Problema com excesso de potência

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Problema com excesso de potência

Mensagem por gsfteodoro em Seg Dez 03, 2012 9:02 am

Galera, estou com um big problema:
Meu set de amplificação (GK 1001 RB II + Bergantino AE410) tem muita potência. Eu nunca pensei que isso seria um problema. Com um pouco que eu levante o potenciômetro de volume, o equipamento está querendo fazer um estrago na casa e onde eu estou tocando, hehehe...

Pois bem, estou pensando na substituição das caixas e utilizar o set tão comentado no fórum: 2 caixas de 1x12" ou 1x12" + 2x10" ou até 2 2x10" (imagino que da mesma marca).

Se eu trocar por 2 de 2x10", imagino eu que estarei satisfeito. Também imagino (notem a palavra imagino) que terei a possibilidade de tocar com 1 caixa somente e conseguirei domar mais a amplificação.

Como estou com esta possibilidade e, até hoje, somente conheci a 4x10 da bergantino, não as outras caixas, gostaria de saber da opinião do povo se não farei besteira "E" se 2 de 2x10" seria melhor opção de 2 de 1x12".
O que eu teste de 2 caixas de 1x12" foram aguilar e Epifani da série UL. Achei ambas fracas quando levanta bem a potência do GK.

gsfteodoro
Membro

Re: Problema com excesso de potência

Mensagem por Rick Charles em Seg Dez 03, 2012 9:09 am

Bom, pra saber se 1x12 é melhor que 2x10, só testando, eu particularmente prefiro falantes de 10".

Rick Charles
Membro

Mensagem por Thales_Sr em Seg Dez 03, 2012 9:58 am

Se o problema é só uma sensibilidade elevada do pot de volume (porque você precisa usá-lo em regiões de alta sensibilidade), por que não pega um equalizer e joga o ganho dele lá pra baixo? Fica mais simples de controlar o volume no ampli e é mais barato do que trocar o set de caixas.

Thales_Sr
Moderador

Mensagem por gsfteodoro em Seg Dez 03, 2012 10:09 am

Rick Charles escreveu:Bom, pra saber se 1x12 é melhor que 2x10, só testando, eu particularmente prefiro falantes de 10".

Eu não sentia falta de peso (grave) na 2x10 da Markbass.
Colocar mais uma 2x10 iria ser o ideal, na época.

Thales_Sr escreveu:Se o problema é só uma sensibilidade elevada do pot de volume (porque você precisa usá-lo em regiões de alta sensibilidade), por que não pega um equalizer e joga o ganho dele lá pra baixo? Fica mais simples de controlar o volume no ampli e é mais barato do que trocar o set de caixas.

Na verdade, eu acabaria unindo o útil ao agradável.
2 caixas menores para transporte também.
Em relação ao equalizer, pensei até em um pedal de volume mesmo mas penso na possibilidade de perder timbre. Curto muito o som que tenho, se é que você me entende.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Thales_Sr em Seg Dez 03, 2012 12:27 pm

Em relação ao equalizer, pensei até em um pedal de volume mesmo mas penso na possibilidade de perder timbre. Curto muito o som que tenho, se é que você me entende.
Conseguir um pedal emprestado para fazer uns testes é relativamente tranquilo, não? E se você usar baixo ativo (ou outros pedais), não há porque ter perda de sinal aí.

Thales_Sr
Moderador

Mensagem por subgrave em Seg Dez 03, 2012 12:52 pm

É simples resolver. Basta girar o "botão" master para a esquerda. Mas cuidado se girar todo ele fica no "zero" e aí não sai som.

Tenho o mesmo problema com meu hartke ha3500, é muito forte, tenho usado ele somente com uma caixa e com o volume aproximadamente no 1.

Boa sorte na solulção da questão.

subgrave
Banido

Mensagem por Rico em Seg Dez 03, 2012 1:15 pm

Eu acho que existe um ponto ótimo de rendimento em qualquer amp... Meus valvulados, por exemplo, não me dão o som que gosto em baixos volumes, por isso, tenho amps de potências diferentes, 1 de 100 Watts, outro de 120 watts, um de 280 watts e a caminho um de 160 watts.

Uma das coisas mais ridículas que já fiz, foi levar o amp de 280 para um show pequeno... Cerca de 200 pessoas e fechado, com teto rebaixado. Ficou assim: Grave no 3, agudos e médios no 1, volume no 2 e master no 5. Parecia um rádio gigante de pilha. Nesse dia, chegou uma outra banda com um ampli (me desculpem que tem) bem vagabundinho da Warm music, de 60 ou 80 watts (mas que na verdade, deveria dar uns 50), e o som ficou muito melhor que o meu... Bom, eu não conhecia a casa, agora, procuro sempre assistir algum show nos locais onde vou tocar.

Sugiro então, que você adquira um GK 400 ou 700 para gigs menores. Melhor que pedais, e vai ter sempre aquele timbre que tú curte...

Rico
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg Dez 03, 2012 1:49 pm

Você tem o volume no baixo, ganho e master no amp.

Difícil acreditar que ajustando esses botões não encontre um volume satisfatório.

allexcosta
Administrador

Mensagem por gsfteodoro em Seg Dez 03, 2012 3:26 pm

É assim, galera: Em alto e bom som, consigo tirar um timbrão maravilhoso (woofer no 3). Quando eu estava tocando em locais que eu podia abusar da potência do set, não havia problema algum. Hoje, meu cenário mudou...
Se eu altero woofer para baixo, o volume diminui de boa mas com uma grande dificuldade consigo deixar ele em um nível confortável (entre 0 e 1).
Se eu altero o botão volume, consigo chegar em um volume confortável facilmente. Porém, parece que o som fica magro. Para ter certeza, mantive o potenciômetro do mesmo jeito e levantei o woofer e percebi que ficou magro mesmo.
Alterei o botão booster e aí o som ficou bem diferente. Perdeu o jeitão de GK, se é que me entendem.
Consegui algo satisfatório reduzindo o equalizador.

Liguei o CARVIN R600. Facilmente consegui um timbre pois eu deixo ele em modo BI-Amp e utilizo um canal, ele fica com 250W, facilitando a vida (e dando muito som, mesmo assim). Se eu ligar ele em bridge, por ter dois controle de volume na potência, ainda não perco o timbre e controlo tranquilamente o volume. Acabou caindo no que o Rico comentou.

Alex, quando utilizo o DJ-Retro01, não tenho tanto problema pois altero o volume e parece que não altera o timbre, diferente quando uso passivo (outro control plate, não o modo passivo do baixo). Para vocês terem uma idéia, voltarei com o DJ-Retro no baixo novamente somente por causa disso.

Subgrave, o meu grande problema é que a caixa é 4Ω. O amplificador fica querendo mandar toda a potência em cima da caixa, pois é a impedância mínima (diferente do carvin em modo BI-Amp que são 2Ω por canal).

Vou tentar o que o Thales falou. O difícil é achar alguém que tenha pedal com controle de volume...

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Djabass em Seg Dez 03, 2012 5:55 pm

subgrave escreveu:É simples resolver. Basta girar o "botão" master para a esquerda. Mas cuidado se girar todo ele fica no "zero" e aí não sai som.

Tenho o mesmo problema com meu hartke ha3500, é muito forte, tenho usado ele somente com uma caixa e com o volume aproximadamente no 1.

Boa sorte na solulção da questão.
up , eh isso ae, tenho um ampl igual ao seu GK1001RBII e uma caixa Epifani PS115, o som fica do jeito que eu quero !!!

Djabass
Membro

Mensagem por Thales_Sr em Seg Dez 03, 2012 9:36 pm

Os amplificadores valvulados tem essa coisa de variar bastante o timbre de acordo com o que você "puxa" de potência deles, então faz mais sentido ter amplificadores com potências variadas. Além, claro, de quem gosta do timbre levemente saturado, aí não tem jeito, só forçando o ampli até o limite, nesse caso tem que ter um ampli fraquinho pra locais menores e outros mais parrudos para locais maiores.

Porém, amplis transistorizados não "sofrem desse mal". Se a sua percepção é de que os pots de volume tem que estar em uma determinada posição para dar o timbre que você gosta, possivelmente tem algo psicológico no meio. Obviamente, estou falando somente dos pots de GAIN e MASTER (ou VOLUME, não sei quais as nomenclaturas que a GK usa no seu ampli). Esse pot WOOFER eu não sei como trabalha.

Thales_Sr
Moderador

Mensagem por allexcosta em Seg Dez 03, 2012 9:40 pm

Nesse GK ganho é VOLUME e o master é WOOFER.

Tenho exatamente esse amp e às vezes assisto TV com o som dele em uma Bergantino 2x12. Consigo deixar o volume bem baixo mantendo o peso do timbre, mas precisa de uma mão "suave" no controle do woofer.

allexcosta
Administrador

Mensagem por gsfteodoro em Seg Dez 03, 2012 10:51 pm

Bem... voltei o pré no lakland.
Som domado. E quem já tocou com baixo meu sabe que a regulagem dele é bem baixa, de tão fraco que é a força que aplico nas cordas.
Deixa pra lá.
Thales, se diminuo o ganho, o baixo "perde" um pouco de som.
Tava difícil controlar somente do volume principal.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por joabi em Seg Dez 03, 2012 10:53 pm

Esse amp não tem botão de Pad (-10). Não ajuda?

joabi
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por gsfteodoro em Seg Dez 03, 2012 11:05 pm

Tem sim. Eu tentei isso. Mas se aciono com baixo no modo passivo, aí fico sem som de entrada...
Estou achando que tem algum problema na entrada de sinal do amp.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Sonikado em Seg Dez 03, 2012 11:39 pm

Porém, amplis transistorizados não "sofrem desse mal". Se a sua percepção é de que os pots de volume tem que estar em uma determinada posição para dar o timbre que você gosta, possivelmente tem algo psicológico no meio. Obviamente, estou falando somente dos pots de GAIN e MASTER (ou VOLUME, não sei quais as nomenclaturas que a GK usa no seu ampli). Esse pot WOOFER eu não sei como trabalha.
Há de se considerar também o fator sinal/ruído no pré(que se for um sinal muito fraco a qualidade cái. Um exemplo é que em sinais muito fraquinhos, o eq quase não surte efeito e há uma tendência a ter ruído) e também a perda auditiva nos extremos que sentimos com volumes baixos, justificando o uso do botão "Lossless" nos antigos amplificadores.

Sonikado
Membro

Mensagem por Alex BHT em Ter Dez 04, 2012 12:40 am

Eu tenho um problema parecido,

Meu amp tem 800w e toco com uma caixa 4x10 de 4 ohm,

O que eu faço é usar o ganho bem baixo, e as vezes tiro um pouco do grave tbm...

Mas ainda assim consigo tirar um som muito bom... Fico satisfeito com o set

Alex BHT
Membro

Mensagem por ct.colela em Ter Dez 04, 2012 1:57 am

gsfteodoro escreveu:Galera, estou com um big problema:
Meu meu formula 1 (Mclaren + mercedes) tem muita potência. Eu nunca pensei que isso seria um problema. Com um pouco de potencia, o carro está querendo fazer um estrago na pista e onde eu estou correndo, hehehe...

Pois bem, estou pensando na substituição das caixas de cambio e utilizar o cambio tão comentado no fórum: 2 marchas " ou 1 marcha" ou até 2 marchas automatico" (imagino que da mesma marca).

Se eu trocar por 2 marchas", imagino eu que estarei satisfeito. Também imagino (notem a palavra imagino) que terei a possibilidade de correrr com 1 marcha somente e conseguirei domar mais a aceleração.

Como estou com esta possibilidade e, até hoje, somente conheci a 4 marchas da mclaren, não as outras caixas de cambio, gostaria de saber da opinião do povo se não farei besteira "E" se 2 marchas automatica" seria melhor opção de 2 marchas padrão".
O que eu testei de 2 caixas de marcha" foram um DKV e DElREY da série UL. Achei ambos fracos quando levanta bem a potência .

Cara eu não acompanho muito as corridas do mundial
mas pela equipe e carro que voce esta usando acredito que voce tenha potencia de sobra

:troll:

Agora falando serio
Senhor gsfteodoro,quando o senhor passar na minha frente de novo vai tomar uns petelecos na zoreia
o Senhor tem um mega set de baixo e ta querendo regredir?????????
Parece o cara que é casado com top model do momentoe e quer trocar a esposa pela amante Regina cazé
O senhor não apereça na minha frente que vai tomar umas palmadas
E ve se sossega ooooooooo R........ explore melhor e curta seu set que é massa

ct.colela
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por gsfteodoro em Ter Dez 04, 2012 9:00 am

kkkkkkkk... Tu é um figura mesmo...

Cara... Eu sei que o meu set não dá pra botar defeito. Ele é o ultra super setup. Não reclamo nada dele.
Mas estou achando que o problema está quando eu tiro o -10db.
Estava com o pré instalado e desativei este botão e consegui ter um som agradável, mesmo que com o botão de ganho bem baixo, tanto do GK quanto do baixo.

Acho que vou visitar o Dans Amp novamente... Estava com vontade de dar uma caminhada na Teodoro Sampaio mesmo...

gsfteodoro
Membro

Mensagem por Ruds em Ter Dez 04, 2012 10:55 am

Pensei numa alternativa. Podia procurar falantes de 10", baixa sensibilidade e 8ohms. Daí monta uma 2x10 com eles em série. Fica uma caixa de 16ohms.
Pra uma mesma amplitude do sinal, a potência enviada pra caixa vai ser menor. E se a sensibilidade for baixa, a pressão sonora vai ser menor também.

Se não achar os falantes desse jeito, acho que dá pra reduzir a sensibilidade do woofer adicionando massa ao cone.

Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagem por Thales_Sr em Ter Dez 04, 2012 8:12 pm

Sonikado escreveu:
Há de se considerar também o fator sinal/ruído no pré(que se for um sinal muito fraco a qualidade cái. Um exemplo é que em sinais muito fraquinhos, o eq quase não surte efeito e há uma tendência a ter ruído) e também a perda auditiva nos extremos que sentimos com volumes baixos, justificando o uso do botão "Lossless" nos antigos amplificadores.
Loudness, você quer dizer?
Sim, tem esse efeito "psicoacustico", que em volumes baixos tendemos a ouvir mais médios. Mas isso tem a ver com o volume do som em si e não com a posição do pot de volume do ampli, ok? Quanto ao eq, nunca notei ele deixar de atuar em sinais fracos. E teoricamente, não teria porque não atuar, uma vez que é um circuito linear (tanto em frequência quanto em amplitude).

Thales_Sr
Moderador

Mensagem por gsfteodoro em Qui Dez 06, 2012 10:55 am

Galera,
Só para registrar, a chave de -10 está com defeito.
Resolvi abrir o amplificador e percebi que a chave mantinha curto em uma das posições quando desacionado. Fiz uma simulação retirando a solda de um terminal (o q suspeitei que estava em curto) e funcionou de boa.

gsfteodoro
Membro

Mensagem por GusVCD em Qui Dez 06, 2012 11:57 am

GusVCD
Moderador

http://www.myspace.com/mundovcd

Mensagem por Sonikado em Qui Dez 06, 2012 12:57 pm

Thales_Sr escreveu:Loudness, você quer dizer?
Isso Very Happy

Sim, tem esse efeito "psicoacustico", que em volumes baixos tendemos a ouvir mais médios. Mas isso tem a ver com o volume do som em si e não com a posição do pot de volume do ampli, ok? Quanto ao eq, nunca notei ele deixar de atuar em sinais fracos. E teoricamente, não teria porque não atuar, uma vez que é um circuito linear (tanto em frequência quanto em amplitude).
Quando o sinal é fraco geralmente o eq começa a gerar ruído demais. Um dos principais sintomas é que com um sinal bem atenuado geralmente é necessário mover muito mais os pots do eq do que num sinal ideal pro circuito pra ter o mesmo resultado. Com o ganho maior, vem mais ruído. Isso é facilmente perceptível em mesas de som.

Sonikado
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:17 pm

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: