Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformação de fretless para fanned

+4
inibass
Leandro Gome'S
Lael Sousa
fgbass
8 participantes

Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Transformação de fretless para fanned

Mensagem por fgbass Dom Dez 09, 2012 5:02 am

Boa Noite pessoal, depois de um tempo afastado das discussões, volto a fazer um questionamento da área de luthieria:
Tenho um amigo aqui nos EUA que me ofereceu um Brice HXB 406 Fretless para venda. No momento, não toco fretless, mas estou interessado em experimentar um baixo com o sistema fanned. A escala do baixo em questão é de 35", por isso pensei em freta-lo, tornando-o um multi-scale.
Minhas duvidas são:
1) Os captadores do baixo estao posicionados de forma "tradicional", é necessária a inclinação dos mesmos? Devo preencher as cavidades e refaze-las num novo posicionamento?
2) o recuo da corda Si na parte traseira da ponte nao é muito, aproximadamente meia polegada, existe alguma forma de se "extender a escala" do instrumento? Gostaria de atingir um comprimento de no mínimo 36" na minha Si.
Obrigado! cheers
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Lael Sousa Dom Dez 09, 2012 9:55 am

1- os captadores nao precisam ser alterados. é uma questao estetica os pickups seguirem a inclinacao.

2- como voce ainda vai colocar os trastes a escala aceitara "qualquer" tensao sendo que nas cordas onde sera 36 ou 37" pode nao ficar com a totalidade de oitavas q vc deseja. é possivel estender a escala, mas vai dar trabalho. o fanned é bem complicado, e para ficar mais complicado ainda a escala esta colada no braco, com radiando e em formato conico. sera q vale a pena???

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Leandro Gome'S Dom Dez 09, 2012 11:07 am

francotedescogabrieli da uma lida nesse tópico vai lhe ajudar.

https://www.contrabaixobr.com/t20809-melhor-tecnica-para-fazer-escala-fannedescala-multipla

____________________________
www.sierrahandmade.com.br
Instrumentos Custom Shop
Leandro Gome'S
Leandro Gome'S
Membro

Mensagens : 52
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por inibass Dom Dez 09, 2012 11:20 am

Lael Sousa escreveu:1- os captadores nao precisam ser alterados. é uma questao estetica os pickups seguirem a inclinacao.

Não concordo. Cada posição gera sonoridade diferente, a exemplo da diferença entre fender JB 60 e 70. Os fabricantes não escolhem a posição, eles estudam a fundo as sonoridades resultantes de cada posição. No caso dos multi-escale eles são obrigados a se inclinarem na mesma proporção dos trastes para timbrar semelhante ao que nossos ouvidos estão acostumados.
Existe baixos diversos , incluindo warwick e Ibanez, esse ultimo eu ja tive, que o captador do braço é inclinado na parte dos graves em sentido a ponte, fazendo com que o captador não pegue uma região da corda que venha a embolar os graves e ao mesmo tempo sem perder a pressão nas cordas agudas. Existe a inclinação inversa tb, no sentido de pegar ainda mais grave.


O posicionamento dos traste é algo muito preciso e matemático....no multi-escale existe toda uma "tecnologia matemática" pra se chegar ao resultado.
Sobre a adptação, principalmente estender ainda mais a escala, eu não acho que vale a pena, mas de qualquer maneira converse com o Samuel Martyn, que é um dos unicos luthier do país que tem coragem de fazer fanned, envie fotos do baixo pra ele, pra ele analisar se é possível. A ponte individual ajuda nesse sentido, mas teria tb a alteração no nut. Só ele pode dizer, a depender do desenho da mão e corpo, se existe espaço pra essas coisas.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por allexcosta Dom Dez 09, 2012 12:32 pm

A inclinação dos captadores não é uma questão estética, é para simular uma captação reta. Se você usá-los retos no fanned, será como se eles estivesse inclinados pra trás em um baixo convencional.

Há muita coisa envolvida nesse projeto e deve sair o preço do Brice novo ou mais.

Tem que ter know-how pra fazer também, e ver se a ponte da Si admitirá a escala que você deseja.

Converse com seu luthier de confiança e ele saberá se dá e como dá pra fazer isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Lael Sousa Dom Dez 09, 2012 12:59 pm

Se a corda estiver alinhada as bobinas dos pickups ela sera captada. o som vai sair. agora timbre cada posicao tera um. so nao acho q o campo magnetico que atua com os pickups retos vai ser tao diferente com eles inclinados. a ponte inclinada altera a tensao... os pickups vao captar até deitados.. eu penso assim...

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por inibass Dom Dez 09, 2012 1:16 pm

/\ vc está certo....o captador vai sofre a açao e nos dará um som. O problema é que esse som captado não será o convencional. O captador dá um som diferente em cada ponto da corda onde ele estiver posicionado.
É como o Alex disse, dexando-os retos soará como se estivesse inclinado pra trás em um baixo reto convencional.
Existe instrumento assim...axo que é o warwick NT thumb. Mas aí tem vários fatores envolvidos, os dois são mais próximos à ponte que o normal e as bobinas provavelmente foram projetados pra isso.




____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Lael Sousa Dom Dez 09, 2012 2:32 pm

da pra fazer a adptacao pra fanned com ele reto mais seria um recurso tecnico né, rsrsrs. é oq eu disse sair som sai mas.......
e tbm pra tampar a cavidade e dar o grau é melhor pedir o samuel pra fazer um..

____________________________
Bendiga ó minh'alma ao Senhor!
Lael Sousa
Lael Sousa
Membro

Mensagens : 99
Localização : Belo horizonte-Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por allexcosta Dom Dez 09, 2012 2:34 pm

Lael Sousa escreveu:Se a corda estiver alinhada as bobinas dos pickups ela sera captada. o som vai sair. agora timbre cada posicao tera um. so nao acho q o campo magnetico que atua com os pickups retos vai ser tao diferente com eles inclinados. a ponte inclinada altera a tensao... os pickups vao captar até deitados.. eu penso assim...

Qualquer alteração na posição de um captador muda o som. Até a ínfima diferença entre o captador da ponte 60's e 70's soa diferente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por fgbass Dom Dez 09, 2012 2:36 pm

Obrigado pelos comentários, esse é um projeto que pretendo fazer por mim mesmo, contando com os conselhos de vocês e do luthier local. A faculdade em que moro tem uma oficia que disponibiliza para os alunos, então acho que quando voltar para cá no proximo semestre eu terei recursos para realizar o projeto.

Allex, sobre a ponte aceitar ou nao a corda Si, eu penso em instalar saddles individuais para cada corda, penso ficar mais facil e prefiro o visual.

sobre a inclinaçao dos captadores: sei que o posicionamento dos mesmos afeta, e muito a sonoridade, mas esse seria um instrumento mais básico, com a finalidade de me introduzir ao sistema fanned. Portanto, não acho que a sonoridade seja tao importante como a tocabilidade nesse estágio, portanto pensei em mexer apenas no captador da ponte, pois este está a aproximadamente 1,5 cm da ponte e dificultaria o encurtamento da escala nas cordas mais agudas. Alguém concorda?
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por inibass Dom Dez 09, 2012 2:47 pm

concordo.

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Leandro Gome'S Dom Dez 09, 2012 2:54 pm

inibass escreveu:

Sobre a adaptação, principalmente estender ainda mais a escala, eu não acho que vale a pena, mas de qualquer maneira converse com o Samuel Martyn, que é um dos unicos luthier do país que tem coragem de fazer fanned, envie fotos do baixo pra ele, pra ele analisar se é possível. A ponte individual ajuda nesse sentido, mas teria tb a alteração no nut. Só ele pode dizer, a depender do desenho da mão e corpo, se existe espaço pra essas coisas.

scratch

____________________________
www.sierrahandmade.com.br
Instrumentos Custom Shop
Leandro Gome'S
Leandro Gome'S
Membro

Mensagens : 52
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por inibass Dom Dez 09, 2012 4:49 pm

Não entendo o que vc não entendeu.

Não disse que ele é o único, ele é um dos únicos que estão pondo a mão na massa. Aqui mesmo no fórum já apreceu protótipo com review de outro luthier, mas não sei se já está atendendo a pedidos. Já foi citado por aqui alguns grandes luthiers do Brasil que se negam , ou não estão a fim de entrar no mundo fanned agora, inclusive um muito bom aqui da minha cidade.
Então, estatisticamente, ele é um dos poucos sim.


https://www.contrabaixobr.com/t25089-video-review-s-martyn-jb-fanned-6-cordas

https://www.contrabaixobr.com/t25065-video-review-s-martyn-fanned-jazz-bass-5-cordas

https://www.contrabaixobr.com/t25441-smartyn-a-caminhofanned

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por fgbass Dom Dez 09, 2012 5:00 pm

Realmente, é certo que existem diversos luthiers que trabalham com fanned frets, mas dento do forum, um dos que apresentam maior volume de trabalho e know-how na area é o Samuel.

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por edumoraes Dom Dez 09, 2012 5:27 pm

todo mundo falou de posição dos caps, da ponte, mas esqueceram do nut, na minha humilde, acho que seria o lugar mais difícil de refazer sem ficar com cara de gambiarra e obter precisão, a não ser que vai trocar a escala inteira, mas neste caso acho que já seria mexer demais, talvez compense começar um projeto fanned do zero.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por fgbass Dom Dez 09, 2012 5:53 pm

eu vi no talkbass um projeto de um cara que comprou um braço warmoth fretless e ele deixou o nut originar e colocou um segundo nut na diagonal, esse era um dos meus maiores medos, mas depois de ver como ele solucionou o problema eu vi o quão simples é a solução.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Leandro Gome'S Dom Dez 09, 2012 11:35 pm

inibass escreveu: Não entendo o que vc não entendeu.
ok Inibass Sleep
Leandro Gome'S
Leandro Gome'S
Membro

Mensagens : 52
Localização : Serra/ES

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Fernando Zadá Seg Dez 10, 2012 9:29 am

Que doideira. Depois me criticaram quando arranquei os trastes do Combustion por ser fanned.
Eu partia do zero ou pegava um Brice pra ver se curtia.
Se estiver com muito GAS e vontade de fazer mesmo a adaptação deve rolar sim mas acho que se eu fosse luthier cobrava mais pra fazer isso do que pra começar um do zero.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por fgbass Ter Dez 11, 2012 5:43 am

Obrigado à todos pelos comentários, uma coisa que esqueci de mencionar é que esse seria um projeto meu, pretendo um dia construir um instrumento e acho que um bom começo são essas modificações pequenas. Meu objetivo, acima de tudo é ter um multi-scale, mas também pretendo aprender, por isso estou à procura de peças baratas, para que o medo de estragar tudo não seja grande.

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Rogério Barbosa Qui Dez 13, 2012 7:37 am

Construir um instrumento é uma experiência maravilhosa, todavia a falta de experiência pratica é um desafio. O que você está pretendendo é como reformar uma casa de alvenaria para transformala em 1º andar. Vai mexer em toda a estrutura que no caso é a escala! Será algo complicado.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por fgbass Qui Dez 13, 2012 12:05 pm

Eu sei que nao será um trabalho facil, mas tenho alguma experiencia com madeira e sei os recursos basicos de cada maquina dentro de uma oficina. pretendo começar com esse projeto, que envolve menos detalhes e gradualmente ir incrementado o processo no futuro.

____________________________
mais uma vez, perdoem a falta de acentos.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por allexcosta Qui Dez 13, 2012 12:12 pm

Rogério Barbosa escreveu:O que você está pretendendo é como reformar uma casa de alvenaria para transformala em 1º andar. Vai mexer em toda a estrutura que no caso é a escala! Será algo complicado.

Desculpe o off, mas o que tem a ver o material das paredes com a quantidade de andares de uma casa?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54377
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por fgbass Qui Dez 13, 2012 12:40 pm

allexcosta escreveu:
Rogério Barbosa escreveu:O que você está pretendendo é como reformar uma casa de alvenaria para transformala em 1º andar. Vai mexer em toda a estrutura que no caso é a escala! Será algo complicado.

Desculpe o off, mas o que tem a ver o material das paredes com a quantidade de andares de uma casa?

Tambem nao entendi a metafora, mas acho que peguei a ideia geral.


P.S: desculpem a falta de acentos, estou no computador da faculdade.
fgbass
fgbass
Membro

Mensagens : 617
Localização : Caxias do Sul/ East Lansing (EUA)

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Rogério Barbosa Qui Dez 20, 2012 7:54 am

francotedescogabrieli escreveu:
allexcosta escreveu:
Rogério Barbosa escreveu:O que você está pretendendo é como reformar uma casa de alvenaria para transformala em 1º andar. Vai mexer em toda a estrutura que no caso é a escala! Será algo complicado.

Desculpe o off, mas o que tem a ver o material das paredes com a quantidade de andares de uma casa?

Tambem nao entendi a metafora, mas acho que peguei a ideia geral.


P.S: desculpem a falta de acentos, estou no computador da faculdade.
Falei em relação ao trabalho que se dará ,em transformar esta escala em fanned, começar do zero é mais fácil (é o que eu acho). O mexer na "estrutura", me referi aos posicionamentos da ponte e nut. O problema não é o material das paredes, é colocar as colunas e vigas.
Rogério Barbosa
Rogério Barbosa
Membro

Mensagens : 593
Localização : Orobó - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformação de fretless para fanned Empty Re: Transformação de fretless para fanned

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos