pouco!
Parabéns Zubrycky pelo excelente post!


Agora uma dúvida/polêmica que escutei do otorrino. De acordo com ele os fones de ouvidos, mesmo usados de forma incorreta, (volume muito alto) eles não tem o poder de causar danos a audição, pois por lei não podem ser fabricados produtos que podem causar danos a saúde. Isto procede?Particularmente no mercado de áudios em geral, existe algum tipo de controle?
(obviamente que não está incluído produtos não originais, porque ai vale tudo..rsrs)
Abraço.
avatar
Thiago Andrade Pereira
Membro

Mensagens : 30
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por pluís em Qua Dez 12, 2012 1:09 am

Eu também sou adepto do uso.

Comecei pela necessidade de tirar as músicas. Acabei acostumando! Mas sou cuidadoso. Evito ficar mais do que 1h diretão. E vez ou outra,paro,dou uma "descansada" e NUNCA coloco muito alto.

Com os ensaios também sou super chato. Aprendi com um amigo,e levo isso sempre que,o ideal de volume é ensaiar numa altura que possamos conversar,sem precisar gritar...
avatar
pluís
Membro

Mensagens : 1031
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por pluís em Qua Dez 12, 2012 1:11 am

Thiago Andrade Pereira escreveu:Por estudar a anos utilizando fones de ouvidos, mesmo me preocupando com a saúde de meus ouvidos (respeitando boa parte das orientações citadas pelo texto), visitei um otorrino para um exame de rotina, e para minha surpresa, meu resultado do exame de audiometria revelou uma pequena alteração de sensibilidade em uma das frequências avaliadas. Isto significa que mesmo tendo um mínimo de cuidado na utilização de fones, todo cuidado ainda é pouco!
Parabéns Zubrycky pelo excelente post!


Agora uma dúvida/polêmica que escutei do otorrino. De acordo com ele os fones de ouvidos, mesmo usados de forma incorreta, (volume muito alto) eles não tem o poder de causar danos a audição, pois por lei não podem ser fabricados produtos que podem causar danos a saúde. Isto procede?Particularmente no mercado de áudios em geral, existe algum tipo de controle?
(obviamente que não está incluído produtos não originais, porque ai vale tudo..rsrs)
Abraço.


Sobre isso discordo dele. Já vi pessoas relatarem uma perca da sensibilidade no ouvido. Quem é "comum" nem percebe. Mas pergunta pra um músico pra você ver. Principalmente bateristas e guitarristas estão bem sujeitos à isso rs
avatar
pluís
Membro

Mensagens : 1031
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Thiago Andrade Pereira em Qua Dez 12, 2012 11:20 am

pluís escreveu:
Thiago Andrade Pereira escreveu:Por estudar a anos utilizando fones de ouvidos, mesmo me preocupando com a saúde de meus ouvidos (respeitando boa parte das orientações citadas pelo texto), visitei um otorrino para um exame de rotina, e para minha surpresa, meu resultado do exame de audiometria revelou uma pequena alteração de sensibilidade em uma das frequências avaliadas. Isto significa que mesmo tendo um mínimo de cuidado na utilização de fones, todo cuidado ainda é pouco!
Parabéns Zubrycky pelo excelente post!


Agora uma dúvida/polêmica que escutei do otorrino. De acordo com ele os fones de ouvidos, mesmo usados de forma incorreta, (volume muito alto) eles não tem o poder de causar danos a audição, pois por lei não podem ser fabricados produtos que podem causar danos a saúde. Isto procede?Particularmente no mercado de áudios em geral, existe algum tipo de controle?
(obviamente que não está incluído produtos não originais, porque ai vale tudo..rsrs)
Abraço.


Sobre isso discordo dele. Já vi pessoas relatarem uma perca da sensibilidade no ouvido. Quem é "comum" nem percebe. Mas pergunta pra um músico pra você ver. Principalmente bateristas e guitarristas estão bem sujeitos à isso rs

Também discordo completamente do médico. Estou meio surdo justamente por causa do fone de ouvido, rsrs
avatar
Thiago Andrade Pereira
Membro

Mensagens : 30
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por pluís em Qua Dez 12, 2012 11:33 am

Mas você então diminuiu né? rs Tem algum tratamento,por falar nisso?
avatar
pluís
Membro

Mensagens : 1031
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Thales_Sr em Qua Dez 12, 2012 11:47 am

Agora uma dúvida/polêmica que escutei do otorrino. De acordo com ele os fones de ouvidos, mesmo usados de forma incorreta, (volume muito alto) eles não tem o poder de causar danos a audição, pois por lei não podem ser fabricados produtos que podem causar danos a saúde. Isto procede?Particularmente no mercado de áudios em geral, existe algum tipo de controle?
Ele está equivocado... Um AKG K414p, por exemplo, tem sensibilidade de 110 dB/mW, os amplificadores que 'empurram' os fones chegam facilmente a 100 mW, então ele pode, em teoria, fornecer 130 dB direto nos seus ouvidos. Isso é barulho similar a um avião a jato decolando.
avatar
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7323
Localização : Aracaju/SE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Thiago Andrade Pereira em Qua Dez 12, 2012 1:14 pm

pluís escreveu:Mas você então diminuiu né? rs Tem algum tratamento,por falar nisso?

Diminui muito...me policio muito mais agora..
Mas infelizmente meu dano é irreversível, mas graças a Deus é um dano mínimo..
avatar
Thiago Andrade Pereira
Membro

Mensagens : 30
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Thiago Andrade Pereira em Qua Dez 12, 2012 1:18 pm

Thales_Sr escreveu:
Agora uma dúvida/polêmica que escutei do otorrino. De acordo com ele os fones de ouvidos, mesmo usados de forma incorreta, (volume muito alto) eles não tem o poder de causar danos a audição, pois por lei não podem ser fabricados produtos que podem causar danos a saúde. Isto procede?Particularmente no mercado de áudios em geral, existe algum tipo de controle?
Ele está equivocado... Um AKG K414p, por exemplo, tem sensibilidade de 110 dB/mW, os amplificadores que 'empurram' os fones chegam facilmente a 100 mW, então ele pode, em teoria, fornecer 130 dB direto nos seus ouvidos. Isso é barulho similar a um avião a jato decolando.

O médico equivocou-se e muito.....Não foi atoa que fui em outro médico depois que ouvi o que ele disse.
Mas infelizmente ao repetir o exame, o resultado foi o mesmo Crying or Very sad
avatar
Thiago Andrade Pereira
Membro

Mensagens : 30
Localização : Minas Gerais

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por pluís em Qua Dez 12, 2012 1:56 pm

Pois é. Esse modelo AKG é bom mas é f*** rs As vezes temos que dar uma segurada.

Ainda bem! também ando me policiando demais com isso. É complicado...
avatar
pluís
Membro

Mensagens : 1031
Localização : Goiânia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Ruds em Qua Dez 12, 2012 3:04 pm

Thales_Sr escreveu:
Agora uma dúvida/polêmica que escutei do otorrino. De acordo com ele os fones de ouvidos, mesmo usados de forma incorreta, (volume muito alto) eles não tem o poder de causar danos a audição, pois por lei não podem ser fabricados produtos que podem causar danos a saúde. Isto procede?Particularmente no mercado de áudios em geral, existe algum tipo de controle?
Ele está equivocado... Um AKG K414p, por exemplo, tem sensibilidade de 110 dB/mW, os amplificadores que 'empurram' os fones chegam facilmente a 100 mW, então ele pode, em teoria, fornecer 130 dB direto nos seus ouvidos. Isso é barulho similar a um avião a jato decolando.

Pois é, a sensibilidade dos fones e a potência dos amplificadores variam muito.
Por isso que aquela recomendação de que escutar fones com o volume até no 6 não prejudica é bem vaga. Tipo uma dessas regrinhas beeeeeem simplistas mas que muitas vezes não dão o resultado desejado, que nesse caso é proteger a audição. O ideal é evitar que soe alto, independente de qual é o número no volume. E, se por acaso, perceber aqueles sinais de exposição excessiva - cansasso, abafamento, zumbido, dor - diminuir o volume ainda mais na próxima vez.

Um outro problema de ouvir música com fones é que se perde a sensação "tátil" dos graves. Isso também dá uma sensação de que o som está mais baixo, e pode levar o ouvinte a aumentar o volume pra compensar. Por isso (e por tudo o mias que já foi dito nesse tópico), pra garantir, é melhor só ouvir música com fones em volumes baixos.

Mas, assim como o subgrave, eu também acho que fones são uma boa solução, se usados corretamente. A qualidade do som é muito maior do que se conseguiria com caixas acústicas pelo mesmo valor.
avatar
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1139
Localização : Curitiba

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por fheliojr em Qua Dez 12, 2012 4:16 pm

caro diego, excelente coluna!!
avatar
fheliojr
Membro

Mensagens : 8866
Localização : Fortaleza-CE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Rodrigo M. em Qua Out 01, 2014 2:18 am

Eu sempre cuido pra deixar o volumo baixo e tal, mas tenho sentido que o uso prolongado dos fones "in ear" tem me incomodado bastante. Aqueles grandalhões (eu uso um assim pra tocar baixo) é mais tranquilo, e ajuda a abafar o som de fora, mas esses "in ear" mais comuns que uso pra ouvir música no celular quando tô no ônibus, tem me atrapalhado. Essa última semana parei de ouvir música na rua por causa disso... acho meio "ridículo" os fones grandes na rua, mas acho que vai ser o jeito.

Outra coisa, não tem muito a ver com o tópico mas gostaria de ver se tu, ou outra pessoa, sabe alguma coisa:

Faz uns dois anos que tenho um "apito" em um ouvido. No inicio só escutava de noite na hora de dormir, quando tudo tava silencioso/desligado. Com o tempo foi aumentando, e agora consigo percebe-lo o dia inteiro, inclusive ouvindo música, e na hora de dormir fica bem alto. Tenho dormido de tv ligada pra conseguir me distrair... Eu já fui no clínico geral, no otorrino, já fiz audiometria várias vezes e não aparece nenhuma perda de audição, mas o barulho incomoda... Todos dizem que tem gente que tem isso, que não tem cura, e que tem que aprender a conviver. A fono que me atendeu em uma das audiometrias falou isso também.. que o pai dela tem e não tem cura.

Eu já trabalhei muito em call center, e não sei se isso não é a causa...

Enfim, não sei se tem alguma ideia/opinião, se tive azar com os médicos do sus ou se é assim mesmo...

Desculpa desenterrar o tópico.
avatar
Rodrigo M.
Membro

Mensagens : 559
Localização : Porto Alegre/RS

http://about.me/rdmacedo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por webercar em Qui Out 02, 2014 10:35 am

Sei lá Rodrigo M, não sou médico e nem sei se é caso parecido, mas minha irmã reclama de algo parecido e o oto dela depois de ver a audiometria falou que há um estreitamento do canal auditivo devido a uma inflamação, ela tomou o anti que ele receitou, mas que se os sintomas continuassem parece que não há solução a não ser uma cirurgia no canal.
avatar
webercar
Membro

Mensagens : 3128
Localização : Rio de Janeiro

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Quarto Contracanto: O perigo do uso de fones de ouvido.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum