Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Exame para Músico Profissional da OMB

+4
Zubrycky
Mauronog
Boss2K
pluís
8 participantes

Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por pluís Dom Jan 13, 2013 11:06 pm

Boa noite amigos do fórum.

Primeiramente,pesquisei aqui e no google,mas achei nada sobre isso,pois é específico.

Gostaria de saber de quem sabe,seja por experiência própria,do vizinho,do primo,amigo,etc... como é a prova de categoria profissional? Estou querendo providenciar porque,em concursos públicos que estou de olho,é um dos pré requisitos,exatamente nesta categoria.

Pelo que vi já,fazemos leitura de duas partituras,uma que levamos e outra que nos dão. Confere? E o que mais é necessário?

Obrigado a quem puder me tirar a dúvida. Very Happy
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Boss2K Seg Jan 14, 2013 12:41 am


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Mauronog Seg Jan 14, 2013 12:45 am


É o seguinte: Quando tirei a minha de profissional, em 1984, foi como voce falou acima, porém, pediam que levássemos 3 partituras de qualquer músicas que pudéssemos executar.
Não precisa levar nada complicado. Pode levar alguma bem simples, mas também nem tanto como Parabens pra voce ou Atirei o pau no gato etc...
Tente não tocar muito fora do que a sua pauta pede. Siga o andamento tranquilamente que dá tudo certo.
Na época não me deram nenhuma partitura deles não. Pode ser que agora tenha mudado, não sei.

O meu exame foi no Rio de Janeiro, na rua Santa Luzia, se não me engano, na própria sede da Ordem. Depois, ainda no mesmo dia, fizemos a prova teórica, que não foi muito difícil também não. O que caiu na prova tinha naquele livro da Maria Luisa de Mattos Priolli que eu tinha estudado algum tempo atrás.
Vai na Ordem da sua cidade e pegue as informações lá mesmo, eles te dizem tudo o que voce precisa.
Boa sorte!!!!!!!!!

Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagens : 105
Localização : Teresopolis - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por pluís Ter Jan 15, 2013 9:05 pm

Boss2K escreveu:Já viu esse tópico?

https://www.contrabaixobr.com/t2878-meu-exame-na-omb

Já Boss. Mas não fala do que quero,já que a minha dúvida seria mesmo sobre a habilitação profissional e não de músico prático como o próprio Renato mostrou ao postar uma foto.

Mauronog escreveu:

O meu exame foi no Rio de Janeiro, na rua Santa Luzia, se não me engano, na própria sede da Ordem. Depois, ainda no mesmo dia, fizemos a prova teórica, que não foi muito difícil também não. O que caiu na prova tinha naquele livro da Maria Luisa de Mattos Priolli que eu tinha estudado algum tempo atrás.
Vai na Ordem da sua cidade e pegue as informações lá mesmo, eles te dizem tudo o que voce precisa.
Boa sorte!!!!!!!!!


Fiz isso hoje mesmo rs Procurei um amigo meu que é delegado aqui. Ele me disse que a habilitação só é permitida para os músicos com bacharelado em música,ou então,tenha outro curso superior (tenho incompleto Evil or Very Mad ) Em todo caso,ele disse que é meio complicado. Mas por via das dúvidas,vou conversar sobre a de prático pra depois habilitar-me como profissional. Muito obrigado pela resposta. up
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Mauronog Ter Jan 15, 2013 9:18 pm

Pluís, agora me perdi um pouco. Essa habilitação que voce se refere é a mesma carteira de profissional?? Porque se fôr isso, na verdade não é necessário curso superior de música, bacharelado etc... para tal.

Se sabe tocar um instrumento, sabe ler partitura e sabe o essencial sobre teoria para passar na prova já basta. Ao menos foi assim comigo. Lá na hora voce escolhe o seu nome artístico para constar na carteira. Eu recebi uma de plástico como uma carteira de identidade e outra como uma carteira de trabalho. Na de plástico consta seu nome artístico.
Aproveitei na época e tirei a do sindicato dos múisicos também e depois nunca mais paguei anuidade de nehuma das duas.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagens : 105
Localização : Teresopolis - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por pluís Qua Jan 16, 2013 9:04 pm

Pois é. A que me refiro é sim a de profissional.

Vou pesquisar mais afundo sobre isso. Tomara mesmo que não seja necessário umcurso superior.

Depois que você conseguiu sua habilitação,precisou usá-la muitas vezes?
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 16, 2013 9:09 pm

Posso estar enganado, mas, que eu saiba, se você concluiu um curso superior você já tem automaticamente direito à carteira de músico profissional e se você não tem essa formação aí é preciso passar por um exame para ter essa carteira (Lembrando que o músico sem formação superior em música também pode tirar a carteira de músico prático).




Última edição por Zubrycky em Qua Jan 16, 2013 10:14 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Melhorar o raciocínio exposto.)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Eliseumohr Qua Jan 16, 2013 10:03 pm

Existem duas carteiras de músico.

Músico Prático e Profissional

Prático é pra quem não tem curso superior de música
e Profissional só pra quem é formado!

No meu caso fiz para prático, executei algumas escalas e toquei dois trechos de músicas e pronto.
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Mauronog Qua Jan 16, 2013 10:35 pm

Eliseu.........quando eu tirei a minha de profissional, eu não tinha curso superior de música.
Eram dois tipos: Amador e profissional sómente.
Amador era como o que voce diz que é o Prático e Profissional como a prova que eu falei anteriormente.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagens : 105
Localização : Teresopolis - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Mauronog Qua Jan 16, 2013 10:37 pm

Pluís.........escrevi uma resposta longa com os detalhes todos sobre sua pergunta e a mensagem sumiu. Nem chegou a aparecer aqui.
Mas, resumindo, poucas vezes.
Mauronog
Mauronog
Membro

Mensagens : 105
Localização : Teresopolis - Rj

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 16, 2013 10:38 pm

Bom, eis algumas informações que acabo de verificar no site da OMB de São Paulo.

http://www.ombsp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=113&Itemid=112

Para Carteira Definitiva de Músico Profissional

O exame resume-se em: 1ª parte: Exame Escrito – 2ª parte: Solfejo – 3ª parte: Exame Prático, onde o candidato é submetido à banca examinadora

Observação: O portador de DIPLOMA DE CONCLUSÃO DE CURSO DE MÚSICA, Superior ou Técnico (devidamente registrado), fica dispensado dos exames, e a inscrição poderá ser feita de Segunda à Sexta-feira, no horário das 12.00 às 17.00 horas, com a apresentação dos documentos exigidos e xerox do Diploma (frente e verso).

Programa de Exame: C O N T R A B A I X O - P O P U L A R

1ª. PARTE
EXAME ESCRITO

Acidentes Musicais
Armações de claves com sustenidos e bemóis maiores e menores, enarmônicos e homônimas
Formulas de compassos com unidade de tempo e compasso
Formar compassos com várias formas
Separar compassos
Sincopas e contratempo regular e irregular
Andamento (os principais)
Dar nome de termos de caráter expressivo na música
Claves e vozes
Nomear a tonalidade de um trecho musical
Na tonalidade dada, formar acordes de 3 sons da Tônica, Subdominante, Dominante e Sensível
Classificar e completar intervalos
Tons vizinhos - maiores ou menores
Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente

Obs: 20 questões

Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 60% (sessenta porcento)

2ª. PARTE - SOLFEJO

Fórmulas simples e compostas

3ª. PARTE
EXAME PRÁTICO

2 estudos de Abner Rossi ou outro equivalente.
Escalas maiores e menores pela forma melódica.
Executar 2 músicas de ritmos diferentes.

Método Específico do Instrumento

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXx

Programa de Exame: C O N T R A B A I X O - E R U D I T O

1ª. PARTE
EXAME ESCRITO

Separar compassos
Grafias diferentes que tenham o mesmo efeito
Ornamentos (com sua execução)
Formar acordes de 3 sons da Tônica - Subdominante - Dominante e Sensível (na tonalidade dada)
Tons vizinhos maiores e menores
Escala homônima maior ou menor
Escala Enarmônica maior ou menor
Escala Cromática maior ou menor na 1ª e 2ª grafia
Intervalos (classificar e completar)
Transportar um trecho dado - ascendente ou descendente

Obs: 20 questões

Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 60% (sessenta porcento)

2ª. PARTE - SOLFEJO

Fórmulas simples e compostas

3ª. PARTE - EXAME PRÁTICO

Executar 1 (um) concerto
Demonstrar conhecimento de todas as posições do instrumento, inclusive CAPOTASTO
Conhecer o arco e todos os golpes do arco
Leitura à 1ª. vista

Método Específico do Instrumento

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18899
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Eliseumohr Qua Jan 16, 2013 10:46 pm

então, aqui foi bem mais simples.
a minha carteira chega a ser piada perto do que é pedido nesse teste ai!

Eu só fizpor que fui obrigado , pois não se podia mais tocar sem que o fiscal não estivesse por perto , pronto para multar o dono do estabelecimento que aceitase músico sem carteira profissional.
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por jameh Ter Jan 28, 2014 5:22 pm

Chegou o boleto da OMB, tirei a carteirinha ano passado para me auxiliar em caso de emergência quando trouxe um instrumento de fora. E agora, se pagar ou não qual a diferença?
jameh
jameh
Membro

Mensagens : 124
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por leonardo.reis Ter Jan 28, 2014 6:00 pm

Pagar ou não?

Nem lembro a quantos anos eu não pago essa porcaria.

OMB é uma patifaria... bem como o ECAD.
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Mascis Ter Jan 28, 2014 11:29 pm

Patifaria como o ECAD não existe, mas a OMB tá perto.

Quando tirei a minha profissional foi mais ou menos de acordo com esse roteiro ai, prova teórica, prova prática e a parte de solfejo que foi feita meio que só pra constar.

A carteira me serviu muito, seria inviável tocar profissionalmente sem ela. MAs a OMB não serve pra nada. Eu era obrigado a fazer um contrato padrao da OMB, em um formulário que eu era obrigado a pagar. Um por apresentacao. Chegava a fazer 3 por dia.

Uma vez levei um calote, fui na ordem pedir ajuda do advogado pra correr atras do pagamento ja que possuia o contrato da OMB assinado. O Advogado enrolou meses e não mexeu um dedo.

A carteira tá aqui bonitinha, mas a anuidade eu não pago desde 2003.
Mascis
Mascis
Membro

Mensagens : 284
Localização : Natal - Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Exame para Músico Profissional da OMB Empty Re: Exame para Músico Profissional da OMB

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos