Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

+5
Cantão
Claudio
allexcosta
Rick Charles
Dan Ferri
9 participantes

Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Dan Ferri Qua Jan 16, 2013 4:13 am

Oi Pessoal, sou novato no Fórum, então vou começar com a declaração clássica, se o post estiver no lugar errado, me desculpe e por favor, moderação mova para o lugar certo...he he he...

Então, pelo título do tópico, acho que minha dúvida está bem clara.. he he he... mas vou adicionar alguns fatos para melhor entendimento. Antes do baixo, eu tocava guitarra desde 1989, nunca fui muito bom, mas dava pra brincar, no começo dos anos 2000 eu e uns amigos resolvemos montar uma banda, só por hobby mesmo, só que guitarristas tinham de sobra, faltava baixista... e lá fui eu me enveredar no mundo dos graves, lá me encontrei... a bandinha até foi longe por ser de brincadeira, mas dois anos depois ela acabou e por motivos pessoais tive que vender meu equipamento logo depois, junto foi meu Rickenbacker 4001 ano 1980 da cor Burgundy Glow(vinho) que comprei no ML em 2001 por R$1200, um achado!!! Depois do término da banda em 2003, fiquei até hoje sem nenhum baixo, quase sem tocar nada, só arranhando um violãozinho que tenho, ou seja, são 10 anos parado, sou praticamente um iniciante!! he he he...

Desde que parei as coisas mudaram muito em relação a qualidade de instrumentos e preços, não tenho, hoje em dia, as condições que tinha 10 anos atrás, então recomeçarei por baixo, mas não tanto, pesquisando aqui no Fórum e em vários outros sites, vi que os Squier VM e os CV estão muito bons e com preços atrativos(um espanto pra mim), gostei também do Epiphone EB-03, todos na faixa de preço de R$1200 até R$1500 que é o que posso gastar, até ensaiei uma negociação com o jorgera num MM Sub que ele tem pra vender, só que ficou além das minhas possibilidades, mas também não sei se seria minha praia, toco rock setenteira, então escolhi algumas opções no Mercado Livre que acho que "fazem sentido" e queria a opinião de vocês, tanto em relação a qualidade dos baixos quanto em relação ao preço, levando em consideração a adequação do modelo do baixo ao estilo de música que vou tocar(rock). As opções são as seguintes:

Squier Precision Bass Vintage Midified:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457797542-squier-precision-bass-modified-_JM

Squier Jazz Bass 60 Vintage Midified:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-455476046-baixo-squier-vintage-ano-2010-caps-duncan-melhor-preco-_JM

Squier Jazz Bass 70 Vintage Midified:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-459784696-baixo-squier-by-fender-70s-modified-caps-duncan-sonzo-_JM

Squier Precision TB Vintage Modified:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454265102-squier-vintage-modified-precision-bass-tb-loja--_JM

Epiphone EB-03:
http://www.orangorock.com.br/product.php?id_product=749

Uma outra coisa que queria adicionar, sei que existem baixos de outras marcas (cort, condor, Ibanez, etc, etc) mas pra mim, o baixo tem que "encher" os olhos tanto quanto "enche" os ouvidos e eu curto muuuuito o visual clássico dos Fenders, Gibsons, MMs, marcas com desing mais moderno, eu dispenso! Nessa faixa de preço também dei uma olhada nos SX e nos OLPs, mas o headstock desses SX são muito feios e os OLP não achei novo e usado no ML não vi nenhum vendedor confiável, mas como já disse, não sei se os OLP MM seriam minha praia.

O post ficou meio grande, desculpem por isso e desde já agradeço a atenção de todos!! ^^

Abraço


Dan
Dan Ferri
Dan Ferri
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Rick Charles Qua Jan 16, 2013 10:44 am

Rick Charles
Rick Charles
Membro

Mensagens : 3919
Localização : Cel. Fabriciano - MG (Fim de mundo)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Dan Ferri Qua Jan 16, 2013 11:44 am


Fala Rick, valeu pela resposta, li esse post, queria mesmo uma opinião sobre os baixos dos links especificamente.^^
Dan Ferri
Dan Ferri
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por allexcosta Qua Jan 16, 2013 12:24 pm

A busca não deu nada?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Claudio Qua Jan 16, 2013 12:37 pm

^ O Daniel explicou por MP que ele não quer uma opinião genérica sobre os modelos citados, mas sim uma opinão específica sobre os instrumentos que estão nos links!

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Cantão Qua Jan 16, 2013 2:09 pm

Esse modelo Epiphone eu nunca testei , mas os Squier da linha Vintage Modified , todos que toquei eram ótimos instrumentos...não acredito em tal baixo para tal estilo de música , mas Precision e Rock ficam bem na mesma frase...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21754
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Zubrycky Qua Jan 16, 2013 2:17 pm

Dan Ferri escreveu:
Epiphone EB-03:
http://www.orangorock.com.br/product.php?id_product=749

Sobre este baixo, espero que isso ajude: https://www.contrabaixobr.com/t1913-epiphone-eb-3-sg-mini-review

Falando de minha experiência com esse modelo, testei esse baixo brevemente em uma loja em Brasília, em 2005, se não me engano... Não pude ver a questão do neck dive ( E consequentemente a questão do peso do instrumento, se bem que não me lembro de tê-lo achado pesado ) porque o vendedor não pôde me emprestar uma correia, mas gostei bastante da sonoridade deste instrumento, se bem que sou suspeito para falar, pois adoro (E uso) baixos sg.

Posso dizer que esse tipo de baixo é versátil. Além de rock, já toquei muito reggae, ska, funk, blues e alguma coisa de mpb com baixos SG e, quando testei o Epiphone lá em Brasília, também achei que ele tem uma boa gama de timbres para cobrir uma grande variedade de estilos.

De qualquer forma, para quem realmente quiser um baixo nesse estilo, acredito que este seja o caminho mais fácil porque sgs de outras marcas são mais difíceis de encontrar.

Sobre os demais modelos citados por você, eu não posso dizer nada por não conhecê-los (Fenders e Squiers não são a minha praia), mas darei a minha dica de sempre: Dê uma uma olhada no Yamaha BB 424.

Review do Yamaha BB 424: https://www.contrabaixobr.com/t23700-yamaha-bb-424


____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 18965
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Dan Ferri Sex Jan 25, 2013 9:19 pm

Oi Pessoal, primeiramente agradeço todas as sugestões e respostas dadas aqui, eu estava praticamente fechado com um Jazz Bass Vintage Modified 70, natural com marcação em block preto, muito bom, mas um amigo meu apareceu com uma Jazz Bazz também réplica dos 70 só que feito pelo luthier Vellozo exatamente pelo mesmo preço do Squier, ele é feito de ash no corpo, maple no braço, com captação Seymour vintage, ponte e tarrachas gotoh.

Aí vem minha dúvida, qual desses é melhor, o Squier Vintage Modified ou esse Vellozo Jazz Bass réplica do 75? Abaixo deixo um link de uma gravação feito com o baixo Vellozo tocado pelo Jabá, baixista do cantor sertanejo Daniel. Agradeço qualquer opinião para me tirar dessa dúvida cruel!! he he he

Abraço

https://www.youtube.com/watch?v=eNj1r4ZTFEE
Dan Ferri
Dan Ferri
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Jan 25, 2013 11:55 pm

Daniel, o baixo será seu...você que tem que gostar. Gostar ou não de algo é sempre subjetivo.
Pense: suponha que você goste demais do Vellozo JB; aí todo mundo diz que o baixo é uma porcaria, mas você fica com aquela impressão na cabeça e no coração de que aquele é o seu baixo. Você ouve a opinião de todos e compra o Squier. Vai para casa, e o Vellozo JB não sai de sua cabeça...passa-se anos, e aí, com a experiência e conhecimento, você chega à conclusão tardia, que deveria ter comprado o Vellozo...mas agora é tarde demais.
Se for possível, testa os dois e fique com o que gostar mais. Senão, ouça o que puder dos dois e faça o mesmo - é loteria, mas o dinheiro é seu e o instrumento, também. Antes errar/acertar por si mesmo, que pelos outros.

Informação sobre o Squier tem de montão no Fórum. Eu mesmo sou dono de um fretted e um fretless. O Velozzo é de seu amigo, então testa ele e escolha.
E como o Rick disse: seja feliz up

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por gpraxedes Sáb Jan 26, 2013 12:17 am

Amigo, eu pegaria o tivesse melhor ergonomia. Tenho um squier VM e o som desse baixo aí é o mesmo do VM (pensei até que haviam apenas trocado o nome no headstock).

Com qualquer um dos dois estará bem servido up

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Dan Ferri Sáb Jan 26, 2013 12:58 am

Tarcísio Caetano escreveu:Daniel, o baixo será seu...você que tem que gostar. Gostar ou não de algo é sempre subjetivo.
Pense: suponha que você goste demais do Vellozo JB; aí todo mundo diz que o baixo é uma porcaria, mas você fica com aquela impressão na cabeça e no coração de que aquele é o seu baixo. Você ouve a opinião de todos e compra o Squier. Vai para casa, e o Vellozo JB não sai de sua cabeça...passa-se anos, e aí, com a experiência e conhecimento, você chega à conclusão tardia, que deveria ter comprado o Vellozo...mas agora é tarde demais.
Se for possível, testa os dois e fique com o que gostar mais. Senão, ouça o que puder dos dois e faça o mesmo - é loteria, mas o dinheiro é seu e o instrumento, também. Antes errar/acertar por si mesmo, que pelos outros.

Informação sobre o Squier tem de montão no Fórum. Eu mesmo sou dono de um fretted e um fretless. O Velozzo é de seu amigo, então testa ele e escolha.
E como o Rick disse: seja feliz up

Oi Tarcísio, então eu já testei os dois baixos e o som é muito equivalente, bem na mesma balada, quanto a pegada, eu achei o braço do Vellozo um pouco mais largo, mas confortável, não sei se os Jazz Bass da década de 70 tem o braço assim, o Squier tem o shape em C, que me parece um pouco mais "fino", mas nada de mais.

O que me deixa muito na dúvida é o valor agregado e a qualidade de construção de ambos os baixos, um é um baixo asiático feito em série, mas tem um som bom, o outro é um baixo feito a mão com materiais até bons, que também tem um som bom, então se eles tem som muito parecido e pegadas quase iguais, qual seria o melhor? qual parâmetro usar? he he he... é complicado viu!!! Tem o lance também de vender, se eu precisar um dia vender, qual eu conseguiria vender pelo que ele vale? Eu tenho essas dúvidas. Entendeu?


gpraxedes escreveu:Amigo, eu pegaria o tivesse melhor ergonomia. Tenho um squier VM e o som desse baixo aí é o mesmo do VM (pensei até que haviam apenas trocado o nome no headstock).

Com qualquer um dos dois estará bem servido up

Oi gpraxedes, o que você quer dizer com ergonomia? Vc está falando do significado moderno da palavra, tipo... o baixo que se ajusta melhor pra mim? Bom, se for isso, eles são muito parecidos, e com preços bem parecidos também o Squier aqui na minha cidade é vendido a R$1800 novo e pode ser parcelado em 10x, o Vellozo meu amigo quer R$1600, como já disse ao amigo Tarcísio, os baixos são bem equivalentes, por isso estou muito na dúvida.


Valeu gente por tentar ajudar!! ^^
Dan Ferri
Dan Ferri
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por allexcosta Sáb Jan 26, 2013 1:02 am

Acho que é difícil pra um de nós opinar sem conhecer bem o trabalho do luthier.

Se valor de revenda e liquidez forem importantes, o Squier é uma compra melhor.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54432
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por gpraxedes Sáb Jan 26, 2013 1:03 am

Isso mesmo, pegaria o mais leve, que tivesse o melhor equilíbrio, a melhor tocabilidade, etc.

O Som, ao menos no video, é idêntico.

Agora, dá uma garimpada que você pega um VM usado por uns R$1000.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Tarcísio Caetano Sáb Jan 26, 2013 1:04 am

allexcosta escreveu:
Se valor de revenda e liquidez forem importantes, o Squier é uma compra melhor.
+ 1 up

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Dan Ferri Sáb Jan 26, 2013 1:38 am

allexcosta escreveu:Acho que é difícil pra um de nós opinar sem conhecer bem o trabalho do luthier.

Se valor de revenda e liquidez forem importantes, o Squier é uma compra melhor.


Sim, o valor de revenda é importante pois pretendo, mais pra frente, pegar um baixo melhor, mas não é O mais importante, a qualidade da construção e a qualidade dos materiais utilizados, desde madeiras até hardware, são importantes também, já que o som de ambos é bem parecido. Eu também tinha a esperança de encontrar alguém, aqui no fórum, que conhecesse melhor o trabalho do Luthier Vellozo, única coisa que sei a respeito dele é que seus instrumentos são caros, mas isso não é sinônimo de qualidade!

Agradeço a ajuda pessoal!!! ^^
Dan Ferri
Dan Ferri
Membro

Mensagens : 5
Localização : São Carlos - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por warZ Sáb Jan 26, 2013 4:23 pm

gpraxedes escreveu:Amigo, eu pegaria o tivesse melhor ergonomia. Tenho um squier VM e o som desse baixo aí é o mesmo do VM (pensei até que haviam apenas trocado o nome no headstock).

Com qualquer um dos dois estará bem servido up
Penso da mesma forma, e em se tratando de ergonomia, peso, pegada e punch, na minha opinião o Squier VM Precision marca mais pontos mesmo tendo como comparação o braço do jazz bass VM, que aliás perde em timbre também (IMHO). Quanto ao baixo de luthier, jamais compraria um usado, pois estes são fabricados para atender ao gosto pessoal de quem o encomendou. Neste caso mandaria fazer um de acordo com as minhas aspirações. Veja bem! Todas as opiniões expostas aqui, só terão validade se realmente você comprovar "in loco".

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por warZ Sáb Jan 26, 2013 4:28 pm

allexcosta escreveu:Acho que é difícil pra um de nós opinar sem conhecer bem o trabalho do luthier.

Se valor de revenda e liquidez forem importantes, o Squier é uma compra melhor.

+2

____________________________
"A arte começa onde a imitação acaba." (Oscar Wilde)
warZ
warZ
Membro

Mensagens : 831
Localização : Distrito Federal

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!  Empty Re: Dúvida, qual baixo comprar? Ajuda por favor!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos