Regulagem básica

Página 1 de 13 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regulagem básica

Mensagem por allexcosta em Seg 03 Ago 2009, 15:57

Tópico sobre regulagem básica, que não inclui retífica de trastes ou regulagem de nut. Para tais procedimentos, procure um luthier profissional.

1 - Ajuste do tensor ou tirante - Primeiro, selecione a chave correta. Pressione a primeira e ultima casa do braco, o ideal eh ter uma folga minima no meio do braço (algo em torno da espessura de um cartao de credito, ou um pouco menos). A corda nao pode estar totalmente colada nos trastes senao vai trastejar. Para folgar o tensor e mover o braco no sentido da tensao das cordas (pra frente), vc roda no sentido anti-horario. Para apertar o tensor e mover o braco no sentido contrario ao da tensao das cordas (pra trás), vc roda no sentido horario. Para evitar movimento excessivo da madeira, evite ajustes muito grandes por cada dia. Se vc estah encontrando dificuldade pra mover o tensor, coloque uma gota de oleo de maquina e espere alguns minutos antes de tentar novamente. Ao apertar o tensor, eh bom dar uma ajudinha forcando o branco gentilmente pra tras. O ideal eh manter o instrumento afinado enquanto se regula, ou desafinar só para ter acesso ao tensor e afinar novamente depois.

2 - Ponte - Ajusta-se a ponte conforme o gosto, respeitando a curvatura da escala. Regulagem de ponte eh feita por tentativas (apesar de existirem instrumentos e metodos para tal). Recomendo q se toque algumas frases pra se sentir o braco e a pegada. Em geral se regula pra ficar o mais baixo possivel sem trastejamento excessivo.

3 - Oitavas - Pra fazer as oitavas vc usa um afinador. Toque a corda solta e presa na casa 12. Se presa esta com a afinacao mais alta q solta, vc aperta o parafuso do carrinho, se estah mais baixa, vc folga.

4 - Altura dos captadores - O captador da ponte geralmente eh um pouco mais alto q o do braco. O do braco pode ficar levemente torto de modo q fique um pouquinho mais proximo da corda Sol (q tem menos peso naturalmente) do q da Mi, ou Si...

ATENÇÃO - Utilize sempre a chave correta, na bitola correta pra todos os ajustes, ou há o risco de se danificar a ponta do parafuso ou tensor e o dano ao seu instrumento pode ser irreversível.

Para uma explicacao detalhada do que e o tensor, clique no link:
http://www.contrabaixobr.com/luthieria-f5/regulagem-basica-t2593-50.htm#76562

Manual do proprietário Fender em Português:

http://support.fender.com/manuals/instruments/Fender_BassGuitars_manual_%282011%29_Portuguese.pdf

Outros guias de regulagem interessantes:

http://www.fender.com/support/articles/bass-guitar-setup-guide

http://www.stewmac.com/tradesecrets/ts0033_trussrod.hzml?jrl=5575&utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=ts0033&clk=123296

http://www.garywillis.com/pages/bass/bassmanual/setupmanual.html

Esses são em PDF:

http://www.sadowsky.com/media/support/library/technical/bp0996_bass_setup.pdf

http://www.jerzydrozdbasses.com/akcndfr54jdhrei567/Ultimate_Guide_ver100.pdf

É só isso, qualquer dúvida fiquem à vontade para perguntar.

Última edição por allexcosta em Sab 13 Dez 2014, 11:27, editado 10 vez(es) (Razão : Adição de informações)
allexcosta
Administrador

Re: Regulagem básica

Mensagem por Renato em Seg 03 Ago 2009, 16:05

claps
Curto e objetivo, belo tutorial!

Última edição por Renato em Seg 03 Ago 2009, 17:13, editado 1 vez(es)
Renato
Membro

Mensagem por Daniel em Seg 03 Ago 2009, 16:39

Allex, vendo a primeira dica eu pensei aqui e nem sei se tem algo a ver:

O número de trastes influencia em alguma coisa esse espaço, levando em conta do traste 1 até o 20, 21, 22, 24 ou mais trastes??
Daniel
Membro

Mensagem por heitor_pg em Seg 03 Ago 2009, 18:48

Bem resumido mas com tudo... muito legal
heitor_pg
Membro

Mensagem por GANSO em Seg 03 Ago 2009, 19:52

Bem, Allex...
É impressionante o que aprendemos por aqui!
Jamais imaginaria que uma regulagem fosse tão simples assim. É claro que temos que tomar os devidos cuidados, mas nada mais é do que torcer alguma chavinhas.
O que acontece, é que ninguém nos ensina isso e por não ser tão fácil comprar um bom instrumento não temos coragem as vezes de meter chave em nossos estimados companheiros.
Eu não consegui mexer no meu na semana passada, mas nessa aqui eu vou deixa-lo tinindo. Depois posto aqui o resultado.
GANSO
Membro

Mensagem por allexcosta em Seg 03 Ago 2009, 19:53

Danielreo escreveu:Allex, vendo a primeira dica eu pensei aqui e nem sei se tem algo a ver:

O número de trastes influencia em alguma coisa esse espaço, levando em conta do traste 1 até o 20, 21, 22, 24 ou mais trastes??

Nao influencia em nada. A intencao eh medir a curvatura do braco. Se for um braco inteirico com escala mais longa q o normal (28-32 trastes) vc pode simplesmente pressionar as casas 1 e, digamos, 22 ou 24, o resultado eh o mesmo.
allexcosta
Administrador

Mensagem por MarcelBass em Seg 03 Ago 2009, 20:26

Valeu Alex!
Vou tentar no meu tbm!
MarcelBass
Membro

http://thiagomarcelandrade.blogspot.com/

Mensagem por Cid em Seg 03 Ago 2009, 21:36

Muito bom Alex...

No geral se pensa que regular o baixo é uma coisa complicada... no dia que levei o baixo no meu luthier e vi ele regular na minha frente eu pensei: "é só isso?"

Daí pra frente sempre regulei meus instrumentos e fico muito feliz com o resultado que consigo....
Cid
Moderador

Mensagem por Cantão em Seg 03 Ago 2009, 23:06

Muito bem Allex...vou por a mão na massa...hehehe Abraço.
Cantão
Moderador

Mensagem por Mr_Arthur em Qua 05 Ago 2009, 02:50

Pô, muito bom mesmo.
Eu quero aprender a fazer isso logo...
Nem tentei ainda, mais meu baixo está trastejando paca***, queria ter essa noção básica.

Uma video-aula ia cair como uma luva, já que tem muita gente aí como eu que fica meio grilado de mexer só com o conhecimento que adquiriu com a leitura e não teve nenhum exemplo vendo mesmo. Mas foi apenas uma idéia.

Valeu!
Mr_Arthur
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Qua 05 Ago 2009, 11:59

Mr_Arthur escreveu:Pô, muito bom mesmo.
Eu quero aprender a fazer isso logo...
Nem tentei ainda, mais meu baixo está trastejando paca***, queria ter essa noção básica.

Uma video-aula ia cair como uma luva, já que tem muita gente aí como eu que fica meio grilado de mexer só com o conhecimento que adquiriu com a leitura e não teve nenhum exemplo vendo mesmo. Mas foi apenas uma idéia.

Valeu!

Se vc quiser e der pra esperar, no proximo encontro agente pode regular seu baixo, é bom que quem não sabe aprende. O Villain tbm sabe regular parece ehhe
Traz com um jogo de cordas novas, que ai vai ficar bom!
abç
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Eömer em Qua 05 Ago 2009, 12:09

Lucas... aproveita no proximo encontro e filma a regulagem, pq ai quem é mais grilado, fica melhor ver o video como complemento do tutorial do Allex
Eömer
Membro

Mensagem por Daniel em Qua 05 Ago 2009, 12:16

tem videos no youtube, galera. Procurem bass setup truss rod (ou set up, set-up, sei lá).
Daniel
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Qua 05 Ago 2009, 12:24

Ok, tranquilo.
Eu que ando regulando meus baixos, mas ainda levo no luthier pelo menos uma vez a cada 6 meses(ou mais um pouco) para dar uma regulada geral e mais 'profissional', inclusive uma revisão na parte elétrica.
Mas acho importante saber essas coisas basicas, pq é só o clima mudar que o braço trabalha, e não da pra ficar pagando o luthier toda vez para ele apertar uns parafusos hehe
LuCaSbass
Membro

Mensagem por GANSO em Qua 05 Ago 2009, 13:49

Ontem tentei dar um tapa na regulagem do meu baixo.
Primeiro apertei a corda E nas primeira e última casas, e a corda não tocou os trastes, apesar de a distãncia entre eles ser bem pequena.
Resolvi dar uma afrouxada no tensor, mas a dificuldade que tive é que o buraco de acesso ao mesmo fica entre as cordas A e D. Fica difícil colocar e girar a chave alen nessa posição. Eu consegui dar 1/4 de volta e subi um pouco a corda E, pois é a que mais trasteja. Vou testá-lo com o amp no final de semana pra ver o resultado, mas digo uma coisa, não sei se por nunca ter feito uma regulagem mas não me senti nem um pouco seguro fazendo isso. Acho que falta de costume.
GANSO
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Qua 05 Ago 2009, 13:51

Sobre a dificuldade em acessar o tensor vc folgou as cordas?
LuCaSbass
Membro

Mensagem por GANSO em Qua 05 Ago 2009, 14:30

LuCaSBass escreveu:Sobre a dificuldade em acessar o tensor vc folgou as cordas?

Não, não folguei as cordas pois pensei que assim eu não teria uma noção exata da distância entre elas e o traste. Eu pensei até em tirá-las para melhor acessar o tensor, mas aí eu não teria a referida noção de distância.
GANSO
Membro

Mensagem por Daniel em Qua 05 Ago 2009, 14:33

na verdade o braço deve estar reto com as cordas tensionadas, mas para apertar o tensor, normalmente se afrouxa as cordas um pouco, pra não forçar demais.
Daniel
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua 05 Ago 2009, 14:42

Danielreo escreveu:tem videos no youtube, galera. Procurem bass setup truss rod (ou set up, set-up, sei lá).

allexcosta
Administrador

Mensagem por LuCaSbass em Qua 05 Ago 2009, 14:42

Danielreo escreveu:na verdade o braço deve estar reto com as cordas tensionadas, mas para apertar o tensor, normalmente se afrouxa as cordas um pouco, pra não forçar demais.
isso
Verifica a curvatura do braço com as cordas afinadas, mas na hora de mecher o tensor afrouxa um pouco.
LuCaSbass
Membro

Mensagem por allexcosta em Qua 05 Ago 2009, 14:46

LuCaSBass escreveu:Verifica a curvatura do braço com as cordas afinadas, mas na hora de mecher o tensor afrouxa um pouco.

Eu só folgo corda se for pra facilitar o acesso ao tensor. Quanto menos a gente movimenta o braço pra frente e pra trás melhor.
allexcosta
Administrador

Mensagem por LuCaSbass em Qua 05 Ago 2009, 14:50

allexcosta escreveu:
LuCaSBass escreveu:Verifica a curvatura do braço com as cordas afinadas, mas na hora de mecher o tensor afrouxa um pouco.

Eu só folgo corda se for pra facilitar o acesso ao tensor. Quanto menos a gente movimenta o braço pra frente e pra trás melhor.
Exatamente :p
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Daniel em Qua 05 Ago 2009, 14:56

Eu folguei um pouco qdo regulei os meus. Mas tb nao era grande coisa, acho que daria pra ter feito sem afrouxar.
Daniel
Membro

Mensagem por GANSO em Qua 05 Ago 2009, 15:58

É... com o passar do tempo e com dois ou três braços estragados, eu vou aprender...
Pô cara! Dá um medo de danar todo o baixo que eu vou te contar!
GANSO
Membro

Mensagem por Daniel em Qua 05 Ago 2009, 16:14

não vou negar...quase me caguei quando mexi a primeira vez...tudo bem devagar...hehe
Daniel
Membro

Mensagem por AdrianoBSB em Qua 05 Ago 2009, 17:33

Eu ja tentei uma vez e não tive uma experiência muito satisfatoria hehehehe, depois nunca mais tentei, qdo preciso de regular levo no luthier, mas estou me encoranjando ainda mais por que aqui em brasilia uma regulagem não sai por menos de R$ 70,00 fora as cordas.
AdrianoBSB
Membro

Mensagem por Anderson em Qua 05 Ago 2009, 17:53

Olá Amigos, gostaria de saber suas opiniões, recentemente adquiri um Yamaha TRB 5P, dos anos 90, estava com as cordas 0.40, então resolvi eu mesmo regular o baixo, pois ja havia regulado outros, porém este estava com o parafuso bem firme, liguei pro meu luthier, e ele falou pra mim forçar com calma que ia rodar, enfim, tremendo de medo, fiz o dobro da força e acabou que começou a girar, fui bem devagar, uma coisa que achei estranho, foi que o braço chegava estralar conforme eu rodava a chave, dei um pouco menos de 1/2 volta num dia e no outro dia mais 1/4 de volta, regulei os carrinhos, e o resultado foi ótimo, há detalhe eu mechi bastante porque coloquei as cordas 0.45, eu só queria confirmar se realmente a madeira estrala por causa da tensão, e por ser um instrumento que não era mechido há um bom tempo? se quiserem ver o baixo vou colar o link abaixo depois, e também queria dizer que dá proxima vez que eu precisar mecher vou dar um pingo de oléo, mas ao invés de óleo de máquina, acredito que possa ser aquele óleo antiferrugem correto? me ajudem?

http://www.youtube.com/watch?v=tQL4LMfxoB8

Esse video, foi o primeiro teste que fiz nele, e logo de cara curti demais o baixo, abraço a todos.
Anderson
Membro

Mensagem por steba em Seg 10 Ago 2009, 11:35

Allex, legal a sua explicação.

Só fiquei na dúvida com uma coisa. Altura do captador.
Ano passado eu desmontei um baixo que tinha para uma reforma geral. Ao retirar o captador do corpo, vi que embaixo dele tinha uma tira que parecia ser EVA, como calço.

Semana passada fui dar uma regulada na altura dos caps do meu baixo e percebi que, ao afrouxar os parafusos p/ levantar um pouco o captador, ele ficou meio solto, podendo oscilar sua altura.

O ideal seria acrescentar algum "calço" embaixo do captador para que fique firme? Algumas tiras de EVA, que podem dar essa firmeza necessária?
steba
Membro

Mensagem por Daniel em Seg 10 Ago 2009, 12:32

aquilo é uma espécie de espuma mesmo, exatamente pra empurrar o captador pra cima quando afrouxar os parafusos.
Daniel
Membro

Mensagem por GusVCD em Ter 11 Ago 2009, 20:20

Ótimo post... eu pessoalmente me garanto em relação a parte elétrica, mas em mexer em tensor sempre tive um cagaço extremo, pra não fazer besteira...

Agora através das explicações dos amigos (principalmente do grande Alex), eu ireo dar um observada na regulagem e ver se necessita de algum ajuste fino no tensor e nas regulagem de oitavas...

UMA DÚVIDA: em relação a ação das cordas, de deixá-las mais baixas ou mais altas, está diretamente ligada a regulagem do tensor ou da altura do saddler? pois eu uso o meu Peavey Fury na minha banda de Hard Rock e acho q tenho até q subir um pouco a ação pois como tenho dedo meio pesado nas cavalgadas, tá estalando muito nos trastes... qual o melhor jeito de fazer essa regulagem?

Um abração!
GusVCD
Moderador

http://www.myspace.com/mundovcd

Mensagem por Daniel em Ter 11 Ago 2009, 21:52

teoricamente afeta sim, pois vai mudar o ângulo, por mínimo q seja o ajuste de altura, mas sinceramente, eu não ajusto tensor quando subo um pouco a ação não...
Daniel
Membro

Mensagem por GusVCD em Ter 11 Ago 2009, 23:32

Danielreo escreveu:teoricamente afeta sim, pois vai mudar o ângulo, por mínimo q seja o ajuste de altura, mas sinceramente, eu não ajusto tensor quando subo um pouco a ação não...

O q vc recomenda então Daniel? Q eu faça o ajuste do tensor como se fosse manter o espaçamento do cartão de crédito mesmo, e depois pra deixar a ação mais alta, aumentar a altura dos sanddler?
GusVCD
Moderador

Mensagem por Daniel em Qua 12 Ago 2009, 01:01

eu faria isso, GusVCD. A mudança é tão sutil que nem deve afetar a curvatura do braço ao ponto de desregular o tensor. abraço.
Daniel
Membro

Mensagem por GusVCD em Qua 12 Ago 2009, 01:14

Brigaduuuu! hehehe
GusVCD
Moderador

Mensagem por Mr_Arthur em Qua 19 Ago 2009, 15:09

Aêêêê galera!
Estou muito feliz hoje pois consegui regular o meu baixão.
Eu que já tava sem tocar há pelo menos umas 2 semanas por causa que não tinha nem condições do tanto que ele estava trastejando. Como tava sem grana pra pagar o luthier tentei hoje aqui e deu certo.
Só precisei apertar (ou folgar) um pouco lá no tensor e ficou ótimo.
Testei as oitavas e já estavam boas, não precisei regular essa parte.
Este tópico me ajudou muito, juntamente com o video que o alex postou aqui.

valeeeu.
Mr_Arthur
Membro

Mensagem por GusVCD em Qua 19 Ago 2009, 16:14

Mr_Arthur escreveu:Este tópico me ajudou muito, juntamente com o video que o alex postou aqui.

[2]
GusVCD
Moderador

Mensagem por lcalazans em Sab 22 Ago 2009, 01:59

esse fórum é MUITO 10 ! Obriigado Allex Costa !
A cheers
lcalazans
Membro

Mensagem por allexcosta em Sab 22 Ago 2009, 15:38

lcalazans escreveu:Obriigado Allex Costa !

up
allexcosta
Administrador

Mensagem por MarcelBass em Dom 23 Ago 2009, 09:57

O meu fretless ficou 10. Muito obrigado galera, em especial nosso mestre Allex!
MarcelBass
Membro

http://thiagomarcelandrade.blogspot.com/

Mensagem por Licas em Dom 23 Ago 2009, 22:13

Muito bom esse tópico Very Happy

Depois de meses ausente do forum, voltei e me deparei com esse excelente tópico. Só tenho uma dúvida, e é a mesma do Steba... Com relação a mexer no tensor, é normal dar uns estalos quando gira? A única vez que mexi no meu Fender ele deu uns estalinho e eu morri de medo... heheh Very Happy
Licas
Membro

Mensagem por allexcosta em Dom 23 Ago 2009, 22:25

LucasLermen escreveu:Com relação a mexer no tensor, é normal dar uns estalos quando gira? A única vez que mexi no meu Fender ele deu uns estalinho e eu morri de medo... heheh Very Happy

Acontece. Quando a madeira é rígida e seca ela estala quando é movida (e é isso que se faz no ajuste do tensor). Os ajustes são pequenos e são feitos com intervalos de 24h ou mais pra se respeitar o movimento da madeira. Pra apertar a gente sempre dá uma forçadinha no braço pra trás e depois volta bem devagar. Na verdade o deslocamento de meia volta de tensor é até menor do que aquele trêmolo que muitos baixistas fazem com o braço, portanto não há motivo pra preocupação.
allexcosta
Administrador

Mensagem por Licas em Seg 24 Ago 2009, 16:12

allexcosta escreveu:
LucasLermen escreveu:Com relação a mexer no tensor, é normal dar uns estalos quando gira? A única vez que mexi no meu Fender ele deu uns estalinho e eu morri de medo... heheh Very Happy

Acontece. Quando a madeira é rígida e seca ela estala quando é movida (e é isso que se faz no ajuste do tensor). Os ajustes são pequenos e são feitos com intervalos de 24h ou mais pra se respeitar o movimento da madeira. Pra apertar a gente sempre dá uma forçadinha no braço pra trás e depois volta bem devagar. Na verdade o deslocamento de meia volta de tensor é até menor do que aquele trêmolo que muitos baixistas fazem com o braço, portanto não há motivo pra preocupação.

Blzz, valeu Allex! Agora vou regular sem medo meu baixão Smile
Licas
Membro

Mensagem por Cantão em Seg 24 Ago 2009, 17:26

Ai galéra , regulei meu baixo...seguindo as dicas do Allex , com calma , sem pressa ...( com o coração na mão )...resultado: quando terminei , nem acreditei que tinha sido eu quem regulou....rsss , levei no meu amigo lutier
pra dar uma conferida , disse pra ele o que tinha feito... ele conferiu , e me deu os parabéns...plugou , tocou , e me disse que só a corda sól , não tava batendo 100% , a regulagem das oitavas , ( não usei afinador !! foi de ouvido..que diga-se de passagem não é la essas coisas )...um minimo de regulagem na ponte , e ficou tudo certo ...então é isso , parabéns Allex , seu tópico tá dez brother.... up
Cantão
Moderador

Mensagem por Mr_Arthur em Ter 25 Ago 2009, 22:43

Cantão escreveu: ... não usei afinador !! foi de ouvido..

Pô Cantão, muito legal mesmo...
Eu te invejo, pois tenho um ouvido bem chinfrin.
Eu até treino solfejo, arpejos pra tentar melhorar isso, mais parece que não tem resultado vei... (Lembrando: Agora parar de treinar isso eu não paro não.)

Valeu!
Mr_Arthur
Membro

Mensagem por denis lucas em Qua 26 Ago 2009, 21:41

e quanto a altura das cordas ?percebi que no meu squier a regulagem original veio com a altura dos carrinhos fazendo uma pequena concvidade ,
acho que para seguir a escala do braço...
troquei as cordas duas vezes,mas não alterei a alturas das cordas,agora a corda sol está trastejando um pouco..
o que seria ideal, eu levantar só a corda sol ,ou todas?

denis lucas
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Sex 28 Ago 2009, 02:39

Nos ultimos dias esta chovendo bastante e o tempo ficou bem frio(coisa rara para o mes de agosto aqui em Brasília). Com isso, meus dois baixos desregularam(só o vertical que não), sendo que no Fernandes as cordas ficaram altas e no SX ficaram 'trastejando' no meio da escala. Uma voltinha no tensor em cada um deles(um pra cada lado hehe) e tudo se resolveu.
Mais uma vez vi o quanto é importante o músico saber essas regulagens básicas, porque qualquer alteração climática faz a madeira trabalhar e não vale a pena pagar para um luthier dar 1/4 de volta no tensor e apertar uns parafusinhos na ponte =P
LuCaSbass
Membro

Mensagem por Cantão em Sex 28 Ago 2009, 04:15

Não atentei para esse lance do clima...já me aconteceu isso , de o baixo trastejar , e eu não associei com o frio que estava aqui em Bauru ... vivendo e aprendedo... up
Cantão
Moderador

Mensagem por Pagode Alto Astral em Sex 28 Ago 2009, 12:16

^bah , aqui rola direto.Essa semana mesmo... parou a chuva e esquentou pacas e o bass já começou a trastejar próximo ao head.
Pagode Alto Astral
Membro

Mensagem por LuCaSbass em Sex 28 Ago 2009, 16:37

Pagode Alto Astral escreveu:^bah , aqui rola direto.Essa semana mesmo... parou a chuva e esquentou pacas e o bass já começou a trastejar próximo ao head.
Pois é! E aqui agora parou de chover e ja começou a esquentar de novo... vamos ver como os baixos vão estar quando eu chegar em casa Razz
LuCaSbass
Membro

Mensagem por eduardo takaaci em Sex 28 Ago 2009, 16:46

Allex, meu baixo está trastejando apenas as cordas MI (12° casa em diante), e a corda SI em todas as casas....
Será que só com o acerto da ponte isso resolveria?
abraços.
Very Happy
eduardo takaaci
Membro

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 13 1, 2, 3 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: