Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

+8
Luiz Bass
marujo
Xamdaum
afonsodecampos
mnincao
gpraxedes
siodoni
emachado
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Ter Mar 05, 2013 12:27 am

Olá a todos.

Comecei um projeto de construção de case para pedais e vou aproveitar para fazer um looper true bypass por conta de:

1- É um saco ter que montar o set de pedais todo no chão antes de tocar. Monta, toca, desmonta, "guarda". Só de pensar já fico na dúvida entre tocar ou não. Às vezes toco sem nenhum pedal ou efeito.

2- Já percebi que perco sinal e algumas frequências com o uso de dois pedais que tenho (a Zoom e um equalizer Behringer). A pedaleira utilizo o afinador e o delay em alguns momentos. Com este recurso posso tirá-la e reintroduzi-la na sequencia de pedais apenas com uma pisada.

Não separo um set para baixo e outro para guitarra, deixo todos. Alíás, o Carbon-X da Onerr ficou bacana no meu baixo.
Tentei um recurso com patches semelhante ao Pentaswitch do Pedrone, mas não tenho conhecimento suficiente para montá-lo.
Assim, optei por um looper true bypass de 6 canais, o que já dá para fazer algumas combinações.
Outra vantagem do case é deixar tudo já plugado, diminuindo o desgaste dos jacks, além, é claro, da facilidade de transporte.
Na verdade, pouco retiro o set de casa, mas só a facilidade de deixar tudo já montado em baixo do sofá já será um grande ganho: basta plugar in e out e a alimentação da fonte.

Bem, mais uma vez vou optar por um material "pesado" (fiz isto com os cases que postei aqui).
Vou utilizar chapa preta de ferro de 1mm, dobrada para fazer um case ou pedaltrain (não sei a diferença entre eles).
Aqui, com entrega em casa, a chapa de 1 x 2m sairá po R$ 50,00, praticamente o mesmo preço que pediram em chapas diversas no ferro velho, apesar destas já conterem pontos de ferrugem ...

O case terá, a princípio, 72 x 42cm.

Coloquei os pedais sobre mesa para calcular, já considerando um Wah, o Looper e uma extensão ou filtro de linha.
Vi vários projetos em que os cabos passam por baixo, modelos em que há uma inclinação, modelos em madeira, modelos em perfis de alumínio...
Mas optei pelo plano, pois o Looper na frente me dará um pouco mais de praticidade.

Planejamento do tamanho

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0030

O que deu mais trabalho foi conseguir as medidas da caixa do looper e respectivas furações:

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0031

Consegui 7 chaves 3 PDT por R$80,00 no Mercado Livre. São chaves como esta:

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Pacote-com-7-x-chaves-3pdt-3-pdt-de-9-terminais-azul_MLB-O-88954254_3714

Para o looper vou me basear neste esquema:

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado LooperWithLED_sml


CUSTOS ATUALIZADOS:

CHAPA PRETA 1MM R$ 52,40;
6 LEDS R$ 1,00;
6 RESISTORES 1K R$ 0,30;
7 CHAVES 3PDT (sobra 1) R$ 80,00;
FIOS DIVERSOS R$ 4,00;
14 JACKS ABERTOS STÉREO R$ 21,00;
1 JACK P4 2,1MM R$ 1,00;
FILTRO DE LINHA 4 TOMADAS R$ 35,00;


COURVIM R$ 24,00
COLA DE CONTATO R$ 15,00


04 fechos rápidos R$ 15,20
6m fita de velcro sem adesivo R$ 27,00



TOTAL_________________________R$ 275,90


Última edição por emachado em Seg Abr 22, 2013 9:41 pm, editado 4 vez(es)
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por siodoni Qua Mar 06, 2013 8:24 pm

Lá vem mais um projeto mirabolante... Smile
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Qua Mar 06, 2013 9:35 pm

Siodoni
Antes de fazer minha teleca, vou dar uma arrumada na casa, digo, vou organizar a bagunça dos pedais. Depois quero fazer o minifuzz do Bertola.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por gpraxedes Qua Mar 06, 2013 10:19 pm

Quem dera ter esse talento. Parabéns por mais um projeto.

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por mnincao Qui Mar 07, 2013 10:43 am

Emachado, bom dia
Cara, estou montando tambem um pedal de looper, e num forum foi sugerido o projeto do http://runoffgroove.com/splitter-blend.html, que possui uma chave para adequar a fase dos loops.
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Qui Mar 07, 2013 6:14 pm

mnincao escreveu:Emachado, bom dia
Cara, estou montando tambem um pedal de looper, e num forum foi sugerido o projeto do http://runoffgroove.com/splitter-blend.html, que possui uma chave para adequar a fase dos loops.
[]´s

Eu não entendo bem estes esquemas elétricos, mas o projeto que você está fazendo faz um blend/mistura entre os sinais de dois canais?
Ou sua intenção é apenas o looper?
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Qui Mar 07, 2013 6:25 pm

gpraxedes escreveu:Quem dera ter esse talento. Parabéns por mais um projeto.

Gpraxedes, na verdade eu não tenho talento não. Sempre tive problemas com trabalhos "manuais", exagero, não tenho paciência, me descuido.
Mas os projetos que tenho feito, instrumentos e acessórios, vem de encontro com esta dificuldade. É um enfrentamento de uma limitação que tenho e é muito prazeroso.

Meu pai é chapeador de aeronaves (estrutura, chapas, tubos...) e por ai vai. O veio já recuperou avião no meio da floresta amazônica, eles abriam a pista e o avião decolava para retornar à base. Já trabalhou na Serra Pelada. Já trabalhou na primeira construção do avião Bandeirante da EMBRAER (eu nasci em São José dos Campos). Já inventou uma série de soluções que voam e são reprodizidas no Brasil inteiro. Tudo isso sem qualquer automação.

Ele sim é o cara quando se fala em trabalho e ferramentas manuais.

E é uma profissão que está acabando, tem um monte de curioso com diplomas xing-ling debaixo do braço e cada vez fazem mais besteira (até pelo corte de gastos com materias e mão de obra que é a regra geral há anos na economia "globalizada").

Mas tenta Gpraxedes, porque é muito, mas muito prazeroso mesmo.
Eu tenho recebido muitos pedidos de construção e reparos em instrumentos, mas não tenho aceito porque senão vira trampo, datas, entregas, prazos... ai a brincadeira perde a graça.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por afonsodecampos Qui Mar 07, 2013 9:08 pm

Lá vem coisa boa e bem feita por aí!

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Dom Mar 10, 2013 6:33 pm

Um pouco do trampo do final de semana.

Para o corte das chapas eu utilizei uma guilhotina que meu pai tem. Dá para cortar esta chapa de ferro de 1mm com tesoura, mas é bem mais trabalhoso. A dobra destas chapas ficou para semana que vem.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0040

Comecei a caixa do looper. As dobras foram feitas numa viradeira e parte com duas cantoneiras L unidas com grampos e na morsa.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0042

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0043

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0044

Com solda vou fechar as laterais e projetei uma tampa para o fundo.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Xamdaum Seg Mar 11, 2013 11:45 am

La vem ele de novo. Só pra me deixar curioso.
Xamdaum
Xamdaum
Membro

Mensagens : 76
Localização : Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brazil

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por mnincao Seg Mar 11, 2013 2:42 pm

emachado escreveu:
mnincao escreveu:Emachado, bom dia
Cara, estou montando tambem um pedal de looper, e num forum foi sugerido o projeto do http://runoffgroove.com/splitter-blend.html, que possui uma chave para adequar a fase dos loops.
[]´s

Eu não entendo bem estes esquemas elétricos, mas o projeto que você está fazendo faz um blend/mistura entre os sinais de dois canais?
Ou sua intenção é apenas o looper?

Opa, verdade... esse projeto que postei é um misturador pra duas cadeias de efeitos...
[]´s
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por marujo Seg Mar 11, 2013 2:47 pm

se ficar no mesmo nível que o RK, vai ser serviço de primeira!

marujo
marujo
Membro

Mensagens : 405
Localização : Guarulhos-SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Seg Mar 11, 2013 9:15 pm

Olá galera.

Um adendo.

Meu trampo está super complicado nos últimos dias. Resultado: trabalho mais nos meus projetos para "desestressar".

Siodoni, me desculpa a indiscrição (além da demora, é claro), mas queria postar o trampo de hoje.

Finalizei a usinagem do escudo do Siodoni, para que possa aplicar o fundo no case de pedais e no escudo tudo num só dia: aproveitamento de tinta e thinner de limpeza....

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0055
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por siodoni Seg Mar 11, 2013 9:41 pm

cheers cheers cheers

Que massa! Ta ficando bonitão ein!

Falei pra vc não ter pressa, sei que vc tem o tempo bem corrido.

Valeu.
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Seg Mar 11, 2013 9:46 pm

Beleza Siodoni!

Vou te mandar já com fundo em preto fosco. Creio que vá ficar na dúvida se pinta-o ou não, porque o preto fosco fica bem "do mal"...
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por siodoni Seg Mar 11, 2013 9:54 pm

Hehehehe, o baixo que vai receber esse escudo ja está com escudo preto.
Este vai animal...
siodoni
siodoni
Membro

Mensagens : 6369
Localização : Serrana - SP

http://www.siodoni.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Dom Abr 07, 2013 6:28 pm

Olá pessoal.

Dei uma adiantada aqui nos projetos.

Usei a viradeira para fazer as duas partes do case de pedais, mas dá para fazer também com madeira e grampos este processo de dobradura da chapa de ferro.
Ficou assim:

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0016

A ideia é usar a parte maior como cobertura dos pedais e somente quando for transportá-los. No dia a dia deixarei apenas a pedalboard debaixo do sofá.

A parte mais trabalhosa foi fazer a caixa do looper.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0017

Neste vou deixar uma chave para master e mais 5 loops como no esquema abaixo. Este é diferente do que pensei no inicio, pois usa o negativo da fonte dos leds para aterrar todo o sistema.
Vi também uma recomendação para usar um resistor de mais de 1M entre o terra e o hot do jack out para evitar estalos e ruídos ao plugar o equipamento. Não sei se vai alterar a sonoridade. Vou testar com e sem este resistor.
O esquema é este abaixo:

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Master_bypass


Aqui o link para um site com bastante informação sobre estes equipamentos:
http://www.singlecoil.com/tb-strip/tbstrip.html

Aproveitei para dar fundo no escudo do Siodoni. Aliás colega, vou te mandar uma MP para definirmos a entrega.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0018

Ainda vou revestir o looper com courvim vermelho e para o case dos pedais ainda teremos o courvim preto com furinhos tipo banco de palio externamente. Por dentro ainda vai espuma e o velcro.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Dom Abr 14, 2013 9:17 pm

Estou quase terminando o looper.
Ele ainda está chiando quando retiro a mão do instrumento.
Vou tentar duas coisas:
1- Ligar um terra do sistema na carcaça, pois a pintura parece que retirou este contato;

2- Ligar um resistor de 3 ou 2M, não me lembro qual comprei, entre o sinal e o terra do jack de saída. Este deve ajudar a evitar barulho ao ligar os jacks.

No mais está funcionando conforme queria.

Que trampo soldar e mais trampo ainda foi fixar tudo.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0001
Revestimento com courvim que tinha aqui de sobra...

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0001
Haja fio...

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0002

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0003
Funcionou...

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-0004

Uma função que não tinha previsto foi a de MUTE, quando um canal não tem pedais ligados no send/return. Bastante útil.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Ter Abr 16, 2013 9:32 pm

Estou quase terminando o case dos pedais.

A chapa de ferro foi trabalhada e a revesti com courvim usado no Palio.
Ficou bacana.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-1

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-3

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Foto-4

Agora só falta definir a forma e fixação dos pedais. Penso em usar o que há por aqui: faixas de velcro.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por afonsodecampos Ter Abr 16, 2013 9:50 pm

Agora tá tudo pronto, baixo, hardcase, case de pedais e looper, só falta sair em turnê. Hahahahha

Parabéns cara, muito bom seu trabalho! claps

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Ter Abr 16, 2013 9:54 pm

afonsodecampos escreveu:Agora tá tudo pronto, baixo, hardcase, case de pedais e looper, só falta sair em turnê. Hahahahha

Parabéns cara, muito bom seu trabalho! claps

E ai grande Afonso, beleza!

Na verdade são "caprichos" de um cara que trabalha muito e que acredita que já tem idade para alguns caprichos.
Eu toco muito pouco, estou fazendo aulas inclusive, mas ainda quero montar um set "dos sonhos". Tem vários instrumentos na fila e as madeiras estão reservadas.

Obrigado colega pela atenção.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por afonsodecampos Ter Abr 16, 2013 9:59 pm

Vários instrumentos na fila? Bom saber, satisfação garantida em acompanhar o passo-a-passo. Falando nisso, tens acompanhado os tópicos Fanned do S. Mayrtin? Seria um desafio e tanto...

____________________________
23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta ideia!!!
http://monovox2010.wix.com/ooutro
afonsodecampos
afonsodecampos
Membro

Mensagens : 5138
Localização : Belém do Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Ter Abr 16, 2013 10:02 pm

Afonso eu tenho visto sim algumas coisas e o S Martyn é fera.
Mas comigo já tá difícil tocar com trastes paralelos, imagina um fanned...

Brincadeira, mas no futuro pode ser.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Luiz Bass Qua Abr 17, 2013 2:10 pm

Que bom ver que tenho um conterrâneo aqui no Fórum, cara que legal esse seu projeto, parabéns de qual bairro vc é??? um abraço.

____________________________
#105 Clube Gospel - #19 Clube do Apego - #020 Clube Eagle - #102 Clube Fender - #062 Fretless Club - #008  Jazz Bass Club - #047 Clube dos que sofrem de G.A.S. constante - #096 - Clube Tagima - #067 Clube Staner.
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagens : 175
Localização : Peruibe - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Seg Abr 22, 2013 9:36 pm

Bem galera finalizei este projeto hoje, depois de dar um baita trampo no final de semana.
Atualizei o custo total no meu primeiro post deste tópico.

A chiadeira do looper era por conta de eu estar utilizando uma fonte com centro positivo. Normalmente os pedais usam o centro negativo (não é regra é claro) e o esquema que peguei previa desta forma. Como aproveitei uma das milhares de fontes de 5.2 volts que tenho aqui em casa (sobras de modens do provedor speed...), liberei uma saída da fonte de 9 volts dos pedais.

Usei pouco, mas ainda não percebi perda de sinal por conta dos quilometros de fios.
Ganhei em sinal quando está na cadeia a pedaleira Zoom desligada. Esta é a que apresenta maior comprometimento do sinal. Meu overdrive Carbon X da Onerr também perde um pouco.
Na verdade, vou vender a Zoom. Contudo devo comprar outro conhecido ladrão de sinal, o GDI 21 da Behringer.
Pode ser até preocupação demais para um músico "caseiro", mas como ia fazer o case, quis fazê-lo completo.
Vou deixar debaixo do sofá e quando for utilizá-lo é só plugar no ampli, ligar a extensão e tocar. Os pedais ficarão montados.
Já colei o velcro no case, mas nos pedais ainda não, pois quero utilizar uns dias para confirmar se a ordem é esta mesmo.

Canal 1: está livre para um futuro Wah Wah;
Canal 2: overdrive e distorção. Boost de distorção com o overdrive ou o deixo acionado direto;
Canal 3: equalizer Behringer como boost de volume. Também vou testá-lo depois das modulações;
Canal 4: modulações Phaser e Chorus (adorei este phaser da Giannini, o chorus também é bacana)
Canal 5: Delay Giannini (delay do jeito que eu gosto, sem exageros)
Canal 6: pedaleira Zoom, a qual devo vender, mas que está ai para usar o afinador ou brincar com os patches de vez em quando.

Bem, vamos as ibagens...

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+025

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+026

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+027

As fotos estão bem ruins, pois ainda não sei como fazer uma câmera digital com pelo menos 10 megapixels...

mas esta é a tampa que usarei apenas quando for para a aula.
Coloquei quatro fechos rápidos que travam a caixa. Ainda falta a alça, mas vou esperar para pegar uma que gire para ganhar espaço...

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+028

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+032

Na pedalboard ficará todo a tralha: cabos utilizados ou não, baterias de sobra, footswitch do ampli, e outros cacarecos. Mas de forma que não atrapalhe o acesso. Isto até eu enchê-la de pedais...

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+029Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+030

Foto no escuro. Não parece, mas os leds estão com luzes em discretas.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Imagem+031

Bem, conforme for utilizando, vou postando aqui as conclusões sobre a utilidade desta parafernalha. Quero verificar sobretudo a questão de perda ou não de sinal. Já vi alguns colegas dizendo que quando se usa muitos pedais (os quais ainda não tenho) é melhor utilizar os que usam buffer ao invés dos true bypass.

Mas a funcionalidade de deixar tudo já ligado eu posso atestar: é ótima.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por gpraxedes Seg Abr 22, 2013 11:20 pm

Quando você falou que ia fazer um looper, eu imaginava algo de 2 canais, mas isso aí é fantástico. Como sempre claps

____________________________
Cantai ao Senhor um novo cântico, tocai bem e com júbilo. Sl 33:3.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por williamfernandes Seg Abr 22, 2013 11:41 pm

É realmente trabalhoso mas pelo jeito valeu a pena, FANTÁSTICO Exclamation Exclamation Exclamation

Você me fez lembrar a um tempo eu utilizava pedais também, as vezes pensava ou não em tocar antes de montar, e as vezes tocava sem pedal nenhum por desanimo de montar tudo, assim como você disse no enunciado do tópico, mas eu arrumei uma solução: Comprei um Combo que já tem limiter e equalizador (um gráfico e um parametrico), comprei um processador de efeitos pra ligar no loop do amplificador, faz até 2 efeitos simultaneos entre modulações e reverbs, tem dado certo pra mim.

Claro, foi um investimento lento por causa do R$R$!
Veja como ficou: Hartke A100 + Phonic DFX2000

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Cantinho

Assim eu consegui ter uma cadeia natural de efeitos:
Limiter + Preamp Hartke + Eq grafico + Eq parametrico + Modulação + Reverb

A única desvantagem é o transporte, quando preciso tocar em gigs ou na Igreja é aquela suadeira, mas compensa.
Fora isso, agora é so plugar apertar o Power e tocar!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Seg Abr 22, 2013 11:42 pm

Obrigado Gpraxedes.

Estou experimentando a parafernalha e estou surpreso com os timbres que estou conseguindo de forma prática e com uma pisada.
Alternar sons limpos e drives ficou mais prático.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Seg Abr 22, 2013 11:48 pm

Willianfernandes você achou uma solução bem prática.
Mas este negócio de pedal é meio que compulsivo. Ainda quero construir e comprar diversos deles.
Daqui algum tempo, terei que fazer um looper de 30 canais... brincadeira é lógico.
Saudações colega
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Luiz Bass Ter Abr 23, 2013 8:28 pm

emachado me passa por MP o seu bairro.

____________________________
#105 Clube Gospel - #19 Clube do Apego - #020 Clube Eagle - #102 Clube Fender - #062 Fretless Club - #008  Jazz Bass Club - #047 Clube dos que sofrem de G.A.S. constante - #096 - Clube Tagima - #067 Clube Staner.
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagens : 175
Localização : Peruibe - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Qui Abr 09, 2015 9:12 pm

Atualizando o tópico, reorganizei a pedalboard e ficou bacana.
Nesse ínterim, acabei concentrando meus estudos na guitarra e por isso um rol de pedais voltados mais para este instrumento.
"Apareceu" um gato aqui em casa e o sem vergonha mijou nos pedais. Após a limpeza, pensei que perderia alguns, mas salvaram-se todos. Então, reorganizei para utilizar a tampa, afinal, eles já estavam largados recebendo poeira e precisava ajustar a tampa.

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado DSCF1695

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado DSCF1696

O looper reduz a perda de sinal e facilita trocas na mesma música. Deixo configurado conforme timbre e ganho desejado e troco os canais.
Ficou assim:

Canal 1 - Boss compressor (uso no som "limpo" ou com overdrive tipo Tube Screamer)

Canal 2 - Wah Vox, grande ladrão de sinal.

Canal 3 - drives; tungstein overdrive, Minifuzz do Bertola, Dr Boogey, Jackhammer.

Canal 4 - Fuzz ou distorção; Big Muff Russian handmade, Giannini Distortion2, Super Fuzz do Bertola.

Canal 5 - Equalizer e modulações. Ficam ligados todo tempo o Equalizer Behringer e o delay Giannini. O Phaser e o Chorus da Giannini são acionados no próprio pedal.

Canal 6 - Boost e trêmulo handmade (clone do EA Tremulo). Este trêmulo é muito bacana, obtenho sons interessantes e pode ser usado como boost limpo, sem provocar distorção. É legal quando quero destacar algum trecho "limpo". Funciona muito bem o baixo, tanto o trêmulo quanto o boost.

Um que fica ligado quase todo tempo é Tungstein Overdrive, poid confere mais dinâmica às outras distorções.

Ficou um trambolhão, mas é funcional para minhas necessidades: tocar em casa e também para guardar e ligar rápido os 14 pedais do set.

Os cabos da Tecniforte (Animal e Rai) também foi um bom investimento.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Qua Jul 08, 2015 8:59 pm

Boa noite, me desculpe por estar tão atrasado no tópico.
Curti muito aqui  esse loop feito por vc.
Posso te fazer um pedido?
Acima vc fez o desenho de como fazer um loop para 5 pedais, vc teria como fazer um desenho de um loop para 8 pedais, só que eu precisaria ligar minha perdaleira e meu rack que tem saída em estéreo, então teria de ter  2 saídas com 2 returns, confere? e também  2 outputs no looper, pois terão 2 returns, vc entendeu?
Tipo, na maioria dos loopers, tem um send e um return para cada chave 3PDT, né?
Eu precisaria de que 2 chaves 3PDT com um send e 2 returns, ou seja o L/R da minha pedaleira e outro igual que é a saida L/R do meu rack de efeitos.
Se vc cobrar pelo desenho, eu pago, amigão, sem stress. Como vc fez aqui e vi que era fácil fazer, queria esse esquema.
Se vc quiser falar mais a a respeito comigo, entre em contato pelo email:
U2songs@hotmail.com
Valeu Very Happy
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Qua Jul 08, 2015 9:32 pm

^Fernando, fazer o desenho não é difícil, basta dobrar o return.
Contudo, há uma questão aqui para a qual não tenho conhecimento: unindo as duas saídas de seus aparelhos num só não haverá problemas quanto à impedância? Se houver, não pode queimar as saídas de seus aparelhos?

Recomendo que entre em contato com o Thales aqui do Fórum. Ele tem bastante conhecimento sobre esta questão.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por korg Sex Jul 10, 2015 1:01 pm

sua alteração Fernando requer muito cuidado. Vc vai mandar send mono e o equipo retornar stereo. Se ele fosse o ultimo da cadeia, ok. Mas vc disse que são dois equipos.
Esse sistema de looper que o emachado usou (e eu tb, similar anos atrás, veja meus tópicos), é um conceito de cadeia em série, mono apenas.
Se o seus racks de efeito estivessem em série mono ok, mas como eles tem retorno em stereo ou vc vai usar um outro outro. Se necessitar de os 2 ligados ao mesmo tempo em paralelo, ai é outro equipamento. Vc precisará de um mixer ou blender stereo. Não é o looper que vai te ajudar.
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 5:12 pm

Pessoal, em primeiro lugar quero agradecer a todos vocês que comentaram, pois foram os únicos que me deram atenção e me responderam. Eu entendi o que todos vocês quiseram dizer, mas olha só, achei que me expressei mal, pois ainda penso que o meu projeto é simples. Acho que desenhando é mais fácil.
Não sou bom desenhista, portanto desculpem, hahahaha
Acho que a única diferença do desenho feito acima, é que um 3PDP terá 2 returns e na saída do looper será em L e R.
Aqui o link da imagem...

http://postimg.org/image/rl9ztnpwf/
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 5:15 pm

Digamos assim, que todos os 'RETURNS' saiam para o 'OUT R' ou seja, 'AMP A', e que o 'RETURN L' da minha POD HD vá direto para o 'OUT L' ou 'AMP B'.
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por korg Sex Jul 10, 2015 6:46 pm

Fernando U2 escreveu:Digamos assim, que todos os 'RETURNS' saiam para o 'OUT R' ou seja, 'AMP A', e que o 'RETURN L' da minha POD HD vá direto para o 'OUT L' ou 'AMP B'.
Eu entendi, o problema é que quando vc acionar esses 2 loops, não vai funcionar, porque o correto é que as saidas stereo de um deles entre "estereo" no outro equipo e isso nao vai acontecer. Entende? ah não ser que seja mutuamente exclusivos, ou seja, vc NUNCA terá esses 2 equipos ativos simultaneamente.

Acho que vc nao pescou como o chaveamento do sinal DE ENTRADA é roteado pelo loop, por isso a confusão. Lembre-se, a saida de um stereo, estará no meio do looper, e quando ativo ele irá pra entrada do próximo loop e nao direto pra saida.
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 8:20 pm

Vc viu meu 'desenho' no comentário acima??
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 9:42 pm

Ae pessoal, dessa forma que eu desenhei agora, dará certo??

http://postimg.org/image/kpr322iyp/
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Sex Jul 10, 2015 10:11 pm

Fiz o texto abaixo, mas para poder ajudá-lo é fundamental saber: você usará dois amps com qual finalidade? Um valorizando os drives e outro os sons limpos? Ou para efeitos stereo como alguns chorus e delay?

Sua pedaleira possui os seguintes recursos:
* passar o sinal sem processá-lo (true bypass ou um bom buffer), mas ainda assim manter a opção entre saída L ou R. Ou é sempre L+R?
* alternar entre as saídas Left ou Right ou ambas juntas (esta é a lógica do A/B box ou ABY).
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Sex Jul 10, 2015 10:27 pm

Fernando U2 escreveu:Digamos assim, que todos os 'RETURNS' saiam para o 'OUT R' ou seja, 'AMP A', e que o 'RETURN L' da minha POD HD vá direto para o 'OUT L' ou 'AMP B'.

Fernando, você pode sim criar duas cadeias a partir da pedaleira. Como num Y onde o sinal vem dos pedais e canais até a pedaleira (centro do Y) e uma saída para cada "lado/canal.
Contudo, tanto a linha direita como a esquerda receberá e processará o que estiver ligado na cadeia de pedais anteriores à pedaleira.

O que for mandado para o amp A será igual ao que chega ao amp B.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 10:41 pm

Obrigado por responder...
Vamos lá:
* 1 - tenho 2 finalidades para meus 2 amps;  
1º - Eu divido alguns efeitos dentro da minha pedaleira para sair no amp A ou no amp B, e também como você citou, para efeitos em estéreo.
2º - E também os uso para ter mais potência de som mesmo.

* 2 - Minha pedaleira tem  um BUFFER, mas ela não é true bypass;
* 3 - Sempre uso ela L+R, nunca deixo  uma delas 'desligado'.
* 4 - Na minha pedaleira eu consigo colocar 2 simuladores de AMPS diferentes em cada canal, ou seja em cada AMP,  posso colocar guitarra limpa num canal e um drive em outro, tudo  ao mesmo tempo.

O desenho que fiz agora foi esse, deixando a minha pedaleira por último;
http://postimg.org/image/kpr322iyp/

E eu gostaria de saber se existe a possibilidade de vc fazer um desenho  igual a esse para eu poder fazer o LOOP.
http://postimg.org/image/97eujysup/
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Sex Jul 10, 2015 11:03 pm

Fernando, faço o desenho sim.

Mas não basta apenas ligar a saída do looper à pedaleira?
É isso?

Você disse acima: "Digamos assim, que todos os 'RETURNS' saiam para o 'OUT R' ou seja, 'AMP A', e que o 'RETURN L' da minha POD HD vá direto para o 'OUT L' ou 'AMP B'."

Isso somente é possível se a entrada também for stereo. É este o caso?
Senão, atente ao que disse em meu último post: o que entrar na pedaleira é igual até o processamento por ela. Se estiver em linha o Whammy, este efeito chegará aos dois amps.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 11:25 pm

Opaaaa...Assim, a questão de ligar a pedaleira no loop, é para que eu possa 'desativá--a e usar os efeitos do meu outro rack de efeitos, o Korg A3.
No momento o meus board está assim, só não tenho mais a gt100, e sim a POD HD 500X, e nesse bolo de pedais teria de entrar o Rack Korg A3.
Aqui o link da foto

http://postimg.org/image/49gp7r3pf/
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 11:26 pm

Também, EMACHADO, em relação ao seu desenho, eu não precisaria do 3PDT para fazer o true bypass.
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sex Jul 10, 2015 11:32 pm

Para simplificar, seria um OCTA SWITCH, mas sem as chaves de 1-8 que tem em cada switch para vc fazer as combinações, isso pra mim é inútil. e tbm sem o teu 3PDT para o true bypass
Aqui vai o link do que tô falando

http://postimg.org/image/o5mp0q941/
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por korg Sáb Jul 11, 2015 3:07 am

o octa switch se não me engano, é um circuito bufferizado, ele não é um looper de bypass. É um controlador programável de loops. É outro conceito de projeto, não apenas "fios e resistores".
korg
korg
Membro

Mensagens : 1671
Localização : Cidade Maravilhosamente peligrosa

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sáb Jul 11, 2015 11:41 am

Sim, KORG, eu sei disso, mas eu me refiro ao tamanho, e os SEND/RETURN em mono e no último, um RETURN L/R, e com 2 saídas (OUT L e R) Very Happy
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Fernando U2 Sáb Jul 11, 2015 11:48 am

Uma pena eu não entender de eletrônica, pois tem o esquema de circuito do OCTA na internet, já montei 2 pedais pra mim com desenhos feitos que nem o EMACHADO fez, que é esse aqui. Dae fica fácil pra mim, qe é só olhar e soldar os fios.

http://postimg.org/image/97eujysup/
Fernando U2
Fernando U2
Membro

Mensagens : 48
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por emachado Sáb Jul 11, 2015 6:42 pm

Fernando. Como assim não precisa da chave 3PDT?

Eu ainda não entendi o que necessita.
Faça um rascunho no paint.
emachado
emachado
Membro

Mensagens : 1006
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado Empty Re: Construção de case para pedais e looper true by pass - Finalizado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos