Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

+10
Moshe Bar Elohim
Ivanov_br
benedettiluthier
Lex Bass
Pagode Alto Astral
Cantão
DenisLM
Wotan
Daniel
R. Audibert
14 participantes

Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por R. Audibert Qui Jul 30, 2009 5:48 pm

E aí! \o

É meu primeiro tópico aqui no Contrabaixo.Br e vou logo mendigando ajuda. É o seguinte: meu Fender P-Bass (1991) tá com um probleminha - as notas cordas graves (Mi e La, as que interessam) estão soando muito baixas e praticamente não têm sustain nenhum; já as cordas mais agudas (Ré e Sol, principalmente a Sol), estão soando bem mais alto, e com um sustain ignorante.

Suponho que seja um problema de regular a ação das cordas e a altura dos captadores, o que eu já tentei, e melhou um pouquinho, só que continua ruim. Gostaria de saber qual os ajustes que eu preciso fazer para deixar a captação das quatro cordas equilibradas, com bastante sustain nos graves. Por favor, deixem-me saber se isso é caso de mexer no tensor, porque aí eu saberei que tá na hora de levá-lo a um luthier competente (a última regulagem profissional feita nele foi a mais de una ano).

Bem, espero receber respostas iluminadoras.
Valeu!

R. Audibert
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Daniel Qui Jul 30, 2009 5:52 pm

as cordas são velhas?? cordas muito velhas ficam chocas e mata o som...

____________________________
Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty São.

Mensagem por R. Audibert Qui Jul 30, 2009 6:25 pm

Putes, pode ser... Porque a Mi é bem velha mesmo, e é a que soa menos. Já as outras três vêm do mesmo jogo, e tem mais ou menos um ano e quatro meses que tão lá.

Mas mesmo assim, eu acho que o problema vai continuar se eu trocar as cordas, mesmo que em uma escala maior, porque a diferença da Sol pra Ré (em termos de altura e sustain) já é bem gritante (da Sol pra Mi então, D-ZOLIVRE!). A Sol às vezes sai até meio distorcida de tão alta.

E aí?

R. Audibert
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Wotan Dom Ago 02, 2009 7:14 pm

Não seria o caso de levantar um pouco mais a parte de cima do captador?

____________________________
"A velhice traz consigo a pacificação das paixões e a moderação dos sentimentos." (Platão)
Clube SX #017, Clube dos Pedreiros #010, Fretless Club #010, Condor Club #014, Clube Behringer #005, Clube Boss #013, Clube da Luthieria Amadora #002, Clube da Voila Marques #018, Clube do Rock/Metal #036
Wotan
Wotan
Membro

Mensagens : 1374
Localização : Campos-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por DenisLM Dom Ago 02, 2009 9:30 pm

minha sugestão nº 1 seria colocar um encordoamento completo novo.
(se tem cordas misturadas novas/usadas vc pode se perder para regular...)
em seguida fazer o que foi sugerido, mexer na altura das cordas ou captador... na última das hipóteses verificar se existe algum problema com o captador.
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Cantão Dom Ago 02, 2009 10:08 pm

Cara , as cordas fizeram aniversário no seu bass...rsss ...troca elas , se continuar o problema , faz isso que o Denis falou...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21672
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Pagode Alto Astral Dom Ago 02, 2009 10:20 pm

DenisLM escreveu:minha sugestão nº 1 seria colocar um encordoamento completo novo.
(se tem cordas misturadas novas/usadas vc pode se perder para regular...)
em seguida fazer o que foi sugerido, mexer na altura das cordas ou captador... na última das hipóteses verificar se existe algum problema com o captador.


Isso mesmo.
E se não der certo vai num luthier.
Pagode Alto Astral
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagens : 3297
Localização : Planeta dos Macacos

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Lex Bass Seg Ago 03, 2009 10:47 am

Acho que é o caso de cordas novas e regulagem em Luthier urgente

____________________________
Eu comprei um cachorro. O nome dele é Fica. Toda vez que eu o chamava era assim, \"vem aqui Fica, vem aqui Fica\" O cachorro enlouqueceu. Agora ele simplesmente me ignora - ACESSEM MEU BLOG! http://ronaldohr.blogspot.com CLUBE DOS PEDREIROS - 001 - YAMAHA CLUB # 001 - M.E.A. #1[url]
Lex Bass
Lex Bass
Membro

Mensagens : 682
Localização : São Paulo

http://ronaldohr.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por benedettiluthier Ter Set 08, 2009 11:48 pm

Se voce trocar as cordas e regular o cap e o problema persistir, os imãs ( polos da mi e da lá) devem ter descarregado por alguma razão...aí voce vai ter que levar a um luthier. Pode-se dar carga nos imãs novamente.
benedettiluthier
benedettiluthier
Membro

Mensagens : 30
Localização : sao paulo

http://www.benedettiguitarworks.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Ivanov_br Qua Set 09, 2009 12:04 am

Leva a um luthier. Se o baixo é de 91 e nunca viu um profissional o caso pode ser realmente mais sério do que vc pensa.

Luthier não é gasto, é investimento!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7022
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Moshe Bar Elohim Sex Set 18, 2009 9:54 am

Se você já regulou a ação das cordas, já regulou a altura dos captadores, então pode ser que os seus captadores estejam com problemas. Eu tinha um captador de Jazz Bass da Fender USA e do nada o som começou a ficar muito baixo mesmo com o volume no máximo. Por suspeita eu simplesmente comprei outro captador bem baratinho da Malagoli (Sound Captadores) R$ 30,00 que vende no MercadoLivre e o som voltou a dar o volume de antes.
Então não tive dúvidas que o meu captador original tinha dado problema (não sei porque) e como eu já tinha curiosidade desmontei ele todinho pra ver como era contruido, tirei bobina e pólos magnéticos.
Deve ser o seu captador...
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Christian Qua Set 23, 2009 10:40 am

o problema de baixistas é que dificilmente trocam as cordas, cara tinah um aqui perto de casa que so trocava quando quebrava mesmo, e ainda era as rouxinol, puts, o cara tinha maior suor na mão, a corda parecia arame farpado....
Christian
Christian
Membro

Mensagens : 3771
Localização : Brasilia

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por dalton_lopes Sáb Out 03, 2009 1:36 am

itens a serem verificados:

- altura dos captadores: deixe todos os polos dos captadores na mesma distancia em todas as cordas.
- idade das cordas.
- verifique os potenciometros e a ligacao eletrica.
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por allexcosta Sáb Out 03, 2009 2:12 am

dalton_lopes escreveu: - altura dos captadores: deixe todos os polos dos captadores na mesma distancia em todas as cordas.

Eu discordo, existe o ajuste dos captadores nas duas extremidades justamente pra compensar qualquer desequilibrio que exista entre a resposta das cordas e fatores como frequencia de ressonancia da madeira em relacao a cada corda, etc... Entre as centenas de baixos que ja regulei, provavelmente 90% deles chegaram ao fim da regulagem com o captador do braco um pouco mais alto na parte das cordas agudas. As configuracoes de captador que eliminam esse problema sao a P invertida e a captacao colocada em diagonal, com a parte das cordas agudas mais proxima do braco.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por dalton_lopes Sáb Out 03, 2009 10:01 am

mas allex, vc chega nessa regulagem de captadores como? provavelmente igualando os captadores e depois sim, fazendo a normalizacao da intensidade sonora de cara corda. essa dica q eu dei eh mais um troubleshooting do q a resolucao efetiva do problema.
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por korg Sáb Out 03, 2009 7:31 pm

No meu VM TB atual, tive que alterar bem altura de cada polo para as cordas soarem "mais ou menos similares". Felizmente o pickup que vem nele permite esse ajuste por polo, ficou parecendo uma montanha-russa .... Laughing mas ficou melhor que "plano"

____________________________
[s]
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por allexcosta Dom Out 04, 2009 12:23 am

dalton_lopes escreveu:mas allex, vc chega nessa regulagem de captadores como? provavelmente igualando os captadores e depois sim, fazendo a normalizacao da intensidade sonora de cara corda.

Na verdade eu nao me preocupo muito em comecar nivelado. Regulo altura dos captadores conforme meu ouvido.

essa dica q eu dei eh mais um troubleshooting do q a resolucao efetiva do problema.

Nesse caso, entendo, e um bom comeco... up Na pratica, num baixo de 2 captadores como o jazz bass por exemplo, no fim das contas a gente sempre termina deixando o captador do braco um pouco torto pro lado da corda sol e o da ponte mais alto e quase reto...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos! Empty Re: Favor ajudar um Precision Bass com graves muito baixos e agudos muito altos!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos