Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Caixa handmade 1x15

+9
gpraxedes
Pedroswaldo
fheliojr
Breno_Barnabe
Átila Moreira Cedro
allexcosta
malka_aff
Ruds
Bruno Rossi
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 5:02 am

Bom dia pessoal...
estava atrás de uma caixa um pouco mais portátil que a minha 4x10 mas ainda assim bem forte
então comecei a pesquisar sobre essas 1x15 reduzidas e decidi fazer a minha própria caixa. Sei que tem opções de caixas já prontas por aí mas além de querer fazer eu mesmo na maioria das vezes estas caixas ja prontas não estão adequadas ao falante que pretendo usar que é o Oversound 15 Steel.
Li muitos tópicos aqui no fórum e vi excelentes resultados e acabei me animando...
O único problema agora é que estou com dificuldades para encontrar quais são as medidas exatas e dutos para uma caixa para o oversound 15 steel.
Será que alguém poderia dar uma ajuda?

Aqui vão as especificações

Impedancia: 8 ohms
Sensibilidade 1w/1m: 96db
Resposta de Frequência: 40~2.000 Hz
Frequência Mínima de Corte:60 Hz
Potência RMS: 400 W
Potência de programa: 800w

Frequência de Ressonância:Fs 35 Hz
Qualidade total:Qts 0,36
Qualidade elétrica:Qes 0,37
Qualidade mecânica:Qms 7,0
Volume equivalente:Vas 300 L
Área do cone:Sd 0,0085 m²
Deslocamento Máximo:Xmax +-4 mm

Abraços!
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Ruds Ter Fev 05, 2013 9:16 am

Depende do volume líquido (interno) da caixa.

Vc disse que quer uma 1x15 reduzida. Se for uma caixa de medidas externas de 50x45x40cm (volume líq ~ 55 l, se usar compensado 18mm), pode sintonizar em torno de 51Hz com um duto de 4" e 10cm de comprimento, por exemplo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por malka_aff Ter Fev 05, 2013 9:21 am

a teksound tem uma 1x15 reduzida, mas se quer o timbre da 4x10 e portabilidade, não é melhor uma 2x12? acho que 1x15 perde um pouco em punch, nao da aquele soco na nuca da 4x10, mas dá o grave que embola o estomago, dae é ver se tu quer nocautear alguem ou soh fazer vomitar Laughing

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 9:23 am

Uma 2x12 não é pequena.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por malka_aff Ter Fev 05, 2013 9:25 am

menor que uma 4x10, não é?

e allex, há diferença entre uma 2x12 e duas 1x12? Digo algo gritante, não essa subjetividades que nem eh diferença de madeiras

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Fev 05, 2013 9:32 am

Eu fiz uma "handmade". Sempre que vejo estes tipos de tópicos falo de cara: se não tem conhecimentos em eletrônica, nem em marcenaria, pode ser uma trabalheira das mais árduas. Agora se você tem experiência nas áreas citadas acima, pode ser mais fácil e recompensador.

Você experimentou o Winisd? Programa muito bom que o pessoal aqui do Fórum usa para calcular algumas medidas para caixas. Eu o usei para calcular algumas coisas no meu projeto.

Você já deve ter se deparado com este tópico por aí, mas é sempre bom frisar:

https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade


Última edição por Átila Moreira Cedro em Ter Fev 05, 2013 9:34 am, editado 1 vez(es)
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Ruds Ter Fev 05, 2013 9:33 am

Pois é. Na verdade esse falante ai da oversound (se é que esses parâmetros estão certos) não fica muito bom em volumes muito reduzidos.
Ou coloca um falante com um motor mais parrudo e Qts mais baixo, ou pensa numa 1x12 mesmo.

Usar um falante de 15 desses numa caixa pequena não me parece uma boa. A extensão em graves vai ser similar a uma 1x12, mas mais pesada (pra carregar) e sem a definição melhor do falante de 12" (cone mais leve, melhor resposta de transientes...).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 9:37 am

malka_aff escreveu:menor que uma 4x10, não é?

e allex, há diferença entre uma 2x12 e duas 1x12? Digo algo gritante, não essa subjetividades que nem eh diferença de madeiras

A diferença em tamanho, se existir, é mínima. Estou com uma 2x12 na minha frente agora...

A 2x12 normalmente vai falar graves com mais autoridade que um par de 1x12. Tenho as duas combinações da mesma marca.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por malka_aff Ter Fev 05, 2013 9:40 am

mas essa "Mais autoridade" é algo escancarado? qualquer um nota ou só pessoas mais experientes notam?

E se tivesse que escolher, qual onfig tu usaria?

P.S.: Essa mesma marca eh bergantino?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 9:42 am

É notável. O par de 1x12 fala bem alto e bem focado, mas não tem a extensão e potência de grave que a 2x12.

Se eu não fosse carregar, escolheria a 212 ou a 322 (1x12 + 2x10)

Sim, é Bergantino.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Fev 05, 2013 10:01 am

allexcosta escreveu:Se eu não fosse carregar, escolheria a 212 ou a 322 (1x12 + 2x10)
Very Happy Cool

E caso fosse carregar?
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5307
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 10:02 am

^ Já disse várias vezes que um par de 1x12 é minha combinação preferida se eu tiver que carregar, guardar, etc...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Fev 05, 2013 10:16 am

allexcosta escreveu:^ Já disse várias vezes que um par de 1x12 é minha combinação preferida se eu tiver que carregar, guardar, etc...
Do jeito que vc escreveu, parece que estou cometendo um grande pecado por não ter lido ou não lembrar sua combinaçao preferida para estes casos. Não sei se foi essa a intenção, ou se foi pra dar aquela "enfatizada"... de qualquer modo, tks pela resposta.


Última edição por Breno_Barnabe em Ter Fev 05, 2013 11:41 am, editado 1 vez(es)
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5307
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:17 am

Ruds escreveu:Depende do volume líquido (interno) da caixa.

Vc disse que quer uma 1x15 reduzida. Se for uma caixa de medidas externas de 50x45x40cm (volume líq ~ 55 l, se usar compensado 18mm), pode sintonizar em torno de 51Hz com um duto de 4" e 10cm de comprimento, por exemplo.

Ruds, fuçando com calma o site da oversound eles tem umas tabelas de projeto...
e lá eles recomendam fazer a caixa nas medidas (internas) 50x45x48,5 com dois dutos de 3 polegadas e 10 cm de comprimento...
bem, penso eu que aí ja nao seria mais uma caixa "reduzida" rsrs

Mas achei interessante sua sugestão...
pensei na ideia da 1x15 reduzida pq por mais que eu tente... ainda não tive sorte com caixas 2x10
nenhuma até hoje aguentou sozinha.
1x12 também creio que não seria diferente e 2x12 já perdi o foco da portabilidade.
Mesmo uma 1x15 ainda que não seja tão portatil quanto 1x12 já é bem menor e mais leve que uma 4x10
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:20 am

a teksound tem uma 1x15 reduzida, mas se quer o timbre da 4x10 e portabilidade, não é melhor uma 2x12?

Mas eu não disse que queria o timbre de uma 4x10 até pq isso não seria possível em uma caixa bem menor.
Quero uma caixa não tão massacrante pra carregar e que forneça bom volume com definição. Não vejo outra possibilidade senão a 1x15
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:23 am

Átila Moreira Cedro escreveu:Eu fiz uma "handmade". Sempre que vejo estes tipos de tópicos falo de cara: se não tem conhecimentos em eletrônica, nem em marcenaria, pode ser uma trabalheira das mais árduas. Agora se você tem experiência nas áreas citadas acima, pode ser mais fácil e recompensador.

Você experimentou o Winisd? Programa muito bom que o pessoal aqui do Fórum usa para calcular algumas medidas para caixas. Eu o usei para calcular algumas coisas no meu projeto.

Você já deve ter se deparado com este tópico por aí, mas é sempre bom frisar:

https://www.contrabaixobr.com/t17020-pictorial-de-winisd-e-discussao-geral-sobre-caixas-handmade

Átila, vi seu tópico e parabéns ficou muito bonita a caixa sem falar que o som tb deve ter ficado mt bom.

Vi que usou tb um filtro passa altas e como pretendo usar um drive na minha caixa certamente vou precisar de um...

Na Marcenaria até da pra se virar mas na eletronica ta difícil. rsrs

Será que consigo o esquema para ligação input/falante/passa alta/drive ?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:26 am

Pessoal, cheguei a pensar na teksound 1x15 com falante B&C inclusive apareceu uma usada em ótimo preço...
mas francamente me intriga o fato de usarem a MESMA caixa em um B&C e em um VoxSound e para serem usadas tb com quaisquer outros falantes...
Sem falar que até onde sei são construidas com compensado de 15mm
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Fev 05, 2013 11:36 am

Olá.

Então, eu disse que era trabalhoso porque eu mesmo não fiz nada. Só comprei componentes e mandei montar. O primeiro filtro que comprei, o técnico que montou para mim que me indicou o certo. É um Nennis. Tenho a caixa dele lá em casa, te passo as especificações depois, se quiser. No site da Nennis (.com.br) tem uma tabela com a maioria dos produtos, suas especificações e aplicações. No caso de se usar um filtro, vale a pena conferir.

O esquema para ligação não conheço. Mas a ordem de ligação vai depender do que você usar, se vai usar um filtro de frequências ou um divisor de frequências. No meu caso, deixei estas e outras questões a cargo do técnico em eletrônica. Ele me sugeriu usar filtro ao invés de divisor para manter o som mais fiel dos falantes, sem que o sinal que vem do head atravesse um circuito eletrico antes de chegar nos falantes. No meu caso, o filtro esta ligado após os falantes... Mas como não sou técnico, te sugiro procurar um, pode ser bem melhor e mais seguro.

Grande ajuda eu recebi do pessoal aqui do Fórum, principalmente do AllexCosta e do Pedro Oswaldo, que me ajudaram a calcular medidas e a usar o Winisd,me indicaram qual marca de driver e de filtro usar. Não me canso de agradece-los. Se estiverem lendo, mais uma vez obrigado caras!!!

Ps: até hoje eu acho que se eu tivesse comprado pronta era mais em conta e mais tinha saído mais rápido... Embarassed
Ps2: obrigado pelo elogio a caixa. Eu gosto muito dela. Em relação ao som, ainda não coloquei ela lado com uma manufatura tipo Hartke ou Gk para comparar... Mas nas Gigs e ensaios, onde tenho que "disputar" com um cara que usa um JCM800 (de 100 rms) mais 4x12, tem me agradado muito.


Última edição por Átila Moreira Cedro em Ter Fev 05, 2013 11:40 am, editado 1 vez(es)
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 11:39 am

O fato da Teksound montar dois falantes diferentes na mesma caixa não é um problema em si. A caixa precisa ser construída para soar bem e proteger o falante. Se o fabricante consegue isso a caixa é boa...

Tenho certeza que o Rogério não teria problemas em falar mais sobre o assunto se perguntado.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:43 am

^ Vou dar uma pesquisada neste site.
Na verdade eu não tenho pressa para este projeto...
eu também penso em apenas montar o gabinete... mas a parte de acabamento e instalações deixar para quem realmente manja rsrs
o problema é que imagino que assim saia mais caro.
Mas creio não ter outra opção, pois como disse antes... as unicas empresas que conheço que vendem gabinetes nao fazem sob medida e eu não conheço ngm que possa fazer isso realmente "sob medida" levando a risca todos as normas a serem seguidas... eu coloquei o oversound na cabeça pois toquei em caixas com esse falante e gostei bastante do resultado e sem falar que tem um ótimo preço.
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:45 am

allexcosta escreveu:O fato da Teksound montar dois falantes diferentes na mesma caixa não é um problema em si. A caixa precisa ser construída para soar bem e proteger o falante. Se o fabricante consegue isso a caixa é boa...

Tenho certeza que o Rogério não teria problemas em falar mais sobre o assunto se perguntado.

Allex, levantei esta questão pois as opções de falantes deles sao realmente BEM distintas...
de fato pode ser que funcione bem para todos eles mas que é entrigante é rsrs
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 11:45 am

O B&C é um dos melhores falantes do mundo.

Eu consideraria essa Teksound usada. Dificilmente seu projeto custará menos e é uma trabalheira danada.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Fev 05, 2013 11:46 am

Eminences também tem bom preço. Selenium idem.

Na época em que fui fazer a minha, o que me desanimou de encomendar o gabiente pronto era que a grande maioria era feita de MDF e não de Compensado Naval... Pode soar como besteira, mas lendo e re-lendo sobre, acho que no fim foi melhor usar compensando naval ao invés de MDF.

E mais uma vez digo. Acho que comprar pronto sai mais em conta do que fazer. Tanto em relação ao tempo como ao dinheiro gasto...
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:48 am

Allex, tenho medo do barato acabar saindo caro... estimo algo em torno dos 600 reais deve passar um pouco (sempre passa) mas se fizer seguindo a risca acho que tem tudo pra dar certo e valer o esforço.
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 11:50 am

Átila, esse oversound em questão eu achei em promoção por 200 reais... é muito barato ao meu ver e é um ótimo falante.
Os Eminence já pulam dos 400 pra cima e minha idéia para esta caixa é algo pra colocar em porta-malas carregar pra cima e pra baixo... ou seja. nao ter dó mesmo...
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 11:50 am

Bruno Rossi escreveu:Allex, tenho medo do barato acabar saindo caro...

Eu também...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Átila Moreira Cedro Ter Fev 05, 2013 11:54 am

Bruno Rossi escreveu:Átila, esse oversound em questão eu achei em promoção por 200 reais... é muito barato ao meu ver e é um ótimo falante.
Os Eminence já pulam dos 400 pra cima e minha idéia para esta caixa é algo pra colocar em porta-malas carregar pra cima e pra baixo... ou seja. nao ter dó mesmo...

Na época, comprei Legends BP102 por R$235,00 cada. Contudo, vc quer de 15", então minha dica foi infeliz.

Já que o lance é a portabilidade e não se preocupar muito com avarias de transporte, tem razão em querer algo mais em conta.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 12:00 pm

hahahaha malvado esse comentário Allex Razz

Meu objetivo neste projeto é fazer um gabinete especificamente para o falante e não o contrário. Como disse, não tenho pressa para faze-lo e também não arriscaria por o investimento a perder me atrevendo a fazer o que não sei... e isso eu vi justamente nos tópicos do fórum... nao vou "seguir meu ouvido" como já foi feito por aqui rsrsrs.
Ao mesmo tempo... se for pra seguir exatamente as medidas sugeridas por winsid e o fabricante eu não teria um gabinete "reduzido" sendo que minha idéia é justamente esta..

gostaria de algo mais ou menos nestas proporções:

Caixa handmade 1x15  Images?q=tbn:ANd9GcTFDwzCDBxAfj0Z8KLFhJRtVkMv4jkTnOliaeo2J8Qcign7EZh3

Caixa handmade 1x15  Images?q=tbn:ANd9GcQ4CgTTEVoJhi3esO9YZwzy4-Ccn22tR2K5V_SZ8pdKEhPuZIggyg

Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 12:02 pm

Átila Moreira Cedro escreveu:
Bruno Rossi escreveu:Átila, esse oversound em questão eu achei em promoção por 200 reais... é muito barato ao meu ver e é um ótimo falante.
Os Eminence já pulam dos 400 pra cima e minha idéia para esta caixa é algo pra colocar em porta-malas carregar pra cima e pra baixo... ou seja. nao ter dó mesmo...

Na época, comprei Legends BP102 por R$235,00 cada. Contudo, vc quer de 15", então minha dica foi infeliz.

Já que o lance é a portabilidade e não se preocupar muito com avarias de transporte, tem razão em querer algo mais em conta.

Que aliás, creio que não teria coragem de investir uma dinheirama em uma caixa sendo que em toda a historia elas são as que mais "apanham" rsrs
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 12:02 pm

Ruds escreveu:Pois é. Na verdade esse falante ai da oversound (se é que esses parâmetros estão certos) não fica muito bom em volumes muito reduzidos.
Ou coloca um falante com um motor mais parrudo e Qts mais baixo, ou pensa numa 1x12 mesmo.

Usar um falante de 15 desses numa caixa pequena não me parece uma boa. A extensão em graves vai ser similar a uma 1x12, mas mais pesada (pra carregar) e sem a definição melhor do falante de 12" (cone mais leve, melhor resposta de transientes...).

Ruds, voce tem alguma sugestão de qual falante 1x15 ficaria melhor para uma caixa "reduzida"?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 12:08 pm

Já que não há pressa e você quer qualidade, que tal montar uma fEARful 15/6?

É um dos melhores projetos que existem. Ela provavelmente terá tanta pressão sonora quanto uma 4x10 e graves mais ricos e profundos.

http://greenboy.us/fEARful/

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 12:13 pm

^ Bom, neste caso... junto com o prazo sobe também o preço e complexidade do projeto rsrs creio que pra mim não é viável... rsrs
Mas achei interessante... o que tem de tão especial Allex?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Ter Fev 05, 2013 12:16 pm

Ah e claro... ja ia esquecendo. Se tivesse uma dessas a 4x10 viraria o "chaveirinho" no caso rsrsrs. Que trambolho Medo
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Ruds Ter Fev 05, 2013 12:46 pm

Bruno Rossi escreveu:Ruds, voce tem alguma sugestão de qual falante 1x15 ficaria melhor para uma caixa "reduzida"?

Pelo que vi, a B&C faz uns falantes bons pra caixas menores. São falantes com motor bem forte. Mas conheço melhor os nacionais.

WPU1509 da selenium é um que trabalha melhor em caixas de volume reduzido. Linhas ESX ou HPX da Snake também.
Talvez até um Eros, o E-415 L ou, melhor ainda, o E-515 NEO.

Com excessão desse último, que é com imã de Neodymium, esses falantes são bem pesados. Mas pra trabalhar bem em caixa pequena, tem que ser falante forte. O problema é que não sei até que ponto isso não vai te tirar a portabilidade.

Por isso que eu acho que vc deveria pensar bem se uma 1x12 não seria mais interessante pra vc. Falantes de 12" têm, em média, mais "definição" que os de 15". Deixarão essa sua caixa mais leve. E, na caixa que vc quer, vai te dar tanto grave quanto o oversound daria. Vc só vai ter mais graves com falantes pesados (e caros) como esses que eu citei.


Última edição por Ruds em Ter Fev 05, 2013 12:49 pm, editado 1 vez(es)
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Ter Fev 05, 2013 12:47 pm

Bruno Rossi escreveu:o que tem de tão especial Allex?

Falante Eminence NEO com Xmax altíssimo. Falante dedicado para médios e um excelente crossover.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por fheliojr Ter Fev 05, 2013 6:19 pm

allex, soh por curiosidade, de qual set de caixas vc mais gosta (sem ter q se preocupar em carregar, etc)? e entre uma 4x10 e uma 2x12?

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Qua Fev 06, 2013 1:22 am

Boa noite a todos.
Hoje me acertei quanto as medidas para o projeto da minha caixa...
vou seguir exatamente o que é orientado no site do fabricante
a unica diferença é que vou compensar alguns cm de profundidade na largura da caixa.
Mas a litragem no fim das contas vai ser exatamente a mesma.
Inclusive os dutos, expessura e revestimento interno.

Sendo assim: 50x55x38 em compensado naval 18mm com dois dutos de 3 polegadas com 7,6 cm de comprimento.

O falante vai ser o Oversound 15 steel mesmo
e ainda não decidi qual drive usar..

Inclusive se alguém tiver alguma indicação... fiquem a vontade rsrs

Volto em breve com fotos.

Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Qua Fev 06, 2013 2:25 am

Pessoal, outra dúvida é quanto a ligação do drive

vejo pessoas usando divisores, capacitores passa alta e outras coisas
sinceramente nao entendo muito bem disso.

O que seria recomendado para o projeto?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Qua Fev 06, 2013 7:43 am

fheliojr escreveu:allex, soh por curiosidade, de qual set de caixas vc mais gosta (sem ter q se preocupar em carregar, etc)? e entre uma 4x10 e uma 2x12?

É difícil dizer. Tem tanta caixa boa no mercado... Talvez algum sistema Meyer ou Danley... Ambas 4x10 e 2x12 são escolhas excelentes. O resultado dependerá mais do projeto do que do tamanho dos falantes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Átila Moreira Cedro Qua Fev 06, 2013 8:33 am

Bruno Rossi escreveu:Pessoal, outra dúvida é quanto a ligação do drive

vejo pessoas usando divisores, capacitores passa alta e outras coisas
sinceramente nao entendo muito bem disso.

O que seria recomendado para o projeto?

De acordo com recomendações da época que fiz minha caixa, usei o driver Seleniun D220TI. Na época paguei nele R$154,90 nas lojas aqui de Belo Horizonte. Na internet ele estava entre R$169,90 e R$200,00.

Eu usei filtro passa altas. Foi feito da seguinte maneira. Uma ligação série-paralelo entre os falantes. O filtro ligado após os falantes e o driver depois do filtro. Existe diferença para um divisor? Parece que no divisor vc liga tudo nele (falantes e driver) e ele separa as faixas de frequência em médios, graves, agudos e as envia para cada um especificamente (de maneira simples: agudos para drivers e graves/médios para alto falantes, p.ex). O filtro deixa passar apenas aquilo que está acima ou abaixo de determinada frequência. Por exemplo, só passa pelo filtro que comprei as frequências acima de 1300Hz, ou seja, apenas as frequências agudas são filtradas e enviadas para o driver.

Contudo, vale a pena conferir o site da Nennis, lá explicam o uso de cada filtro/divisor e sua aplicação. No site,vá em produtos -> divisores passivos. Vai aparecer uma lista com o código do produto, a quantidade de vias a qual ele se aplica, a frequência de corte que trabalha (ou seja, o que do sinal é "filtrado" e/ou "dividido") a potência e aplicação. Por exemplo, tem o modelo DF202L, que atua em Duasvias, faz o corte acima 2 kHz (8 Ohms), tem 200Watts (rms) de potência e é aplicado em um Alto-falante mais um driver de faixa extendida(Titanium). Acho que vale a pena ir ao site, conferir os modelos e conversar com um técnico de eletrônica de sua confiança.
Na época paguei em torno de R$120,00, também em lojas aqui no centro de Belo Horizonte.

O que te sugiro está sujeito a erros já que não sou técnico em eletrônica e te digo a partir da experiência que tive montando a minha caixa.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Ruds Qua Fev 06, 2013 8:47 am

Bruno Rossi escreveu:Pessoal, outra dúvida é quanto a ligação do drive

vejo pessoas usando divisores, capacitores passa alta e outras coisas
sinceramente nao entendo muito bem disso.

O que seria recomendado para o projeto?

O mais simples é usar um divisor passivo. A Nenis e a EAM são duas marcas boas. Corte entre 1,8kHz e 2kHz tá bom.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Qua Fev 06, 2013 9:53 am

Pessoal, muita gente usa capacitores na ligação para filtrar as frequencias... nao seria mais fácil?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Qua Fev 06, 2013 9:55 am

Tem que filtrar frequência e potência.

Um filtro de primeira ordem filtra 6db por oitava, se não me engano. Um sistema de baixo precisa de mais que isso.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Qua Fev 06, 2013 2:23 pm

Certo Allex entendi...
onde eu consigo achar o filtro e qual a especificação do mesmo?
A propósito que drive indicam para o projeto?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Qua Fev 06, 2013 2:28 pm


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Qua Fev 06, 2013 2:47 pm

Allex, no link do crossover ele especifica potencia máxima de 300w.
A que isto se aplica?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Qua Fev 06, 2013 2:54 pm

Bruno Rossi escreveu:Allex, no link do crossover ele especifica potencia máxima de 300w.
A que isto se aplica?

Não sei bem... Se você ligar pra Nenis eles explicam e te ajudam a escolher o melhor crossover pra sua necessidade.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Bruno Rossi Qua Fev 06, 2013 2:56 pm

Outra dúvida:
Creio que o drive Selenenium d210ti foi descontinuado
entrei no site e encontrei apenas o d220 ti... posso substituir?

O falante a ser usado é um oversound 15 steel 400 rms 8 ohms
o drive d220 ti tem 60w e também 8 ohms

qual seria a impedância da caixa?
Bruno Rossi
Bruno Rossi
Membro

Mensagens : 344
Localização : São José dos Campos

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por allexcosta Qua Fev 06, 2013 3:01 pm

Pode substituir.
A impedância da caixa seria 8ohm, pois é a impedância do crossover.

Talvez o correto seja esse aqui:

http://www.nenis.com.br/Dados_Tecnicos.asp?ID=DF402TI

Pergunte antes de comprar.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54330
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Pedroswaldo Qua Fev 06, 2013 3:58 pm

Sobre o valor.

Minhas 1x12" saíram as duas por cerca de R$ 1400,oo em valores da época (arredondando para cima). Naturalmente sem contabilizar o valor do tempo de trabalho e cerveja (hehehehe).

https://www.contrabaixobr.com/t16482-handmade-caixas-12-para-head-kustom-de300

Acho que seria mais barato que comprar aqui na minha cidade.

Não comparo com outras 1x12", porque nunca vi outra (aqui só vejo 4x10" ou 1x15"), mas tem me servido muito bem...

____________________________
"Olho por olho e o mundo acabará cego" Ghandi
Pedroswaldo
Pedroswaldo
Membro

Mensagens : 1133
Localização : GPS

Ir para o topo Ir para baixo

Caixa handmade 1x15  Empty Re: Caixa handmade 1x15

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos