Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por murilouem em Qua Jan 02, 2013 4:35 pm

Pessoal,

Seguinte, tenho um cubo Warm Music (1x12) que está parado faz anos mas funciona muito bem como criado mudo, mesinha de centro, cajon, etc.. e pensei em aproveitá-lo de alguma forma:

Como eu faria para transformá-lo em apenas caixa (1x12) ? Só que eu gostaria de manter as funcionalidades do Cubo.
Por exemplo, penso em colocar um P10 fêmea (na traseira do cubo) e talvez uma chavinha (modo cubo/modo caixa) Quando necessário, uso ele apenas como cubo normal, apenas em ensaios e estudo. Ou então, mudo a chave e "corto"a funcionalidade de cubo do mesmo e uso o P10 traseiro p/ ligar um amp.

Sei que é um projeto um pouco Frankstein, mas pensei nisso baseado na "versatilidade".

Claro que muitos vão falar pra eu comprar outra caixa, trocar esse cubo por outra coisa, etc..etc..etc..
Mas a princípio a ideia seria essa.

Como devo fazer essas ligações ? é possível ? simples ou complicado ?

Obs: Pretendo trocar o falante desse cubo e colocar algum de qualidade (provavelmente vou buscar no Paraguai).

Agradeço desde já as sugestões.....Abs

murilouem
Membro

Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por allexcosta em Qua Jan 02, 2013 4:49 pm

Não entendo porque, mas é muito simples.

Desconecte o cabo que vai do amp para o falante e faça-o passar por alguma abertura no fundo da caixa. Instale um plug nesse cabo.

Instale um jack no fundo da caixa ligado diretamente ao falante, no qual você poderá plugar qualquer amp, inclusive o amp que vem embutido no combo.

allexcosta
Administrador

Mensagem por murilouem em Qua Jan 02, 2013 5:34 pm

A ideia inicial seria transformar esse cubo em cubo-caixa, podendo usá-lo das duas formas, aproveitando a estrutura do cubo.

Agora vou pesquisar sobre qual falante 12" colocar nesse cubo, já que o que veio originalmente com o amp, provavelmente é de baixa qualidade e não aguentaria o amp (GK MB800--800/500wrms).

murilouem
Membro

Mensagem por Cantão em Qua Jan 02, 2013 6:35 pm

murilouem escreveu:
Agora vou pesquisar sobre qual falante 12" colocar nesse cubo, já que o que veio originalmente com o amp, provavelmente é de baixa qualidade e não aguentaria o amp (GK MB800--800/500wrms).

Aí eu já acho que não é viável brother.

Cantão
Moderador

Mensagem por allexcosta em Qua Jan 02, 2013 6:48 pm

murilouem escreveu:Agora vou pesquisar sobre qual falante 12" colocar nesse cubo, já que o que veio originalmente com o amp, provavelmente é de baixa qualidade e não aguentaria o amp (GK MB800--800/500wrms).

Aí já vira gambiarra mesmo. A caixa foi construída pra o falante que veio nela, trocá-lo geralmente não funciona tão bem e pode ter uma performance inferior ao falante original.

allexcosta
Administrador

Mensagem por edumoraes em Qua Jan 02, 2013 10:59 pm

Quer uma idéia de gambiarra? What a Face veja o que fiz com meu cubo, veja até o final onde separei o ampli da caixa e fiz um cabeçote e caixa.

http://www.contrabaixobr.com/t22728-acworks-professional-hi-power-amplifier-reforma

edumoraes
Membro

http://emtechinformatica.blogspot.com.br/

Mensagem por murilouem em Qui Jan 03, 2013 8:35 am

Cantão escreveu:Aí eu já acho que não é viável brother.
Também estou pensando se ficaria viável ou não, mas a verdade é que o falante original já foi trocado uma vez e esse falante novo já está um pouco danificado (rachando o som e tals). Ou seja, teoricamente eu teria que trocar de falante mesmo caso eu queira usar o cubo de maneira aceitável.

allexcosta escreveu:
Aí já vira gambiarra mesmo. A caixa foi construída pra o falante que veio nela, trocá-lo geralmente não funciona tão bem e pode ter uma performance inferior ao falante original.
Allex, como eu disse acima, o falante original já foi substituído e o não-original já era. Então eu não teria muita escolha mesmo.
Sobre "A caixa foi construída pra o falante que veio nela, trocá-lo geralmente não funciona tão bem e pode ter uma performance inferior ao falante original": acho que na teoria isso faz todo sentido, mas na prática, sei não. Por exemplo, quando eu mando fazer uma caixa com a TEKSOUND (olha a propaganda...rs), eles me passam uma medida de caixa, ok. Daí eu falo para eles que eu gostaria de ter os falantes B&C com cone de celulose ao invés do VOX Sound com cone de alumínio (que é o falante padrão das caixas deles), provavelmente eles usam a mesma caixa, mudando apenas o falante.
E nesse caso, os falantes B&C seriam tão similares aos VOX Sound, que as características da caixa não seriam alteradas ?

Acredito que se eu mudasse o tamanho (em polegadas) do falante e/ou o tipo de falante (trocasse por um automotivo) essa diferença seria realmente significativa, mas no caso de trocar um falante de 12" p/ contrabaixo por outro de 12" p/ contrabaixo também, a alteração seria mais pela qualidade e características do falante mesmo. (IMHO)

edumoraes escreveu:Quer uma idéia de gambiarra? What a Face veja o que fiz com meu cubo, veja até o final onde separei o ampli da caixa e fiz um cabeçote e caixa.
Edu, já tinha visto esse seu projeto, achei que ficou bem bacana por sinal, mas o investimento que você fez (tempo, grana e trabalho), não é muito pra mim não.
Pensei em apenas colocar o jack para poder usar o cubo como se fosse uma caixa 1x12 mesmo, e trocar o falante por algum melhor, assim poderia usar o cubo somente, para ensaios e estudos, ou plugar o amp nele e utilizá-lo com uma caixa 1x12 p/ acompanhar a 2x10 que está por vir.

Abs

murilouem
Membro

Mensagem por allexcosta em Qui Jan 03, 2013 10:37 am

murilouem escreveu:Por exemplo, quando eu mando fazer uma caixa com a TEKSOUND (olha a propaganda...rs), eles me passam uma medida de caixa, ok. Daí eu falo para eles que eu gostaria de ter os falantes B&C com cone de celulose ao invés do VOX Sound com cone de alumínio (que é o falante padrão das caixas deles), provavelmente eles usam a mesma caixa, mudando apenas o falante.

Não. Se os falantes comungarem de algumas características as medidas podem até ser as mesmas, mas o duto deve mudar.

murilouem escreveu:Acredito que se eu mudasse o tamanho (em polegadas) do falante e/ou o tipo de falante (trocasse por um automotivo) essa diferença seria realmente significativa, mas no caso de trocar um falante de 12" p/ contrabaixo por outro de 12" p/ contrabaixo também, a alteração seria mais pela qualidade e características do falante mesmo. (IMHO)

A performance de um falante é totalmente dependente do projeto da caixa. Às vezes um falante inferior em uma caixa projetada pra ele fala melhor que um falante mais caro em uma caixa errada. Já vi isso acontecer várias vezes.

allexcosta
Administrador

Mensagem por edumoraes em Qui Jan 03, 2013 12:19 pm

Pois é, tudo isso que o Allex falou tem total fundamento, inclusive no meu cubo que agora separei o amplificador dele em um cabeçote, a minha dúvida é exatamente sobre o comportamento do falante, visto que antes apesar de não ter duto havia algumas saídas de ar pelos furos dos jacks que tinha, agora ela ficou bem mais fechada (selada) que antes. As características do falante dizem que deve ser usado em uma caixa selada, mas como acho que o tamanho dessa caixa é pequena para um falante de 15", pois duvido que uma empresa como a que fazia os ACWorks tinha algum projeto decente para essa caixa, provavelmente não está sendo aproveitado a melhor acústica, por isso estou a procura de algum cálculo dentro das medidas da caixa e o falante usado para ver se é viável por algum duto para melhorar principalmente os graves, ou até fazer alguma outra caixa dentro das características do falante.

murilouem escreveu:
Edu, já tinha visto esse seu projeto, achei que ficou bem bacana por sinal, mas o investimento que você fez (tempo, grana e trabalho), não é muito pra mim não.
Pensei em apenas colocar o jack para poder usar o cubo como se fosse uma caixa 1x12 mesmo, e trocar o falante por algum melhor, assim poderia usar o cubo somente, para ensaios e estudos, ou plugar o amp nele e utilizá-lo com uma caixa 1x12 p/ acompanhar a 2x10 que está por vir.

Abs

Grana na verdade não foi quase nada, agora trabalho realmene deu um pouquinho, mas como a falta de grana era o problema, precisava restaurar o que tinha em mãos para ter pelo menos um ampli pra tocar em casa, apesar que esse ampli até aguenta ensaios e pequenas Gigs.
Quanto a sua idéia de apenas por um jack e usar como caixa é válida sim, terá que mudar poucas coisas dentro do cubo, mas fique atendo a essas dicas do Allex, pois cada falante tem características diferentes como faixa de frequência que trabalha, limite de excursão do cone, etc. independente de ser de mesmo tamanho em polegadas ou não.

edumoraes
Membro

Mensagem por murilouem em Qui Jan 03, 2013 2:20 pm

Compreendido, Edu a Allex.
Acredito que vou arriscar nesse projeto Frank. Se não rolar, na pior das possibilidades o cubo será usado da mesma forma que antes (mesinha de centro, cajon, riado mudo, etc.. rs).

Vou ficar atento na questão dutos, vedação, etc... Se for o caso, vou fazendo alterações na caixa e testando para ver o comportamento de acordo com as mudanças(dutos, vedação)...Vamos ver no que dá.

Assim que concretizar, posto o review com toda a empreitada.

Edu: Será que não rola você fazer um teste com um falante de 12" nessa sua caixa ? Até porque o falante original era de 12, certo ?

Obrigado pelas idéias, Abx

murilouem
Membro

Mensagem por edumoraes em Qui Jan 03, 2013 3:17 pm

murilouem escreveu:Edu: Será que não rola você fazer um teste com um falante de 12" nessa sua caixa ? Até porque o falante original era de 12, certo ?

O original desse cubo é falante de 15" mesmo, já até me passou pela cabeça fazer um teste com falante de 12" nem seria tão complicado, é só trocar a madeira da frente com outra furação. Mas pela qualidade do amplificador não vale a pena ficar investindo muito não, talvez eu faça uma outra tampa traseira com duto para fazer um teste, mas o problema é calcular qual duto usar.

edumoraes
Membro

Mensagem por murilouem em Qui Jan 03, 2013 3:20 pm

Edu,
Caso chegue a fazer algum teste com relação as medidas do falante, madeira frontal ou dutos, me avise por favor. Qualquer novidade por aqui, também te aviso.

Abs

murilouem
Membro

Mensagem por edumoraes em Qui Jan 03, 2013 6:13 pm

:curti:

edumoraes
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 7:54 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: