Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

+2
allexcosta
bassfuria
6 participantes

Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por bassfuria Dom Jan 27, 2013 2:39 pm

Boa tarde... Gostaria da ajuda do pessoal do Forum nessa questão e das experiências que caso alguns já tenham passado...

A cerca de um mês estou com um Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th (edição comemorativa de 60 anos)...

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida C9N00iS

O baixo é incrível, muito bem construído e com várias "partes" dos Custom Shop... Mas estou com uma dúvida se faço um ou alguns Upgrades nele, vamos lá...

- Noto que a corda "Mi" é um pouco morta quando uso para Slap, claro que não vai soar de jeito nenhum igual a um 4 cordas, mas tem como chegar perto...?!?

- Nesse caso qual seria o melhor upgrade...?!?

- Troca dos Captadores...?!? No caso NSC da Fender por Nord's...?!?

- Ou a troca da ponte original (que passa pelo corpo) por uma Hipshot A...?!?

Quero deixar bem claro que o som de Pizzicato é muito, mas muito bom, e que o circuito ativo de 18 volts com 3 bandas de Eq me dá uma variedade incrível de sons...

Desde já obrigado...

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Jan 27, 2013 4:12 pm

O lance da corda MI é mais técnica na minha opinião.

Ponte fará pouca diferença.

Não gosto muito dessa captação NSC. Algum single-coil como Fralin, Nordie ou Aguilar sem dúvida levaria o som a uma vibe mais JB e mais agressiva.


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por Raoni Passeto Dom Jan 27, 2013 9:00 pm

Isso acontece com cordas novas também?
Concordo com o Alex sobre ser mais uma questão de técnica.
Eu apenas no máximo mudaria a captação não mudaria a ponte de jeito nenhum...

Espero ter ajudado.

____________________________
Raoni Passeto
Raoni Passeto
Raoni Passeto
Membro

Mensagens : 42
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por bassfuria Dom Jan 27, 2013 9:14 pm

allexcosta escreveu:O lance da corda MI é mais técnica na minha opinião.

Ponte fará pouca diferença.

Não gosto muito dessa captação NSC. Algum single-coil como Fralin, Nordie ou Aguilar sem dúvida levaria o som a uma vibe mais JB e mais agressiva.

Não sou um grande baixista na técnica de Slap como Celso Pixinga, Marcus Miller, Larry Graham, Louis Johnson e outros... Mas não acredito que seja só a técnica... Como exemplo o som da Mi no Music Man vem, acabei de testar,...!!!

Raoni Passeto escreveu:Isso acontece com cordas novas também?
Concordo com o Alex sobre ser mais uma questão de técnica.
Eu apenas no máximo mudaria a captação não mudaria a ponte de jeito nenhum...

Espero ter ajudado.

As cordas são novas, Fodera, e o som vem lindo na Lá, por exemplo...

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por allexcosta Dom Jan 27, 2013 9:57 pm

bassfuria escreveu:Não sou um grande baixista na técnica de Slap como Celso Pixinga, Marcus Miller, Larry Graham, Louis Johnson e outros... Mas não acredito que seja só a técnica... Como exemplo o som da Mi no Music Man vem, acabei de testar,...!!!

(...)

As cordas são novas, Fodera, e o som vem lindo na Lá, por exemplo...

Imaginei que você estava comparando com a E em um baixo de 4 cordas, por isso citei a técnica, já que o ângulo de ataque muda quando você tem um baixo com cordas mais graves que a E. Imagino que o MusicMan que você citou seja 5 cordas também, então não é a técnica.

Às vezes quando você instala a corda torcida ela fica com o som meio estranho. Tente retirar a E e reinstalá-la da forma explicada nesse vídeo para ver se melhora alguma coisa:

https://www.youtube.com/watch?v=cLcwYNHDnPY

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54378
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Dom Jan 27, 2013 10:40 pm

Será que a regulagem também influenciaria?
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9084
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por Reinaldo baixo 4c Seg Jan 28, 2013 12:00 am

usa um equalizador ou testa o baixo em outro amplificador.
Mais se for vender os cap dele eu quero.hehehe

Reinaldo baixo 4c
Membro

Mensagens : 1
Localização : reinaldo do baixo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por bassfuria Seg Jan 28, 2013 12:20 am

allexcosta escreveu:Imaginei que você estava comparando com a E em um baixo de 4 cordas, por isso citei a técnica, já que o ângulo de ataque muda quando você tem um baixo com cordas mais graves que a E. Imagino que o MusicMan que você citou seja 5 cordas também, então não é a técnica.

Às vezes quando você instala a corda torcida ela fica com o som meio estranho. Tente retirar a E e reinstalá-la da forma explicada nesse vídeo para ver se melhora alguma coisa:

https://www.youtube.com/watch?v=cLcwYNHDnPY

Acho que me expressei mal, desculpe...

Vou fazer o teste agora, tinha dado uma saída... Não me lembro ao certo, porque procurei bastante sobre esse assunto da "corda Mi morta" em baixos de 5 cordas, e acho que algum usuário do @talkbass comentou algo à respeito... Só que não consigo mais achar o comentário...

Bom, então eliminamos a possibilidade de trocar a ponte, que eu acho linda por sinal (Original Fender), amanhã vou tocar um pouco num Fender Jazz Bass Standart 5 que um colega comprou, aí tiro a dúvida sobre a captação...

Sobre a regulagem, acho que não é o caso, o Music Man que toquei estava quase com a mesma regulagem... Mas vou fazer mais testes antes de trocar os captadores...

Obs: Estou com um Fender Marcus Miller 4 cordas aqui, e achava o som do PIzzicato horrível, abafado, mas como já foi discutido demasiadamente em outros tópicos, é normal pelas características do baixo... Troquei os Captadores Stock (provavelmente 70 style) por Fender Custom Shop 60, tá de sacanagem, parece outro baixo, o som ficou mais gordo e o Pizzicato melhorou uns 500%... Até os médios inexistentes pela construção e pré do baixo apareceram... Incrível...!!!

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por bassfuria Ter Jan 29, 2013 10:54 am

Fiz o teste no Fender Stardart 5 do meu colega...

Minha técnica de Slap não é das melhores em baixos de 5 cordas, mas o som da corda Mi veio... Recoloquei a corda como o Alex orientou e continuou da mesma forma...

Por fim fiz uma modificação no Pré Stock do baixo, que tem controles de Grave, Agudo e Médios, desativei o controle de Médios, e por incrível que pareça o som veio...!!!

Não está o ideal ainda, provavelmente vou trocar os captadores para tentar chegar no som "ideal" pra mim... Estou escolhendo entre Nord's, Fralim ou Aguilar...

Obrigado à todos que opinaram, caso troque os captadores volto e posto minhas impressões...

Obs: Caso alguém tenha feito a troca dos Captadores Stock do Fender Deluxe 5 por um dos captadores citados, agradeceria muito se postassem suas opiniões...

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por Edão Ter Jan 29, 2013 1:15 pm

Já fez as regulagens necessárias: altura das cordas em relação ao braço, altura dos captadores em relação as cordas e afinação das oitavas? Pois tudo isso pode influenciar no resultado final sonoro e de "conforto auditivo".
Olha o manual da Fender aí: http://support.fender.com/manuals/instruments/Fender_BassGuitars_manual_(2011)_Portuguese.pdf

Ensina a fazer tudo isso. Experimenta antes de gastar algumas centenas de reais.

Ab.

____________________________
Edão - Clube Cort #62 Clube Roland Boss #18 Clube do Blues #22 Fretless Club #92 Custom Basses Club #041
Clube Fender #161 Jazz Bass Clube #0111 Clube do Precision Bass #123 Clube Giannini #093
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1959
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por bassfuria Sex Fev 01, 2013 10:27 am

Edão escreveu:Já fez as regulagens necessárias: altura das cordas em relação ao braço, altura dos captadores em relação as cordas e afinação das oitavas? Pois tudo isso pode influenciar no resultado final sonoro e de "conforto auditivo".
Olha o manual da Fender aí: http://support.fender.com/manuals/instruments/Fender_BassGuitars_manual_(2011)_Portuguese.pdf

Ensina a fazer tudo isso. Experimenta antes de gastar algumas centenas de reais.

Ab.

Fiz sim, o baixo está super confortável pra tocar... Estou gostando muito do pré sem o controle de Médios... Mas vou continuar fazendo testes por aqui, qualquer novidade eu informo... Valeu...

____________________________
Curso Básico Sobre Edição de Post's - Como Utilizar o Multi - Quote - Regras de netiqueta para fóruns - TODOS LEIAM
bassfuria
bassfuria
Membro

Mensagens : 905
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida Empty Re: Fender American Jazz Bass Deluxe 5 60th - Mudando a Ponte ou Captadores - Dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos