Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença do som em diferentes aparelhos.

+7
joabi
Renato Leite
Claudio
allexcosta
Boss2K
CG
Marck
11 participantes

Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Marck Sáb Mar 09, 2013 9:14 pm

Caros amigos,
acho que esse é um problema que a maioria do pessoal que começa passa. Vi bastante gente falando dele nos foruns do cifraclub,mas acabou que ninguém respondeu. Eu tenho um pequeno Home Studio e um problema que eu tenho passado é o seguinte: Eu faço a mix e ela fica perfeita no monitor. Coloco no carro,ta grave de mais. Ai eu coloco agudo ou tiro grave,e no monitor não fica bom. Ai,dessa vez eu taquei grave no monitor,assim meus ouvidos estariam confortáveis,e a mix na verdade não estaria com tanto grave. No carro,ficou PERFEITO. Muito boa mesmo. Porém,no som do computador ficou insuportável de tão agudo..

e eu to nessa briga aí. Melhora num lugar,fica ruim em outro. E agora? não tem um jeito de "unificar" isso tudo? Pior que parece que essas diferenças alteram a mix. Tentei simplesmente colocar mais agudo na master,mas não ficou bom,tive que refazer a mix (onde ja foram pelo menos 2 horas).

Alguém pode me ajudar?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por CG Sáb Mar 09, 2013 9:27 pm

Tem o canal do Lisciel no Youtube, eu ví um vídeo dele que explicava exatamente isso:

Um exemplo:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/IgRiOQAqD9o?list=UU-1e939Y2MgmPcaMAF1MJLQ" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Boss2K Sáb Mar 09, 2013 9:29 pm


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Marck Dom Mar 10, 2013 12:39 am

Ahh obrigado galera! Seguindo as ideias do Lisciel sobre mixagem em analógica,eu tenho uma música aqui no meu computador com 25 trilhas. E mesa analogica sem usb. Tem algum jeito de eu tirar trilha por trilha do computador pra mixar na minha mesa em analógico? Porque o grande lance do analógico,é na mistura,correto? Tem alguma placa ou alguma coisa que me da Out canal por canal para que eu possa ligar cada um em um canal da mesa?

Valeu galera!
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por CG Dom Mar 10, 2013 12:52 am

Tem um video dele que ele demonstra com fazer isso com uma mesa ds Behringer.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por allexcosta Dom Mar 10, 2013 8:11 am

Esse negócio é complicado mesmo. O povo geralmente usa um CD de referência como o Nightfly do Donald Fagen pra comparar e ouve a mixagem em diversos aparelhos de som, fora o que já foi citado acima.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Claudio Dom Mar 10, 2013 1:02 pm

Como disse o amigo aí acima, o assunto não é simples...

Um bom analisador de frequências será capaz de mostrar a você as regiões que estão com sobra ou faltando. Se ao fechar um trabalho eu percebo, por exemplo, que está sobrando graves, aí eu faço os cortes utilizando um plugin de Lowcut, e não simplesmente retirando graves no EQ.

No masterizador, uma boa coleção de compressores e EQs atuando em cascata, é o que vai fazer a música ganhar volume, corpo, e forma a soar bem em qualquer meio. (essa foi mais uma grande dica do amigo Joabi).

O ambiente onde está seu monitor pode influenciar no resultado da mixagem, fazer com que frequências se sobreponham e não te permitam ouvir a realidade. Faça um teste: ouça uma mixagem num carro com as portas e janelas fechadas, e em seguida ouça novamente com as portas e janelas abertas, e perceba a diferença!

O assunto é extenso.

____________________________
[ ]s Cláudio  --  Por que Fretless? porque se Traste fosse bom não teria esse nome!
                       My name is Lucifer... please, take my hand (by Black Sabbath)
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Claudio
Claudio
Membro

Mensagens : 15410
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Renato Leite Dom Mar 10, 2013 10:17 pm

É importante você deixar seu monitor ser referencia, ou seja ele vai ser o mais fiel possivel ao que foi gravado. E com ele você consegue calcular uma média, que vai fazer soar bem em qualquer lugar.
Para isso, ele não pode estar proximo a parede, nem proximo a mesa. Pois isso reforça os graves. Dependendo do tamanho, formato e acustica da sala, isso pode influenciar tambem. Uma dica legal é deixar os monitores bem proximos ao ouvido, formando um triangulo equilatero. Com isso você minimiza a interação com o ambiente.

Feito isso, é importante você conhecer seu monitor e saber o que ele altera na música, para tentar corrigir. Atrás do monitor tem algumas chaves de atenuação e regulagem. Se essas chaves não forem suficientes, você pode usar um equalizador para tentar corrigir isso. Eu ouço muita música no meu monitor para manter o ouvido afiado e sabendo como ele se comporta. Por exemplo, eu tenho uma hs 50 que tira muito os graves, portanto eu sou acostumado a mixar sem ouvi-los, e sem tentar compensar. No fim de todas as mix que eu faço eu ouço em outros lugares, para saber se os graves não estão sobrando ou faltando.

Outra coisa importante é comparar com gravações, pois assim dificilmente você erra.
No proprio monitor, compare a gravação com outras e veja se o balanço entre os graves, medios e agudos estão semelhantes. Com um fone, faça a mesma coisa.

É natural que quando você for ouvir em um aparelho ruim, a mix vai soar pior. Assim como todas as outras músicas tocadas naquele mesmo aparelho vão estar proporcionalmente piores.

Analisadores de espectro são muito didaticos nisso, eu confesso que uso as vezes. Mas é muito importante você treinar o seu ouvido a entender suas caixas.
Renato Leite
Renato Leite
Membro

Mensagens : 323
Localização : Sao Paulo

https://http:www.renatoleitebass.com

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por allexcosta Dom Mar 10, 2013 11:20 pm

Na verdade é simples:

- Boa sala
- Bons monitores
- Bons ouvidos

Simples é uma ova... Laughing

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54448
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por joabi Seg Mar 11, 2013 8:41 pm


Bons monitores e um pouco de prática já ajudam bem. up
Ouça muita música bem mixada nas caixas que você trabalha e estude bastante.

A gente passa a vida toda estudando esse tipo de coisa, então, se tiver algum trabalho que precise de maior cuidado, considere mandar pra um profissional da área.



joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Marck Sex Mar 15, 2013 2:53 pm

Aham! cheguei a conclusão que meu problema é o monitor(eu acho). Na verdade,não são MONITORES. Eu uso um som da Hayonick. As musicas soam bem nele,mas acho que o fto de ele não ser UM MONITOR pode interferir bastante né? Alguém pode me sugerir um monitor bom? até 600$...

Ah,outra coisa! existe algum aparelho,que me permita TIRAR as trilhas que estão no meu computador canal por canal? Eu tenho uma música no sonar com 20 tracks,quero tirar esses tracks do pc e jogar UM POR UM numa mesa Mackie que eu tenho,que não tem usb. Tem como fazer isso?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por joabi Sex Mar 15, 2013 3:08 pm

Marck escreveu:Aham! cheguei a conclusão que meu problema é o monitor(eu acho). Na verdade,não são MONITORES. Eu uso um som da Hayonick. As musicas soam bem nele,mas acho que o fto de ele não ser UM MONITOR pode interferir bastante né? Alguém pode me sugerir um monitor bom? até 600$...

Nessa faixa de preços tem as Edifier, mas se quer algo mais sério junte um pouco mais pra pegar um par de Yamaha HS-50. Tem também as KRK, Adam, Genelec, etc. A Neumann lançou recentemente um par de monitores... ainda não testei, mas já ouvi falarem muito bem, gente que conhece.

Marck escreveu:Ah,outra coisa! existe algum aparelho,que me permita TIRAR as trilhas que estão no meu computador canal por canal? Eu tenho uma música no sonar com 20 tracks,quero tirar esses tracks do pc e jogar UM POR UM numa mesa Mackie que eu tenho,que não tem usb. Tem como fazer isso?

Você que usar a mesa como Summing Mixer? Veja se realmente compensa, mas você precisará antes de tudo de uma interface com canais suficientes pra mandar e receber tudo o que você precisa. Geralmente se usam pares de canais, com os instrumentos agrupados em estéreo (toda a bateria em um par estéreo, todas as guitarras em outro par estéreo, assim por diante). Não é usual mandar tudo individualmente, só se você tiver canais para isso, na mesa e na interface.

EDIT: Só um detalhe, essa técnica de Summing não é solução para o problema de soar diferente em caixas diferentes.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Marck Sex Mar 15, 2013 3:18 pm

ah sim. Po,minha ultima mix teve 45 canais.. então,se eu tivesse que ter uma interface com 45 saidas tava ferrado. Tava olhando uma mesa da behringer.. uma xenyx de 32 canais... ela tem usb. esse usb serve tanto para eu gravar quanto pra mixar a musica NELA?
Marck
Marck
Membro

Mensagens : 560
Localização : Resende-RJ

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=16398103810522607288&am

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por joabi Sex Mar 15, 2013 3:29 pm


Cada mesa é diferente, mas acredito que não. Deve ser somente o master (L/R geral) que sai pelo USB. Mesas de PA não são a melhor opção pra esse trabalho, cuidado para não ter gato por lebre... summing mixers não são caros à toa...

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por joabi Sex Mar 15, 2013 5:41 pm


Cara, pensando melhor, esquece esse lance de mesa e summing, que não vai te trazer benefícios agora. Investe seu tempo e dindin num par de monitores e horas de vôo de mixagem. Isso sim vai mudar seu som.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Mar 15, 2013 9:37 pm

Realmente, monitor, nesse caso, faz muiiiita diferença.
E não tem fórmula mágica: monitor bom para home studio, é caro!!!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7457
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Andrezinho Sáb Mar 23, 2013 2:46 pm

As Xenyx jogam apenas a saída em estéreo pela USB. Então não serve pro que vc quer! Pra isso, vc tem que pegar uma mesa-interface, tipo as PRESONUS, que não baratas, ou interfaces mesmo, como as M-Audio.

Com relação aos monitores, tem que ter coisa boa e não é barato! HS-80 da Yamaha é o mínimo que vc precisa pra ter bons graves e monitorização equiibrada! O Feghali usa 3 monitores diferentes no estudio dele! Depois escuta as coisas nos 3 e vai fazendo as comparações!

Isso é coisa bem simples! Por isso, custa baratinho! hehehehehe

____________________________
Twitter: @AndrezinhoEC (follow me if you can - hehehe) - Clubes: Baixolão #23 / Tagima #19 / Pedreiros #38 (?) / Condor #39 / Voila #08 / Fretless #32
Andrezinho
Andrezinho
Membro

Mensagens : 3329
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Colono Ter Abr 02, 2013 12:48 am

esse assunto não é só complicado, ele é polêmico.
Eu sou extremamente de acordo com alguns colegas do áudio que preferem monitores medianos, alias, não tão medianos, mas não tão bons quanto os HS-80 da yamaha.
Pq? Pq no teu HS80 o som vai ficar perfeito, aí tu escuta a música em outro sistema, ou outros monitores, o som fica uma m$%&.
Nas minhas mixagens caseiras dou preferência aos monitores difíceis de mixar, que não são tão clean, mas "duros", meia boca.
Cada produtor adota uma tática.
O Rick Bonadio ($$$$$$$$$$), o cara do sertanejo e rock broxan.. quer dizer, mainstrean (como titãs) por ex, tem os monitores na sala principal e tem outros monitores meia boca em outra sala, só eles separados, simplesmente pra ter uma noção mais pé no chão de como a música vai soar em sistemas mais simples, ou seja, a realidade popular.
Resumindo, eu prefiro mixar em caixas medianas do que as ótimas hs80 justamente pra não ficar iludido e tentar acertar ao máximo.
Mas tmb não exagere, não utilize monitores carentes de grave, por ex, senão tu vai colocar o grave no talo e vai ficar uma bosta tmb.
Perdão pela boca suja Embarassed
Colono
Colono
Membro

Mensagens : 557
Localização : RS

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por zambass Sáb maio 11, 2013 10:54 am

Uma duvida ..
Quero gravar/tocar geralmente vai ser musica eletrônica mas d tudo um poco pelo pc cm uma placa de audio tb claro, entao a duvida é baixo eletrico/baixolão qual a diferença? posso tirar qualquer timbre em ambos? afinal pelo pc atraves de um programa que tenhu Cubase ou Ablaton podemos transformar um sample em infinitos sons. Desde ja agradeço! se poderem me acrescentar mais alguma coisa tb .. obrigado

zambass
Membro

Mensagens : 5
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença do som em diferentes aparelhos. Empty Re: Diferença do som em diferentes aparelhos.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos