Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

+4
Rodrigolack
allexcosta
Fernando Zadá
Breno_Barnabe
8 participantes

Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Mar 04, 2013 8:58 am

Pessoal;

Eu e a galera que fazemos GIGs regularmente iremos fazer uma apresentação "desplugada": ao invéz de bateria e guitarra, teremos cajon e violão, eu com o meu fiel escudeiro Condor BX12, além de chocalho, ganzá, meia lua etc.

Pergunto para a galera mais experiente: como é o comportamento do baixista nesse tipo de GIG? Costumam mexer um pouco nas linhas de baixo, mais ou menos notas, "colar" no cajon? Questões de timbre, costumam fazer algum ajuste especial?

Lembrando que o estilo musical que iremos tocar é Pop/Rock Nacional e Internacional.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 04, 2013 11:25 am

Depende de como o cara conduz o cajon mas eu quando muda de batera as vezes já toco tudo diferente!! Rsss
As vezes com cajon você acaba tendo mais espaço para preencher mas também depende um pouco do cara do violão se ele preenche bem você pode ficar mais tranquilo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Mar 04, 2013 11:37 am

Então Zadá, isso acontece mesmo, trocou de batera a linha de baixo sai diferente, se o cara mudar um pouco o jeito de tocar.
Não sei se o espaço que o cajon dá vai ser benéfico ou não, como já ouvi alguem dizer aqui "as vezes menos é mais". Não sei se tentarei preencher ou deixar mais pro violão, talvez isso vá depender de cada música.
Vou tentar marcar um ensaio antes.

Já tocamos assim uma vez, mas além de ser no improviso, chegamos "calibrados" num churrasco em que a galera já estava "mais calibrada ainda", então tudo ficou ótimo, para todo mundo, faz um tempo e da lá pra cá nunca mais tocamos nesse formato. Como agora vai ser ganhando uns trocados, to mais preocupado em ficar legal pra quem vai ouvir e tal...
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Fernando Zadá Seg Mar 04, 2013 11:59 am

Já fiz algumas vezes com o mesmo batera tocando cajon e rolava diferente mesmo. Mas é questão de na hora ouvir como esta soando e tirar ou colocar mais a mão. Mesma banda local diferente com som diferente as vezes já rola isso. Pra mim muda mais quando é duo só violão e baixo ai sim troco a concepção como um todo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por allexcosta Seg Mar 04, 2013 1:27 pm

Não há o que teorizar. Qualquer mudança gerará uma vibe diferente e mudará a maneira que você interpreta sua música.

Tenta ensaiar passando o show (sem parar) e as mudanças se tornarão relativamente óbvias.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54433
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Rodrigolack Seg Mar 04, 2013 1:59 pm

O legal é que desplugado o baixo tem um pouco mais de liberdade. No meu caso toquei com 2 violões (1 de 12 cordas) cajon e baixo.

Não tem fórmula mágica, a batida do violão é diferente, o cajon idem, o legal é fazer um ensaio antes pra sentir o clima desplugado, que diga-se de passagem eu adoro.

Se for usar baixolão fica mais diferente ainda.

____________________________
Não sou contra nem a favor, muito pelo contrário!
Rodrigolack
Rodrigolack
Membro

Mensagens : 263
Localização : Braga, Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Mar 04, 2013 3:27 pm

Só fazendo um ensaio mesmo para eu ver como vou fazer com as levadas,

Eu nunca toquei em um baixolão, mas imagino que para este tipo de GIG deve ser legal. Por enquanto não consta nos meus planos, até porque não sei se iria utilizá-lo muito e se esse projeto, então vamos de baixo elétrico mesmo. Talvez com uma combinação do Tone e do Pedal de Equalizer eu consiga um timbre que combina legal, mas, mais uma vez, só irei descobrir na prática mesmo.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por tcraposo Seg Mar 04, 2013 4:22 pm

Fiz algumas coisas desse tipo já.
Não com Cajón, mas as vezes baixo e violão e com alguma coisinha de percussão. Ou batera mesmo na vassourinha.

Realmente é bem legal. Eu não usei nem baixolão nem fretless, usei um jazz bass mesmo usando apenas o captador do braço e tone todo fechado. Ficou bem legal. E eu vou na idéia que você comentou, essa é uma das horas em que menos é mais.
tcraposo
tcraposo
Membro

Mensagens : 943
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Breno_Barnabe Ter Mar 05, 2013 9:39 am

Tone fechado, todo ou parcialmente! É uma ideia que já tava na mente pra testar e que vou fazer tão logo façamos em ensaio nesses moldes. Valeu!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por NeyBass Sex Mar 08, 2013 9:00 am

eu pegaria um baixolão, parece que se encaixa mais com violão e cajon. Mas é questão de gosto.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Mar 08, 2013 12:22 pm

NeyBass escreveu:eu pegaria um baixolão, parece que se encaixa mais com violão e cajon. Mas é questão de gosto.
Se esse tipo de GIG for pra frente, ou seja, começarmos a fazer com mais freqüência virando uns trocos, pode ser que eu pegue um.
Já imagino a cara da minha mãe a hora que eu aparecer com mais uma "porcaria" e minha namorada reclamando que com o dinheiro eu poderia ter comprado "aliança de noivado", hehehehe.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por silvanoandrade Sex Mar 08, 2013 2:10 pm

fiz uns 2 anos de gig nesse formato e não senti necessidade de baixolão ..

a unica coisa que eu mudei foi a dinamica de tocar ... pensava de forma percussiva também ao tocar.



____________________________
O importante é ter o coração na ponta dos dedos ...
silvanoandrade
silvanoandrade
Membro

Mensagens : 1163
Localização : Porto - Portugal

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por rafaelos Sex Mar 08, 2013 3:02 pm

Costumo mudar um pouco o timbre pra esse tipo de som. Um lance com menos medios, um som mais gordo e usando o dedão sempre que possivel pra dar esse timbre mais grave. um chorus também ajuda. mas o fato de não tem uma bateria me faz montar umas linhas com mais "chão", segurando mais o groove e fazendo menos frases ou firulas. no fim é bem divertido se colocar nessas situações diferentes. faz a mente ficar menos preguiçosa.
rafaelos
rafaelos
Membro

Mensagens : 47
Localização : são paulo

https://www.facebook.com/Banda600ml e http://banda600ml.wordpress

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Breno_Barnabe Seg Abr 01, 2013 11:20 pm

Sabadão fizemos um ensaio descontraído na casa do batera e domingo fomos fazer uma Gig num bar pequeno, daí o motivo de termos feito "acustico".

Conseguimos fazer elas bem tocadas, senti falta de uma "cama" de bateria para encaixar algumas linhas, mas logo mudei um pouco (as vezes adicionando notas, outras vezes, quando o violão tava mais consisdente, removendo notas) e acho que o resultado foi satisfatório. Usei o tone aberto até um pouco antes da metade, praticamente o tempo todo, só o cap da ponte ligado (alias, de uns dois meses pra cá só tenho usado o cap da ponte, mesmo sendo gig em formato "elétrico". Acho o som mais suave, sei lá.
Casou muito bem com o cajon.

Teve uma hora que demos uma pausa, eu deixei o baixo na cadeira, acho que a tarraxa esbarrou em alguma coisa e foi so depois de uns 20g de musica que percebi que minha D estava "quase" meio tom abaixo! Tive que ir levando até o fim e depois afinar!

É isso ai pessoal. Valeu pelas dicas, foram super valiosas.
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5318
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão. Empty Re: Mudando um pouco o estilo - sem bateria e guitarra, com cajon e violão.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos